Pouco disputada entre os principais destinos de turismo, Cacoal surpreende quem passa por lá. Além de oferecer cultura e gastronomia em seus museus e restaurantes, ganha em diversidade natural e experiências integradas à natureza, como banhos de cachoeira e parques aquáticos no meio da mata.

Neste post, abordamos um pouco da história da cidade, por que ela recebeu o título de Capital do Café e o que você vai encontrar de atrações depois de comprar sua passagem para Cacoal. Ficou curioso? Continue a leitura, que a gente conta mais:

Por que visitar Cacoal

Reconhecida pela vasta natureza e pelas paisagens propícias ao ecoturismo, Cacoal também oferece aos seus visitantes cultura e gastronomia. É uma cidade pacata, onde as famílias podem descansar com segurança. Os pontos turísticos mais conhecidos incluem cachoeiras, lagoas de águas cristalinas, parque aquático e museus.

A cidade também é marcada por sua história, relacionada à produção de café e à extração de produtos nativos, como cacau e castanha-do-pará. Além disso, você poderá aprender um pouco da história dos habitantes indígenas e viver a cultura da região.

De clima quente, proporciona dias de bastante calor, ótimos para quem quer passar as férias relaxado, curtindo altas temperaturas e se refrescando em ambientes naturais.

História da cidade

A região começou a ser povoada por volta de 1909, quando foi instalada uma linha telegráfica. Havia necessidade de homens para fazer a segurança das linhas do telégrafo, e os primeiros desbravadores chegaram à região.

Mais tarde, em 1920, o paraibano Anísio Serrão de Carvalho se mudou para o povoado e o batizou de Cacoal, em razão da grande quantidade de pés de cacau que brotavam naturalmente nas terras férteis do município.

O povoamento massivo da cidade só começou na década de 1970, com o chamado Projeto Integrado de Colonização, implantado pelo Incra e criado para orientar a ocupação das terras próximas. Cacoal tornou-se município em 1977.

Capital do Café

Entre as décadas de 1980 e 1990, a grande quantidade de grãos de café produzida em Cacoal levou a cidade a receber o título de Capital do Café.

Tudo começou no fim da década de 1960, quando as primeiras mudas da planta chegaram à região, trazidas por famílias oriundas do Centro-Oeste e Sul do país, que já plantavam café em outras áreas e conheciam sua produção. Até essa data, a economia de Cacoal era baseada no extrativismo de outras plantas nativas, como cacau e castanha-do-pará.

As áreas de cultura cafeeira foram crescendo, até que a cidade viveu o auge da sua produção entre 1980 e 1990, até os anos 2000. Nessa época, eram colhidas cerca de 300 mil sacas de café por ano.

Depois, por causa de uma série de problemas, que vão desde o aparecimento de novas culturas de café até a falta de incentivos industriais, governamentais e comerciais, a cidade foi perdendo sua força nessa área.

Hoje, aos poucos, a região começa a retomar sua relação com a cultura cafeeira. Em 2017, a produção já era de 150 mil sacas por ano, e estima-se que, em 2020, seja de 4 milhões.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cacoal tinha, em 2016, 88.507 habitantes.

Clima em Cacoal

O clima em Cacoal é equatorial, ou seja, o calor é predominante em todos os meses do ano. A temperatura média gira em torno dos 26° C. Também recebe influência da floresta amazônica, o que leva a constantes chuvas na região, as chamadas monções. O período de chuvas se concentra entre dezembro e março. Entre junho e agosto, a cidade passa pela época de secas. Em maio e setembro, chove, mas menos.

O que levar na mala

Como você estará em um local quente, pode levar uma mala bastante leve: shorts e blusas de tecidos confortáveis, biquínis e calções para os passeios com água, chinelos, tênis confortáveis para caminhadas, chapéu e óculos escuros para proteger os olhos.

Ah, e nada como levar na mala protetor solar e repelente! Especialmente se for viajar com crianças, é interessante ter esses dois produtos com você, pois a pele dos pequenos é mais sensível que a dos adultos.

