Aeroporto de São José dos Campos (SJK)

O Aeroporto de São José dos Campos foi inaugurado na década de 1950 e reformado após os anos 70, quando sua pista deixou de ser de terra para ser asfaltada e sua área foi ampliada para 3 mil metros.
Pertencente à Aeronáutica, o Aeroporto SJK é administrado pela Infraero desde 1996. Sua infraestrutura é compartilhada pela aviação civil, Embraer, Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) e por um aeroclube.
Em 2004, o local passou a ser chamado de Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, conforme lei sancionada por Lula. Stumpf foi um coronel-aviador, inventor e engenheiro aeronáutico, além de professor.
O aeroporto possui duas finalidades: serve como cargueiro e atende a uma grande quantidade de indústrias na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e do Cone Leste Paulista; e atende os passageiros com destino ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, às cidades da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão e aos litorais paulista e sul fluminense.
O local ainda promove o projeto social Sonho de Criança, capacitando jovens e crianças que vivem ao redor do aeroporto de São José dos Campos em informática básica, treinamento e desenvolvimento de atividades culturais, artísticas, esportivas e lúdicas. O objetivo é prepará-los para a cidadania e o mercado de trabalho. O projeto teve início em julho de 2004 e atende 100 jovens por ano.

Localização do Aeroporto de São José dos Campos

A localização do Aeroporto de São José dos Campos é bastante privilegiada, pois está no coração do Vale do Paraíba, a 8 km do centro da cidade e cerca de 90 km do centro da capital paulista. O município é o sétimo maior do estado, além de ser o 19º PIB do país.

Como Chegar

Situado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Jardim Martim Cererê, o Aeroporto de São José dos Campos – Professor Urbano Ernesto Stumpf tem capacidade anual de 190.500 passageiros. Para atender os usuários que chegam ou que saem, o local conta com um terminal de táxis e ônibus urbanos.
Entre os destinos de voo oferecidos na compra de passagens aéreas, estão Campinas, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro.

Serviços Oferecidos

Alguns serviços encontrados são o balcão de informações da Infraero e a Receita Federal, além de outras facilidades, como estacionamento público com 49 vagas, locadora de veículos e lanchonete com horário de funcionamento das 5 às 23h.

Pela praticidade, localização e serviços do aeroporto, os voos para São José dos Campos e para outras cidades são cada vez mais procurados por turistas e profissionais que vêm para o eixo Rio – São Paulo, o que aumenta a valorização do local e atrai novos clientes.