Poucas coisas são tão marcantes quanto os momentos que passamos com as pessoas que mais amamos. As memórias de viagens em família, então, rendem boas histórias e lembranças para toda a vida.

Claro que a ideia de viajar é sempre uma busca por paz e relaxamento, um motivo para sair da sua rotina corrida e cansativa. Porém, a logística de toda a jornada demanda um certo tempo, o que pode se tornar um inconveniente.

Mesmo que o destino escolhido para os seus dias de folga seja próximo de onde você mora, uma viagem envolve deslocamento até o aeroporto, procedimentos antes do embarque e mais as horas do trajeto dentro do avião.

Mas hoje em dia existem ferramentas que ajudam muito a poupar preciosas horas durante as suas férias. Uma delas é fazer o check-in online, que agiliza o embarque dos passageiros e evita eventuais dores de cabeça.

Quer saber como embarcar mais rápido na sua próxima viagem? Continue acompanhando este texto: nós vamos demonstrar cada passo para fazer o check-in antecipado pela internet, além de explicar os benefícios que isso pode trazer para você.

Como fazer o check-in online?

Quando você compra uma passagem de avião, as empresas aéreas sempre pedem que, no dia da viagem, os passageiros estejam no aeroporto com antecedência de até quatro horas com relação ao horário programado do voo.

Isso ocorre devido à necessidade de tempo hábil para fazer todos os procedimentos burocráticos, como checagem de documentos, marcação de assentos e despacho das bagagens, além das diversas verificações de segurança necessárias no pré-embarque. Então, quando você faz o check-in online, está ganhando tempo, pois vai facilitar o seu planejamento de viagem.

Normalmente, a realização do procedimento é liberado na internet a partir de três dias antes da viagem, o que pode variar conforme a empresa aérea. Basta acessar o site ou aplicativo da companhia e seguir estes passos:

1. Localização da reserva

Você vai fornecer para o sistema o número localizador da reserva ou o número da passagem. No momento de compra do bilhete aéreo, as empresas enviam esses dados do voo para o seu e-mail.

Também dá para usar um número de documento pessoal (RG, CPF, passaporte ou número do cartão do programa de milhas), que também permitem encontrar a sua reserva.

2. Identificação dos passageiros

Você deve confirmar os nomes dos passageiros e fornecer os números e os tipos de documentos com os quais cada um vai viajar. Caso seja sócio do programa de milhagem da companhia aérea, forneça o seu número de identificação para acumular milhas do trecho a ser voado.

3. Bagagem

Recentemente, a agência regulatória da aviação civil do Brasil passou a permitir que as empresas aéreas cobrem pela bagagem de forma separada, tanto em voos nacionais quanto nos internacionais. Pelas regras, todas as malas acima de 10kg devem ser despachadas.

Cada companhia trabalha com as suas regras para definir a cobrança, mas às vezes o tipo de tarifa que você comprou ou a sua categoria no programa de milhas dá direito a despachar algumas malas com até 23kg de graça. Fique atento a isso no momento de adquirir a passagem.

Caso queira comprar antecipadamente as franquias para despachar as suas bagagens, o sistema vai indicar os passos para selecionar o número desejado de volumes, além de como pagar com o cartão de crédito.

Também é possível pagar pelas malas despachadas já no aeroporto. Mas isso vai tomar tempo e exigir que você chegue ainda mais cedo ao terminal.

4. Seleção dos assentos

Na próxima etapa, o sistema vai levar você até o mapa de assentos do avião. Selecione as poltronas que deseja ocupar, obedecendo ao tipo de tarifa escolhida no ato da compra do tíquete.

Fique atento às legendas do site, que indicam com cores e símbolos os lugares que ainda estão disponíveis.

Escolha o número do assento dos passageiros. Se você estiver viajando com outras pessoas da família, é possível fazer todas as marcações de poltronas em uma única operação, desde que as passagens estejam no mesmo localizador.

