Há diferentes motivos que justificam a escolha do destino, o que quer dizer que há vários tipos de turismo. Alguns perfis de viajantes acabam optando por conhecer rincões do Brasil repletos de belezas naturais; outros querem visitar espaços poucos explorados; ainda há aqueles que fazem sua escolha considerando a gastronomia de certa região. Também, há pessoas que selecionam lugares sagrados no Brasil para fazer uma peregrinação, por exemplo.

O turismo religioso vem crescendo a cada ano. De acordo com dados do Ministério do Turismo, aproximadamente 17,7 milhões de pessoas motivadas pela fé passaram por locais com grandes atrações turísticas que são totalmente voltadas para o segmento.

A fé leva muitos a se deslocarem, periodicamente, em busca de elevação e de espiritualidade. Aqui no Brasil, por ser um país reconhecido pela sua vocação religiosa, as peregrinações, romarias e festas são tradição. 

Se você é um que deseja peregrinar por lugares famosos, acompanhe o texto para conhecer os principais destinos dos turistas da fé! Boa leitura!

O que é a peregrinação?

Se você quer viajar para viver uma experiência bastante diferente, ter um contato bem mais amplo com seu eu interior e explorar a sua fé, saber o que é peregrinação é essencial. 

Praticada em quase todas as religiões e culturas do mundo desde os tempos mais remotos, ela é o ato de fazer uma jornada em grupo ou individual até um destino que é considerado sagrado — seja ele um templo, uma cidade ou mesmo um trajeto.

Mas é importante ter em mente que peregrinar não é somente caminhar até um determinado local. Pelo contrário, é fazer essa missão com a intenção em algo maior e que o inspire. É simplesmente buscar encontrar seus valores e sua essência, buscar o sentido da existência e, claro, evoluir espiritualmente. 

No lugar para o qual você vai, pode ter acontecido, do ponto de vista histórico e/ou religioso, um milagre, a passagem de um ser superior, uma manifestação sobrenatural ou um acontecimento relevante de acordo com a sua crença.

Por que fazer peregrinação?

Bom, a peregrinação é um sinal de penitência. Além disso, é uma forma de libertação de maus pensamentos. Nesse ato, as pessoas trilham um caminho iluminado por Deus, conhecem mais sobre lugares santos e a fé e deixam que esse trajeto, que já é bastante especial para as tradições, passe a ser pessoalmente importante.

Enfim, peregrinar é, sobretudo, marcar sua própria história com a espiritualidade que sempre transborda dos locais santos, tendo a oportunidade de descobrir grandes tesouros e permitir-se surpreender pelo que Deus pode fazer dentro de cada um. Muitas pessoas realizam a peregrinação a fim de buscar o próprio sentido de sua existência, como se a viagem fosse, na verdade, interior.

Quais são os principais lugares sagrados no Brasil?

Confira, a seguir, os 7 principais locais sagrados no Brasil para fazer peregrinação!

1. Basílica de Nossa Senhora de Aparecida (SP)

Chegar à Basílica de Nossa Senhora de Aparecida exige muita fé, determinação, firmeza e sobriedade. E esse santuário vale cada esforço. Afinal, não é à toa que é o segundo maior templo católico de todo o mundo. 

Lá, você vai conhecer a imagem original da padroeira do Brasil. Vale lembrar que, atualmente, o lugar recebe milhões de fiéis, e, no dia 12 de outubro (feriado que homenageia a padroeira), são esperadas milhares de pessoas novamente.

A infraestrutura da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida conta com lojas, museu, mirantes e diversos espaços para contemplação. Quanto às principais atrações do local, podemos citar Basílica nova, Capela do Santíssimo, Nicho da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Capela de São José, Campanário e Museu de Cera.

Agora que você sabe o que vai encontrar nesse lugar tão místico e especial, precisa saber como chegar até ele. O santuário está a 189 quilômetros da capital de São Paulo. 

Primeiro, você pode pegar um voo para São Paulo (aeroportos de Guarulhos, Congonhas ou Campinas — Viracopos, por exemplo). Então, para chegar até Aparecida, há diferentes formas: ônibus (por exemplo, a empresa Pássaro Marron oferece ônibus do Aeroporto de Guarulhos para a Basílica); aluguel de carro ou transfer.

2. Basílica Santuário de Nazaré (PA)

Todos já devem ter escutado falar no famoso Círio de Nazaré. Afinal de contas, esse é um dos eventos religiosos mais concorridos do Brasil. São mais de 200 anos de tradição em uma das mais bonitas e maiores procissões da Igreja Católica no país, que acontece todos os anos em Belém do Pará. E é isso mesmo que você leu: há mais de dois séculos. 

