Conhecer novos destinos é o programa perfeito para quem ama viajar, não é mesmo? E se existe uma maneira prazerosa de visitar lugares inéditos, é fazer todo o percurso de avião. Afinal de contas, voando, você chega muito mais rápido para curtir suas férias, além de ser muito mais confortável e, de quebra, permitir que você desfrute das infinitas belezas do mundo vistas de cima.

Mas, ainda que seja o melhor meio de transporte disponível para viagens na atualidade, é normal algumas pessoas terem dúvidas sobre como proceder com a passagem aérea comprada pela internet.

Por isso, elaboramos este artigo completo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Ficou curioso para aprender mais sobre o tema? Então, aperte os cintos e acompanhe a leitura!

Como comprar a sua passagem?

Antes de saber qual é o processo para retirar o tíquete de embarque, é importante saber como comprar a sua passagem aérea pela internet, não é mesmo? Se você já escolheu o seu próximo destino e colocou em dia toda a documentação necessária para embarcar no avião, chegou a hora de escolher o melhor voo (e o mais em conta).

Como o mercado de aviação civil brasileiro é bastante competitivo e diversas empresas oferecem o serviço de deslocamento, é preciso muito esforço para encontrar as melhores oportunidades de negócios.

Embora existam outras formas, a maneira mais simples de comprar uma passagem é pela internet, e, como os preços dos bilhetes variam diariamente, é necessário ter paciência na hora da escolha.

Como conseguir o preço ideal?

Para encontrar o preço ideal e conseguir uma boa oferta, você deverá analisar as ofertas por vários dias seguidos até entender como os valores praticados se alternam ao longo do tempo. Uma informação que pode ser bastante útil para você é que os valores das passagens aéreas são bastante afetados de acordo com as datas e horários da ida e da volta, além do próprio destino.

Normalmente, os valores dos bilhetes são estabelecidos com base na velha lei da oferta e demanda. Dessa forma, os destinos mais visitados tendem a oferecer mais rotas aos viajantes, fazendo com que os preços sejam mais caros ou mais baratos de acordo com a temporada.

Então, é comum que os destinos com menos voos disponíveis tenham valores mais altos, a não ser que seja período de baixa temporada. Durante essa época, é muito mais fácil encontrar passagens mais baratas para lugares mais famosos e disputados na alta temporada.

Como encontrar boas ofertas?

Uma boa forma de encontrar as melhores ofertas é procurar nos sites das próprias companhias aéreas. Além disso, vale lembrar que um voo direto quase sempre é mais caro do que um voo com conexões. Se você não se importa em estender um pouco o tempo da viagem, essa pode ser uma boa oportunidade de encontrar bons preços.

Antecedência

Se o seu destino for uma cidade dentro do próprio Brasil, é recomendado começar a sua busca pelos melhores voos com, pelo menos, 60 dias de antecedência. As viagens internacionais, por sua vez, devem começar a ser programadas, no mínimo, 3 meses antes do embarque.

É importante garantir que suas passagens sejam compradas com antecedência, já que deixar para comprar os tíquetes em cima da hora vai elevar bastante os custos da sua viagem.

Depois de estudar as diversas variáveis que afetam os preços das passagens aéreas, você deverá se decidir e escolher a melhor companhia aérea de acordo com as suas necessidades.

Qual a importância da companhia aérea?

Após o “garimpo”, você terá que conferir todas as informações a respeito dos voos, como datas, aeroportos e horários, sem esquecer de verificar as especificidades do bilhete.

Cada companhia tem a sua própria maneira de lidar com as tarifas. Portanto, não deixe de conferir quais serviços estão inclusos na tarifa escolhida por você. Franquias de bagagem, marcação de assentos, serviço de bordo e outros aspectos podem ser cobrados separadamente, e é muito comum que as passagens mais baratas não incluam esse tipo de atendimento.

Como realizar o pagamento?

