Aeroporto de Macaé – RJ (MEA)

O Aeroporto de Macaé (MEA) é o mais importante da Região dos Lagos e um dos mais relevantes terminais aeroviários do país. Essa localidade do Rio de Janeiro é muito conhecida pela grande exploração de petróleo e, além de voos para Macaé, o aeroporto costuma receber helicópteros e aviões de pequeno porte, vindos das plataformas montadas na Bacia de Campos.

Inauguração e Obras

A pista principal do MEA foi inaugurada na década de 1960 e, desde então, o terminal passou por algumas reformas para receber mais aeronaves e atender melhor os viajantes.

As primeiras obras realizadas foram para asfaltar as pistas de pouso que eram de terra batida. Depois, o pátio de estacionamento para aeronaves e um novo terminal foram construídos.

Hoje, o aeroporto opera por 24 horas e movimenta cerca de 60 mil pousos e decolagens por ano. O fluxo anual de passageiros também é bem elevado: mais de 450 mil pessoas.

Participação em Projetos Sociais

A Casa de Ofícios é um projeto social do Aeroporto de Macaé, que oferece à população cursos de informática, palestras educativas e atividades envolvendo cultura, artes, esportes e lazer. O programa disponibiliza ainda atendimento social com psicólogos, dentistas, médicos e outros profissionais da saúde.

Localização do Aeroporto de Macaé

O terminal está situado na estrada Hildebrando Alves Barbosa, sem número, a apenas 5 km de distância do centro da cidade. O aeroporto também fica próximo da rodoviária municipal (5 km) e do Centro de Convenções local (4 km).

Como Chegar

Para chegar ao Aeroporto de Macaé o passageiro tem à sua disposição meios de transporte como ônibus e táxis. Algumas linhas de coletivo que fazem o trajeto até o terminal são A81 – Cabiúnas x T. Central, T21 – Parque Tubos/Ajuda e A73 – T. Central x Barreto.
De carro particular ou de táxi, o acesso ao aeroporto pode ser feito pelas rodovias RJ 106 e RJ 168.

Serviços Oferecidos

No Aeroporto de Macaé, há muitos serviços disponíveis pra os passageiros que partem ou chegam ao local. Entre as facilidades, estão caixas eletrônicos, estacionamento, praça de alimentação, lojas, revistaria, acesso à internet, locadoras de veículos e serviço de táxi.

Optar por uma viagem aérea é a melhor maneira de chegar à Macaé. Dessa forma o viajante desfruta de mais conforto, segurança e rapidez. Além disso, é comum encontrar passagens aéreas para Macaé a preços bastante acessíveis.