O envio de encomendas e a forma com que a empresa entrega seus produtos é um dos maiores pilares para o sucesso de uma loja.

Graças à globalização da internet, pessoas de diferentes partes do país, ou até mesmo de outros lugares do mundo, podem gostar e querer comprar o seu produto de forma online quando acessarem o seu site.

Por isso, a experiência de compra do consumidor ao adquirir uma mercadoria e recebê-la em casa deve ser um ponto bastante trabalhado dentro do seu negócio, já que pode representar um atrativo tanto para os novos compradores como também para os que já estão fidelizados.

E é exatamente por ter essa importância que o transporte de encomendas deve ser tratado com bastante cuidado, já que uma experiência negativa de entrega fora do prazo ou até mesmo a não entrega de um produto, pode prejudicar significativamente o seu negócio.

Por isso, preparamos este artigo com o intuito de orientá-lo para que você entenda como proceder para fazer um envio de encomenda de maneira segura, ágil e eficiente. Quer descobrir como melhorar o processo de entrega das suas mercadorias? Então, acompanhe a leitura!

Cuidar da embalagem do produto

Para todo e qualquer transporte de encomendas deve ser necessária uma atenção especial com a embalagem do produto e com a sinalização dele, para que a transportadora responsável pelo envio maneje e comporte seu produto da maneira correta. Por exemplo, se a mercadoria for inflamável ou frágil a ponto de quebrar durante o percurso, essa informação deve ser especificada de maneira clara e visível na frente da caixa ou sacola.

Ao embalar o seu produto de maneira correta você garante a integridade dele até que ele esteja nas mãos do seu cliente. Por isso, procure conhecer quais são os riscos que a sua mercadoria se expõe durante o transporte e elimine-os preparando uma embalagem de acordo com as necessidades do objeto.

Uma boa maneira de embalar os seus produtos para envio de encomenda, seja ela nacional ou internacional, é colocá-los, de preferência, em caixas. Dependendo da fragilidade da mercadoria, também pode ser útil envolvê-la em plástico bolha ou algum tipo de proteção extra antes de colocar a mercadoria dentro da caixa.

Outra questão importante para garantir a segurança da sua encomenda é o tamanho da embalagem. Acondicionar o objeto vendido em uma caixa maior do que o produto pode representar um risco de dano à mercadoria, já que, caso ela esteja solta dentro da embalagem, pode sacudir em excesso durante a entrega e chegar danificada ao seu destino.

Essa informação vale, principalmente, para o envio de pequenas encomendas expressas. Se elas não estiverem bem ajustadas no interior da embalagem, podem acabar estragando durante o transporte.

Preencher as informações de transporte corretamente

Ao fazer o transporte de encomendas é preciso especificar na embalagem todas as informações pertinentes a respeito do produto para que ele não corra risco de ser danificado de alguma forma.

Uma dessas informações que devem constar na caixa é a descrição sobre o lado correto para o qual a embalagem deve estar virada. Dessa forma, o produto não corre o risco de ser acomodado de forma indevida dentro do meio de transporte que vai fazer o envio.

Outra informação importante que deve estar presente na embalagem é a quantidade de volumes iguais que podem ser empilhados. Com o conhecimento dessa indicação, a transportadora vai saber exatamente a forma como empilhar o seu produto junto aos outros.

Por último, produtos frágeis e inflamáveis também devem ser indicados na caixa. Mercadorias com essas características podem sofrer danos e até mesmo serem inutilizadas caso sejam manuseadas de forma inadequada.

Escolher o frete ideal para o seu produto

Escolher a transportadora ideal para fazer o frete do seu produto e a principal etapa do processo de envio de encomendas. A qualidade e eficiência da empresa que entregará a sua mercadoria deve estar em primeiro lugar na sua escolha.

Isso porque, primeiramente, você deve buscar por companhias que garantam a integridade da sua encomenda durante o transporte. Além disso, você provavelmente vai querer que ela entregue o produto dentro do prazo estipulado.

