Na região sul do país, Porto Alegre definitivamente destaca-se como uma cidade que merece ser visitada pelo menos uma vez na vida. Entre outros aspectos, a capital gaúcha encanta por sua cultura, arquitetura e culinária, além de atrair os visitantes com um inverno mais rigoroso do que na maior parte do Brasil.

A cidade tem muito a oferecer e, por isso, é importante organizar um roteiro de viagem para que você não volte para casa apenas para descobrir um lugar incrível que teria amado conhecer.

Também é fundamental levar em consideração a época do ano em que você vai viajar — ao contrário do que muitas pessoas pensam, também faz muito calor no Rio Grande do Sul, e sua mala precisa estar preparada.

Então, se você está planejando comprar uma passagem para Porto Alegre, este post é para você! Continue a leitura e conheça mais sobre a história, a cultura e as características da cidade, e também as atrações e lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vamos lá?

Conheça a história de Porto Alegre

A história de Porto Alegre enquanto cidade começou no século XVIII, quando os primeiros imigrantes açorianos começaram a chegar. No século seguinte, novas levas de imigração trouxeram espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, mas principalmente alemães e italianos — as duas culturas estrangeiras que, até hoje, são as mais fortemente percebidas no Rio Grande do Sul.

Em 1812, Porto Alegre foi escolhida como sede da nova Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul. Graças a sua posição privilegiada entre as duas maiores rotas internas de navegação do país, a do rio Jacuí e a da Lagoa dos Patos, Porto Alegre tornou-se o maior centro comercial da região sul.

Apesar da economia florescente, Porto Alegre sofria com os impostos elevados e considerava-se negligenciada pelo governo imperial. Isso fez com que, em 1835, tivesse início a Revolução Farroupilha. O conflito, também chamado de Guerra dos Farrapos, durou dez anos.

Ao longo dos embates, os farrapos passaram a lutar também pela separação do Rio Grande do Sul do país, mas terminaram derrotados.

No início do século XX, os governos do município e do estado seguiam a filosofia do Positivismo e, por isso, queriam estabelecer Porto Alegre como um lugar de extrema ordem e progresso. Ao longo de todo o século, a capital continuou crescendo intensamente, tanto na indústria quanto na cultura e na economia.

Conheça a cultura e as curiosidades de Porto Alegre

Porto Alegre destaca-se graças à característica cultura gaúcha. A música gauchesca aparece ao lado de tradições como as danças e os eventos típicos dos CTGs, os Centros Tradicionalistas Gaúchos.

Mas a cultura gaúcha vai muito além, repercutindo também no teatro, na religião, na literatura e na culinária.

Esse folclore nasceu da mistura entre os costumes locais com a cultura dos imigrantes de diversas origens que estabeleceram-se na capital, dos povos indígenas que ali habitavam e dos descendentes dos escravos africanos.

A cidade também é referência quanto ao rock nacional, à música erudita, ao teatro, às artes visuais, ao cinema e à literatura — alguns dos maiores escritores do país nasceram e/ou atuam em Porto Alegre, como

  • Moacyr Scliar,
  • Luiz Antonio de Assis Brasil,
  • Lya Luft e
  • Luis Fernando Verissimo.

A cidade tornou-se um destaque na literatura nacional, graças a Mario Quintana e a Erico Verissimo.

E a culinária gaúcha, é claro, merece destaque. Você não vai encontrar churrasco melhor em outro lugar, então aproveite para aventurar-se pelas churrascarias da cidade. Não deixe também de experimentar o chimarrão, o arroz de carreteiro e o xis.

Vale a pena também conhecer o jeitinho gaúcho de preparar pratos típicos da cozinha italiana (polenta, vinho, tortéis, massas em geral etc.) e alemã (como cuca, chucrute, eisbein, chimia), fortemente integradas à cultura do estado.

Conheça formas de como chegar à capital gaúcha

Porto Alegre fica ao oeste do Rio Grande do Sul — que, por sua vez, é o estado mais ao sul do Brasil. A capital gaúcha foi erguida às margens do lago Guaíba.

É fácil chegar lá, pois o Aeroporto Internacional de Porto Alegre-Salgado Filho fica dentro da própria cidade e recebe voos de todo o país. Portanto, comprar passagem para Porto Alegre é bastante prático.

