O aeroporto é o primeiro espaço que se conhece ao chegar a um novo lugar. Geralmente, as pessoas passam por ele correndo, com pressa e atentas para não perder seu voo. Por isso, nem sempre reparam no que ele tem a oferecer, sua infraestrutura ou opções gastronômicas. 

No entanto, algumas empresas especializadas investem consideravelmente em torná-los não apenas especiais, mas luxuosos e modernos, garantindo que as instalações sejam sinônimo de tecnologia e conforto para seus transeuntes. 

Há diversos modelos no mundo inteiro a que você deve ficar de olho. Claro, o mais importante é conhecer uma nova cidade ou país, mas por que não reservar alguns minutos para apreciar aeroportos modernos?

Criamos uma lista daqueles que merecem ser acrescentados ao seu rol de próximos destinos! Confira a seguir.

Aeroporto Internacional de Incheon (ICN), na Coreia do Sul

Um dos mais modernos do mundo e o mais movimentado da Coreia do Sul, o Aeroporto Internacional de Incheon fica a 60km da capital, Seul. Ele é a base das companhias Asiana Airlines, Polar Air Cargo, Jeju Air e Korean Air. 

Sua construção levou quase nove anos para ser finalizada. Isso, não só para garantir um nível máximo de sofisticação, mas devido às crises econômicas pelas quais o país passou, o que desencadeou atrasos na obra.

Inaugurado há quase vinte anos, a ideia desse aeroporto era substituir o Aeroporto Internacional de Gimpo, cujas operações foram reduzidas para voos domésticos e para países vizinhos, como Japão e China.

Por que o Aeroporto Internacional de Incheon é considerado um dos mais modernos do mundo?

De acordo com os rankings da Airports Council International e da Skytrax, ele não é apenas o mais moderno, e sim o melhor de todos. Para essa pesquisa, que é realizada por uma consultoria britânica cuja expertise é o mercado de aviação e considera a opinião de milhares de viajantes, são avaliados aspectos como qualidade dos serviços disponibilizados, limpeza e tempo de espera. 

Citando exemplos de tais serviços, o local oferece um spa, um cassino, tours gratuitos pelas suas instalações e até um museu dedicado à cultura coreana. Em outras palavras, se tiver uma viagem corporativa marcada para a Coreia do Sul em breve, não vão faltar opções de entretenimento enquanto aguarda o voo de retorno. 

Se precisar de ajuda com o idioma, não se preocupe. O atendimento é considerado de alto nível, e boa parte dos funcionários é poliglota — justamente para atender a demanda, que vem do mundo inteiro.

Aeroporto de Munique — Franz Josef Strauss, na Alemanha

Esse aeroporto liderou o ranking da Skytrax como sendo o melhor da Europa por 12 vezes (e o único europeu da lista de melhores do mundo). Quem o visitou ou já viu as fotos de suas instalações pode dizer que é possível morar lá, tranquilamente — ou, pelo menos, começar um passeio com o pé direito (para isso, não se esqueça de fazer uma checklist de viagem). 

A menos de 30km de Munique, considerada uma das cidades mais bonitas da Alemanha, o Aeroporto Franz Josef Strauss recebeu esse nome para homenagear o político bávaro.

Por que o Aeroporto de Munique é considerado um dos mais modernos do mundo?

Já ouviu falar na Oktobertfest, o festival de cerveja mais popular do mundo? Por ser a mais tradicional do país e ser realizada a poucos quilômetros do aeroporto, naturalmente, nele, há uma homenagem a ela. 

Criada em 1999, a Airbräu foi a primeira e ainda é a única fábrica de cerveja a ser instalada dentro de um aeroporto. A capacidade é de até 600 pessoas, ou seja, trata-se de um verdadeiro ponto turístico e uma visita imperdível até para quem não curte a bebida.

Seu voo foi adiado? É só ficar no Hilton Munich Airport, um hotel cinco estrelas com nada menos que 550 quartos à disposição. Não vai ficar tempo suficiente para custear uma diária? O aeroporto também oferece as Napcabs, ideais para um cochilo entre um voo e outro. 

Se prefere fazer compras, o lugar dispõe de mais de 150 lojas de grifes internacionais, como Gucci e Hermès, além de opções para presentes e muito mais.

