Destino turístico mais buscado do mundo, a Europa continua encantando os visitantes por sua história, cultura, gastronomia e arte. Considerada o berço da civilização ocidental, essa região oferece opções de lazer e entretenimento sem iguais.

Seja visitando as instituições culturais que têm os melhores acervos do mundo ou passeando por entre as ruínas do antigo Império Romano, o Velho Continente tem uma viagem inesquecível esperando por você.

Apesar de o território europeu não ser muito extenso em comparação com o Brasil, existem diferenças latentes entre os povos que habitam essa parte do mundo. Essas qualidades únicas de cada país proporcionam ao visitante uma experiência valorosa, que será rememorada por toda a vida.

Neste conteúdo, vamos falar sobre as capitais europeias que valem a pena estar no seu próximo roteiro de viagem, além de sugerir os melhores passeios e dar informações valiosas para a sua estadia na Europa. Boa leitura!

Aproveite o melhor das capitais europeias

As principais cidades da Europa são metrópoles vibrantes e modernas, mas que mantém todo o seu charme arquitetônico que, muitas vezes, data de centenas a milhares de anos. Seja na alta ou na baixa temporada, o continente tem um roteiro atraente para fazer.

Acostumadas a receber milhões de turistas todos os anos, essas áreas urbanas têm excelentes infraestruturas de hospedagem, transporte, segurança e entretenimento. É possível ficar hospedado em hotéis convencionais ou alugar um apartamento com utilidades como fogão, geladeira e outras facilidades.

Os pontos turísticos são sempre bem sinalizados e de fácil acesso, tornando a jornada do viajante tranquila e muito proveitosa. Existem passes que dão direito a acessar diversas instituições culturais por dias consecutivos, pagando apenas uma tarifa. Para os amantes das artes, esse tipo de produto pode ser um grande achado.

A malha de transportes das maiores capitais europeias cobrem todas as suas regiões, tornando os deslocamentos entre as atividades de turismo muito fáceis. Com um único bilhete da rede pública de mobilidade é possível andar de trem, metrô, ônibus, tram (bondes movidos a energia elétrica) e até barcos.

Existem bilhetes especiais para visitantes, que dão acesso ilimitado ao sistema de transportes por períodos que vão de algumas horas, passando por semanais, mensais e até os anuais. Faça as contas e poderá perceber que as tarifas saem mais em conta com esse tipo de serviço.

Berlim

Capital do país mais rico da Europa, a Alemanha, a incrível de Berlim é conhecida por ser um centro multicultural, quem recebe influências das mais diferentes etnias que hoje fazem parte do povo alemão.

Destruída durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), essa metrópole reergueu-se baseada no seu esplendor histórico, mas com os olhos no futuro. Hoje, Berlim é uma cidade moderna e dinâmica, com a tecnologia permeando as vidas de seus cidadãos o tempo todo.

Berlim conta com mais de 100 instituições culturais, como museus, memoriais e galerias de arte, além de milhares de praças, parques, monumentos e pontos históricos.

A seguir vamos contar um pouco sobre as principais atrações turísticas de Berlim.

Ilha dos Museus

Localizada na região central da cidade, às margens do rio Spree, reúne cinco dos mais importantes museus entre as capitais europeias: o Bode, o Pergamonmuseum, a Alte Nationalgalerie, o Altes Museum e o Neues Museum.

Apenas as deslumbrantes arquiteturas dos prédios dessas entidades já valeriam o passeio, mas os numerosos acervos dessas instituições contemplam artefatos e obras de arte de diversas civilizações antigas, como dos impérios Romano, Egípcio e Persa. Também é possível apreciar trabalhos de grandes nomes, como Picasso, Van Gogh, Matisse, Rembrandt, Caravaggio, entre muitos outros.

Na ilha também fica a imponente Berliner Dom, a catedral mais importante da cidade, que foi construída no século XIX.

Portão de Brandenburgo

O monumento mais simbólico de Berlim é uma antiga porta da cidade, que foi construída no fim do século XVIII.

Tem o formato de um arco com pilastras de diferentes larguras no estilo neoclássico, sendo conhecido como o ponto que divide Berlim de leste a oeste. Em um dos seus lados fica a charmosa Pariser Platz, enquanto do outro está o Tiergarten, o maior parque da cidade.

