Muito conhecida por sediar o Aeroporto Internacional de São Paulo, a cidade paulista de Guarulhos recebe muitos turistas e profissionais a caminho da capital e de outras localidades, mas também tem muito a oferecer como destino.

De uma cena econômica efervescente a variadas opções culturais e paisagens imperdíveis, não faltam motivos para você comprar uma passagem para Guarulhos.

Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do estado — e a com o maior número de habitantes quando consideramos apenas as que não são capitais.

O município ainda conta com o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado e o 13º maior do Brasil.

Muito forte nos setores da indústria e da logística, Guarulhos também tem um amplo comércio e uma infraestrutura planejada em torno do intenso trânsito de pessoas indo e vindo do aeroporto para a capital paulista.

Ao longo dos anos, a cidade também desenvolveu suas próprias atrações turísticas e culturais.

E então, quer saber mais sobre Guarulhos, o que não pode faltar no seu roteiro de viagem e como programar tudo? Continue a leitura e conheça nossas sugestões!

A história de Guarulhos

Guarulhos nasceu em 8 de dezembro de 1560 com o nome de Nossa Senhora da Conceição.

O padre jesuíta Manuel de Paiva fundou esse e outros cinco povoamentos com o objetivo de defender São Paulo — na época, São Paulo de Piratininga — por temer a possibilidade de que índios tupinambás atacassem a cidade.

Mais de dois séculos depois, em 1880, o povoamento emancipou-se de São Paulo e recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos.

“Guarulhos” tem origem nos povos indígenas que habitavam a região, chamados de guaramomis ou maromomis. A redução para o nome atual aconteceu em 1906.

Nesse período, a indústria da cidade começou a desenvolver-se mais rapidamente. No começo do século XX, Guarulhos recebeu ferrovias e energia elétrica.

Entretanto, as origens da economia da cidade estão na mineração de ouro ocorrida na região no final do século XVI e que durou mais de 200 anos.

Depois, os rios da cidade possibilitaram uma intensa produção de tijolos, fazendo com que centenas de olarias fossem abertas em Guarulhos.

Elas acabaram tornando-se muito importantes quando os tijolos começaram a ser usados mais frequentemente nas construções por todo o estado, fazendo com que Guarulhos conquistasse um lugar de destaque na economia paulista.

O aeroporto, chamado oficialmente de Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos Governador André Franco Montoro, foi inaugurado em 1985 com o nome de Aeroporto de Cumbica, nome do distrito de Guarulhos em que o estabelecimento fica.

O comércio efervescente da cidade

A ampla variedade do comércio de Guarulhos é percebida já no aeroporto, que transformou-se ao longo dos anos em um verdadeiro centro de compras. A cidade tem outros cinco grandes polos comerciais:

Poli Shopping

Com mais de 60 lojas, é o shopping mais antigo da cidade. Fica bem no centro de Guarulhos, o que faz com que seja facilmente acessível para todos.

Shopping Bonsucesso

Fica na zona leste da cidade, próximo à rodoviária, atraindo muitas pessoas principalmente dos arredores de Guarulhos e de Arujá.

Depois de passar por uma ampliação que trouxe novas lojas-âncora e salas de cinema, o Bonsucesso passou a contar com mais de 150 estabelecimentos.

Shopping Pátio Guarulhos

Localizado no bairro Vila Rio, o Pátio Guarulhos oferece mais de 100 lojas e quatro salas de cinema. Inaugurado em 2013, é um dos mais novos shoppings da cidade.

Parque Shopping Maia

Foi inaugurado em 2015 com o objetivo de atender, principalmente, as classes A e B. Ele fica no bairro Picanço e próximo à Praça Transguarulhense.

Especialmente no centro e nas regiões de Vila Galvão, Taboão, Jardim Presidente Dutra e Pimentas, entre outras, Guarulhos oferece também inúmeras opções de minishoppings e galerias por toda a cidade.

A relevância de Guarulhos para o estado

Além de um intenso setor comercial, Guarulhos é importante para o estado de São Paulo por causa da forte presença industrial e logística na cidade.

Empresas como Bauducco, Pfizer, Yamaha, Pepsico e Gerdau têm fábricas no município. Também ficam ali os centros de distribuição de companhias como Ponto Frio, Riachuelo e Dia.

