Fernando de Noronha é, sem dúvidas, um dos lugares mais belos do Brasil. E não é apenas sua beleza que chama a atenção dos turistas. Uma culinária típica do Nordeste do país, uma série de possibilidades de aventura e um povo receptivo são só mais algumas das características que encantam qualquer um que passa por lá.

Também conhecida como a “ilha da magia”, Noronha chama a atenção por ser palco de uma série de festas realizadas por pessoas famosas, principalmente durante o réveillon. Existem até mesmo algumas celebridades que possuem casas e pousadas no local, atraindo a atenção de todos nas redes sociais e em algumas das revistas mais populares do país.

Ou seja, vale a pena fazer uma visita e passar dias tranquilos nesse paraíso, que é um dos destinos nacionais mais requisitados no verão. E você, já está planejando sua viagem e está a procura de informações sobre o que fazer em Fernando de Noronha? Chegou ao lugar certo. Venha comigo!

A preservação da natureza em Fernando de Noronha

Há uma série de fatores que contribuem para o sucesso da ilha, mas existe um que se destaca entre os demais e faz com que Fernando de Noronha se diferencie de qualquer outra praia da região. Estamos falando da preservação natural. Quem visitar o arquipélago terá a chance de conhecer um dos locais com maior preservação do Brasil.

As terras são cercadas por um azul-turquesa que chega a doer os olhos ao aterrissar na ilha. O chão rochoso e as matas são tão extensas e verdes que parecem que nunca foram tocadas pelo homem. Aos olhos dos visitantes, pode até parecer que o arquipélago está intocado, mas tudo isso é fruto de um trabalho duro dos moradores da região e de todos os visitantes que precisam contribuir com esse cuidado por meio da Taxa de Preservação Ambiental (TPA).

O valor pago é calculado de acordo com o tempo de permanência na ilha. São R$ 68,74 por dia, sendo pago no aeroporto no momento do desembarque ou pela internet. Também há algumas outras taxas cobradas para dar suporte à preservação, como R$ 10,00 para fazer trilhas em áreas protegidas.

Tudo isso contribui para garantia de uma viagem dos sonhos e para ter certeza de que a região não será prejudicada ao longo dos anos. Afinal, são 17 km² de extensão, com 21 ilhotas e cerca de 60 mil turistas recebidos a cada ano.

Por isso, ao planejar sua viagem, não questione as taxas e faça os pagamentos com prazer, afinal, são eles que garantem seu bem-estar na ilha e a qualidade de sua estadia.

As atividades de maior sucesso na ilha

Ao passar suas férias em Fernando de Noronha, além de passar dias tranquilos com uma paisagem inigualável, você também poderá realizar uma das várias atividades disponíveis na ilha. Os moradores do local vivem, basicamente, do turismo. Por isso, o que não faltam são passeios e aventuras para turistas de todos os estilos e de qualquer idade. Confira abaixo algumas das opções que você vai encontrar na ilha.

Passeio de barco

Por toda a ilha são encontrados pequenos barcos que levam os turistas para passeios nas águas azuis do arquipélago. Basta alguns minutos em meio ao oceano para esquecer de todas as preocupações, relaxar em meio som das ondas e não querer sair nunca mais de Noronha.

Você pode escolher passeios em grandes barcos com um grupo de turistas e passar algumas horas navegando entre as ilhas ou pode até mesmo alugar pequenas canoas com os moradores locais e dar uma volta com sua família, depois, você pode retornar para a praia e curtir o resto do dia.

Além disso, também há outras opções como caiaque e stand up paddle, oferecidos por algumas agências de turismo que trabalham no local. Basta escolher a aventura que mais agrada você e ir em direção ao mar.

Mergulho

Se você é uma daquelas pessoas apaixonadas pelo mar, vai ficar feliz em saber que há diferentes opções de mergulho em Fernando de Noronha. Essa é uma oportunidade única de ver o oceano de uma maneira diferente e gerar lembranças inesquecíveis.

