Férias em família é muito mais divertido, afinal, são diferentes olhares sobre o mesmo destino, multiplicando as possibilidades de entretenimento e de explorar o local. A atividade também contribui para a tolerância e para o desenvolvimento emocional dos filhos, além de promover a integração familiar.

No entanto, viagens com pessoas de diferentes estilos e faixas etárias requerem um maior planejamento devido às particularidades de cada nicho e dos gostos pessoais de cada viajante. Sabemos que organizar viagem em família não é nada fácil. A escolha do destino, por exemplo, gera muitas discussões até que todos entrem em acordo.

Para simplificar a decisão do grupo, preparamos este texto com sugestões nacionais e internacionais para curtir as férias em família. Confira.

Onde passar férias em família no Brasil?

Nosso país é repleto de belezas naturais e atrativos diversos: maior biodiversidade do mundo com suas praias, rios, parques, montanhas, ilhas e florestas, estilo bucólico de suas cidades históricas, modernismo das capitais, riqueza cultural e diversidade gastronômica. E o melhor de tudo, o acolhedor povo brasileiro.

Ou seja, ao escolher o Brasil, você terá muitas opções de destinos para aproveitar em família, terá acesso a serviços com valores favoráveis e menos burocracias — comparado às viagens para o exterior. Portanto, confira as nossas sugestões abaixo!

Para os que buscam diversão e adrenalina

Que tal usar a energia dos pequenos para tornar a viagem mais emocionante? O Brasil conta com excelentes parque de diversões temáticos que fazem a alegria de visitantes de todas as idades. Veja.

1. Beto Carrero World

Que tal conhecer o maior parque temático da América Latina e um dos principais destinos do Brasil? O Beto Carrero World fica na cidade de Penha, em Santa Catarina, a 120 quilômetros de distância da capital Florianópolis. Conhecido como “Disney brasileira”, o lugar pode ser visitado durante o ano todo. 

Entre as atrações imperdíveis do parque, além dos brinquedos principais, estão os shows, o Zoo, o Monga e o Portal da Escuridão. Há opções para todas as idades — crianças até 3 anos não pagam —, as limitações de acesso aos brinquedos acontecem pela altura.

Para evitar filas na bilheteria, busque garantir o passaporte de todos com antecedência. Assim, você otimiza o tempo no parque e ainda garante uma boa economia no preço final. Com tempo, ainda é possível aproveitar a viagem para conhecer outras cidades próximas ao parque, como Blumenau, Balneário Camboriú e Florianópolis.

2. Beach Park

Já pensou em unir praia e parque de diversões? Então, pode preparar a roupa de banho e o protetor solar porque o seu destino é o Beach Park. Localizado em Aquiraz, a 30 quilômetros de distância de Fortaleza, no Ceará, o lugar é um verdadeiro paraíso! 

O Complexo tem três categorias de atrações: família, moderadas e radicais. A excelente infraestrutura do parque conta com espaços para relaxar, com saunas e cabanas, além das áreas de alimentação, ambulatório, armazenamento de objetos e acessibilidade.

Apesar de um parque ser muito convidativo, algumas mães ficam preocupadas com a responsabilidade de viajar com bebê, viajar com criança pequena e com menor desacompanhado. No entanto, essa preocupação também é acolhida pelo parque, que oferece uma estrutura especial para os pequenos. O Acqua Circo, por exemplo, mistura água e cores em um ambiente lúdico, já a Correnteza Encantada é ótima para toda a família.

Ou seja, prepare-se para aproveitar o dia inteiro com o grupo nas mais de 16 atrações de brinquedos e na bela Praia do Porto das Dunas. Se preferir, pode tornar a viagem ainda mais confortável ao hospedar-se em um dos hotéis da rede que cercam o Beach Park. Será um passeio único e inesquecível!

Para os que preferem a calma e o descanso das praias

Se você busca descanso e belas paisagens, tranquilidade e um clima agradável, conheça as paradisíacas praias do Nordeste. Com água quentinha e transparente, extensa faixa de areia branquinha, formações rochosas e a deliciosa gastronomia local, é impossível não se apaixonar. Veja dois destinos imperdíveis!

