Sabe aquelas merecidas férias que você está pensando em tirar já faz algum tempo? Se ainda não decidiu qual destino vai ganhar seu coração na próxima viagem, precisa conhecer a primeira capital do Amazonas, fundada em 1758: você não vai hesitar em comprar sua passagem para Barcelos. Mas por que conhecer esse lugar?

Porque lá é, simplesmente, lindo! Conta com vegetação exuberante, grandes formações rochosas, cachoeiras, praias ao longo da correnteza do Rio Negro… é um cenário fluvial paradisíaco. A área total é de 122.496 km², o que a torna a maior cidade do Brasil e a segunda maior do mundo.

Com foco no turismo ecológico e na pesca, esse destino tem muito a oferecer. Confira tudo sobre Barcelos e planeje sua próxima viagem!

Onde fica Barcelos?

O município de Barcelos fica localizado a 500 km da capital amazonense e está à margem direita no Médio Rio Negro. Sua localização o torna atrativo por dois motivos: o turismo de pesca e o contato com a natureza.

Na verdade, quem chega a Barcelos encontra um oásis de tranquilidade com opções de ecoturismo para toda a família. Apesar de ser um pouco “escondida” e não atrair tantos turistas como a capital Manaus, por exemplo, é de grande atrativo para quem viaja em família. O Aeroporto de Barcelos fica a cerca de 370 km de Manaus e comporta aviões pequenos e médios.

A cidade tem pouco menos de 26 mil habitantes.

Como é o clima em Barcelos?

Assim como em outras cidades da região amazônica, predomina o clima tropical. A temperatura média durante o dia varia entre 28° C e 38° C. À noite, fica mais amena, com amplitude entre 16° C e 26° C. Ou seja: em geral, a temperatura é bastante agradável, tanto para quem vive nas partes mais frias do país quanto para quem está acostumado a climas mais quentes.

O que levar na mala?

Dê preferência a roupas leves e esportivas, que você possa lavar e secar com facilidade. Como o foco da cidade é o turismo ecológico, dificilmente você vai precisar de artigos luxuosos ou tecidos mais finos, como seda, sapatos de salto, joias, entre outros. Invista no simples e confortável para ter férias despreocupadas.

Shorts, calças leves e confortáveis, pijamas frescos, blusas, óculos de sol, bonés, chapéus e biquínis devem ser prioridade na sua mala. Como, à noite, as temperaturas baixam um pouco, pode ser bacana acrescentar um casaco leve na lista de roupas.

Para as crianças, roupas e sapatos confortáveis são superimportantes para curtir os dias de sol. Ah, e lembre-se também de levar toalhas de banho e mudas de vestuário, para que os pequenos não fiquem com o corpo molhado entre um passeio e outro. Saúde em primeiro lugar sempre, não é mesmo?

Posso viajar com crianças?

Pode e deve! Barcelos tem muito a oferecer para quem viaja em família. Afinal, a tranquilidade da região é perfeita para os pais que querem relaxar sossegados, sem a preocupação de correr atrás das crianças ou estar de olho nelas o tempo todo.

Os passeios oferecidos pela cidade, em sua maioria, contemplam toda a família. São atrações que priorizam o contato com a natureza e o divertimento em paz, sem complicações.

Qual a melhor maneira de chegar a Barcelos?

Há trajetos fluviais partindo de barcos regionais, do porto, em Manaus, e de lanchas expressas. Porém, a não ser que você queria se aventurar em uma viagem diferente, o jeito mais prático ainda é de avião.

O aeroporto de Barcelos comporta aviões de pequeno porte que saem de diversas cidades no país. Chegando lá, é possível encontrar várias opções de traslado, táxis, transportes públicos e aluguéis de carro para quem prefere manter um veículo para si durante a viagem.

Por que visitar?

Barcelos é a cidade do “mais”. Além de ser a maior do país, é a segunda maior do mundo. Tem a maior queda d’água do Brasil e também o maior arquipélago fluvial do mundo. Já deu para perceber que esse é um destino com muitas histórias para contar, certo? Além disso, é famosa pela exportação de peixes ornamentais.

