27Cidade natal do cineasta Glauber Rocha e sede do celebrado Festival de Inverno da Bahia, a cidade de Vitória da Conquista tem muito a oferecer a qualquer um que for visitá-la. Além dos pontos turísticos, da história e da cultura local, você também vai encontrar lá uma beleza natural de tirar o fôlego. Para quem busca um destino fascinante, comprar uma passagem para Vitória da Conquista é uma ótima ideia.

Enquanto você se delicia com a culinária da região e se encanta com os monumentos, museus e igrejas da cidade baiana, pode ser que ainda se depare com um inverno bem mais rigoroso do que no restante do estado.

Para ajudá-lo a preparar um roteiro incrível e a conhecer melhor esse cantinho encantador antes mesmo de desembarcar por lá, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre a cidade. Então, continue a leitura e prepare-se para desvendar Vitória da Conquista!

A história da cidade

O lugar nasceu como Arraial da Conquista em 1783, durante as explorações dos portugueses pelo oeste da Bahia. Foi em 1891 que veio a elevação ao título de cidade, agora com o nome de Conquista. Três anos depois, a cidade recebeu a alcunha que carrega até hoje.

Antes da colonização portuguesa, o território de Vitória da Conquista era o lar dos povos indígenas Mongoiós e de seu subgrupo de Camacãs, dos Ymborés e dos Pataxós

Inicialmente, a economia de Vitória da Conquista era baseada, principalmente, na extensiva pecuária local. Entretanto, a cidade mostrou um crescimento constante e intenso — algo devido em grande parte à sua localização privilegiada depois da inauguração das estradas Rio-Bahia (hoje, BR-116) e Ilhéus-Lapa. Elas permitiam que a cidade pudesse integrar-se a outras regiões e ao Brasil como um todo.

Os habitantes e a localização de Vitória da Conquista

Em relação ao número de habitantes, Vitória da Conquista é a terceira maior cidade da Bahia: são pouco mas de 340 mil pessoas residindo por lá.

Localizada a 509 km de Salvador, Vitória da Conquista foi erguida no sudoeste baiano a cerca de 1.000 metros acima do nível do mar. A cidade faz parte da zona turística Caminhos do Sudoeste, uma das treze da Bahia.

Em Vitória da Conquista, você encontra ônibus indo e vindo de todos os cantos do país. Para quem prefere comprar passagem para Vitória da Conquista, há diversas opções de voos frequentes em aeronaves de médio porte — que contam com um aeroporto voltado justamente para elas.

Para chegar até lá, analise se prefere desembarcar no aeroporto de Congonhas, Guarulhos ou Salvador. O restante do trajeto dessas capitais até Vitória da Conquista pode ser feito facilmente de ônibus ou de carro alugado.

O clima e a melhor época para viajar

Uma das principais características de Vitória da Conquista é o seu inverno ,em que faz bem mais frio do que os baianos normalmente estão acostumados. Vai passar um tempo na cidade dentre os períodos de frio forte, de maio a setembro? Não é necessário levar roupas de inverno muito pesadas, especialmente se você já mora em uma cidade em que faz frio com regularidade nas estações geladas.

Esse clima tropical de altitude atraente e diferenciado rendeu a Vitória da Conquista o título de “Suíça baiana” por causa das temperaturas geladas do inverno. E no verão, continua ameno? Sim! O calor não chega com muita força, ficando em torno dos 18 ºC aos 28 ºC. É durante o verão que mais chove por lá.

Como Vitória da Conquista tem uma extensa e imperdível programação ao ar livre, fique atento à previsão do tempo para o caso de chover enquanto você está em viagem. Ao lado das roupas leves e confortáveis, leve também algumas blusas de manga comprida e casacos leves, caso esfrie ou chova subitamente.

Já conhecer a “Suíça baiana” durante o inverno pode ser a melhor opção para quem quer comprar passagem para Vitória da Conquista. Você vai adorar o friozinho agradável e acolhedor — e que não exige a aquisição de peças de frio pesadas para aproveitar os passeios.

Os pontos turísticos imperdíveis

Vamos agora a nossa lista incrível de lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Praça Tancredo Neves

A praça é o verdadeiro point da cidade, tanto para os moradores quanto para os turistas. Bem estruturada, o espaço conta também com um laguinho e áreas para descanso e relaxamento.

Além do local em si, aproveite para conferir também algumas das outras atrações que ficam dentro do parque. Mergulhe na história baiana no Museu Regional de Vitória da Conquista e no Memorial Casa Régis Pacheco. Então, confira o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos da Bahia, instalado na praça como homenagem às vítimas da ditadura militar.

Confeitaria Amorim

Entre um passeio e outro, nada melhor do que recarregar as energias em um café charmoso e alegre como a Confeitaria Amorim. Sua decoração retrô e colorida é composta por peças de porcelana, xadrez, vasinhos de flores e listras no teto — em tudo, predominam o laranja, o azul, o roxo e o rosa.

O local conta com uma ampla — e deliciosa — variedade de bolos, salgados, doces, quiches e outras tentações para apreciar com um café especial ao lado.

Reserva Florestal do Poço Escuro

Esse cantinho intocado da natureza é perfeito para ter um contato muito próximo com a fauna e a flora de Vitória da Conquista. Seguro e muito bem cuidado, o lugar tem opções de trilha e de atividades para todos os estilos. E o melhor é que a Reserva Florestal fica pertinho do centro da cidade!

Teatro Glauber Rocha

Dentro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), você encontra o Teatro Glauber Rocha. Apesar do espaço reduzido, o teatro é muito significativo para a história e a cultura local dessa cidade que foi o berço de um dos mais importantes cineastas do Brasil. Fique atento à programação do espaço!

Museu Cajaíba

Esse museu ao ar livre reúne e preserva as belíssimas peças em gesso do artista baiano que dá nome ao lugar, um dos mais importantes da arte contemporânea do estado. O museu foi inaugurado pelo próprio Cajaíba, com a ajuda esporádica de doações particulares. Imperdível para quem aprecia a arte e gosta de valorizar o trabalho produzido localmente por nomes importantes, mas não tão conhecidos.

Gostou de conhecer um pouco dos encantos e atrações da “Suíça baiana”? Então, comece agora mesmo a organizar sua viagem e a planejar a compra da passagem para Vitória da Conquista.

E para garantir um voo de qualidade e ficar de olho nos melhores preços, visite o nosso site!