3. Maragogi

A encantadora praia de Maragogi fica no litoral norte de Alagoas, em uma região conhecida como Costa dos Corais. A cor da água do mar e das suas piscinas naturais é tão brilhante que muitos chamam o local de “Caribe brasileiro”. E não é para menos, basta olhar as imagens do local para babar com tanta beleza!

O tradicional passeio de catamarã pelos Galés de Maragogi reserva muitas surpresas: a extensa área verde e seus coqueirais, a cor do mar — uma verdadeira piscina natural —, a rica vida marinha e o calor aconchegante do Nordeste. Depois que começar o passeio, você não vai querer voltar! A viagem à Maragogi também proporciona outros entretenimentos para a família:

  • conferir o artesanato exposto na orla durante a noite;
  • passeio de buggy pelas praias alagoanas e pernambucanas;
  • conhecer o trabalho da Associação Peixe-boi;
  • tirar fotos no lindo coqueiral da Praia do Patacho;
  • desfrutar das praias quase desertas de Japaratinga e São Miguel dos Milagres.

4. Jericoacoara

Eis um destino queridinho tanto dos brasileiros quanto dos estrangeiros. A mistura de natureza exuberante com visual exótico fez o lugar conhecido no mundo todo. Antes com difícil acesso, hoje já conta com aeroporto e vias bem estruturadas. No entanto, ainda há um clima bucólico que funciona como um rito de passagem para o paraíso: as ruas de areia e a escassez de iluminação pública tornam o lugar ainda mais especial.

Jeri, como é carinhosamente chamada pelos moradores, é uma pequena vila pertencente ao município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. Fica cerca de 300 quilômetros da capital Fortaleza e recebe turistas durante o ano inteiro, das mais variadas idades. Para quem gosta de esportes náuticos e boa culinária, é o lugar certo.

Os pontos turísticos mais conhecidos são a Árvore da Preguiça, com a sua copa deitada sobre a areia, a Pedra Furada — formação rochosa cujo arco é um verdadeiro cartão-postal —, a Duna do Pôr do sol, de onde é possível ver o sol se pondo no mar, e as Lagoas Azul e Paraíso. Dependendo do volume de água das chuvas, também é possível conhecer a Lagoa do Amâncio.

Portanto, além da calmaria que o destino oferece, a família também terá muitas belezas e aventuras nos passeios oferecidos pelo destino e adjacências. O Guriú, a Tatajuba, a Barrinha e o Buraco Azul são ótimos exemplos. E prepare as fotos, pois as paisagens são de encher os olhos!

Qual destino combina mais com você?Powered by Rock Convert

Para os que preferem cidades com história brasileira

Quer oferecer uma experiência mais cultural? Então, escolha uma das cidades históricas brasileiras. Elas reúnem igrejas centenárias, estradas da época da colonização, gastronomia herdada dos antepassados com o toque atual, danças típicas e eventos temáticos. Não vai faltar programação!

5. Gramado

A apenas 100 quilômetros de distância da capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Gramado é uma cidade com vocação para o turismo. São tantos atrativos que fica até difícil escolher o roteiro. O MiniMundo e Mundo Encantado, por exemplo, reúnem tradições, culturas e construções do Brasil e da Europa.

Quem curte a indústria automobilística vai adorar o Hollywood Dream Cars, uma coleção de automóveis dos anos 1960. A visita durante o inverno é um atrativo a mais, pois o clima agradável é um convite para saborear os vinhos e chocolates produzidos na região. No final do ano, a Aldeia do Papai Noel é a grande atração.

Veja outros passeios populares:

  • vinícola Ravanello;
  • museu medieval;
  • mundo encantado;
  • parque gaúcho;
  • igreja do relógio;
  • matriz de São Pedro;
  • Dreamland Museu de Cera;
  • templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling.

6. Tiradentes

As cidades históricas de Minas Gerais também merecem atenção. O colorido dos casarões coloniais, a riqueza das igrejas repletas de ouro e a história de suas minas fazem do destino um dos mais charmosos do país. A história e arquitetura preservada aos pés da Serra de São José, misturadas com o clima bucólico e a excelente gastronomia da cidade são os seus principais atrativos turísticos.

A região faz parte da Estrada Real e do ciclo do ouro, fatos importantes para a história do país. O mais interessante é que o mergulho histórico é feito praticamente na prática, ao conhecer suas igrejas e museus. É uma forma criativa de entreter a família e desfrutar de espaços riquíssimos culturalmente. 