São aproximadamente dois milhões de romeiros que andam pelas ruas da cidade fazendo homenagens durante o Círio à Nossa Senhora de Nazaré. A procissão acontece sempre no segundo domingo de outubro e sai da Catedral de Belém, indo até a Praça Santuário de Nazaré. 

Ao chegar, a imagem de Nossa Senhora é totalmente exposta durante 15 dias aos fiéis, e depois retorna ao seu lugar de origem. Estamos falando de uma caminhada de cerca de três quilômetros de emocionantes e puras demonstrações de fé. Atualmente, o Santuário de Nazaré é um dos principais patrimônios históricos do município de Belém do Pará.

A Basílica é linda por dentro, são cinco naves cheias de belos vitrais franceses e com todas as paredes de cima em mosaicos italianos. Vale destacar que as imagens da via-crúcis representam as contas de um grande terço. 

Bom, para chegar até lá, você pode ir até o Aeroporto Internacional de Belém (Júlio Cezar Ribeiro) e, depois, pegar um ônibus (linhas 546, 635, 665, 758, 861, 902 ou 912).

3. Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro (SC)

Nova Trento, em Santa Catarina, tem o Santuário de Madre Paulina e o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro. Este último é muito belo e, sem dúvidas, merece uma visita. 

A aproximadamente 11 km de Madre Paulina, no alto do famoso Morro da Cruz, é um local que, além da importância religiosa, apresenta uma impressionante vista panorâmica da região.

Para chegar até lá, você terá que subir o morro, de 530 metros de altitude. O trajeto é asfaltado até a porta do santuário, mas também é bastante íngreme, exigindo muito dos veículos tanto na subida quanto na descida.

Além do turismo religioso e de um museu com uma grande história sobre a cultura italiana e a imigração em Santa Catarina, no local, você pode encontrar grutas, uma trilha para praticantes de downhill e um ambiente para apreciar e relaxar. O Morro da Cruz é o lugar perfeito para as pessoas que desejam sair do roteiro de destinos mais conhecidos das praias de Santa Catarina.

Qual destino combina mais com você?Powered by Rock Convert

Os aeroportos mais próximos de Nova Trento são o Aeroporto Internacional Hercílio Luz — Florianópolis, que fica a 80 km, e o Aeroporto Internacional Victor Konder — Navegantes, a 75 km. Se você for chegar de avião por um desses aeroportos, o melhor modo de conhecer o Santuário e também toda a região é alugando um veículo.

A rodovia que você vai pegar é a SC-411. Se precisar de ônibus, saiba que a principal empresa que tem linha para a cidade é a Reunidas, por meio de Florianópolis, Blumenau, Tijucas e Brusque, entre outras cidades menores.

4. Santuário de Madre Paulina (SC)

Fica em uma colina e foi construído em homenagem à Madre Paulina, que é conhecida como a primeira santa brasileira. Ele fica junto de todo o complexo religioso localizado no bairro Vígolo/Nova Trento e se tornou o segundo maior destino religioso do país, ficando atrás apenas do Santuário de Aparecida (SP). 

Imponente, é acessado por uma grande escadaria, de 113 degraus, ou, ainda, pela linda passarela de 170 metros entre muitas árvores. Além da grande construção principal, o complexo dispõe de muitos outros espaços: um riacho e um parque ecológico com mata nativa e belas trilhas.

O Santuário fica aberto durante todo o ano, sempre disponível para visitação entre as 7h e as 18h. Por lá, as missas acontecem todos os dias e em vários horários. O Santuário fica localizado a 5 km do Centro de Nova Trento, com acesso bastante sinalizado.

Vale destacar que, nesse trecho, há diversos restaurantes e vinícolas que oferecem degustação de sucos de uva, vinhos, queijos e muitos produtos coloniais. Como você já viu no tópico anterior, os aeroportos mais próximos de Nova Trento são os de Florianópolis e Navegantes.

5. Santuário Basílica do Divino Pai Eterno (GO)

No primeiro domingo de julho, esse santuário atrai um número cada vez maior de romeiros e turistas, que peregrinam à cidade de Trindade para manifestar toda a sua devoção ao Pai Eterno. 

Desde o ano de 1840, quando um casal encontrou, às margens do Córrego do Barro Preto, um medalhão de barro em que a Santíssima Trindade estava coroando a Virgem Maria, a romaria tem se garantido como uma das maiores festas religiosas do Brasil. 

O grande festejo ocorre entre 26 de junho e 5 de julho de todos os anos. Durante esses dias, várias novenas, missas, confissões e batizados são celebrados. A Basílica é apresentada sempre unida ao conceito de casa, a famosa “Casa do Senhor”, local de reunião dos fiéis. Dessa forma, acaba fazendo referência ao “Reino dos Céus” ou ao “Palácio Real do Céu”.

