Seja para curtir férias em família, seja para uma viagem de negócios, ir de avião é a melhor forma de chegarmos aos nossos destinos com rapidez e segurança. Escolher o assento do avião influencia muito em nossa experiência de viagem.

Por conta disso, selecionar estrategicamente uma poltrona e uma fileira, de acordo com nossas preferências e necessidades pessoais, pode nos ajudar a realizar uma jornada mais tranquila, relaxante e sossegada.

Para ajudá-lo a tornar sua próxima viagem ainda mais agradável, reunimos algumas sugestões de como escolher o assento do avião ideal.

Descubra neste texto em quais casos é melhor escolher um assento na janela ou no corredor, por qual parte do avião devemos optar de acordo com nossas necessidades pessoais, e como podemos garantir um bom lugar nos voos. Confira!

Quando a janela pode ser mais vantajosa?

Para quem quer tirar fotos e apreciar a vista

Uma das melhores coisas de viajar de avião é apreciar a paisagem lá do alto e admirar o mundo visto de cima, com direito a plantações, rios, lagos, florestas e tudo mais. Ver a sombra que a aeronave e as nuvens fazem em terra é superdivertido!

Se você quiser usufruir completamente das maravilhas de viajar de avião, escolher um assento na janela é o ideal. Aproveite seu voo para tirar várias e apreciar a vista. Esse costuma ser um bom assento para isso, seja em voos diurnos, de onde podemos admirar as mais diversas paisagens, seja em um voo noturno, de onde vemos a lua e as luzes das cidades.

Para quem quer relaxar durante o voo

Se você consegue dormir quando viaja de avião, opte por um assento na região das janelas. Assim, vai ter um lugar para apoiar a sua cabeça durante o voo e também não vai precisar acordar ou se mexer para dar licença ao seu vizinho, caso ele queira ir até o banheiro ou esticar as pernas.

Se quiser dormir de forma mais confortável durante o seu voo, opte por um assento na janela, que fique na região das asas da aeronave. Essa parte do avião costuma ser silenciosa e balançar menos.

Para quem busca tranquilidade

A janelinha também é um bom lugar para quem gosta de aproveitar o entretenimento do avião para ver filmes e séries. Ao sentar próximo a ela, você não precisa dar pause nos seriados para permitir que seu vizinho passe e pode fazer uma maratona como se estivesse na sala de sua casa!

Sentar na janela do avião é a melhor forma de fazer sua viagem com tranquilidade e sem ser incomodado.

Quando é melhor escolher o corredor?

Para quem tem medo de altura

Muita gente tem medo de lugares altos e viajar de avião pode causar muita ansiedade para essas pessoas. Se você é uma delas, evite a região das janelas.

Ver as nuvens ou passar por dentro delas pode deixá-lo ainda mais ansioso, ainda que a paisagem seja de tirar o fôlego.

Para quem é inquieto

Se você é inquieto e sente necessidade de se mexer ou de ir ao banheiro com frequência, o ideal é optar por um assento no corredor. Assim, fica livre para se levantar e se movimentar quando quiser. Se o seu vizinho entrar em um sono profundo, por exemplo, você não vai precisar pular as pernas dele ou passar por cima de assentos para chegar até o banheiro.

Esse é um bom lugar para escolher quando fazemos voos diurnos, já que, em geral, estamos acordados durante esse período e normalmente sentimos uma maior necessidade de movimentar o corpo.

Para quem quer ter espaço

Sentar no corredor permite que a pessoa tenha um pouco mais de espaço do que se tivesse sentado na janela. É possível, por exemplo, esticar um pouco os pés e as pernas na direção do corredor. Só fique atento e tome cuidado com o carrinho dos comissários de bordo e com as pessoas que podem passar pelo caminho.

Para quem enjoa facilmente

Quem enjoa com movimentos pode optar por um assento no corredor. Evitar as janelas, nesses casos, é uma boa prática, que garante um voo mais saudável.

Como não é possível observar diretamente os movimentos da aeronave, o corpo pode não percebê-los com muita facilidade e isso ajuda a evitar enjoos. Ainda que o avião faça curvas ou se movimente com um pouco mais de intensidade, o fato de não visualizar isso é uma grande vantagem para você.

Outro ponto é que sentar no corredor permite um fácil e rápido acesso ao banheiro da aeronave, caso acidentes aconteçam.

Uma boa ideia para quem passa mal em avião é optar por assentos na região das asas da aeronave, já que essa parte costuma ter mais estabilidade do voo, mesmo durante as turbulências.

Para quem prefere esticar as pernas

Outro bom momento para aproveitar os assentos no corredor é durante voos muito longos, quando fazemos várias conexões e escalas ou quando ficamos muito tempo dentro de um único avião.

Por conta da pressão atmosférica, nosso corpo acaba se sentindo desconfortável ao passar muito tempo sentado ou na posição reclinada. Em algumas pessoas, os pés e tornozelos podem até mesmo ficar um pouco inchados. Por isso, é recomendado levantar algumas vezes durante o voo e caminhar um pouco pelos corredores da aeronave, para aliviar a pressão nos membros inferiores.

Se quiser esticar suas pernas com liberdade e sem incomodar seu vizinho, o ideal é optar por um lugar no corredor.

Na frente, no meio ou na parte de trás do avião?

Além de escolher o assento do avião, outra coisa que pode influenciar sua experiência de viagem é a região na qual o assento está localizado, se é na frente, no meio ou na parte de trás da aeronave.

Descubra abaixo algumas ideias que podem ajudar você a tomar a melhor decisão sobre em que parte do avião se sentar.

