Investir em uma passagem para Porto Seguro está nos seus planos para as próximas férias em família? Com paisagens fantásticas, praias de águas calmas perfeitas para crianças e uma vida noturna diversificada, a cidade baiana oferece roteiros ideais para quem quer aproveitar os dias de descanso longe de preocupações.

Para facilitar sua programação, elencamos as principais opções de lazer disponíveis, com sugestões de praias, passeios históricos e atrações noturnas (mesmo quem viaja com os filhos quer curtir um pouco a cidade à noite, não é?).

Além disso, ao fim do post, produzimos uma sugestão de roteiro para cinco dias, caso você queira se inspirar. Confira:

O que saber sobre a cidade?

O município de Porto Seguro tem pouco mais de 80 mil habitantes, ou seja, é uma cidade com poucos moradores fixos quando comparada à capital Salvador, por exemplo, que tem 2 milhões. Conhecida pelo turismo, Porto Seguro conta com estrutura de hospedagem para todos os tipos de bolso e opções diversificadas de transporte e restaurantes.

Com 85 quilômetros de litoral, tem mais de 20 praias, a maioria de fácil acesso. Dependendo da localização do seu hotel, você ficará mais ou menos perto de algumas praias. Assim, antes de fechar uma reserva, pode ser interessante checar o endereço e a posição das localidades que gostaria de visitar, para evitar longos trajetos sem necessidade.

Para se deslocar entre uma praia e outra, o ideal é alugar um carro por algumas horas, para garantir o conforto da sua família e a segurança de evitar qualquer transtorno.

Porto Seguro é uma cidade acolhedora, onde você vai encontrar belezas naturais, gastronomia, música (especialmente axé e ritmos brasileiros) e opções de lazer variadas.

Como chegar a Porto Seguro?

A maneira mais prática e barata é de avião, já que a cidade conta com um aeroporto próprio. Reformado em 2012, ele é pequeno, mas recebe voos diariamente de diversas companhias aéreas, incluindo a Azul, que costuma ter passagens em conta para esse destino e boas condições de pagamento. Lembre-se de combinar com o hotel se haverá serviço de transporte do aeroporto até suas acomodações, hein?

Qual a melhor época do ano para visitar Porto Seguro?

Esqueça fórmulas para definir as datas da sua viagem. Para escolher a melhor época do ano, você deve levar em conta as suas preferências: o clima daquele mês, o preço das passagens, o fato de ser alta ou baixa temporada e a sua disponibilidade em tirar férias.

Por exemplo: se você tem flexibilidade de conseguir suas folgas em meses de baixa temporada (abril, maio, setembro), pode ser uma boa opção, para reduzir os custos da viagem.

Atente apenas para o mês de outubro, quando acontece a “Semana do Saco Cheio”. Alunos do ensino médio comemoram a formatura e costumam lotar a cidade. Especialmente em família, não é uma época tão interessante para visitação.

Além disso, vale ficar de olho nos meses de chuva, geralmente julho e agosto. Considere, também, outro aspecto de julho: costuma ser mês de férias escolares, então, é provável que você encontre maior quantidade de famílias viajando nesse período.

E, em fevereiro ou março, dependendo do ano, temos o carnaval no Brasil, época em que as cidades turísticas podem ficar mais lotadas devido às festas. Viajar com crianças, por exemplo, pode não ser tão agradável, sendo melhor escolher outro período do ano.

Como é o clima de lá?

Quente praticamente o ano inteiro, com variações de temperatura entre 25 e 40 graus, chegando a 42 em janeiro e fevereiro.

Em meses mais amenos, pode ficar mais fresquinho, especialmente à noite, mas nada que atrapalhe a viagem. Se preferir, leve algum casaquinho leve na mala. O mesmo vale para as crianças.

Como comentamos no item acima, a probabilidade de chuvas é maior nos meses de julho e agosto.

Quais são as principais atrações turísticas?

Um dos motivos que fazem de Porto Seguro um destino tão querido pelos brasileiros (e estrangeiros) é a versatilidade das atrações turísticas.

Se você é fã de programas perto da natureza, quer levar toda a família para curtir uma praia ou prefere conhecer os pontos históricos, encontra tudo isso na cidade baiana.