As companhias aéreas também têm sistemas individuais de cobrança. Dessa forma, não é possível precisar em quantas vezes você pode parcelar a sua passagem e quais formas de pagamentos são aceitas. De modo geral, entretanto, a maneira mais simples de comprar uma passagem aérea é utilizando o cartão de crédito ou de débito.

Por fim, você deverá disponibilizar as informações pessoais de todos os viajantes, tais como nome completo, RG, CPF, telefones para contato, além de endereço de e-mail.

Como saber se a passagem foi confirmada?

Após concluir a reserva, você vai receber um e-mail com todas as informações a respeito do seu voo. Entretanto, quem ainda não tem o hábito de comprar passagens aéreas pela internet acaba por se sentir inseguro, já que o único comprovante disponível da passagem é o próprio e-mail.

Mesmo assim, é possível verificar tranquilamente se a sua passagem realmente foi reservada no próprio site da empresa que vai operar o seu voo. Na caixa de entrada do seu e-mail, você vai receber uma mensagem com um código conhecido como “localizador”. Com ele em mãos, você poderá consultar normalmente o status da sua reserva.

Cada companhia aérea tem a sua maneira de disponibilizar essa informação. No caso da Azul, você deverá acessar o site e, no menu superior da janela, clicar em “Minhas reservas”. Em seguida, deverá inserir o código recebido no seu e-mail e o seu último nome.

Essas são as duas únicas informações necessárias para que você consiga identificar o status do seu voo e verificar se a passagem foi realmente confirmada.

O que fazer em caso de não recebimento do e-mail de confirmação?

Tudo na vida pode dar problemas. Então, se, por algum motivo, você não receber o e-mail de confirmação da sua passagem aérea comprada pela internet, não se desespere.

A primeira coisa a se fazer nesses casos é ter certeza de que o e-mail realmente não chegou à sua caixa de entrada. Então, antes de mais nada, verifique as pastas de spam e de lixo eletrônico. Alguns provedores de e-mail têm algoritmos que identificam esse tipo de mensagem como não desejado e automaticamente direcionam os recebimentos para a caixa de spam ou para a lixeira.

Se, ainda assim, você não encontrar o e-mail de confirmação, existem outras hipóteses. A sua caixa de correio eletrônico pode estar cheia, por exemplo. Portanto, dê uma geral e apague os e-mails desnecessários. Se esse for o caso, logo que algum espaço for liberado, você vai receber o e-mail de confirmação.

Existe, ainda, a possibilidade de você ter digitado o endereço de e-mail errado na hora do cadastro. Esse erro, ao contrário do que muita gente imagina, é bastante comum e pode ser a causa de você não receber a mensagem de confirmação da sua passagem aérea comprada pela internet.

No fim das contas, se nenhuma dessas hipóteses for a solução dos seus problemas, chegou a hora de entrar em contato com a Central de Atendimento da companhia aérea pela qual você fez a sua reserva.

Seja por e-mail ou telefone, as centrais são obrigadas a dar um retorno para todos os clientes que estejam nesse tipo de situação. Em ocasiões como essa, é importante manter a calma, para tentar resolver o problema o mais rápido possível.

Então, se você não receber a confirmação da sua passagem em até 48 horas, entre em contato com a companhia aérea.

Como retirar a passagem comprada pela internet?

Mesmo que você não esteja habituado a viajar de avião, o processo para a retirada da passagem aérea comprada pela internet é muito simples. Caso você já tenha confirmado a reserva por meio do localizador encaminhado ao seu e-mail, não é necessário fazer muita coisa.

Basta comparecer ao guichê da companhia aérea no aeroporto onde você vai embarcar e apresentar os seus documentos pessoais. Por meio dos seus dados, a companhia vai rastrear o pedido e emitir o seu cartão de embarque para que, enfim, você possa entrar no avião.

Mesmo que não seja um item necessário e obrigatório na hora do embarque, vale a pena você imprimir o e-mail de confirmação e apresentá-lo no momento da retirada do cartão.