Os passeios pelo centro histórico podem ser feitos a pé, de charrete ou jardineira. Além disso, o destino também oferece um passeio de trem Maria Fumaça, percursos de ecoturismo e artísticos, com a venda de móveis rústicos, obras de arte e artesanatos.

7. Manaus

A Amazônia brasileira também merece destaque devido a sua rica biodiversidade e cultura. Manaus, capital do Amazonas, reúne atrativos urbanos e ecoturísticos. Os passeios de barco, de canoa, pelos rios, igapós e igarapés, oferecem uma experiência única, além da saborosa culinária local e do artesanato.

As comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas mantêm tradições de milhares de anos dos seus antepassados e conectam-se com os costumes atuais proporcionando um rico intercâmbio cultural. Crianças, jovens e adultos se encantam com o local, um verdadeiro baú de história e aventuras.

E quais os destinos internacionais para ir com a família?

Se a ideia é sair do país, as opções se multiplicam. Cada continente tem uma história a contar, atrativos típicos e diferentes culturas. Visitar outro país, praticar outro idioma e ter contato com outros costumes é uma experiência transformadora. Certamente, todos os seus familiares vão adorar a ideia!

Para conhecer a neve

Normalmente, as viagens para o exterior envolvem algum passeio que não existe no Brasil, como ver a neve. De tanto aparecer em filmes e séries, o fenômeno raro no nosso país, é abundante em outras regiões. E nem precisa ir muito longe para encontrar a neve. Veja algumas sugestões.

8. Bariloche

O Norte da Patagônia Argentina é um paraíso para quem gosta da neve. Além da prática de cavalgada, patinação no gelo, caiaque esqui e snowboard, em Bariloche a família também pode aproveitar as atrações urbanas, com suas igrejas, museus, restaurantes, cassinos e baladas. Um destino completo!

Na passagem pela capital Buenos Aires, confira as atrações voltadas para o público infantil e ambientes familiares, como os Bosques de Palermo, o Planetário Galileo Galilei, o Museo de los Niños e o Buenos Aires Polo Circo.

9. Santiago

O Chile possui a maior estação de esqui do Hemisfério Sul: são 44 pistas distribuídas pelo Valle Nevado, em Santiago. Vale a pena encarar o desafio e aventurar-se em aulas de esqui. E mesmo que alguém não goste de esportes radicais, vai se emocionar ao ver a neve pela primeira vez. A melhor época para conhecer o destino é durante o mês de julho. 

Para encantar a todos

Existem destinos que são verdadeiros coringas, independentemente da idade, da época do ano ou até do gosto pessoal, eles agradam a todos. São lugares encantadores, com milhares de atrações e possibilidades de passeios turísticos. 

10. Orlando

Conhecer os parques da Disney é o sonho de adultos e crianças. Em Orlando, os desfiles dos personagens interagindo com o público, a estrutura dos brinquedos, as luzes que transformam a noite em um conto de fadas são alguns motivos que fazem dessa cidade na Flórida o destino mais visitado dos Estados Unidos. Entre os passeios imperdíveis estão:

  • Sea World;
  • Magic Kingdom;
  • Universal Orlando Resort;
  • Disney’s Animal Kingdom;
  • Disney’s Hollywood Studios.

Para conhecer mais sobre a história mundial

Para proporcionar um mergulho pela história do mundo, visitar o velho continente é uma excelente ideia. Grécia e Roma são conhecidos como berços da humanidade e merecem a visita de todos. A proximidade entre os demais países é uma grande vantagem.

Para mostrar uma história lúdica sugira a Casa do Papai Noel, na Finlândia, e aproveite para ver a Aurora Boreal. Na América do Sul, o Peru é um destino muito especial, que reserva diferentes experiências para todos os públicos.

Como você viu, não faltam opções para curtir férias em família. Para garantir a segurança e tranquilidade de todos, considere hospedar-se em um resort, pois ele conta com uma estrutura que atende bem a todos. E não esqueça de realizar o checklist de viagem. Confira documentos, bagagem, alimentação e minifarmácia com medicamentos básicos e produtos como protetor solar e repelente. Em família, a diversão é garantida! 

mala das crianças pequenas

Gostou das sugestões? Então prepare-se para a viagem e conheça as diferentes formas de comprar passagem aérea!