De acordo com um levantamento feito em 2016 pelo Ministério do Turismo, os brasileiros estão cada vez mais optando por fazer viagens de avião, priorizando o conforto e a praticidade oferecidos por elas.

No entanto, o preço ainda é um grande problema na hora de decidir por esse meio de transporte. Por isso, as buscas por passagens aéreas promocionais se tornaram uma verdadeira competição.

Com a alta procura por esse serviço, as companhias aéreas e os sites de viagem tendem a oferecer cada vez mais passagens e promoções quando menos se espera, exigindo que o consumidor esteja sempre atento para encontrar os melhores preços.

Se você também não abre mão da comodidade de uma viagem de avião, mas sempre fica à mercê dos preços elevados, continue lendo este post e confira algumas ideias essenciais para conseguir passagens com valores acessíveis!

Como começar a procurar passagens?

O primeiro passo para encontrar passagens baratas é ter paciência e investir tempo nas pesquisas. Esse pode ser um processo longo, mas que no final com certeza trará retornos. Com a internet, essa busca é automatizada e simples, exigindo apenas um pouco mais de persistência.

Desse modo, é essencial vasculhar os sites de viagem, dando prioridade às companhias aéreas e buscadores confiáveis. Além disso, lembre-se de que é muito importante ter um pouco de flexibilidade no planejamento do passeio, pois assim você consegue fazer compras financeiramente viáveis.

Quais são as maneiras de conseguir passagens promocionais?

Agora que já sabe a importância de ter paciência para achar passagens aéreas promocionais, acompanhe a lista que separamos com 12 sugestões indispensáveis!

1. Mantenha suas buscas no modo “anônimo”

Pode parecer estranho, mas a primeira ideia está relacionada ao modo como você faz suas pesquisas na internet.

Com o uso cada vez mais intenso dessa tecnologia, ela é, basicamente, o único meio utilizado para as buscas. Por isso, alguns sites usam determinadas técnicas para fazê-lo comprar as passagens com preços elevados.

Normalmente, ao realizar uma pesquisa, os sites gravam os chamados “cookies” do seu computador, identificados com base nos interesses de seus visitantes. Esse recurso serve para conhecer o consumidor e mostrar para ele apenas os serviços direcionados. Porém, é comum também que esses dados sejam usados para aumentar o preço quando você faz a compra.

Por isso, pode acontecer de no minuto seguinte à compra, você encontrar um valor inferior para a mesma passagem que adquiriu anteriormente.

Para evitar esse tipo de situação, aconselhamos que suas pesquisas sejam feitas no modo anônimo. Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do seu navegador e escolher a opção “nova janela anônima”.

2. Use sites que comparam preços

As pessoas que têm agenda cheia e tempo escasso precisam buscar meios práticos e eficientes de fazer as pesquisas. E, muitas vezes, procurar em vários sites e depois comparar os preços pode ser desperdício de tempo e gerar uma verdadeira dor de cabeça, não é mesmo?

Sendo assim, o melhor a fazer nesses casos é usar os sites que comparam preços de outros domínios, permitindo que você saiba onde está mais barato comprar a passagem com condições semelhantes. Alguns exemplos de bons buscadores são:

  • kayak;
  • farecompare;
  • momondo;
  • skyscanner;
  • decolar.com.

Vale ressaltar que também é necessário ter cuidado na hora de comprar passagens nesses sites. Afinal, assim como as agências de viagem, eles recebem uma porcentagem, mesmo que pequena, das companhias aéreas — o que pode encarecer o serviço ou até omitir algumas taxas.

Além disso, os mecanismos de buscas podem não mostrar as ofertas baratas 100% do tempo, tornando necessário fazer pesquisas em mais de um deles.

3. Saiba qual é o melhor dia para comprar passagens

Outro fator importante e que poucas pessoas têm conhecimento é que há um dia e horário da semana em que as passagens aéreas estão disponíveis com preços melhores. Isso porque, geralmente, as companhias costumam renovar as ofertas e promoções às terças-feiras de meia-noite às seis horas da manhã.