Aeroporto de Changi, em Singapura

Se você é um viajante que não gosta de perder tempo em filas, vai adorar esse aeroporto de Singapura. Isso vale não só para os guichês de atendimento, mas também para as opções de lazer, como o cinema de lá, que funciona 24h e é gratuito. Não é à toa que ele figura, há seis anos consecutivos, na lista World Airports Awards como o melhor aeroporto do mundo.

Cerca de 60 milhões de passageiros transitam pelo Changi anualmente. Sua capacidade é constantemente ampliada, visto que as instalações sempre passam por reformas, a fim de melhorar a experiência dos clientes.

Por que o Aeroporto de Changi é considerado um dos mais modernos do mundo?

Além de contar com um cinema gratuito 24h, uma piscina, diversos jardins temáticos e até um escorregador de 12m de altura, no início de 2019, foi inaugurada a atração Jewel, um complexo em forma de joia que integra os quatro terminais do aeroporto. Em seu interior, há a Forest Valley, uma coleção de plantas que reúne 2,5 mil árvores de inúmeras nacionalidades, como Brasil e Tailândia.

Para completar, há o Rain Vortex, a maior cachoeira interna do mundo. À noite, o espaço dá lugar a um show multimídia, que atrai milhares de transeuntes todos os dias. Claramente, o objetivo não é apenas encantar turistas, mas os próprios moradores, tornando o aeroporto um ponto imperdível em Singapura.

Qual destino combina mais com você?Powered by Rock Convert

Aeroporto Internacional de Shenzhen, na China

Quem gosta de tendências minimalistas na decoração vai se apaixonar por esse aeroporto da China. Apesar de não ser muito conhecido, está entre os dez mais movimentados do país, incluindo o de Hong Kong. Uma das coisas que mais chamam atenção é o Terminal 3, que passou por uma reforma de cinco anos. Com um visual que lembra o de uma colmeia, seu estilo foi desenhado pelo casal Massimiliano e Doriana Fuksas, referência em arquitetura.

Por que o Aeroporto Internacional de Shenzhen é considerado um dos mais modernos do mundo?

Diferentemente dos outros exemplos dados acima, esse aeroporto se destaca não por oferecer inúmeras atividades de lazer em seu interior, mas pela experiência futurista que proporciona. Com a modernização, sua capacidade foi duplicada. Os designers responsáveis pelo trabalho ainda estão tocando o projeto, que só deve ser concluído a partir de 2025.

Aeroporto Internacional de Hamad, no Catar

Falando em aeroportos luxuosos, o Aeroporto Internacional de Hamad, que é o mais importante do país, tendo substituído o de Doha, recebeu um investimento de cerca de 15 bilhões de dólares. Com esse montante em jogo, naturalmente, se tornaria uma obra-prima e uma visita indispensável em uma viagem ao Oriente. Não se esperava menos de um dos países mais ricos do mundo.

Por que o Aeroporto Internacional de Hamad é considerado um dos mais modernos do mundo?

Com um centro comercial próprio que oferece desde Rolex a Swarovski, o Aeroporto Internacional de Hamad disponibiliza um hotel para os passageiros que voam na primeira classe dos aviões da Catar Airlines. Nesses aposentos, eles podem usufruir de uma piscina semiolímpica, spas e restaurantes, além de lounge similar ao Museu de Arte Islâmica de Doha.

Aliás, a cultura islâmica é exaltada em todos os cantos do aeroporto, inclusive por parte de seus funcionários. Por cinco vezes durante cada dia, eles convidam os clientes a rezar. Um dos principais motivos para sua construção foi a confirmação do país como a sede da Copa do Mundo de Futebol Masculino, em 2022. 

O Catar já tem uma localização estratégica como escala para países do Ocidente e Oriente. Com esse incentivo esportivo, então, tende a se consolidar cada vez mais como um dos destinos preferidos de turismo. Com a proximidade do evento, já pensou se sua empresa oferece uma viagem de incentivo para lá?

Aeroporto Marrakech-Menara, no Marrocos

Com traços da herança cultural do Marrocos, esse aeroporto foi eleito o mais bonito do mundo em 2017 pela Skyteam. A conquista se deu, principalmente, pela reforma de um de seus terminais. Com capacidade para acolher até 9 milhões de passageiros por ano, ele é um dos principais do país e opera voos nacionais e internacionais.

