Aeroporto de Varginha – Varginha – MG (VAG)

Varginha é ficou famosa internacionalmente em 1996 após os relatos de aparecimento de uma criatura supostamente alienígena. Desde então, a cidade passou a ser a capital brasileira da Ufologia, recebendo turistas brasileiros e estrangeiros em busca de histórias relacionados ao fato ocorrido.

Além da Ufologia, Varginha se destaca por ser um grande centro de produção e distribuição de café, um dos maiores do Brasil. A região produz café de qualidade, do tipo gourmet, inclusive para a exportação, o que gera boa parte da receita da região.

A cidade conta também com um aeroporto, conhecido como Major Brigadeiro Trompowsky ou Aeroporto de Varginha, VAG, que realiza embarques e desembarques domésticos de voos diretos para Belo Horizonte, São Paulo e Juiz de Fora, além de operar voos com escalas para outras cidades e capitais brasileiras.

O Aeroporto de Varginha foi inaugurado em 1948, no governo Vargas, e suas primeiras obras de melhorias nas instalações aconteceram em 1959, quando foi construído o terminal de passageiros, reformulado em 1987. Antes disso, em 1984, com a inclusão de iluminação noturna, foi tecnicamente possível receber voos mais constantes de capitais brasileiras.

Sua pista asfaltada possui 1.500 metros de extensão por 30 metros de largura, e nela é possível a circulação de aviões do porte Fokker-100, com capacidade para 122 passageiros. O governo tem projetos para obras de melhorias.

Localização do Aeroporto de Varginha

O terminal fica localizado na Av. José Ribeiro Tristão, s/n, Varginha, bem próximo ao centro da cidade, a aproximadamente 10 minutos, o que facilita o transporte até o local. A localização de Varginha é bastante estratégica, pois está equidistante de 3 das principais capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Com isso, passam por ele anualmente cerca de 6.500 passageiros.

Como Chegar

Do centro da cidade são apenas 5 km de distância, e pode-se chegar até o local ao seguir pela rodovia BR-491, que liga Varginha à cidade de Elói Mendes, e pela saída CVR 486, que possui pista asfaltada até o aeroporto. Em direção ao centro, os passageiros contam com táxis na área de desembarque e linha ônibus que realiza o trajeto.

Serviços Oferecidos

Por ser de pequeno porte, oferece serviços básicos, como estacionamento, agências de viagens, balcão de informações e locadora de veículos.

Aproveite promoções de passagens aéreas para Varginha e as facilidades oferecidas pelo aeroporto para conhecer a cidade onde a população tem muitas histórias para contar, além do ótimo café.