Por isso, busque por transportadoras que respeitem as dimensões da embalagem na hora de empilhar as mercadorias e que realizem o transporte em veículos adequados e preparados para executar esse tipo de serviço.

Existem diversas empresas no ramo de transporte e, portanto, a sua escolha pode não ser tão simples como parece. Por isso, se você precisa de rapidez e agilidade na entrega, pode ser uma boa ideia optar pelas companhias que levem a sua encomenda por avião ao invés de algum meio de transporte terrestre.

Além disso, ao escolher a transportadora para levar os seus produtos até seus clientes, procure por aquelas que ofereçam, além de um serviço confiável e de qualidade, opções de rastreamento da mercadoria. O envio de encomendas internacional e nacional pode ficar exposto a riscos inerentes quando são feitos por empresas que não dispõem de rastreamento de carga.

Se você optar por uma transportadora sem esse dispositivo de segurança, sua mercadoria pode acabar ficando esquecida no interior de algum depósito, impedindo que você seja capaz de controlar a entrega e também não oferecerá a garantia de que sua encomenda foi entregue ao seu cliente.

Por outro lado, ao contratar o serviço de transporte que ofereça o rastreamento, além de garantir a segurança da sua encomenda, você ainda terá um diferencial competitivo no mercado, já que os seus clientes poderão acompanhar e rastrear os produtos comprados até chegarem nos seus devidos destinos, completamente intactos e sem nenhum tipo de dano.

Verifique as normas e exigências da transportadora escolhida

As empresas transportadoras de carga costumam estipular algumas regras para quem deseja enviar as suas encomendas.

No caso da Azul Cargo, por exemplo, não são aceitas cargas que apresentem quaisquer sinais de violação ou adulteração, ou que estejam em embalagens que não sigam as especificações estabelecidas pela companhia e pela legislação vigente.

Ademais, a companhia não aceitará, tanto para transporte em território nacional quanto para internacional, os seguintes itens:

  • cargas perigosas;
  • cargas de valor, tais como: objetos feitos de ouro, platina, prata, pedras preciosas e semipreciosas;
  • valores em espécie: dinheiro, cheques, vale-transportes, cartões de crédito e outros;
  • documentos para quaisquer modalidades de licitações;
  • no caso de transporte em território nacional, objetos sujeitos ao monopólio da União sobre os serviços postais e de telegramas (Correios).

Em caso de os objetos postados para envio serem considerados de alto valor, só serão aceitos para transporte mediante declaração de valor correspondente e com pagamento do respectivo seguro.

A apólice de seguro de carga que for contratada por você ou pelo próprio cliente que receberá a encomenda deve ser cadastrada no sistema de gestão de transporte de cargas da empresa e será de responsabilidade do proprietário da apólice comunicar, de imediato, qualquer alteração ocorrida na seguradora contratada.

Certifique-se de que tenha todos os documentos necessários para envio

Além de impedir o transporte de cargas que não sejam permitidas pelas normas da companhia e da legislação, a empresa também não fará o transporte de carga sem a presença de todos os documentos exigidos. Confira abaixo os papéis exigidos pela Azul Cargo para transportar as suas mercadorias no território nacional:

Minuta de Despacho ou AWB Azul

A Minuta de Despacho, ou AWB Azul, é o documento preenchido e assinado por você, o remetente da encomenda, com todas as informações a respeito da remessa que pretende enviar.

Notas Fiscais

As notas fiscais são indispensáveis para que você consiga fazer o envio de encomendas de produtos novos ou que representem qualquer tipo de transação comercial.

Portanto, se você vende produtos online, precisará emitir a nota fiscal para conseguir enviar o seu produto ao seu cliente.

A nota fiscal também é exigida para envios entre pessoas físicas que contenham equipamentos e itens de valor comercial.

Declaração de Conteúdo para Remessas entre Pessoas Físicas

Essa declaração somente é exigida para o envio de objetos entre pessoa física e sem destinação comercial. O valor do item da remessa deve ter o limite máximo de R$1.000,00 devido ao seguro.