Por que o Aeroporto Marrakech-Menara é considerado um dos mais modernos do mundo?

Além de sua bela infraestrutura, o Aeroporto Marrakech-Menara oferece a quem passa por lá várias opções de compras, como Chanel e Dior, além de spas de massagem. Para quem gosta da culinária local, também não faltam restaurantes e estandes temáticos. Assim como outros desta lista, sua estrutura lembra a de um shopping e, quase que naturalmente, transforma o lugar em um ponto turístico local — bem além de um simples aeroporto.

Aeroporto Internacional de Narita, no Japão

Exemplo de modernidade, esse aeroporto japonês fica em Chiba e é o principal ponto de acesso do país, por ser o que opera o maior número de voos internacionais. Seus transeuntes têm a opção de visitar diversas lojas e restaurantes tipicamente japoneses, bem como comprar seus suvenires orientais.

Por que o Aeroporto Internacional de Narita é considerado um dos mais modernos do mundo?

O aeroporto oferece um serviço de aluguel de quartos para os passageiros que desejarem ou precisarem pernoitar entre uma conexão e outra. Além disso, o lugar conta com alguns mirantes para observar os voos chegando e saindo das pistas. 

Numa visita, não se pode deixar de ir ao Portão Kabuki, uma verdadeira amostra da cultura japonesa tradicional e imperdível para aqueles que querem conhecer mais sobre o país. A programação oferecida inclui performances musicais, demonstrações da cerimônia de chá e muito mais.

Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia

A capital da Malásia abriga seu aeroporto mais movimentado, o Kuala Lumpur, que fica a 60km do centro da cidade homônima. Seu fluxo anual é de mais de 50 milhões de passageiros, representando a porta de entrada para muitos turistas que vão para a Ásia.

Por que o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur é considerado um dos mais modernos do mundo?

A localização do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur foi estrategicamente escolhida e faz parte da área conhecida como “supercorredor multimídia”. Esse setor abriga várias empresas de tecnologia, o que aumentou o fluxo do aeroporto no decorrer dos anos.

Em seu interior, não faltam plantas nativas da Malásia. A ideia, durante sua construção, era justamente trazer esse conceito sustentável. Nas proximidades, também fica o autódromo da cidade, onde é disputado o prêmio nacional de Fórmula 1. 

Logo após sua inauguração, em 1999, ele foi eleito o melhor aeroporto do mundo pela Associação Internacional dos Transportes Aéreos.

Aeroporto Internacional de Hong Kong, na China

Moderno, limpo e bem-equipado, esse aeroporto representou um marco para a arquitetura quando foi construído. Localizado em Lantau, uma ilha de Hong Kong, ele é a porta de entrada para mais de 180 destinos do mundo, com um fluxo superior a 70 milhões de passageiros por ano.

Por que o Aeroporto Internacional de Hong Kong é considerado um dos mais modernos do mundo?

Dos seus 516 mil metros quadrados, 30 mil são destinados ao seu centro comercial, que inclui lojas internacionais e serviços de conveniência. Sua idealização partiu do arquiteto inglês Norman Foster, e o projeto custou cerca de 20 bilhões de dólares em três anos, até a sua conclusão. Eventualmente, o espaço passa por reformas e/ou ampliações.

Em 2019, ele foi eleito o aeroporto com a melhor imigração e o melhor restaurante de aeroporto do mundo. O título de melhor do mundo (no geral) também já lhe pertenceu algumas vezes. 

Quem visitá-lo com tempo livre vai poder aproveitar atividades como: simuladores de golfe, cinemas e até spa. Outro aspecto constantemente elogiado é a acessibilidade, visto que o aeroporto dispõe de banheiros adaptados e com alta tecnologia, sinalização em braile, cadeiras de rodas gratuitas e sistemas de apoio para deficientes auditivos.

Voar pelo mundo é uma experiência completa — que pode começar até mesmo antes de conhecer os pontos turísticos da cidade. Alguns aeroportos modernos, como os que foram citados neste artigo, merecem algumas horas de visita não só para passar o tempo, mas porque também representam a oportunidade de saber mais sobre a cultura do lugar que se está prestes a conhecer. Além de tudo isso, são grandes projetos arquitetônicos e de alta tecnologia.

Agora que já conhece esses aeroportos modernos, que tal ler sobre os prejuízos que podem surgir em uma viagem de negócios