O Santuário do Divino Pai Eterno fica situado em Trindade, município ligado à capital Goiânia pela tão conhecida Rodovia dos Romeiros (GO-060). A cidade sempre recebe excursões de devotos, que chegam de várias regiões do Brasil.

Para aqueles que preferem ir de avião, é importante saber que Trindade não tem aeroporto — o mais próximo é o de Goiânia (Santa Genoveva). Vale destacar que há ônibus que levam da capital até a cidade de Trindade, além de Uber. Claro, você também pode alugar um veículo.

6. Procissão de Nosso Senhor do Bonfim (BA)

A Procissão de Nosso Senhor do Bonfim é considerada a mais relevante e conhecida das comemorações de largo de Salvador. O cortejo ocorre na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis (que acontece em 6 de janeiro).

Fogos de artifícios que anunciam o início da procissão, e os festejos religiosos — as famosas novenas — encerram no domingo depois da lavagem das escadarias. 

É importante destacar que o cortejo tem a presença de fiéis e de baianas, que caminham desde a famosa Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até chegar ao adro do Bonfim.

A Igreja Basílica do Senhor Bom Jesus do Bonfim, também conhecida como Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, é um dos principais cartões-postais da cidade e um dos grandes símbolos da religiosidade baiana. A construção do santuário de peregrinação começou no ano de 1740 com a vinda de Theodósio de Faria, o Capitão de Mar e Guerra, para a Bahia.

Então, na quinta-feira, a tradicional Lavagem do Bonfim reúne candomblecistas e devotos católicos para celebrar o Nosso Senhor do Bonfim, grande Oxalá para o povo de santo, durante uma caminhada tradicional. Geralmente, ela sai às 8h da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no Bairro do Comércio, indo até a Colina Sagrada, situada no Bonfim.

Todos os anos, são esperados dois milhões de pessoas para a lavagem. São oito quilômetros de cortejo, e, neles, a imagem de Nosso Senhor do Bonfim sempre é levada em meio aos fiéis. Se você tem interesse em conhecer essa procissão e esse lugar tão famoso, vá no início de janeiro. Afinal, a festa ocorre na segunda ou terceira quinta-feira do mês.

Você pode comprar uma passagem e pegar um voo para o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA), por exemplo, depois ir até Senhor do Bonfim de carro ou de ônibus. Quando estiver na cidade, pode pegar metrô (linha 2) até a igreja ou ônibus (1005 — Itapuã/Lapa, 1637 — Mirante de Periperi/Boca do Rio/Rodoviária, 1034 — Parque São Cristóvão/Barroquinha).

7. Capela do Perpétuo Socorro (CE)

Essa é uma capela que foi construída entre os anos 1908 e 1909 e está localizada no Centro de Juazeiro do Norte, no começo da Rua Santa Luzia. 

A Capela do Socorro, como é conhecida, teve os restos mortais do famoso Padre Cícero sepultados em seu altar-mor, no dia 21 de julho do ano de 1934. É exatamente por esse motivo que se tornou um dos lugares mais sagrados e de grande visitação em Juazeiro do Norte, sobretudo durante a Romaria de Finados.

É o único templo da cidade que ostenta as imagens em vitrais da Beata Maria de Araújo e do Padre Cícero. Além disso, essa capela consegue reunir a maior quantidade de peregrinos no município, sendo uma construção iniciada e concluída pelo próprio Padre Cícero e que tem, hoje, o túmulo desse ser tão milagroso.

Para chegar até a Capela do Perpétuo Socorro, você pode ir de avião até o Aeroporto de Juazeiro do Norte, conhecido como Orlando Bezerra de Menezes (JDO), e, depois, pegar um ônibus (27301 — Missão Velha/Juazeiro do Norte/Via Barbalha ou 27402 — Crato/Juazeiro do Norte/Via Urca) ou metrô (Cariri). Se preferir, pode alugar um carro ou pegar um táxi ou Uber, por exemplo.

Está decidido a fazer uma peregrinação? Então, antes de qualquer coisa, é importante que avalie se vai completar a jornada sozinho ou se vai fazer parte de um grupo. Assim que decidir, é hora de planejar o destino.

Saiba que a escolha do local é muito relevante pelo significado que ele representa para você. Afinal de contas, é fundamental que ele funcione como fonte de fé e um grande motivador. Agora que você já sabe o que é peregrinação e conhece os principais lugares sagrados do Brasil, aproveite para embarcar nessa viagem de autodescoberta!

Gostou do texto e já está decidindo em qual lugar peregrinar? Então, pesquise e garanta uma passagem para o seu destino preferido agora mesmo!