Palácio do Reichstag

Sede do parlamento alemão, foi bastante danificado durante a guerra e ainda hoje tem marcas de tiros dos combates finais do conflito mundial. Sua cúpula de vidro pode ser visitada de graça, mas os interessados devem fazer a inscrição com bastante antecedência.

East Side Gallery

Fica no lado oriental de cidade, que até o final da década de 1980 era dividida pelo Muro de Berlim. Hoje a maior parte dessas estruturas, que são feitas de concreto e ferro, já foi retirada, dando lugar a novas moradias e prédios comerciais.

Contudo, na East Side Gallery mais de 1 quilômetro de muro, ainda posicionado no mesmo lugar de origem, serve de tela para diversos artistas mostrarem o seu talento. As obras, em geral, são grafitadas com diferentes motivos a cada ciclo de tempo.

Praga

Com uma história milenar, a capital da República Tcheca tem um vasto patrimônio arquitetônico típico do leste europeu, com construções de variados períodos, como o Império Romano, a era Medieval e prédios de fachadas que misturam os estilos gótico, art nouveau, e neoclássico.

Praga é um destino fácil de visitar, pois suas dimensões não são muito grandes. É possível atravessar de um ponto a outro em questão de minutos a bordo dos simpáticos bondes, alguns deles ainda preservados da época da forte influência da União Soviética na região (1945-1991).

Seus palácios, pontes e algumas das mais belas igrejas entre as capitais europeias, que já foi o cenário de diversos filmes e séries. A cidade vale uma visita de três a cinco dias, a não ser que o visitante se apaixone pelo fato de que uma caneca de uma das melhores cervejas do mundo custa cerca de R$4,00, menos do que uma garrafa de água. Isso pode fazer a estadia se alongar por mais dias.

Conheça agora os principais pontos de interesse para viajantes que passam por Praga.

Ponte Carlos

Uma estrutura de pedra sobre o rio Moldava que teve a sua construção iniciada no ano de 1357. Ela é a ligação entre as áreas conhecidas como Cidade Pequena e Cidade Velha, onde estão as maiores atrações do local.

Qual destino combina mais com você?Powered by Rock Convert

Nas extremidades da Ponte Carlos ficam as três torres em estilo gótico e no caminho estão distribuídas 30 estátuas de santos e patronos da região.

Castelo de Praga

Fica na parte mais velha da cidade, no alto de uma colina que dá uma bela vista do restante de Praga.

O Castelo de Praga se trata de um conjunto de edificações medievais que são interligadas por pequenas ruas e passagens misteriosas. Reserve muitas horas para conhecer todos os encantos e curiosidades sobre como era a vida por ali há mais de mil anos.

Entre os destaques estão a impressionante Igreja de São Vito, a Rua do Ouro, o antigo Palácio Real (com direito até a visita à sala do trono) e as diversas torres e fortificações. Por ali existem exposições de antigas armas, armaduras, canhões e equipamento de tortura.

Orloj

Construído na era medieval da cidade, esse relógio astronômico fica na fachada da prefeitura e as suas engrenagens fazem espetáculos a cada hora com movimentos sincronizados de figuras dos 12 apóstolos.

Lisboa

Em 2017, Portugal foi eleito por guias e revistas especializados como o melhor destino turístico do ano. Esse reconhecimento não vem à toa, já que os nossos irmãos portugueses tiveram que reinventar o país depois da crise econômica de 2008.

Depois de bastante investimento na área de turismo, a nação europeia começou a receber milhares de visitantes, que buscam as tradições arquitetônicas, culturais e, principalmente, a culinária típica lusitana.

Em Lisboa, capital de Portugal, centenas de novos restaurantes apareceram, todos comandados por jovens chefs de cozinha, que uniram a afetividade da culinária portuguesa com as técnicas e tendências da alta gastronomia. Os resultados são surpreendentes e deliciosos. Saiba onde curtir as suas férias nessa bela cidade.

Uma cidade inesquecível

Uma das maiores atrações de Lisboa é a própria cidade, que fica às margens do rio Tejo e guarda uma arquitetura com casinhas de portas coloridas que remetem ao período das grandes navegações, no século XVI.

