Na hora de planejar uma viagem é importante ficar atento a uma série de decisões que devem ser tomadas durante todo o processo. Você precisa escolher um destino, meio de transporte e lugar para se hospedar. Também precisa programar gastos e planejar o roteiro perfeito para aproveitar ao máximo essa experiência.

Porém, quando você escolhe viajar de avião, adicione mais um item a essa lista: a escolha do lugar no avião. Isso é importante principalmente quando se fala em viagens internacionais, que costumam ser mais longas — isso faz com que o conforto seja essencial para que você chegue ao seu destino relaxado e pronto para se aventurar.

Por isso, neste texto, você vai descobrir quais são os melhores lugares no avião e entender como escolhê-los. Acompanhe a leitura para conferir.

Os diferentes lugares dentro de um avião

Se essa é a sua primeira viagem de avião pode ser uma surpresa descobrir que, dentro da mesma aeronave, há diversos tipos de assentos diferentes. Portanto, é essencial que você entenda quais são esses assentos de forma a escolher o melhor para você e garantir o conforto durante a viagem.

A maioria dos assentos de uma aeronave são do tipo convencional. Neles, a distância entre as poltronas é de 79 ou 76 centímetros. Em vôos nacionais, eles estão localizados em duas fileiras de 3 poltronas, com um corredor entre elas.

Porém, os assentos localizados na frente do avião e na saída de emergência dispõem de espaços maiores entre eles, podendo chegar a quase 90 centímetros. Isso garante muito mais conforto nas suas viagens, uma vez que há mais espaço para as pernas, evitando que você tenha que limitar os seus movimentos.

Vale lembrar que, na maioria dos casos, as companhias aéreas cobram um valor adicional por esses espaços — e isso pode valer a pena, principalmente em viagens longas, como as internacionais.

Além disso, também é necessário decidir entre o corredor ou a janela do avião. Caso você vá conhecer algum lugar no Brasil, provavelmente vai se deparar com 3 poltronas uma do lado da outra. A poltrona do meio é, para a maioria das pessoas, a mais desconfortável. Porém, entre a janela e o corredor, há uma questão de preferência pessoal.

Caso você escolha a janela, pode aproveitar para ver a vista durante a viagem. Além disso, é você que tem o controle da persiana da fileira na qual está sentado, podendo abrir e fechar quando preferir. Por outro lado, se quiser ir ao banheiro, terá que pedir licença para os outros dois passageiros que estão ao seu lado.

Dessa forma, quem quer ter maior liberdade para se locomover pode escolher as poltronas do corredor. Isso também vale para quem não se importa ou, até mesmo, fica incomodado com a vista de fora do avião.

A escolha dos melhores lugares no avião

Agora que você já sabe quais são os tipos de assento em um avião e quais as principais características de cada um deles, é hora de entender como escolher o melhor lugar para você. Veja as nossas sugestões para tomar essa decisão.

Qual destino combina mais com você?Powered by Rock Convert

Pense nas suas prioridades

Em primeiro lugar, pense no que você valoriza em relação ao conforto. Para isso, é preciso responder algumas perguntas, como:

  • se prefere ver a paisagem ou isso não faz diferença;
  • se quer ter liberdade para levantar durante o voo;
  • e se quer ter mais espaço para pernas e bagagem.

Essas são algumas perguntas norteadoras que podem ajudar você a encontrar o melhor lugar no avião, que atenda às suas necessidades e desejos.

Leve as horas de voo em consideração

Pode ser que ter liberdade para se levantar não faça diferença em viagens nacionais, de poucas horas de duração. Porém, quando você pensa em um voo um pouco mais distante, como os que ligam a região sul ao sudeste ou ao nordeste, essa liberdade pode fazer diferença.

Dessa forma, leve o tempo de voo em consideração na hora de tomar uma decisão sobre o melhor lugar.

Pense no horário da viagem

Por fim, também vale lembrar que existem muitos voos noturnos, nos quais você passa a noite dentro do avião e chega ao seu destino nas primeiras horas da manhã. Nesse caso, a maioria das pessoas aproveita o tempo para dormir, o que não acontece com tanta frequência em viagens no meio da tarde.

Dessa forma, considere o horário para prever o que você fará durante o voo para se distrair: dormir ou realizar outra atividade, como ler ou ouvir músicas. A partir disso, escolha um assento que ofereça maior conforto para essa atividade que será realizada.

A importância de comprar a passagem com antecedência

Vale lembrar que, para ter a liberdade de escolher o melhor assento dentro do avião, é importante que você compre a sua passagem com antecedência. Afinal, os melhores assentos são os primeiros a serem escolhidos e, quando você deixa para comprar o bilhete de avião em cima da hora, corre o risco de não encontrar o assento desejado.

Porém, ainda há outros benefícios em programar a viagem e comprar a passagem com antecedência. Isso porque esse processo permite que você também encontre tarifas mais baratas, que caibam no seu bolso, melhorando o planejamento financeiro como um todo.

Além disso, ao programar a viagem, você também é capaz de escolher melhores horários para voar. Vale lembrar que voos mais longos podem ser feitos durante a noite, o que permite que o tempo passe mais rápido. Além disso, o ideal é evitar horários de pico, tanto na cidade de origem quanto na de destino.

Como você pode perceber, escolher os melhores lugares no avião pode ser extremamente importante para garantir que você já comece a sua viagem com o pé direito. Afinal, é importante garantir o seu conforto, assim como o de sua família, durante o voo. Portanto, pense nas suas prioridades e compre as passagens com antecedência para garantir o melhor lugar na aeronave!

Aproveite para já garantir a sua passagem para a próxima viagem agora mesmo! Acesse o nosso site e conheça as opções da Azul!