5. Cartão de embarque

Confirmando a operação de reserva dos assentos, você vai ser levado até a tela de impressão dos cartões de embarque, que são os documentos com os quais o acesso à aeronave é permitido.

Também é possível receber o bilhete por e-mail e apresentá-lo na tela do seu smartphone ou tablet, sem a necessidade de gastar papel e tinta. Outra opção é fazer a impressão da passagem nos totens de autoatendimento do aeroporto. Basta fornecer os seus dados e a máquina vai imprimir o cartão de embarque.

Por fim, é possível pegar o tíquete para o embarque diretamente no balcão da companhia aérea, no saguão. Mas lembre-se de que, com essa opção, você pode ser obrigado a encarar algum tempo nas filas.

Quais são os benefícios de fazer o check-in online?

Depois de conhecer esses passos, você pode se perguntar: mas qual é a vantagem de fazer o check-in online nas minhas viagens? É sobre isso que vamos tratar agora, apresentando os motivos que vão facilitar a sua vida!

1. Embarque sem pegar nenhuma fila

Quando você faz o check-in antecipado pela internet, está garantindo a agilidade na hora de viajar. Todos os processos para o embarque serão facilitados, pois você já adiantou as etapas burocráticas que teria que cumprir no balcão da companhia aérea no aeroporto, como apresentar os documentos e selecionar os assentos.

Com o check-in já feito online e nenhuma bagagem para despachar, você pode se apresentar diretamente no portão de embarque com os seus bilhetes, sejam eles impressos ou eletrônicos.

Isso dispensa gastar tempo na fila do balcão do check-in, que pode estar sobrecarregado de passageiros por causa do número elevado de voos, por exemplo. Quem adianta esse processo pela internet consegue chegar ao aeroporto faltando apenas alguns minutos para o início do embarque, e ainda assim não vai se atrasar.

Essa possibilidade garante tranquilidade no dia da viagem, pois nunca se sabe o que pode acontecer no traslado de casa até o terminal de embarque. Mesmo que você saia com horas de antecedência, seu carro pode ficar preso em um congestionamento ou apresentar algum problema mecânico, colocando em risco os seus dias de folga.

Mas preste atenção: todo voo dá direito a cada passageiro de levar na cabine uma mala de até 10kg como bagagem de mão. Em voos internacionais, esse limite costuma ser um pouco maior, cerca de 16 kg, dependendo da empresa. Caso a sua mala de mão ultrapasse o limite permitido, você vai ter que despachar o volume e pagar pela franquia de bagagem.

2. Economize dinheiro com as bagagens

Além de facilitar o seu embarque na aeronave, fazer o check-in online também ajuda na hora de poupar um dinheirinho na sua viagem.

Ao comprar as franquias de bagagem com antecedência, as companhias aéreas dão bons descontos nas tarifas para despachar as suas malas. Os custos podem diminuir em até 50% quando você opta por pagar tudo pela internet.

Com as tarifas pagas e o check-in realizado, basta deixar as malas no balcão de companhia, em um processo bem mais simples e rápido.

Caso não tenha feito o pedido pela web, vai ter que comprar as franquias de bagagem no balcão da empresa no aeroporto. Isso vai tomar seu precioso tempo, além de custar bem mais caro.

3. Selecione os melhores assentos para acomodar a sua família

Quem vai viajar com a família quer ter a oportunidade de passar bastante tempo junto das pessoas amadas, não é mesmo?

Fazendo o check-in online, você tem a garantia de escolha dos assentos, podendo posicionar os passageiros como bem entender. Isso é fundamental com adultos que viajam com crianças, pois o responsável pode voar ao lado dos menores.

Quando você deixa para fazer o check-in já no aeroporto, corre o risco de a maioria das poltronas já estarem ocupadas. Isso vai obrigar você e a sua família a se sentarem em fileiras diferentes, sem a possibilidade de curtir o trajeto juntos.