Um ótimo programa é caminhar por entre as ruelas com piso feito de pedras e apreciar cada detalhe das construções. A cada esquina uma nova descoberta, que pode ser uma fonte, um monumento, um pequeno restaurante estrelado pelo Guia Michelin ou até mosteiros e castelos medievais.

Suba as ladeiras dos bairros mais altos e aprecie a vista de tirar o fôlego de uma das mais exuberantes capitais europeias.

Paris

A Cidade Luz recebe todos os anos mais de 30 milhões de turistas, que procuram as belezas da cidade que é símbolo de luxo, histórias e romantismo. Paris também é destacada como uma das principais capitais europeias para artes, gastronomia, moda e entretenimento.

Existem milhares de opções de passeios, que passam por navegar no rio Sena, conhecer as belas igrejas, museus e monumentos e subir no alto da Torre Eiffel, o ponto turístico mais conhecido do mundo.

Um passeio por Paris não pode deixar de incluir um roteiro pela culinária parisiense, já que existem milhares de restaurantes para todos os gostos. Além da comida tradicional da França, os cardápios agregam receitas trazidas pelos imigrantes, que hoje são parte importante da sociedade francesa.

Veja os pontos turísticos que devem fazer parte da sua passagem por Paris.

Torre Eiffel

Inaugurada em 1889 para a Feira Mundial de Paris, a Torre Eiffel é um dos pontos turísticos mais visitados e reconhecidos da Terra. A estrutura de ferro tem 300 metros de altura e os turistas podem admirar uma bela vista da Cidade Luz.

Para se aventurar em cada andar da torre são cobrados valores entre 10 a 25 euros. Também é possível admirar esse importante monumento de diversas localidades de Paris, como em Trocadéro, o Campo de Marte e das regiões mais altas, como Montmartre.

Arco do Triunfo

Erguido em 1806 para celebrar as vitórias de Napoleão Bonaparte, este monumento de 50 metros de altura fica localizado no início da charmosa avenida Champs-Élysées, formando outro conhecido cartão-postal entre as cidades europeias.

Catedral de Notre-Dame

Construída no estilo gótico a partir do ano de 1163, essa é a mais importante igreja de Paris. Seus vitrais coloridos fazem contraposição às linhas e ornamentos típicas desse gênero de arquitetura.

A entrada para visitação na catedral é gratuita, mas para subir nas torres de 69 metros, o turista deve encarar os 387 degraus para chegar até lá, além de existir uma cobrança, que varia durante o ano.

Amsterdã

Construída sobre dezenas de canais, a capital da Holanda é uma das cidades mais visitadas do continente europeu. Conhecida por seu alto IDH (Índice de desenvolvimento Humano), oferece também uma ótima infraestrutura turística.

É possível navegar pelos canais e conhecer os detalhes escondidos desse lindo destino de turismo. O transporte público leva os visitantes para todas as atrações, que podem ser acessadas também a bordo de bicicletas, um dos principais meios de locomoção de Amsterdam.

Bares e baladas

A vida boêmia da cidade é conhecida em todo o mundo, aumentando o fluxo de pessoas nos finais de semana e nos períodos de alta temporada (julho a setembro). Não é difícil encontrar uma balada ou bar que faça valer o seu happy hour.

Vida cultural intensa

Além da diversão, a cidade tem uma ampla rede de museus e instituições culturais e de memória, como a famosa Casa de Anne Frank, garota de origem judia e autora de um dos livros mais vendidos da história: O Diário de Anne Frank.

Outro ponto muito visitado é o Museu Van Gogh, que tem no acervo obras do pintor impressionista e outros mestres de sua época. Também localizado na praça de museus de Amsterdam, o Rijksmuseum é um dos mais procurados pelos turistas.

Europa, aqui vou eu!

Percebeu como as capitais europeias têm tudo para fazer da sua viagem uma experiência inesquecível? Escolha os roteiros que mais tem a ver com os seus gostos e aproveite o melhor que a Europa tem para oferecer.

Quer conhecer um lugar incrível no Velho Continente? Dá uma olhada neste conteúdo especial que preparamos sobre o leste europeu. Você vai se apaixonar!

próximo destino de suas fériasPowered by Rock Convert