Aeroporto Santos Dumont – SDU

O Aeroporto de Santos Dumont SDU, localizado no Rio de Janeiro, foi inaugurado em 1936. Várias reformas foram realizadas para que o aeroporto oferecesse ainda mais conforto aos passageiros e visitantes. Essas reformas ocorreram em 1977 e, no início dos anos 90, foram acrescentados 2 andares ao prédio. Em 1998, um incêndio destruiu boa parte do aeroporto, que, em tempo recorde – cerca de 180 dias – já estava reformado e pronto para voltar ao funcionamento. Em 2003, uma grande obra de ampliação foi realizada no pátio, nas pistas e no terminal de passageiros e, a partir de 2007, ele passou a realizar novas rotas de voo dentro do país.

Considerado o sexto maior aeroporto brasileiro, possui capacidade para 8,5 milhões de passageiros por ano, circulando em 8 pontes de embarque. Além disso, o estacionamento tem espaço para até 1042 veículos.

Por conta da aproximação de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, o complexo aeroportuário está recebendo um investimento de R$ 76,4 milhões. Além disso, recentemente a Infraero assinou a concessão para a implantação de um hotel e um centro de negócios no aeroporto. Com investimento de R$ 270 milhões, o local contará com 330 novos apartamentos 4 estrelas e centro de negócios com vários serviços, como tradução para os principais idiomas comerciais, encadernação e plastificação de documentos e impressão.

Além dessas vantagens, o aeroporto está envolvido em vários projetos, como o “Dando Asas ao Futuro”, que faz o cadastro e acompanhamento de crianças, jovens e adultos que se instalam nas proximidades do aeroporto. Esse é um dos projetos sociais Aeroporto Santos Dumont, que teve início no dia 1 de janeiro de 2003 e a cada ano resgata um número maior de jovens, integrando-os novamente à sociedade.

Localização do Aeroporto Santos Dumont

A localização do Aeroporto Santos Dumont é a Praça Senador Salgado Filho, no Rio de Janeiro. Com excelente localização, é próximo a um hospital e uma estação de metrô, em um raio de 2 km, e dos principais hotéis de Copacabana e Ipanema, a uma distância de 5 a 8 km.

São cerca de 2 milhões de pessoas passando pelo aeroporto todos os meses e, com famosos eventos esportivos, a tendência é que esse número fique ainda maior.

Como Chegar

O Aeroporto Santos Dumont fica a aproximadamente 2 km do centro da cidade do Rio de Janeiro, totalizando cerca de 5 minutos de carro e 15 minutos em transporte público. Para chegar até ele, é possível utilizar linhas de ônibus ou empresas de táxi. Há duas linhas de ônibus disponíveis para o local e diversas empresas de táxi que fazem transporte para lá.

Serviços e Facilidades

O aeroporto oferece muitos serviços aos visitantes, entre eles, compra de passagem aérea, balcão de informações da Infraero, setor de achados e perdidos, juizado cível, polícia militar e polícia federal. Algumas facilidades também são oferecidas, como bancos, caixas eletrônicos, correios, posto médico, farmácias, fraldário, engraxates, lojas de roupas e livros, restaurantes, locadoras de carros e empresas de ônibus.

Como nos próximos anos o Brasil receberá uma grande quantidade de visitantes por conta dos eventos esportivos, as cidades onde esses eventos irão ocorrer contarão com um maior número de turistas. Com os grandes investimentos que estão sendo feitos no Aeroporto Santos Dumont, seus serviços serão aprimorados para atender cada vez melhor os visitantes.