Você pode visitar barreiras de corais, nadar com diferentes espécies de peixes ou até mesmo ver algumas ruínas de navios antigos, dependendo da região que escolher fazer o mergulho. Além disso, você também vai precisar decidir o tempo gasto no fundo do mar e se haverá um instrutor para acompanhar a aventura ou não (de acordo com a sua experiência nesta prática).

Sem dúvidas, essa é uma atividade que todos os turistas precisam fazer ao passar pela região.

Trilha

Se você gosta de aventura, arrume suas malas!

Se você planeja fazer uma viagem a Fernando de Noronha, faça questão de incluir uma trilha em seu roteiro. Essa é uma forma de aproveitar a ilha de uma maneira diferente, tendo maior contato com a natureza, se exercitar e curtir uma atividade diferente para que todos os dias não sejam passados na praia.

Não é preciso ser um profissional ou estar acostumado com atividades desgastantes para aproveitar essa possibilidade. Existem uma série de opções de trilhas espalhadas por toda região, com diferentes vantagens e níveis de dificuldades. Basta consultar seu guia de viagem ou um local para saber qual está mais adequada para o seu perfil, se é preciso ter a companhia de um instrutor e quais são as regras.

Algumas das mais famosas são: Trilha do Farol, Baía dos Golfinhos, Trilha do Atalaia, Costa da Esmeralda e dos Abreus.

Vista-se de forma adequada, use sempre protetor solar, hidrate-se durante todo o caminho, alimente-se bem e vá com tranquilidade. Pode ter certeza de que todas elas levaram você para uma experiência única e ao destino de uma vista inesquecível.

Vista para os golfinhos

Os golfinhos que vivem na região de Fernando de Noronha são totalmente livres e selvagens, apesar de passarem um bom tempo ao lado dos pescadores de forma pacífica. Por isso, não há uma garantia de que você vai conseguir vê-los ao fazer um passeio de barco na região. Entretanto, o que dizem é que a chance de encontrar um navegando nos locais certos é de cerca de 90%.

Você pode esbarrar com um deles até mesmo sem querer. É preciso ter bastante cuidado, pois eles estão acostumados com os humanos, mas podem se espantar caso a aproximação seja inadequada. Por isso, vá bem devagar e espere que eles se aproximem, fazendo carinhos leves e oferecendo pequenos peixes como alimento. Se quiser mergulhar com eles, é necessário contar com a ajuda de um instrutor qualificado para que a experiência seja boa, tanto para você quanto para os golfinhos.

O lugar mais indicado para quem procura a companhia dos bichinhos é a Baía dos Golfinhos, como o próprio nome diz.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar é uma das paradas obrigatórias para os turistas de Fernando de Noronha. Na ilha, o projeto é totalmente voltado para a proteção das tartarugas em luta contra a extinção. Lá são encontradas cinco das sete espécies de tartarugas existentes no Brasil. Você pode ver todas elas e aprender um pouco mais sobre sua história ao visitar o Centro de Visitantes do Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha, onde são recebidos cerca de 40 mil visitantes todo ano.

Além de participar de diversas palestras, aulas e visitas guiadas às exposições, você terá a oportunidade de se conscientizar sobre os impactos da pesca ilegal, consumo dos ovos e uso inadequado das praias da região. Além disso, você também poderá acompanhar a fabricação dos ninhos e ver os filhotes irem em direção ao oceano ao nascer do sol.

Dia na praia

Ao passar alguns dias em Fernando de Noronha você vai se ver cercado por convites para passeios incríveis, dias de aventura, visitas a restaurantes com culinária típica e estará cercado de regalias nas diversas pousadas da região. Mas é muito importante que você não se esqueça de reservar alguns dias para não fazer absolutamente nada nas mais lindas praias da ilha.

Você terá acesso às praias de areias branquinhas, terá uma vista para o mar azul e ficará cercada por rochas onde as ondas vão bater e emitir um som tranquilizador. Por isso, vale a pena chegar antes do sol nascer para vê-lo surgir no horizonte e começar o dia com boas energias.

Algumas das melhores praias em que você poderá fazer isso são: Baía do Sancho, Baía dos Porcos, Praia do Atalaia, Praia do Cachorro, Praia da Conceição, Mirante do Boldró e Praia do Americano.