A seguir, confira algumas sugestões para você colocar na sua listinha de passeios:

Praias

Praia do Mutá

A Praia do Mutá é famosa por ser calma, limpa, cheia de quiosques e com parquinho, ou seja, ideal para levar crianças. Tem, também, bastantes áreas com sombra, o que facilita a circulação. Além disso, o mar é calmo — ou seja, se você tem crianças muito pequenas, vai poder se tranquilizar.

Praia do Mucugê

Localizada em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, a Praia do Mucugê é uma das de mais fácil acesso em Arraial. Conta com boa faixa de areia e opções diversas de bares. Com águas tranquilas, também é excelente para levar crianças pequenas. É mais bem aproveitada durante a maré baixa, quando o mar fica menos agitado. Vale conferir o calendário para marcar suas férias nessa época.

Praia do Espelho

A Praia do Espelho fica em Trancoso, a cerca de 1 hora (de carro) de Porto Seguro. Cercada pela Mata Atlântica, é ótima para banhos de mar. Não tem tanta variedade de barraquinhas na areia; por isso, os preços costumam ser um pouco mais salgados, mas o visual deslumbrante compensa. Olhando de frente para o mar, à direita, você vê o rio que corta a praia, e, à esquerda, uma costa com pedras e piscinas naturais. Imperdível.

Praia dos Coqueiros

Também em Trancoso, a Praia de Coqueiros tem paisagens de tirar o fôlego, como quase todas as da região. Conta com boa estrutura para turistas e variedade de ambulantes vendendo comidinhas como coco, castanhas, água e bebidas. Bem atrás das barracas, há estacionamento para quem chega de carro, além da opção de mototáxi. É um pedaço lindíssimo e de sossego.

Praia dos Nativos

Ótima para passar o dia, pela infraestrutura preparada para receber visitantes e com preços razoáveis, assim como para caminhadas, relaxar e curtir com a família sem se preocupar. Costuma ter águas calmas, por causa da entrada do rio no mar. Também fica em Trancoso.

Praia de Taperapuã

Uma das praias mais movimentadas de Porto Seguro, Taperapuã concentra as famosas barracas de axé de Porto Seguro. Para quem vai com a família, o mais recomendado é passar o dia nas barracas. Assim, você consegue curtir o clima e aproveitar a gastronomia sem cansar demais as crianças. À noite, as barracas entram no clima mais de balada.

História

Para tornar sua viagem mais dinâmica, varie as idas à praia com passeios históricos. Próximo à praia de Taperapuã, você encontra o Memorial da Epopeia do Descobrimento. Além de conhecer um pouco mais sobre a história do país, o grande destaque do passeio é a réplica de uma embarcação usada por Pedro Álvares Cabral. O passeio é orientado por um guia, ideal para adultos e crianças.

Depois, vale seguir para o Centro Histórico de Porto Seguro, tombado pelo Patrimônio Histórico. Já é um passeio tradicional: você vai se deparar com casinhas coloridas dos primeiros povoados brasileiros, igrejas e o Marco Zero do descobrimento. Além de render fotos superbacanas, você vai se sentir em um Brasil do início do século 16. História viva aos seus olhos!

Vida noturna

Ilha dos Aquários

Mesmo quem viaja com a família pode conciliar passeios noturnos com os horários das crianças. A Ilha dos Aquários, por exemplo, é um local com clima mais de balada, mas, se você chegar cedo, pode aproveitar os shows e ainda surpreender as crianças com visitas aos tanques de aquário. Para ir lá, você deve pegar um barco até a Ilha no Centro de Porto Seguro.

Rua do Mucugê

Quer curtir a praia durante o dia e ainda combinar a saída com um passeio noturno? Em Arraial D’Ajuda, a praia do Mucugê é acompanhada pela famosa Rua do Mucugê, repleta de lojas, bares e restaurantes. A rua começa a crescer em movimento no final da tarde.