Barcelos conta com grande variedade de passeios ecológicos. Alguns dos pontos turísticos mais procurados pelos visitantes são as suas mais de 1.400 ilhas, que fazem do local o maior arquipélago fluvial do mundo.

O turismo em Barcelos inclui, ainda, visitas ao Parque Estadual da Serra do Aracá, onde você vai apreciar formações rochosas, fauna silvestre e a mais alta queda d’água do Brasil: a Cachoeira do El Dorado, com quase 400 m. Por fim, as praias, que surgem durante a vazante dos rios — como a Praia Grande e Praia de Santo Antônio —, também fazem parte das atrações turísticas de Barcelos.

Quais são as atrações em Barcelos?

Os principais pontos turísticos do município são focados no ecoturismo, ou seja, turismo ligado à natureza. Se você é fã de shoppings ou cidades com vida noturna movimentada, talvez prefira escolher outro destino. Mas, se tudo o que você deseja para suas férias é tranquilidade e descanso em meio a espaços livres cheios de verde, já pode comprar sua passagem para Barcelos!

Confira algumas sugestões de atrações turísticas na cidade:

Praia Grande

É a principal área de lazer à beira do Rio Negro. Muito procurada por turistas e moradores que desejam se refrescar nas águas escuras do rio. Aliás, não precisa se assustar com a cor. O Rio Negro tem esse nome justamente por causa da cor natural mais escura de suas águas.

No período de baixa do rio, a faixa de areia da Praia Grande fica totalmente disponível, e você vai encontrar quiosques e barraquinhas que vendem petiscos e bebidas. Também tem bastantes árvores, o que favorece a procura por sombra (se tiver uma rede, leve na mala, pois relaxar sob uma das árvores é uma delícia!)

Também é um local de fácil acesso e de tranquilidade para se banhar, tornando-se um local calmo para levar as crianças. Aos domingos, recebe shows de bandas locais. Outros eventos importantes da região também acontecem ali, como luaus e as festividades da noite de ano-novo.

Só procure se informar sobre a época de cheias do Rio Negro, pois, quando as águas estão muito altas, a Praia Grande desaparece.

Ela é, também, uma das mais próximas à cidade, ficando a apenas dois minutos de travessia de voadeira, aquelas lanchas pequenas que cruzam o rio em alta velocidade. Localmente, são conhecidas como “bandeirinhas”.

Outras praias

A Praia Grande é, com certeza, a principal, mas você pode visitar outras na região (afinal, como já apontamos, Barcelos tem o maior arquipélago fluvial do mundo). Uma opção bacana é a Praia do Governador, que fica na Ilha do Governador. Dá para passar o dia em família e até arriscar um churrasquinho, mas você tem que levar seus equipamentos, pois não há estrutura no local.

Se o que você procura é privacidade, a Praia do Iripipi é ideal. Pouco conhecida dos turistas, surge apenas nos meses de setembro a fevereiro e forma uma espécie de península em meio ao rio. O mesmo vale para a Praia do Santo Antônio, localizada na Comunidade de Santo Antônio, ainda dentro do município de Barcelos. Ali, os moradores têm uma faixa de areia particular para aproveitarem as riquezas naturais da região.

Um lembrete importante: para chegar a essas praias, você precisa viajar para além da Praia Grande. Por isso, se tiver a intenção de visitá-las, combine com os bandeirinhas antecipadamente, pois eles podem cobrar valores maiores para fazer esses trajetos.

Passeios de barco ou voadeira

Se você quer curtir as águas do rio, mas não necessariamente passar o dia todo em uma mesma praia ou ilha, vale combinar com os bandeirinhas, que pilotam as voadeiras, de fazer um passeio pelos afluentes e margens. Certifique-se apenas de contratar alguém que conheça o rio, para evitar se perder. Outra precaução é caprichar no protetor solar, já que as voadeiras não costumam ter nenhum tipo de cobertura externa.