Dessa forma, o período da madrugada das terças foi eleito o ideal para comprar passagens. Compensa perder algumas horas de sono para pesquisar e fazer um bom negócio, certo?

4. Assine a newsletter das companhias aéreas

Se você é do tipo de pessoa que não gosta de perder as promoções e quer estar atualizado o tempo todo, mas não tem muito tempo para acompanhar os sites, uma boa ideia é assinar a newsletter das empresas aéreas. Afinal, fazendo isso é possível ter acesso aos conteúdos e posts promocionais em primeira mão.

Sendo assim, entre nos sites das companhias e ofereça o e-mail que você verifica com frequência, para receber as melhores notícias de promoções.

Com essa prática, além de economizar tempo, você pode considerar realizar uma viagem diferente daquela que estava planejando, pois com a variedade de destinos disponíveis, aparecerão promoções para onde menos se espera.

Então, não hesite quando aparecerem oportunidades que você pensa que serão realmente boas, pois assim são mais altas as chances de realizar um passeio inesquecível com valores menores.

5. Opte por voos com escala

Principalmente em voos mais longos, os custos da viagem direta para uma empresa serão maiores do que se houver uma conexão no caminho. Desse modo, na maioria dos casos, o preço de uma passagem aérea com escala é menor.

Para o viajante que tem disponibilidade e tempo, é importante considerar essa possibilidade, uma vez que voos diretos podem ser também muito cansativos — em especial os internacionais.

6. Participe de programas de fidelidade das empresas

Um dos maiores benefícios para quem viaja com frequência são os programas de acúmulo de milhas por cartões de crédito ou cartão fidelidade feitos pelas empresas.

Esta é uma maneira que as companhias encontraram para fidelizar clientes: elas estabelecem um método de pontuação para que o viajante sempre utilize aquela empresa e ganhe descontos (ou até gratuidade!) em passagens.

Logo, esses programas são vantajosos principalmente para quem tem costume de viajar ― seja a lazer ou a trabalho. Para participar, é preciso se inscrever nos programas das companhias, pois cada uma tem suas regras e seus métodos de pontuação.

Dessa maneira, antes de optar por participar de um programa de milhas, pesquise qual empresa oferece os serviços de melhor qualidade e com preços acessíveis. Afinal, quanto mais descontos, melhor para o cliente.

7. Compre com antecedência

Um problema comum de muitos viajantes que passam meses pesquisando é evitar a compra mesmo após acharem um valor acessível, pois pensam que pode aparecer uma oportunidade melhor a qualquer momento.

De fato, é possível encontrar um preço excelente inesperadamente, mas quanto mais tempo se espera para adquirir a passagem, maiores são as chances de os valores subirem.

Assim, comece as pesquisas o quanto antes, até mesmo para ter noção de valores. Quando encontrar passagens aéreas em promoção, não deixe para depois e leve em consideração todas as referências anteriores.

Normalmente, quando algum serviço desse tipo é adquirido em cima da hora, os custos para sua realização tendem a subir. Logo, as empresas precisam aumentar os preços e muitos clientes se veem obrigados a fazer a compra devido à urgência.

8. Pesquise por aeroportos próximos à cidade de destino

Outro fator importante a ser analisado é a localização do aeroporto em relação a uma cidade central ou muito turística. Por exemplo, se você viaja para algum lugar com grande movimento no aeroporto local, é provável que as passagens tenham um custo maior, tanto pelo porte do aeroporto quanto pela preferência das pessoas por ele.

Por isso, é importante pesquisar os aeroportos afastados e considerar gastar mais tempo para chegar ao destino final, pois em geral eles são menos procurados, ou seja, menos caros. Além dos gastos com a passagem, faça uma cotação de quanto custará o transporte até o local onde vai se hospedar, observando se esse deslocamento é vantajoso financeiramente.

9. Prefira voos fora do horário comercial

Pense no trânsito em uma grande cidade: ele se intensifica nos horários de pico, à noite diminui e de madrugada é praticamente nulo.