Estadia em Fernando de Noronha

Existem uma série de opções de locais para passar suas noites enquanto estiver em Fernando de Noronha. É preciso ter bastante atenção para escolher qual das opções é mais adequada para seu estilo de viagem, valores que pretendem ser gastos e necessidades ao longo dos dias de estadia.

É muito importante fazer as pesquisas e reservar o local com antecedência, principalmente se você for viajar durante a alta temporada, que é entre dezembro e fevereiro. Os preços podem subir bastante ao fazer uma reserva de última hora, caso ainda existam vagas disponíveis para receber turistas. Por isso, faça o planejamento de sua viagem com antecedência e cuidado.

Algumas das opções que você vai encontrar são as seguintes:

Pousadas

As pousadas de Noronha são, sem dúvidas, as hospedagens mais desejadas pelos turistas. Uma série de moradores abriram as portas de suas casas e construíram hospedagens incríveis, dignas de receber cinco estrelas no nível de satisfação dos hóspedes. Você vai encontrar serviços completos com quartos especiais, áreas de lazer, piscinas, spa, restaurantes de alto nível e muito mais.

Se você preza pelo bem-estar durante todo o tempo em uma viagem, vale a pena investir em uma dessas pousadas. O custo-benefício é visível.

Esse tipo de estadia é indicado, principalmente, para famílias grandes que viajam juntas, com crianças e que precisam de um espaço reservado para curtir ao final de um dia de atividades.

Hotéis

Existem hotéis com diferentes classificações e valores em Fernando de Noronha. É preciso fazer uma pesquisa cuidadosa para encontrar o que é perfeito para você. É possível localizar opções que atendem àqueles que vão usar o espaço apenas para tomar um bom café da manhã, curtir o dia inteiro na ilha e voltar ao quarto apenas para dormir no final do dia, enquanto também é possível encontrar hospedagens com serviço completo e que oferecem regalias para os hóspedes como bar 24 horas, serviço de quarto etc.

Tudo vai depender do seu estilo de viagem e daquilo que você espera encontrar quando retornar para o hotel ao final do dia. Afinal, a melhor hospedagem não é aquela que cobra o preço mais alto, mas sim a que vai oferecer o que você precisa pelo menor preço.

Albergues

Os albergues costumam ser as opções mais procuradas pelos jovens, principalmente por aqueles solteiros que viajam com um grupo de amigos. Essa é a forma mais econômica de permanecer na ilha, gastando pouco e dividindo um espaço de qualidade com os amigos, podendo até mesmo conhecer novos companheiros de aventura. Os quartos compartilhados garantem o clima descontraído e geram socialização entre os viajantes.

Tenha bastante atenção ao fazer uma reserva para ter certeza de que o local é exatamente o que você procura. Consulte as condições e regras de uso, tanto para garantir a boa convivência com os colegas quanto para ter certeza de que sua privacidade será garantida.

Casas alugadas

Se você preferir ter seu próprio espaço e passar toda sua estadia com independência pura, a melhor opção é alugar uma das diversas casas da ilha. Além de ser uma forma de economizar bastante, essa é uma oportunidade de contribuir com a economia compartilhada e ajudar os locais a ter uma renda extra. É possível solicitar apenas um quarto e permanecer alguns dias com uma família ou até mesmo uma casa inteira só para você.

Esses imóveis podem ser encontrados em aplicativos como o Airbnb ou anúncios nas redes sociais. Basta fazer algumas pesquisas, verificar a veracidade por meio de avaliações e fazer sua reserva. Você terá seu espaço e sua privacidade garantidos.

Agora que você já sabe exatamente o que fazer em Fernando de Noronha e onde ficar para aproveitar o máximo da ilha, basta comprar sua próxima passagem, arrumar as malas e partir. Lembre-se de preservar a região para garantir que essa riqueza brasileira seja passada para as próximas gerações e para que você possa voltar em uma outra oportunidade.

Gostou do post? Curta nossa página do Facebook para encontrar muitos outros conteúdos como este e torne-se um viajante profissional!