Passarela do álcool

Famosa pelo apelido Passarela do Álcool, a Passarela do Descobrimento (seu nome oficial) é um passeio para ser feito à noite, pois só funciona após as 18h. Movimentada, é repleta de barraquinhas que vendem os mais variados drinques e caipirinhas — daí o nome. Local ótimo para você comprar sua lembrancinha e comer uma boa comida de rua. Há opções de lojas e restaurantes ao redor.

Como montar um roteiro para toda a família?

Abaixo, confira nossa sugestão de esboço de roteiro para uma viagem de cinco dias. Você pode se inspirar e criar o seu próprio, conforme as preferências do seu grupo.

Dia 1

Aproveite a energia do primeiro dia para fazer um passeio a uma praia mais distante:

  • manhã e tarde: Praia do Espelho;
  • noite: curta as acomodações do hotel e aproveite para descansar depois do dia intenso.

Dia 2

  • Manhã: saída para as praias de Trancoso;
  • manhã e tarde: passar o dia na Praia dos Nativos;
  • noite: jantar em restaurantes de comidas típicas.

Dia 3

  • Manhã e tarde: Praia do Mutá;
  • noite: passeio pela Passarela do Descobrimento (Passarela do Álcool).

Dia 4

Depois de alguns dias de praia, que tal dar uma chance para os passeios históricos?

  • Manhã e tarde: ida até o Centro Histórico;
  • fim de tarde: acompanhar o pôr do sol nas praias próximas ao seu hotel.

Dia 5

  • Manhã: ida a praias próximas da região hoteleira de Porto Seguro, como Taperapuã;
  • check-out do hotel (verifique se o estabelecimento faz check-out tardio. Assim, você pode aproveitar o dia mais um pouco).

O que esperar da gastronomia de Porto Seguro?

Você vai perceber a forte identidade baiana da cozinha de Porto Seguro: em vários restaurantes, a moqueca é o prato principal. À base de peixe ou camarão e regada a azeite de dendê e pimenta, é um prato que não dá para deixar de saborear.

Além dela, são característicos de Porto Seguro o acarajé, a tapioca e uma variedade de frutos do mar e peixes. Entre os mais comuns na região, estão o dourado, o olho-de-boi, o badejo e a arraia.

Restaurantes

As opções de restaurantes são infindas, agradando a vários paladares em diferentes ocasiões. O Restaurante Colher de Pau, um dos mais conhecidos, tem sedes na Praia de Taperapuã, em Coroa Vermelha e Arraial D’Ajuda.

Os pratos são à la carte, com porções muito bem-servidas e saborosas. A faixa de preços é razoável: um prato para duas pessoas custa entre R$ 50 e R$ 150. A culinária é inspirada em pratos nacionais, com destaque para os frutos do mar. Lagosta e bobó de camarão estão entre os pratos mais famosos.

Mas sempre tem aquele dia no meio da viagem em que a gente quer comer uma comidinha mais caseira, não é mesmo? Sem arriscar muito no tempero. Bem, com certeza, você também vai encontrar opções bacanas por lá.

O Canto Italiano, por exemplo, funciona dentro de uma galeria na Passarela do Álcool. Os preços variam entre R$ 9,90 e R$ 20 por pessoa, e você pode pedir massas, petiscos, carnes e todo tipo de prato.

Dia na praia

Se você prefere organizar seus passeios de modo a se alimentar na praia durante o dia e fazer uma refeição mais elaborada à noite, vale investir em um hotel com bom café da manhã. Assim, você pode se programar para acordar cedo e comer com calma antes de sair.

Ao longo do dia, pode beliscar petiscos servidos nas barraquinhas na beira da praia (só cheque antes se a praia para a qual você está indo conta com estrutura desse tipo) e matar a fome em um restaurante bacana à noite.

Em resumo, Porto Seguro tem muito a oferecer para suas férias em família. Dos passeios diurnos à gastronomia variada, você encontrará lazer e descanso, além de levar para casa fotos incríveis e boas memórias com os filhos! Tem coisa melhor do que vê-los curtindo junto com você?

O que achou das nossas sugestões de passeios? Ficou entusiasmado com a possibilidade de tirar férias nesse lugar deslumbrante? Agora, só falta dar o primeiro passo: comprar sua passagem para Porto Seguro. Confira horários de voos e preços aqui!