Esse é um exemplo que reflete bastante os hábitos e preferências da população, uma vez que a maioria das atividades é realizada em horário comercial. Com os períodos do dia escolhidos para viajar não é muito diferente, pois a maioria das pessoas considera ser mais cômodo embarcar de manhã ou à tarde.

Por isso, opte pelos voos que acontecem de madrugada ou à noite, pois geralmente são horários atípicos. Pelo fato de a procura ser menor, os preços também tendem a ser mais baixos nesse período.

10. Dê preferência aos voos que saem no início da semana

Além de haver horários em que os voos são mais baratos por serem fora da rotina das pessoas, há também dias específicos da semana em que os preços ficam menores para viajar, pois a maioria delas está trabalhando. Esses dias ideais são as segundas e as terças-feiras.

Então, da mesma forma que os horários, os dias da semana também devem ser analisados a fim de conseguir descontos e promoções.

O fluxo nos aeroportos no começo da semana tende a ser menor, porque muitas pessoas viajam aos finais de semana. Por isso, um bom período para embarcar é segunda ou terça-feira, à noite ou de madrugada.

No entanto, em caso de dúvida, observe durante um mês se isso de fato ocorre. Você pode fazer esse tipo de pesquisa no Skyscanner ou mesmo no Google Flights.

11. Faça pesquisas em sites de compras coletivas

Os sites de compras coletivas também são boas opções, já que oferecem descontos em um serviço quando é adquirido por várias pessoas de uma só vez. Tendo isso em vista, inclua esse método em suas pesquisas e comece a busca o quanto antes. Alguns exemplos são:

  • Hotel Urbano;
  • Groupon Viagens;
  • Partiu Viagem;
  • Zarpo.

Compras desse tipo de serviço podem ser vantajosas não somente nos sites coletivos, mas também nas agências de viagem. Caso a aquisição seja feita por um grupo grande de pessoas, é possível solicitar descontos que muitas vezes valem a pena.

12. Decida por datas em baixa temporada

Por fim, uma ótima maneira de conseguir não apenas passagens aéreas promocionais, mas também hospedagens em hotéis, pousadas ou resorts, é ter flexibilidade para viajar em meses fora da alta temporada — como março, abril, agosto e outubro, quando a procura é mais baixa.

Esse fato faz com que as companhias abaixem os preços devido aos poucos clientes e, como precisam se manter, elas fazem promoções realmente válidas para essas épocas do ano.

Assim, é possível perceber que é essencial ser um pouco menos exigente se o assunto é conseguir preços baixos, já que eles estão diretamente relacionados com a demanda do mercado.

Essas sugestões são válidas também para viagens internacionais?

Uma dúvida comum entre os viajantes: é possível adotar os mesmos procedimentos para conseguir passagens de viagens internacionais? A resposta é: sim!

Afinal, algumas empresas brasileiras realizam tanto voos para destinos nacionais quanto para o exterior, oferecendo vantagens nos dois modelos de viagem — inclusive nos programas de milhagem.

Contudo, é preciso ficar atento ao fato de que as viagens para fora do país têm mais custos, logo podem ser caras. Os valores das taxas variam de acordo com o país, sendo que alguns cobram preços bastante elevados.

Dessa maneira, se você ainda não decidiu para onde viajar, vale fazer uma pesquisa sobre locais com preços menores, como destinos da América Latina. Além disso, sempre procure saber quais são os valores que interferem no preço final da passagem para países distintos, para não se surpreender com os gastos ao longo da viagem.

Para comprar passagens aéreas promocionais, é indispensável ter atenção e, principalmente, bastante paciência. Tenha certeza de que, seguindo essas sugestões, vai ser possível conseguir esse serviço a um bom preço. E o mais importante: você pode usar essas táticas para qualquer tipo de voo, mantendo sempre a comodidade de viajar de avião.

E então, gostou do nosso conteúdo? Deseja fazer uma viagem com conforto e adquirir passagens com os melhores preços? Então, entre em contato com a Azul e saiba mais!