A maior cidade do Sul de Santa Catarina é também a 7ª mais populosa do estado e, apesar de seu potencial turístico, não é uma das mais conhecidas da região.

Porém, há muito o que fazer em Criciúma, seja em viagens curtas de fim de semana ou estadias mais longas durante as férias.

Se você está em busca de um destino repleto de belezas naturais, atrações históricas e atividades culturais, não precisa procurar mais!

Mas antes de comprar sua passagem para Criciúma e arrumar as malas, continue a leitura para descobrir algumas curiosidades sobre a cidade que já foi conhecida como a Capital Brasileira do Carvão.

Como chegar

Criciúma fica a cerca de 200 quilômetros de Florianópolis e 287 quilômetros de Porto Alegre, na região sul do estado de Santa Catarina.

A melhor opção para chegar até a cidade é de avião: o Aeroporto Diomício Freitas recebe mais de 180.000 visitantes por ano. O terminal de passageiros foi desenhado pelo arquiteto Manoel Izidro Coelho.

Com infraestrutura moderna e horários flexíveis, o aeroporto oferece serviços de locação de carros, caixas eletrônicos, café, lanchonete e agências de viagem.

A compra da passagem para Criciúma pode ser feita online e com antecedência, o que garante melhores preços e condições de pagamento acessíveis.

Onde ficar

Criciúma foi fundada no final do século XIX e colonizada por imigrantes vindos principalmente da Itália, mas também da Polônia, Alemanha, Portugal e até da África.

A influência europeia é facilmente reconhecida nas tradições e costumes da cidade, em sua arquitetura e na culinária local.

O município faz parte da Rota Sul, da Rota da Imigração Italiana e Alemã e da região turística conhecida como Encantos do Sul.

Por isso, a cidade está preparada para receber visitantes durante todo o ano, e a oferta de hospedagem é abundante.

Alguns hotéis e pousadas com bom custo-benefício são:

  • Hotel Centenário, localizado na avenida principal;
  • Encantos Merco Plaza, com suítes de alto padrão;
  • Interclass Hotel Criciúma, que conta com restaurante e bar em suas dependências;
  • Royal Criciúma, indicado para hospedagem executiva ou a lazer;
  • Ibis Criciúma, com o padrão tradicional da franquia;
  • Delupo Apart Hotel, com apartamentos equipados com cozinha, lavanderia e outras comodidades.

O que fazer

Criciúma oferece atrações para todos os gostos, de espaços ao ar livre a museus e monumentos.

Além disso, a cidade conta com restaurantes, bares e clubes de alta qualidade, ressaltando o aspecto gastronômico e a vida noturna do local.

Confira alguns destaques turísticos que valem a passagem para Criciúma:

Catedral de São José

Localizada no ponto central da cidade, a igreja foi construída em 1889 e reconstruída em 1917, e desde então já passou por várias obras de ampliação e restauração.

As estátuas de cimento que adornam a fachada só foram incluídas em 1946, esculpidas pelo artista Natalício Marques.

Estádio Heriberto Hülse

É impossível falar de Criciúma e não citar o Majestoso, a casa do Criciúma Esporte Clube.

O estádio pode receber mais de 19 mil pessoas e é monitorado por 48 câmeras, que oferecem ao torcedor uma vista de 360 graus.

Inaugurado em 1955, é parada obrigatória para os amantes de futebol que estiverem de passagem pela cidade.

Mina de Visitação Octávio Fontana

A única mina de carvão aberta para visitação no Brasil fica em Criciúma: ela funcionou regularmente entre os anos 1950 e 1960, e depois voltou à ativa em 1984, com regras mais rígidas de segurança.

Em 1995, ela foi finalmente desativada, uma vez que os recursos naturais da área se esgotaram.

A visita guiada à mina envolve um trecho de 300 metros que fica a 22 metros de profundidade.

Para chegar até a entrada, os visitantes passam por um museu e percorrem um pequeno trajeto em uma minilocomotiva a vapor.

Museu de Zoologia

Criado para ser um centro de referência em educação ambiental e pesquisa científica, o museu se divide em 3 grandes espaços:

  1. o Complexo Mata Atlântica, com um grande acervo de animais empalhados;
  2. o Complexo Marinho, cujo destaque é uma ossada de baleia de 13 metros de comprimento;
  3. o Complexo Vida Selvagem, que abriga uma exposição de animais de diversas espécies.

Morro Cechinel (Morro da TV)

Considerado o melhor lugar para se ter uma vista panorâmica da cidade, o Morro da TV fica a 260 metros de altura, e oferece uma visão privilegiada da Serra do Mar e da área central.

Porém, é preciso estacionar no acostamento e atravessar a avenida, o que exige cuidado redobrado para quem estiver viajando com crianças.

Nações Shopping

Gastronomia, lazer e compras no mesmo lugar. O principal shopping da cidade conta com mais de 185 lojas, 26 restaurantes, estacionamento gratuito e até uma pista de patinação no gelo.

Parque Centenário

Além da pista de caminhada e de uma academia completa ao ar livre, o parque também abriga uma galeria de artes, uma biblioteca pública e um teatro de arena.

É nesse local que se encontra o famoso Monumento às Etnias, criado no aniversário de 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes na cidade, em 1981.

Parque das Nações

É o maior espaço de esportes, cultura e lazer o estado, com diversas opções de atividades ao ar livre.

Conta com ciclovia, pista de caminhada, quadras, playground infantil, palco de eventos e lanchonete.

Um detalhe que encanta os turistas são os mosaicos de azulejo fixados nos bancos, que retratam vários pontos turísticos da cidade.

Praça Nereu Ramos

A praça é o marco de formação da cidade, que representa o ponto de origem a parte de onde Criciúma se desenvolveu.

É nessa área que corria um rio, onde os tropeiros paravam para descansar e matar a sede de seus cavalos.

Na praça também foi instalado o Monumento ao Mineiro, inaugurado em 1946, que homenageia os trabalhadores das minas de carvão.

Com tantas atrações, é fácil entender o apelo turístico de Criciúma, que foi nomeada em homenagem a uma plantinha chamada pelos índios de “cresciuma”.

Se você se interessa pelo aspecto histórico, aproveite a visita para observar a gramínea na Praça Nereu Ramos ou para conferir a réplica da estação de trem no Parque das Nações — com direito a placa com a grafia original do nome.

E você, quais dessas atrações vai colocar em seu próximo roteiro de viagem? Aproveite para comprar sua passagem para Criciúma com antecedência para economizar sem abrir mão de qualidade e conforto!