Por causa do desenvolvimento dos setores de logística e de transporte, diversos cursos de formação nessas áreas passaram a ser oferecidos em Guarulhos.

Enquanto isso, o aeroporto de Guarulhos é o principal do Brasil e o mais movimentado não apenas do país, mas de toda a América Latina — em 2016, foram quase 37 milhões de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais.

O clima da cidade

Na hora de programar a viagem para qualquer cidade, surge a dúvida: como é o clima? É importante ter essa informação, já que ela afeta os passeios e, principalmente, a organização da mala.

A temperatura em Guarulhos é amena ao longo de todo o ano — a maior temperatura média chega a 23,5ºC em fevereiro, mas não costuma subir mais do que isso.

Enquanto isso, nos meses mais frios, você dificilmente vai encontrar menos do que 12ºC.

A maior temperatura já registrada na cidade foi de 37,5ºC em outubro de 2014, e a menor foi de 1,6ºC em junho de 1994.

E a chuva? Chove, principalmente, entre setembro e março, então prepare-se caso vá viajar nesse período.

A umidade varia entre o agradável e o alto ao longo do ano, mas costuma ficar um pouco acima dos 70%.

Como as temperaturas são amenas na maior parte do tempo, não é preciso levar roupas de frio em excesso. Entretanto, não deixe de preparar-se para enfrentar as chuvas intensas dos meses que citamos anteriormente.

Além disso, como você vai ver, é importante programar suas roupas também pensando na variedade de programas que vão ser feitos — passeios ao ar livre, compras, programas culturais etc.

As melhores opções de lazer em Guarulhos

Guarulhos conta com áreas de lazer e pontos turísticos incríveis. Conheça os principais deles e comece a organizar o seu roteiro de viagem!

Bosque Maia

Também conhecido como Recanto Municipal da Árvore, o Bosque Maia é o maior parque urbano da cidade e estende-se por 170 m². Localizado na Avenida Paulo Faccini, o local foi inaugurado em 1972 e é ideal para passar uma tarde agradável.

Lá, há opções de trilha, pistas de skate, quadras esportivas, academia e um centro cultural com exposições, apresentações e eventos.

Parque Estadual da Cantareira

Que tal conhecer uma floresta com quase 8 mil hectares de Mata Atlântica? É isso que você vai encontrar no Parque Estadual da Cantareira, onde é possível fazer trilhas de várias extensões.

Fundado em 1962, o parque conta com espaços e programas de proteção para diversos animais ameaçados de extinção, como a jaguatirica e o bugio.

Mirante do Parque Continental II

Local de fácil acesso que garante a melhor vista da cidade, já que o mirante é o ponto mais alto de Guarulhos.

A 850 metros de altura, você vai poder apreciar os bairros ao redor do mirante, como Vila Galvão e Jardim Moreira. Além da vista panorâmica, o espaço ainda é tranquilo e agradável.

Lago dos Patos

Seja para caminhar pela manhã, seja para curtir algumas horas da tarde passeando e lanchando com a família, o Lago dos Patos é definitivamente um dos lugares imperdíveis de Guarulhos.

Com diversas opções de alimentação e de exercícios, o local é bem conservado e arborizado. Aproveite para fazer um passeio de pedalinho no lago e, é claro, conhecer os patos que sempre estão por ali.

Os lugares imperdíveis para conhecer a cultura local

Equipada com diversos museus, bibliotecas, teatros e cinemas, a cidade de Guarulhos tornou-se célebre também no mundo da música.

Isso aconteceu graças ao grupo Mamonas Assassinas, que originou-se na cidade nos anos 1990 e que, hoje, dá nome a um dos parques do município.

Guarulhos conta com dois times oficiais de futebol, mas que não estão em atividade. Quem chama mais a atenção é o time de rugby da cidade, o Lusa Rhynos Rugby.

A equipe treina no Estádio Municipal Arnaldo José Celeste e, se você gostar ou tiver curiosidade de conhecer o esporte, é só aparecer para um dos treinos, que são abertos ao público.

Agora, vamos apresentar alguns dos espaços culturais mais interessantes de Guarulhos. Confira!