Outro perigo é de a empresa vender passagens a mais para o seu voo, prática conhecida como overbooking. Sem a confirmação de que você vai realmente voar com aquela reserva, a companhia aérea pode posicionar outra pessoa no seu lugar.

Imagine a decepção da sua família, que estava pronta para curtir a viagem, em ter que adiar ou desistir das férias porque você não se adiantou e não fez o check-in pela internet.

4. Faça o check-in online e ganhe milhas

Outra boa vantagem de realizar o check-in online é o acúmulo de milhas. As empresas oferecem pontos extras para quem agiliza o seu embarque pela internet.

Basta ser membro do programa de milhagem da companhia pela qual você vai voar e os créditos a mais serão computados na sua conta. Lembre-se: acumular milhas é a forma mais fácil e barata de viajar de avião.

5. Avise a companhia aérea das suas necessidades especiais

O check-in online também é uma ferramenta essencial para que a empresa saiba das necessidades que você e a sua família podem ter no voo.

Quando você estiver fazendo o processo antecipado pela internet, é possível avisar a companhia aérea que você ou algum outro passageiro têm pedidos especiais. Essas solicitações podem ser, por exemplo, uma refeição vegetariana, halal ou kosher, que demandam um preparo diferente da comida dos demais clientes.

Outro pedido é a reserva de um assento-conforto, que são aquelas poltronas que têm mais espaço para as pernas. Essa é uma facilidade que ajuda as pessoas de maior estatura, que costumam ficar espremidas nas cadeiras apertadas das classes econômicas.

As empresas costumam cobrar uma tarifa para o uso desses assentos mais espaçosos e a procura por eles é grande. Por isso, fazer o pedido antes do embarque pode poupar você de viajar em um espaço reduzido — o que pode até causar transtornos físicos.

Pessoas que vão viajar com crianças de colo podem solicitar com antecedência as primeiras poltronas da aeronave, onde existe um espaço especial que permite acoplar um berço para o bebê.

Viu só como a sua vida é facilitada ao realizar o check-in online? Essa é uma facilidade que vai poupar tempo e paciência dos viajantes, evitando que passem horas nas filas dos aeroportos.

Além disso, a prática impede que você tenha problemas no momento do embarque, já que a sua reserva é garantida ao confirmar pela internet que vai realmente voar naquele dia.

Tudo isso garante tranquilidade para os seus dias de folga, pois você não vai ter que enfrentar imprevistos de última hora. O planejamento da sua viagem pode ser concentrado na diversão para toda a família, o que é bem melhor do que passar perrengue com medidas burocráticas de um voo.

Mesmo com todo esse cuidado pré-embarque, é fundamental chegar ao aeroporto com antecedência. Use aplicativos de trânsito para calcular o tempo que vai levar o traslado da sua casa até o terminal. Veja a melhor rota e quantos minutos vai demorar o trajeto. Se o app indicar que você precisa de uma hora de viagem, saia duas horas antes.

Chegando mais cedo ao aeroporto, você já pode despachar a sua bagagem e descobrir se houve alguma mudança no seu voo, como a troca do portão de embarque (que acontece com frequência). Existem terminais enormes, com sistema de transporte com ônibus e metrô, então o deslocamento pode levar um tempo que você não vai ter se chegar em cima da hora.

Agora que já sabe tudo sobre como fazer o check-in online e quais são os seus benefícios, dê uma olhada neste outro post que preparamos. Nele, você vai aprender o que deve fazer para viajar com os seus animais de estimação, que também fazem parte da família, não é?

Os processos para embarque de bichos requerem medidas que devem ser tomadas com antecipação, pois você não vai querer que o seu animalzinho fique preso em algum aeroporto por falta de informações corretas, certo?

Continue seguindo as nossas publicações! Aqui você vai encontrar informações práticas e fáceis para tornar a sua viagem inesquecível.