Melhor época para viajar

Como o clima é quente o ano inteiro, você pode escolher o período que mais se adequar às suas férias. Vale apenas observar o período de chuvas, para evitar fazer os passeios nessas épocas.

Como chegar a Cacoal

O Aeroporto Regional de Cacoal é um dos mais bem equipados da região, o que facilita a ida de avião. Além disso, os bilhetes podem ser parceladas em até 12 vezes, o que deixa os valores muito mais em conta. Você pode comprar sua passagem para Cacoal com a Azul Linhas Aéreas!

Atrações

Com atrativos voltados para o turismo ecológico, Cacoal possibilita aos visitantes conhecer lugares de natureza farta, banhar-se em cachoeiras e lagoas e também aprender um pouco sobre a história da cidade nos dois principais museus.

Não é um destino para quem gosta de grandes cidades, compras ou festas badaladas. Aqui, o viajante vai descansar e curtir a natureza, esteja ele sozinho ou em família. Confira nossas sugestões abaixo. Elas podem servir de inspiração para você montar sua programação personalizada, que tal?

Cachoeira na Linha 11

Conta com maior fluxo de visitantes durante os finais de semana, quando acontecem atividades culturais como bingos, shows e churrascos. Por isso, se você estiver de férias e quiser mais tranquilidade, vale a pena fazer o passeio em um dia útil.

É uma boa pedida para se refrescar em meio ao calor de Cacoal. Leve toalhas de banho, repelentes, protetor solar e toda estrutura para passar o dia. Ah, e mesmo quem não gosta de água e quiser só curtir a natureza também vai se encantar pelo local, repleto de verde.

Cachoeira do Protázio

Localizada na zona rural, a cerca de 25 quilômetros do centro, a Cachoeira do Protázio oferece área de camping e quiosques com mesas e churrasqueiras. Os turistas podem se banhar nas águas refrescantes do igarapé, que forma, com a queda d’água, uma paisagem bonita e tranquila.

Você também encontrará por lá o serviço de pesque e pague, uma forma de praticar a pesca esportiva, caso você não tenha varas e acessórios próprios. O lugar, muito bonito e tranquilo, atrai dezenas de visitantes que desejam passar o dia em um ambiente de descanso e também de lazer.

Cacoal Selva Park

O Cacoal Selva Park é um complexo de entretenimento e lazer que oferece diversas atividades para quem quer passar um fim de semana ou mesmo o dia lá. A atração principal é o parque aquático, com brincadeiras que divertem, principalmente, a garotada: tobogãs, escorregadores, boias e piscinas de vários tipos: infantil, adulta, de ondas…

Além disso, dá para a família toda se aventurar em uma das trilhas promovidas pelo parque, andar de pedalinho, usufruir do salão de jogos e se refrescar em uma das sorveterias do local. A parte boa é que o Cacoal Selva Park também tem disponível serviço de hospedagem. Você pode alugar uma cabana para toda a família para hospedar-se dentro do complexo.

A entrada é paga, e os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 60. É o programa perfeito para aqueles dias em que você quer relaxar e curtir o calor despreocupado, pois as crianças também estarão se divertindo muito.

Lagoa Azul

De água transparente, verde-esmeralda e azul-turquesa, a Lagoa Azul encanta pela beleza e pela vegetação abundante. Espaço perfeito para passar o dia em família. A estrutura do local conta apenas com alguns quiosques cobertos, então recomendamos que você leve isopores abastecidos com água e comida, pois não há onde comprar. Também vale colocar na mochila repelentes e protetor solar.

Localiza-se em Primavera de Rondônia, a pouco mais de uma hora de carro do centro de Cacoal.. A viagem é curta e vale a pena, já que você pode passar o dia inteiro se refrescando no balneário. Também conta com uma queda d’água artificial que faz a alegria das crianças.