O aeroporto fica próximo à Estação Aeroporto do metrô e, para fazer o transporte entre um espaço e outro, há um aeromóvel integrado ao metrô — você paga apenas o preço regular da passagem. Você encontra também diversas opções para ir até a sua hospedagem de carro ou de ônibus.

Conheça o clima da cidade e a melhor época para visitá-la

Uma das coisas mais associadas a Porto Alegre é o frio, bem mais intenso do que na maior parte das outras cidades brasileiras. Mas engana-se quem pensa que as temperaturas baixas, ou, pelo menos, amenas, duram o ano todo na capital gaúcha.

A principal característica do clima subtropical úmido da capital é justamente a sua variabilidade.

No verão, faz muito calor no Rio Grande do Sul — as temperaturas ultrapassam facilmente os 30 °C e podem até mesmo alcançar os 40. A temperatura máxima já registrada na capital foi de 40,6 ºC!

Além disso, os índices de umidade são altíssimos durante o ano todo, fazendo com que a sensação térmica fique ainda mais elevada no verão.

A menor temperatura registrada foi de -0,2 ºC. Mas, mesmo durante o inverno — quando as temperaturas abaixo dos 3 ºC são recorrentes, especialmente de madrugada —, podem haver períodos de calor, chamados pelos gaúchos de “veranicos”.

Ou seja, é fundamental ficar atento às temperaturas esperadas e à época do ano para preparar a mala e conseguir aproveitar ao máximo todos os passeios.

Se for viajar entre dezembro e fevereiro, priorize as peças de verão leves, confortáveis e com folga — caso contrário, vai ser difícil enfrentar o sol para passear. Leve algumas blusas de manga comprida e jaquetas para os dias de chuva ou para locais com ar condicionado.

No inverno, especialmente se você não estiver acostumado com um frio mais rigoroso, vale a pena investir em casacos, blusas e calçados mais pesados. Não deixe de levar luvas, cachecóis, toucas e outros acessórios para proteger-se do frio e do vento. Mesmo assim, inclua também peças que possam adaptar-se ao calor, como blusas de manga curta e casacos leves.

Para quem adora o frio, visitar Porto Alegre no inverno é uma ótima maneira de experimentar temperaturas mais baixas sem sair do país. Entretanto, é importante preparar-se para dar de cara com o calor mesmo durante essa estação, como já mencionamos.

Se você for ficar uma semana na capital gaúcha, por exemplo, é possível que não chegue a pegar muito frio durante a sua estadia.

O outono e a primavera também são excelentes épocas para conhecer Porto Alegre. No RS, as estações são bem definidas — no outono, as árvores adquirem novas cores, as ruas ficam cobertas de folhas e as temperaturas caem, mas não tanto.

Já na primavera, a cidade se colore em tons floridos e o calor ainda não chegou com tanta força. Para quem busca temperaturas mais amenas, pode ser a melhor opção!

Conheça as atrações turísticas imperdíveis

A capital gaúcha traz opções sensacionais para todos os perfis e idades. Então, conheça agora os lugares e passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro em Porto Alegre!

Conheça o Centro Histórico

O Centro Histórico de Porto Alegre encanta com sua mistura de prédios antigos com as construções mais modernas da cidade. Muitos dos espaços foram restaurados, mas sem perder sua arquitetura clássica. Passear por essa região da cidade é encontrar a cada esquina algum elemento ou prédio interessante.

O melhor é que muitas das atrações que vamos citar abaixo ficam no Centro Histórico ou muito perto dele e, como é o centro da cidade, o acesso às demais regiões também é facilitado. Dessa forma, ficar por ali durante sua estadia pode ser uma opção prática e mais economicamente viável.

Visite o Mercado Público

Um dos mais queridos e importantes prédios históricos da capital é o Mercado Público, localizado no centro histórico — bem na saída da estação Mercado do metrô e ao lado da Prefeitura Municipal.

O prédio tem um estilo eclético com influência neoclássica e reúne mais de 100 lojas nas quais você pode encontrar absolutamente tudo a bons preços: carnes, peixes, artigos para animais, itens religiosos, utensílios e erva-mate para preparar chimarrão, especiarias, artigos de culinária e diversas lanchonetes e restaurantes.

A mais tradicional é a sorveteria Banca 40. O Mercado abriga também o centenário Bar Naval e o restaurante Gambrinus, que também já completou um século de vida.