Pesca esportiva

Conhecido no mundo todo por abrigar as espécies mais raras de peixes ornamentais, o município de Barcelos é também um local de encontro dos amantes de pesca esportiva. As exuberantes águas do Rio Negro, que banham a cidade em sua margem direita, atraem turistas de várias partes do mundo em busca do tucunaré-açu, que pode chegar a 1 metro de comprimento e 14 quilos.

Parque Estadual Serra do Aracá

Além da impressionante Cachoeira do El Dorado (confira mais sobre esse ponto turístico imperdível no próximo tópico), o Parque Estadual Serra do Aracá traduz o que Barrcelos tem de melhor a oferecer: natureza. Com impressionantes paisagens marcadas por uma mistura de verde e de rochas, a vista é deslumbrante, não importa para onde você olhe. Ah, e o mais legal é que é possível encontrar uma diversidade de animais silvestres, como pássaros de várias espécies.

Cachoeira do El Dorado

Localizada dentro do parque da Serra do Aracá, a Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d’água do Brasil. Dá para apreciar essa beleza natural e ainda curtir o ar puro do ambiente ao redor. A água despenca em linha reta de uma altura próxima aos 360 metros, o equivalente a um prédio de 126 andares. Ao atingir o solo, forma-se uma piscina natural rodeada por imensos paredões rochosos revestidos pelo verde da floresta. De cair o queixo!

Cultura, gastronomia e história

Assim como outras cidades da região Norte do país, Barcelos conserva uma história marcada pela mistura entre as culturas dos colonizadores que ali chegaram e dos indígenas nativos da região. Por isso, você vai se deparar com uma gastronomia local influenciada por ambas as cozinhas.

Já na área de cultura, a principal manifestação é o Festival do Peixe Ornamental, que ocorre sempre no último fim de semana de janeiro. A cidade fica cheia, e há competições de dança, jogos, apresentações de música e muito entretenimento para quem chega lá nessa época.

E se você gosta de conhecer a história dos locais que visita, no centro de Barcelos, ainda é possível vislumbrar algumas construções do início do povoado, então, se tiver um tempinho, também vale visitar essa região.

Aproveite para entrar no clima e se sentir como um morador local passeando pela Praça Municipal, movimentada mais nos fins de tarde. O local é muito bem ventilado, e você pode curtir o pôr do sol às margens do Rio Negro.

Quais passeios incluir no meu roteiro de férias em Barcelos?

Preparamos um roteiro com sugestões do que fazer em cada dia da sua passagem por Barcelos. Confira abaixo e adapte conforme os gostos da sua família:

Dia 1

Reserve o primeiro dia da viagem para visitar a Praia Grande, a principal do arquipélago de Barcelos. Como a estrutura oferecida no local é bastante confortável, você não precisa se preocupar em levar lanches ou água.

Dia 2

Gostou do passeio na Praia Grande? Que tal variar um pouco e, no segundo dia, se aventurar pelas praias menos movimentadas? As praias do Iripiri e de Santo Antônio podem figurar na sua programação.

Dia 3

Dia de visitar o Parque da Serra do Aracá e se deslumbrar com a cachoeira do El Dorado. Aproveite para fazer trilhas no local e deixar as crianças livres para aproveitarem a área verde!

Dia 4

Depois de três dias seguidos de muito descanso, que tal encarar uma novidade e curtir um dia de pesca esportiva? Procure por empresas habilitadas, que entendam da atividade e possam oferecer o melhor a você e à sua família.

Dia 5

Último dia, hora de descansar e se preparar para seguir viagem, certo? Então aproveite para conhecer o que ainda falta: o centro histórico. É a última chance também de garantir as lembrancinhas para os amigos.

Enfim, já deu para perceber que você só tem a ganhar ao comprar sua passagem para Barcelos! E vale combinar com mais gente, afinal, os passeios pela cidade amazônica também podem ser feitos em grupo: quem sabe reunir toda a família ou os amigos em uma viagem de férias inesquecível? Confira aqui os voos para Barcelos!