Lago do Parque Sabiá

Também chamado de Lago do BNH, é formado por nascentes de água da região. O complexo no entorno disponibiliza infraestrutura para momentos de esporte e lazer. Pista para caminhadas, quadra de esportes com cobertura, parquinho para crianças e um amplo espaço para prática de atividades físicas, como corrida e alongamento, são algumas das opções.

Curtir um fim de tarde no Parque do Sabiá é uma das atividades preferidas dos moradores locais. Por isso, se quiser sentir um pouco do verdadeiro clima da cidade, leve sua família para conhecer o lugar. Fica no centro do bairro de BNH.

Pedra na Linha 7 e Pedra na Linha 10

Rocha sobre rocha, a Pedra na Linha 7 é uma formação natural para quem gosta de apreciar uma nova paisagem.

Na Linha 10, o visitante encontra outras atrações, como escaladas (há um paredão de 50 metros de altura) e caminhadas ecológicas. Caso opte por escalar, certifique-se de que você tem experiência e usa todos os equipamentos de segurança. Do alto da pedra, tem-se uma vista lindíssima do município de Cacoal.

Museu da Imagem e do Som

Localizado no centro da cidade, o Museu da Imagem e do Som resgata o passado de Cacoal por meio da arte e da cultura. É um convite à história da cidade e à maneira como os seres humanos se relacionam com a música, as tecnologias e sua evolução ao longo do tempo. Boa pedida para quem gosta de museus e quer conhecer algo novo, dinâmico e com boa infraestrutura.

O passeio pode ser feito sozinho ou em família. Além de curiosidades, você vai apreciar obras que refletem a beleza do Norte do país. Fundado em 1988, reúne cerca de 300 mil documentos, álbuns de fotos, vídeos gravados em antigas fitas cassetes e mais de 1,1 mil depoimentos que registram a história oral da literatura, música, cultura e formação de Cacoal.

Museu do Índio

A diversidade brasileira é um dos atributos mais atraentes do país, e o Museu do Índio resgata a valorização de um desses traços que formam nossa carga cultural. Com peças de artefatos indígenas, conta a história dos povos nativos, que vivem aqui desde muito antes da chegada dos colonizadores europeus.

Para quem gosta de aprender sobre cultura, história e origens dos povoados que formaram as cidades do Norte do país, é um passeio muito agradável. Também costuma ser um programa legal para se fazer em família, pois a tranquilidade do ambiente permite que os pais levem as crianças e aproveitem o dia.

Gastronomia

A gastronomia de Cacoal é bem desenvolvida; por isso, você não vai ter dificuldades em encontrar bons restaurantes na região. Massas, carnes, peixes, lanches e até comida oriental estão disponíveis nos estabelecimentos da cidade. Moradores de outros municípios próximos também visitam Cacoal para saborear os pratos dos restaurantes.

Em novembro, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes promove o Cacoal Sabor, principal festival gastronômico da cidade e de Rondônia. Nesse período, os preços dos estabelecimentos costumam baixar, porque a ideia é que as pessoas visitem vários restaurantes e provem diferentes pratos. Assim, o evento estimula o turismo e os negócios na cidade.

Viagem em família

Dá para fazer uma viagem a Cacoal estando com crianças? Claro que sim. Justamente por ser uma cidade tranquila e pacata, você vai poder relaxar com ainda mais tranquilidade do que se estivesse em um centro urbano movimentado.

Então, se é tão tranquilo, meus filhos não vão ficar entediados? Uma das principais preocupações dos pais nas viagens em família é manter os filhos entretidos, para que eles não cansem nem considerem a viagem uma chatice. Aí é que está uma das vantagens de Cacoal. Ao mesmo tempo em que é tranquila, oferece atrações que são a cara das crianças, como cachoeiras, complexos turísticos com parque aquático, entre outros.

Enfim, deu para perceber que Cacoal tem muito a oferecer para quem quer curtir as férias de forma relaxada, segura e divertida. Se você ainda estava em dúvida sobre a cidade, agora pode se inspirar nas nossas recomendações para planejar aquela viagem em família inesquecível!

Gostou da nossa sugestão de destino? Compre sua passagem para Cacoal!