Além dessa, existe uma outra forma de embarcar que é totalmente digital. Ocheck-in online veio para tornar a vida de quem viaja muito mais simples, ágil e tranquila.

Não é novidade para ninguém que, mesmo com a passagem comprada, as companhias aéreas solicitam que você esteja presente no aeroporto no dia do embarque, pelo menos, algumas horas antes de entrar no avião. Esse pedido ocorre principalmente por conta da burocracia referente a: checagem de documentos, escolha dos assentos, pesagem e despacho de malas etc.

Com o intuito de facilitar o embarque, o check-in online nada mais é do que uma forma de agilizar todo esse processo e reduzir o seu tempo de espera antes de entrar no avião. Geralmente, ele é liberado com três dias de antecedência à viagem, e, para fazê-lo, basta acessar o site ou o app da companhia aérea. Confira as etapas:

1. Localização da reserva

Como já dito no artigo, o localizador da passagem encaminhado para o seu e-mail é a peça-chave para embarcar. De posse dele, você vai conseguir antecipar o seu check-in e evitar as longas filas dos aeroportos.

2. Identificação dos donos dos bilhetes

Se você vai viajar sozinho, basta fornecer os números dos documentos que você levará na sua viagem e preencher seu nome completo. Além disso, se você fizer parte do programa de milhagens Tudo Azul, deverá fornecer o número de identificação, para que as milhas sejam computadas no seu saldo.

Entretanto, se você vai viajar com a sua família, será necessário incluir também o nome completo e os dados dos documentos dos seus acompanhantes, donos dos outros bilhetes.

3. Bagagem

De acordo com a legislação vigente, a ANAC permite que as companhias aéreas cobrem separadamente o valor das bagagens. Pelas regras, malas com mais de 10 kg não podem ser levadas à mão, ou seja, devem ser despachadas, e cada companhia tem a sua própria forma de cobrança dessa tarifa extra.

Caso a sua bagagem tenha peso superior a esse, você pode optar pela compra antecipada de franquias para despacho de bagagens. Normalmente, essa franquia pode ser paga no cartão de crédito, e o próprio sistema indica as etapas para definir o número desejado de volumes.

4. Seleção dos assentos

Na sequência, o app ou o site vai apresentar o mapa de assentos do avião. Nessa etapa, você deverá escolher dentre as poltronas livres, sempre obedecendo ao tipo de tarifa adquirido. Não vale tentar escolher um assento de primeira classe, caso a sua passagem seja de classe econômica, por exemplo.

5. Cartão de embarque

Após a confirmação dos assentos, você será levado à tela dos cartões de embarque. Você poderá encaminhar o cartão por e-mail e apresentá-lo no momento do embarque na própria tela do seu smartphone.

Se preferir, pode imprimi-lo nos totens de autoatendimento da companhia no aeroporto. Seja qual for a sua escolha, agora basta apresentar o cartão de embarque e apertar os cintos para o seu próximo destino.

As compras online estão cada vez mais acessíveis aos brasileiros. Hoje em dia, quase qualquer produto pode ser comprado pela internet, e não seria diferente com as passagens aéreas. Por meio de um processo simples e intuitivo, com poucos cliques, qualquer pessoa pode comprar um bilhete para um novo destino.

Seguindo a mesma simplicidade, o processo de retirada da passagem aérea também é totalmente descomplicado, e não é à toa que o mercado de aviação brasileiro movimenta mais de 100 milhões de pessoas por ano.

Se você chegou até aqui, já deve ter entendido o quão fácil é o processo para adquirir um bilhete para viajar de avião e, mais ainda, o quão simples é o procedimento para retirar a passagem aérea comprada pela internet.

Por isso, não perca tempo. A Azul Linhas Aéreas tem as melhores ofertas para a sua próxima viagem. Entre agora no nosso site e faça já a sua reserva!