Se esse é o seu caso, você deve fazer o download do formulário, imprimir em duas vias, preenchê-las, assiná-las e entregá-las juntamente a sua remessa à Azul Cargo.

Conhecimento aéreo nacional (AWB)

O AWB é o documento formal que funciona como comprovante do contrato de transporte aéreo firmado entre a transportadora e você. Esse documento é emitido pela Azul Cargo de acordo com as indicações que constam na Minuta de Despacho.

Para encomendas internacionais podem ser necessários outros documentos. Portanto, não se esqueça de checar com a transportadora quais serão os papéis exigidos antes de concluir o seu envio.

Especifique as informações do produto e do envio para o cliente

Definitivamente, enviar encomendas rapidamente por transportadoras é uma alternativa bastante atrativa para tanto para quem vende como também para quem compra.

Entretanto, nenhuma loja ou vendedor está 100% livre de um eventual atraso na entrega de sua mercadoria. Por isso, a melhor alternativa para evitar transtornos é ser transparente com aqueles que adquiriram o seu produto.

Especificar todas as informações acerca da encomenda, do envio e apostar na transparência com os seus clientes é o melhor caminho para contornar possíveis transtornos. Caso aconteça o atraso de alguma entrega, informe a ele a razão do atraso e mostre que você está interessado em ajudar a resolver o problema.

Portanto, é preciso ter discernimento suficiente para entender que imprevistos podem acontecer com todos e, por isso, é bom que você estipule sempre uma pequena margem de erro para a entrega. Encomendas que demandam mais cuidados na sua preparação do embalo, por exemplo, podem demorar mais tempo do que o usual.

Mesmo assim, vale frisar que a Azul Cargo fará os melhores esforços para fazer, nos prazos previstos, a entrega das cargas a ela confiadas. Afinal de contas, uma experiência positiva de compra vai deixar o seu cliente mais feliz e inclinado a fazer mais negócios com você em um futuro próximo, e essa máxima vale também para a relação da transportadora com o vendedor.

Conheça a Azul Cargo

A Azul Cargo é a unidade de cargas da companhia aérea brasileira Azul e deu inícios às operações de cargas em agosto de 2009, fazendo o transporte de cargas entre os aeroportos de Viracopos, Fortaleza, Recife e Salvador. Nos dias de hoje, a empresa soma mais de 140 lojas em todo o território nacional.

Ao longo do tempo, a Azul Cargo desenvolveu um modelo de negócios direcionado para as remessas de cargas e encomendas expressas e hoje oferece uma ampla cadeia de serviços, que atendem desde encomendas críticas até o tradicional serviço “porta a porta” de entregas expressas.

A empresa hoje atende a quase 100 aeroportos e entrega em mais de 3.000 municípios no Brasil, cobrindo toda essa extensão com um alto índice de pontualidade e regularidade. Os serviços da empresa também se estendem ao mercado internacional, acompanhando a expansão da malha aérea da própria Azul em países como Estados Unidos e Portugal.

A unidade de carga da companhia opera diariamente em centenas de voos nacionais e internacionais, além de disponibilizar aos seus usuários uma rede integrada, composta por transporte aéreo e rodoviário, contando com o auxílio de sistemas avançados e uma equipe de operação extremamente qualificada para atender e proporcionar a melhor experiência possível para os clientes dos seus serviços.

A Azul Cargo possibilita aos usuários a exploração de novos mercados e abre portas para que ele estabeleça relações fortes e duradouras com os seus clientes.

Portanto, lembre-se que o planejamento é fundamental e saber precisamente quais são as transportadoras que podem atender as suas demandas logísticas é crucial para o sucesso do seu negócio. Esse é um processo basicamente mecânico e tende a se simplificar ao longo do tempo, dado que você vai pegar os macetes para enviar suas encomendas de forma mais simples e segura.

Está precisando fazer o envio de encomenda? Então, não perca tempo! Acesse agora o site da Azul Cargo e confira a soluções que melhor atenda as suas necessidades.