Navegantes é uma cidade privilegiada pela natureza. Ė cercada pelo Rio Itajaí-Açu e ostenta um dos balneários mais bonitos de Santa Catarina, banhado pelo Oceano Atlântico.

Além dos 12 quilômetros de extensão de orla marítima, a cidade tem dunas cobertas por vegetação e vários atrativos urbanos. O povo hospitaleiro e os inúmeros pontos turísticos conquistam qualquer perfil de visitante.

Continue a leitura e confira lugares incríveis que vão convencê-lo a adquirir uma passagem para Navegantes o quanto antes.

História da cidade

A cidade de Navegantes foi colonizada por 40 famílias açorianas e conquistou a sua emancipação de Itajaí em 1962. Originalmente, o nome oficial era Nossa Senhora dos Navegantes, mas o município passou a se chamar Navegantes.

Os costumes e tradições ligados à pesca são preservados: a cidade é o terceiro maior centro pesqueiro e de beneficiamento da América Latina. Outro destaque está relacionado com a construção naval: Navegantes é o primeiro pólo de do país.

Religiosidade

A cidade não leva um nome religioso à toa. A fé é uma das principais características do povo navegantino. A festa e peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes atraem milhares de fiéis no dia 2 de fevereiro. O fluxo fica mais intenso entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro, quando acontece a procissão fluvial. O evento é realizado desde 1896 e homenageia a santa padroeira protetora dos pescadores.

Turismo

Com o passar dos seus 56 anos de história, a cidade desenvolveu-se bastante e hoje apresenta uma ótima infraestrutura para os seus moradores (72 mil habitantes) e turistas. Trata-se de um dos destinos turísticos mais procurados do litoral do sul do país. As belezas naturais, festas tradicionais e pontos turísticos atraem visitantes de todo o mundo.

Localização

Navegantes faz parte do litoral catarinense, ocupando a mesorregião do Vale do Itajaí, e está a 112 quilômetros do norte da capital Florianópolis. A cidade é cercada pelo mar e pela Mata Atlântica, garantindo uma paisagem inesquecível para os seus visitantes. Com essa beleza de recepção, é difícil não se apaixonar e não voltar para a cidade.

Existem diversas formas de chegar ao destino, veja algumas delas:

  • via terrestre: Rodovia Ivo Silveira e ao oeste pelas rodovias BR-101 e BR-470;
  • via fluvial: percurso  pelo Rio Itajaí-Açu; o desembarque acontece nos terminais portuários e terminal de ferry boat;
  • via aérea: a passagem deve ser emitida com destino ao Aeroporto Internacional de Navegantes Ministro Vitor Konder — o segundo mais importante do estado.

Viagem de avião

Essa é a forma mais confortável de chegar a Navegantes. Isso sem contar a vista deslumbrante no pouso. Há voos diários saindo das principais capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O aeroporto está localizado na Praça Marechal do Ar Eduardo Gomes.

Clima

O clima é subtropical mesotérmico úmido. A temperatura oscila entre 14ºC e 29ºC, raramente é inferior a 10º C ou é superior a 32º C. Ao longo do ano, o céu fica parcialmente encoberto, com precipitação. Durante o verão, o clima fica morno e opressivo, já no inverno fica mais ameno.

Portanto, vale a pena colocar trajes de banho e um casaco na mala. Dependendo da época do ano, você pode precisar de um item específico ou até dos dois.

O período chuvoso ocorre entre 26 de janeiro (174 milímetros) e 18 de abril (84 milímetros). Se quiser evitar essa época, programe a viagem para um dos seguintes períodos:

  • do início de abril ao fim de junho;
  • do fim de julho ao fim de novembro.

Praias

Os 12 quilômetros de extensão do litoral conta com dunas de areia clara cobertas por vegetação nativa preservada. A larga faixa de areia é muito utilizada para a prática de esportes, como o futebol e o vôlei de praia. O calçadão com deck é ideal para uma caminhada ou pedalada na ciclovia, aproveitando a paisagem diurna ou a iluminação noturna. São 4 praias do norte ao sul: Gravatá, Meia Praia, Centro e Praia do Pontal.

Praia de Gravatá

Essa praia fica no norte de Navegantes, na ilha de Gravatá, na divisa com a cidade da Penha — onde fica o famoso parque Beto Carrero World. O que divide as duas cidades é um riacho cuja foz fica em um costão de pedras: local bastante procurado pelos praticantes de esportes náuticos, como o surfe.

No verão, a praia é mais frequentada devido ao agito noturno de bares, restaurantes e casas de shows. Outro ponto imperdível é a Pedra da Miraguaia: um famoso e bonito ponto de pesca.

Meia Praia

Com ampla faixa de areia, essa praia é muito utilizada para caminhada, vôlei e futebol. O banho de mar é bastante agradável devido às ondas regulares e tranquilas. No período de alta temporada, o fluxo de turistas é maior. Portanto, chegue cedo para escolher uma boa localização.

Praia do Centro

Essa é a praia mais procurada pelos veranistas e constantemente recebe eventos turísticos. Também tem um visual bonito e é um ótimo passeio para o início da manhã ou final da tarde.

Praia do Pontal

Na região sul de Navegantes está a Praia do Pontal: point de surfistas e praticantes de bodyboard. O mar oferece ótimas condições para esses esportes. É onde está localizado o Molhe Norte, um dos mais lindos cartões postais da cidade. Construídos na década de 30, o Molhe permite que o canal do rio tenha a largura e a profundidade ideal para a passagem das embarcações até as áreas aeroportuárias.

De lá, é possível ter uma visão panorâmica da Praia do Pontal de um lado e de Itajaí, do outro. O acesso é feito a pé, de carro ou de bicicleta. O local é frequentado por turistas e moradores tanto de dia quanto à tarde, para apreciar o belo pôr do sol no encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar.

Principais atrações

As praias são as principais atrações da cidade, mas ao garantir a sua passagem para Navegantes você terá muito o que explorar. Confira os principais eventos e pontos turísticos.

Gastronomia

Como a culinária herdou a cultura açoriana, a maioria dos pratos é feita à base de peixes e frutos do mar. Porém, quem gosta de uma diversidade maior não terá dificuldade, pois há diversos restaurantes, churrascarias e pizzarias com cardápios variados.

Festas

  • Navegafolia e Navegay – Carnaval
  • Festa do Pescador

Outros pontos turísticos

  • Passeio de ferry boat
  • Morro da Pedra (voo de asa delta ou parapente)
  • Parque Natural Municipal de Navegantes
  • Píer turístico e Prefeitura
  • Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes
  • Memorial Nossa Senhora dos Navegantes
  • Praça Nino Orlando Ferreira
  • Gruta Nossa Senhora de Guadalupe
  • Avenida Beira-Mar

Prepare as malas

Com tantos atrativos, já dá vontade de reservar uma passagem para Navegantes! E essa é uma ótima escolha, seja para viajar sozinho, em casal, em família ou com amigos. Escolha o período em que o clima seja mais agradável e divirta-se no litoral catarinense. Seja por terra, por água ou por ar, esse destino que merece a sua visita!

Precisa de ajuda para programar a viagem? Entre em contato conosco!