Em julho de 2013, o Mercado Público sofreu um incêndio — o quarto de sua longa história, inaugurada em 1869. O telhado e o segundo piso foram atingidos, mas o pátio interior coberto (mais moderno) e o térreo da parte antiga permaneceram intactos. Assim, o comércio e a atividade das bancas e lanchonetes não foi prejudicado.

Passeie pela orla do Guaíba

O Lago Guaíba é um dos principais cartões-postais da cidade. É de lá que você pode apreciar melhor o famoso pôr do sol de Porto Alegre! Além disso, a orla do Guaíba traz uma infraestrutura excelente para você curtir o espaço, especialmente depois de sua revitalização em 2018.

A orla traz pontos famosos da cidade, como o Cais do Porto, a Usina do Gasômetro e o Anfiteatro Pôr do Sol. A mais recente revitalização estende-se por 1,3 km e trouxe novas opções de bares, restaurantes e food trucks para a orla, além de ciclovias, decks, piso iluminado em fibra ótica e passeio público.

Pegue o ônibus da Linha Turismo

A Prefeitura opera o ônibus da Linha Turismo, city tour que proporciona um passeio às principais atrações turísticas, bairros, praças e ruas de Porto Alegre e um mergulho pela história, curiosidades e personagens da capital.

Há duas opções de roteiro. O primeiro percorre o Centro Histórico, passando pela Praça da Matriz, a Usina do Gasômetro, a orla do Guaíba e o Parque da Redenção. Você pode desembarcar em até seis pontos ao longo da tour, passear por até uma hora e embarcar novamente no ônibus sem pagar outra passagem.

A outra alternativa é o city tour da Zona Sul, região da cidade com belezas naturais deslumbrantes. Nela, o ônibus percorre a praia de Ipanema e alguns pontos da rota Caminhos Rurais, chegando até o Morro da Pedra Redonda — onde você pode ter uma visão panorâmica inesquecível da cidade.

A Linha Turismo é, portanto, uma ótima maneira de conhecer diversos espaços interessantes em pouco tempo ou para quem quer aventurar-se para além do roteiro previamente planejado.

Apresente-se à Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana, foi batizada em homenagem a um dos maiores nomes da literatura gaúcha e nacional e está localizada no Centro Histórico.

O espaço é um centro do teatro, do cinema, da música e da arte, além de reunir oficinas, workshops e programações especiais para todas as idades.

Aproveite para tomar um café, visitar a biblioteca e passear pelos cantinhos fascinantes do prédio.

Presencie a beleza do Parque da Redenção

O Parque da Redenção é um dos espaços mais queridos da capital gaúcha. Vá até lá para curtir uma tarde tranquila e agradável em meio às árvores e ao sol para conhecer o Arco do Triunfo, caminhar ao redor do lago, tomar chimarrão com os amigos, passear nos pedalinhos ou levar as crianças nos brinquedos.

Se possível, vá até a Redenção em um domingo, dia em que acontece o famoso Brique da Redenção. Na feira, você encontra de tudo: artesanato, antiguidades, utensílios para a casa, livros usados, brinquedos, artes plásticas, discos de vinil, especiarias e, é claro, muitas barraquinhas com diversos tipos de culinária.

No final do passeio, aproveite para dar um pulo na tradicional Lancheria do Parque.

Explore os museus da cidade

Porto Alegre tem museus incríveis para todos os perfis. Funcionando atualmente apenas aos finais de semana, a Fundação Iberê Camargo encanta não apenas pelas obras expostas, mas por sua arquitetura diferenciada que permite uma vista sensacional do Guaíba.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) sempre conta com exposições imperdíveis e tem entrada gratuita. Fica bem no coração do Centro Histórico! Por ali, visite também o Museu Militar para conhecer os equipamentos e a história do exército.

Para encerrar, esteja você sozinho ou viajando com as crianças, todo mundo vai se encantar com o Museu de Ciências e Tecnologia mantido pela Pontifícia Universidade Católica do estado.

As atrações do museu são interativas, permitindo que você tenha um contato direto para aprender de forma dinâmica e divertida sobre biologia, física, química, história e muito mais.

E então, já ficou ansioso para comprar sua passagem para Porto Alegre e conhecer a capital gaúcha? Levando as nossas sugestões em consideração, você vai aproveitar ao máximo essa viagem inesquecível!

Não perca tempo e fique atento desde já às melhores promoções e datas para marcar a sua viagem. Visite o nosso site e confira as melhores opções de passagem para Porto Alegre!