Na parte da frente

A parte da frente do avião (a primeira fileira da aeronave, mais especificamente) costuma ser procurada por famílias e pessoas que viajam com bebês pequenos. Isso porque essa fileira tem um espaço maior entre o assento e a divisória, o que permite a colocação de um berço, para que o bebê possa passar a viagem com mais conforto.

Caso você seja alto, a primeira fileira é uma ótima região para escolher e garantir um espaço maior para as suas pernas.

Nas primeiras fileiras do avião, os assentos têm os descansos de braços fixos e o entretenimento de bordo costuma sair do apoio de braço. Nesses assentos também não é permitido manter bagagens e bolsas na região dos pés durante a decolagem ou aterrissagem.

Um bom momento para escolher um assento nessa área é se você vai fazer uma conexão, por exemplo. Nesses casos, o melhor é optar por um lugar que fique na parte da frente e no corredor. Assim, logo que o desembarque de passageiros começar, é possível sair do avião e chegar à sua conexão com mais rapidez.

No meio do avião

Optar por assentos que fiquem no meio do avião é uma boa prática para pessoas que tenham medo de andar de avião.

Por conta da aerodinâmica, a parte das asas de uma aeronave é mais estável e balança menos, o que permite que você se acostume com o movimento do avião aos poucos.

Em alguns modelos de aeronave, as saídas de emergência ficam bem em cima das asas do avião. Se você se sentar em uma delas, pode ganhar um espaço maior para as suas pernas. No entanto, é preciso seguir as orientações dos comissários de bordo e ler o folheto de segurança. Só permaneça em uma saída de emergência se estiver confortável com essa responsabilidade.

Por conta das saídas de emergência, os assentos da fileira anterior a ela podem não se reclinar. O mesmo vale para os lugares da própria fileira de emergência.

Na parte de trás

Escolher um assento na parte de trás do avião tem suas vantagens e desvantagens.

Essa região costuma ser sempre a última a ser servida pelos comissários de bordo. Por conta disso, as opções de alimentação podem ser limitadas.

Como os assentos no fundo do avião estão localizados depois das turbinas, essa parte da aeronave costuma ser ruidosa e também balança mais do que no meio ou na frente.

Mas a parte de trás do avião tem suas vantagens. Os assentos da parte da frente costumam ser todos ocupados, o que significa que os compartimentos de bagagem ficam lotados com as malas dos outros passageiros. Na traseira do avião, o espaço do bagageiro é menos disputado e você pode guardar a sua mala de mão com tranquilidade.

A traseira do avião é menos procurada como opção de assento por outros passageiros e isso significa que suas chances de não ter ninguém sentado ao seu lado são maiores.

Mesmo assim, como os banheiros costumam ficar na parte de trás das aeronaves, essa pode ser uma região movimentada durante a viagem, em especial depois das refeições.

Por fim, de acordo com um estudo da revista americana Popular Mechanics, que se baseou em dados coletados em acidentes aéreos anteriores, a parte traseira do avião é mais segura para os passageiros. Quem viaja nessa região e sofre um acidente aéreo costuma ter ferimentos menos graves.

Como garantir um bom lugar em meu voo?

Depois de selecionar o assento ideal para realizar a sua viagem de avião, chegou a hora de garantir que ele seja o seu. Descubra abaixo como fazer isso!

Comprar passagens com antecedência

Comprar passagens aéreas com antecedência é a melhor forma de se assegurar de que o “assento dos sonhos” seja seu. Ao adquirir os bilhetes no site da companhia aérea de sua escolha, por exemplo, você já pode decidir em qual assento vai realizar a sua viagem.

Os turismólogos recomendam que a compra dos bilhetes de avião seja feita entre 60 e 90 dias antes de sua viagem ser realizada. Além de permitir a reserva de seu assento ideal no ato da compra, esse tempo de antecedência também ajuda a conseguir os melhores preços.

De acordo com uma pesquisa do site de viagens Momondo, até mesmo os dias da semana em que você realiza a compra de seu bilhete aéreo influenciam no preço final dele. Comprar uma passagem aérea na terça-feira, por exemplo, costuma ser mais barato do que no sábado.

Ainda segundo o levantamento do Momondo, que analisou 13,2 bilhões de preços diferentes, adquirir o bilhete aéreo com 56 dias de antecedência permite uma economia de até 28% no valor final da passagem. Mas lembre-se de que isso depende de outros fatores, como o destino final, a temporada (se é alta ou baixa) e o horário do voo.

Fazer o check-in online

Se não foi possível reservar o assento durante a compra de sua passagem aérea, você pode optar por fazer o check-in online, antes mesmo de chegar ao aeroporto.

Fazer o check-in online permite reservar seu assento antes de embarcar em seu voo e de forma independente, sem precisar aguardar em filas para escolher o que sobrou da escolha de outros passageiros.

Você pode observar o mapa da aeronave em que vai realizar seu voo e decidir seu assento levando em consideração as informações que apresentamos.

Utilizar o SeatGuru para ver o mapa da aeronave

Se você fala inglês, uma ferramenta que pode ajudar a optar pelo assento do avião ideal é o SeatGuru. Basta inserir o nome de sua companhia aérea, a data do seu voo e os aeroportos de saída e de destino, para receber um mapa da aeronave que vai realizar esse trajeto.

Com o mapa, você pode observar quais assentos são mais agradáveis e também descobrir comentários de outros passageiros que realizaram o mesmo trajeto anteriormente.

Escolher o assento do avião não é tarefa fácil, mas esperamos que nossas orientações possam ajudá-lo a ter uma experiência de viagem mais confortável, de acordo com suas necessidades e vontades.

Gostou das sugestões? Curta a nossa página do Facebook e receba todas as nossas atualizações sobre viagens de avião e destinos imperdíveis, para que sua próxima viagem seja inesquecível.