Enfrentando dificuldades para trabalhar de casa durante a pandemia? Pois fique tranquilo, você não é a primeira pessoa a passar por isso! Muitos, assim como você, estão com uma sensação de despreparo para se adaptar a essa nova rotina. O importante é ter acesso a dicas de home office para não deixar cair a produtividade.

Embora o trabalho remoto já seja uma realidade no mercado e muitas empresas brasileiras ofereçam essa opção aos funcionários, há bastante gente que nunca teve essa experiência ou tem pouco costume com esse formato.

Pensando nisso, reunimos algumas medidas simples que vão ajudar você a contornar essa situação e a manter um bom desempenho e a qualidade do seu trabalho não só durante a quarentena, mas também em oportunidades futuras. Acompanhe e confira!

Tenha um espaço de escritório em casa

Para começar, você deve ter em mente que é de extrema importância ter um espaço que simula um escritório em casa. Pode ser a varanda, um canto do jardim, o seu quarto ou mesmo um cômodo que está vago. O ideal é que ele dê sossego e seja silencioso. Isso vai ajudar (e muito) a controlar as distrações e aumentar o seu foco.

Além disso, reservar um ambiente para trabalhar permite que você tenha reuniões produtivas e sem surpresas desagradáveis. Afinal, você não quer que algo atrapalhe nesse momento, não é mesmo? Então, para não correr o risco de alguém aparecer atrás de você nos vídeos, é essencial reservar um lugar da casa especialmente para o trabalho.

Evite as distrações no seu lar

A segunda sugestão é evitar as distrações do seu lar que, naturalmente, serão maiores se comparadas às de um ambiente de trabalho normal. Ou seja, tudo aquilo que pode dificultar a sua concentração e fazer a sua mente se perder em pensamentos aleatórios.

Na mesma linha do tópico passado, filhos, animais de estimação e até a TV podem tirar a sua atenção do que realmente importa, por isso o ideal é tentar evitá-los durante o trabalho. Claro que, durante uma pausa ou outra, é muito bom compartilhar um momento com a família. E isso ajuda demais também!

Defina um horário de trabalho

Outra das dicas de home office que não poderia faltar aqui é a definição de um horário para trabalhar diariamente. Se possível, tente seguir o horário comercial que o mercado adota ou aquele que você usava quando ia para a empresa.

Ao trabalhar de casa, é comum que alguns decidam começar as atividades em períodos diferentes do resto da equipe, fazer pausas muito longas entre uma tarefa e outra e trocar a manhã pela noite. Isso acontece porque não tem nenhum colega ou supervisor observando ou monitorando elas de perto.

Qual destino combina mais com você?Powered by Rock Convert

No entanto, a verdade é que seguir essa linha de pensamento pode ser prejudicial para você, viu? Sua rotina de sono pode acabar desregulada, você começa a procrastinar mais os seus afazeres, não consegue cumprir com os prazos estabelecidos, não aproveita o tempo livre que tem para fazer coisas que o distraem e o relaxam e deixa de acompanhar o ritmo do seu próprio time. Portanto, não caia nessa!

Reduza os ruídos e barulhos externos ao home office

Uma quarta sugestão para você conseguir ser produtivo enquanto faz o seu serviço dentro de casa é reduzir os ruídos e barulhos externos ao home office. Isso porque eles podem não só desconcentrar você durante as atividades e atrapalhar as suas videochamadas, mas também até mesmo tornar impossível a continuidade do trabalho se forem altos demais.

Ruídos constantes podem causar dores de cabeça e provocar níveis maiores de estresse e irritação — o que, sem dúvidas, não é nada bom para a sua saúde física e mental. Para isso, reúna sua família, deixe-os a par de como funcionará a sua rotina de trabalho e o principal: compartilhe com eles quais são as medidas que todos devem tomar para evitar problemas com ruídos e barulhos.

Veja algumas delas:

  • ao assistir televisão, tentar sempre deixar em um volume considerável, não muito alto;
  • quando for ouvir música, é interessante dar sempre preferência aos fones de ouvido em vez de às caixas de som;
  • não provocar ou brincar com os animais de estimação perto do seu escritório, pois eles podem ficar agitados e começar a latir, a miar ou a piar bastante.

Organize o seu dia de trabalho

Por fim, organize o seu dia de trabalho da mesma forma que você faria se estivesse em um dia comum na empresa. O motivo disso é simples: dentro de uma empresa, é normal que o profissional estabeleça uma lista de prioridades para não correr o risco de perder prazos e acumular tarefas.

Porém, ao trabalhar de casa, é comum não sentir e entrar nesse clima de bater metas, obedecer a cobranças e otimizar o tempo ao realizar suas funções. Na verdade, acontece justamente o oposto: nesse momento, tudo parece mais relaxado e sem urgência, não é? Assim, é importante que você tente se policiar para se manter engajado e animado com seu trabalho.

O ideal é investir em uma rotina diária de atividades divididas por nível de prioridade, uma agenda de reuniões virtuais e quadros para o acompanhamento de metas mensais e indicadores de desempenho pessoal. Isso vai ajudar bastante a manter o foco no trabalho.

Neste post você viu algumas dicas de home office que podem ajudar não só a se adaptar ao trabalho em casa, mas também a ser mais produtivo e não abrir mão do seu tempo livre com a família. Por isso, vale a pena segui-las!

Pode ser que, mesmo após o fim da pandemia, sua empresa não retorne às atividades como antes. O mercado vai mudar e algumas companhias podem adotar o trabalho remoto de forma definitiva para proteção dos funcionários — o que ainda ajuda a diminuir custos.

Gostou das sugestões que trouxemos? Então siga a gente nas redes sociais para mais dicas de como aproveitar melhor o tempo na quarentena e retomar com segurança os seus planos de viagem! Estamos no Instagram, no YouTube, no Twitter e no Facebook.