Teatro Nelson Rodrigues

O Teatro Nelson Rodrigues foi reformulado como teatro na década de 1980, mas nasceu como sede de uma fazenda que, mais tarde, deu origem ao bairro Vila Galvão.

O espaço é considerado fundamental para a cultura de Guarulhos por trazer programações e eventos culturais e de lazer para a população de todas as idades, incluindo peças de teatro interativas.

Teatro Padre Bento

Para a cultura e arquitetura do município, o Teatro Padre Bento é a mais antiga e tradicional referência — tanto que seu prédio, que segue o estilo art déco, foi tombado como patrimônio da cidade. Assim como o Teatro Nelson Rodrigues, ele também nasceu com outra função.

Originalmente, o local era um abrigo para pessoas com hanseníase. Ali, elas fabricavam móveis, faziam pinturas e produziam materiais étnicos.

A ideia era oferecer opções para que os pacientes pudessem ter acesso ao entretenimento. Em 1931, Tarsila do Amaral produziu a obra “Retrato de Padre Bento” como homenagem ao padre — o artista era parente de um dos doentes tratados no lugar.

Surgiu, então, em 1937, o primeiro teatro da cidade de Guarulhos — na época, o único espaço cultural que aqueles acometidos pela doença podiam frequentar.

Muitos dos móveis e pinturas usados para equipar e decorar o espaço foram produzidos pelos próprios pacientes.

A hanseníase foi controlada nos anos 1960, fazendo com que o estabelecimento fosse aberto à comunidade, que permanece um dos espaços mais importantes para a cultura local.

Capela do Cabuçu

Localizada em um morro perto da represa de mesmo nome, a Capela do Cabuçu foi inaugurada em 1850. Seu nome oficial é, na verdade, Capela do Senhor Bom Jesus da Cabeça.

O título é por causa da cabeça de uma estátua de Bom Jesus de Pirapora, que fica no altar da igreja.

Diz a lenda que essa cabeça teria sido vista no rio de Pirapora do Bom Jesus e, depois, no rio Cabuçu — que não tem ligação nenhuma com o primeiro. Ela, então, tornou-se objeto de veneração por parte dos fiéis.

A Capela do Cabuçu continua bem preservada, mas foi construída uma nova capela ao lado dela, mais moderna e espaçosa.

Museu Natural de Ciência

Programa ideal para os turistas de todas as idades, o Museu Natural de Ciência fica ainda melhor por ser dentro do zoológico de Guarulhos.

O local conta com um acervo histórico e científico incrível, desde animais empalhados e fósseis até fotografias originais de época. A entrada é gratuita para os visitantes do zoológico.

Museu Histórico e Biblioteca Municipal de Guarulhos

O espaço é pequeno, mas pode ter certeza de que vale a visita. Infelizmente, ele é desconhecido até mesmo por muitos dos moradores de Guarulhos!

Entretanto, trata-se de uma oportunidade única de fazer um mergulho pela história e o desenvolvimento do município — e, como já deu para perceber, história é o que não falta por lá.

O acervo conta com fotos, móveis, documentos e outras peças dos antigos moradores e administradores da cidade. O Museu Histórico fica muito bem localizado, bem em frente ao Lago dos Patos.

Matriz Catedral Nossa Senhora da Conceição

A Matriz Catedral é um ponto muito importante da história da cidade, pois sua inauguração é considerada como o marco zero do desenvolvimento de Guarulhos.

Além disso, ela fica na principal avenida do centro do município, o que faz da igreja um ponto de referência para os moradores e turistas.

Mesmo tendo sido renovada e modernizada, a arquitetura da catedral permanece uma atração à parte.

Viu só? Muitas pessoas têm uma imagem de Guarulhos como uma cidade apenas no caminho para outra, mas ela definitivamente merece ser explorada.

Depois de comprar uma passagem para Guarulhos, não vão faltar opções interessantes de compras, programas culturais e passeios ao ar livre para conhecer melhor esse município tão significativo para o estado e para o país.

Está esperando o quê? Comece a programar sua viagem agora mesmo! Entre no nosso site e pesquise as melhores opções de passagens para o principal aeroporto do Brasil.