São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo, abriga importantes nomes da indústria e da tecnologia nacional e vem se destacando cada vez mais como uma cidade promissora para a economia e para a preservação ambiental, para a cultura e para o turismo.

Com ótimos passeios ao ar livre pelos parques da cidade, São José dos Campos também tem espaços incríveis para os amantes de cultura e de história. Por isso, vale a pena conhecer as melhores opções para comprar passagem para São José dos Campos.

Para que você possa conhecer melhor essa cidade encantadora e preparar um roteiro completo para a sua viagem, preparamos este post em que vamos apresentar as informações e a história da cidade, além dos lugares e atrações que não podem ficar de fora dos seus passeios.

Continue a leitura!

A localização e os habitantes da cidade

Com pouco mais de 713 mil habitantes, São José dos Campos fica no interior de São Paulo, a 94 quilômetros e ao leste da capital.

A cidade faz parte da mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e da microrregião de São José dos Campos, além de ser a sede da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Ao lado de São Paulo, Campinas, Sorocaba e da Baixada Santista, São José dos Campos é uma das cidades integrantes do Complexo Metropolitano Expandido, a primeira megalópole do hemisfério sul.

A história de São José dos Campos

Fundada em 1767, a história de São José dos Campos começou em 1643, quando um grupo de padres jesuítas transferiu a Aldeia de São José para o local que, hoje, é a Praça do Padre João Guimarães, no centro da cidade.

Promovida a vila em 1767, a então chamada Vila Nova São José desenvolveu-se bastante durante o período da exploração do ouro na região. Entretanto, era prejudicada por estar fora da rota da importante Estrada Real. Foi em 1864 que a cidade ganhou mais destaque econômico, graças ao plantio de algodão.

Dali em diante, São José desenvolveu fortemente a sua agricultura (especialmente em relação à cultura do café) e estabeleceu uma estância climática, tirando proveito do clima agradável da região. No século XX, a procura por tratamentos de tuberculose na cidade foi intensa.

Também foi nesse período que surgiram as primeiras indústrias de São José, que deu origem a um bem-sucedido avanço econômico e tecnológico, especialmente no setor da aeronáutica e da aviação. Em 1950, a cidade recebeu o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

Esse polo é forte até hoje, e transformou São José dos Campos em referência no estado e no país nas áreas de medicina, pesquisa e desenvolvimento, entre outras.

A cidade conta com um parque tecnológico, com diversas instituições de pesquisa e com organizações voltadas à aeronáutica, à ciência espacial, à indústria ferroviária, à energia, à saúde e aos recursos hídricos e de saneamento.

O clima e a melhor época do ano para visitar

Antes de adquirir sua passagem para São José dos Campos, lembre-se de procurar as melhores épocas para visitar a cidade. Os verões são chuvosos e moderadamente quentes, enquanto os invernos trazem um clima seco e ameno. A temperatura média anual é de 19,3ºC.

Sendo assim, é agradável visitar a cidade ao longo de todo o ano, sem a necessidade de preocupar-se muito com o que levar na mala, por exemplo. Entretanto, fique atento às chuvas constantes do verão, que podem atrapalhar os seus passeios ao ar livre.

Por isso, o período entre a metade de abril e o final de setembro é o mais procurado por turistas que querem curtir os parques e espaços ambientais de lá.

As melhores atrações turísticas

É importante que quando for comprar sua passagem para São José dos Campos, procure pacotes turísticos que proporcionam um melhor aproveitamento da região. Por isso, vamos compartilhar as atrações turísticas que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Mirante do Banhado

Como o nome indica, esse mirante fica na região do Banhado, uma imensa área de proteção ambiental na cidade.

Principal cartão-postal de São José dos Campos, o mirante oferece uma vista deslumbrante da beleza natural e muito verde ao seu redor, além de ser um espaço incrível para curtir o pôr do sol.

Para aproveitar ao máximo o passeio, o espaço oferece também opções de restaurantes, lanchonetes e bares.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade Roberto Burle Marx combina o estilo moderno do paisagista que dá nome ao espaço ao do arquiteto Rino Levi. O trabalho dos dois estende-se pelos mais de 960 m² do parque, que tem espaço para piqueniques, centros para eventos, fontes e trilhas para fazer caminhadas.

O Parque da Cidade é reconhecido no mundo todo como um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira. Fique atento às diversas espécies que circulam por ali, incluindo capivaras, macacos, tucanos e garças! O parque também abriga eventos de música, teatro e dança.

Parque Vicentina Aranha

Nascido no entorno de um dos espaços de tratamento que propiciaram o início do desenvolvimento da cidade, o Parque Vicentina Aranha é imperdível para quem adora caminhar, correr e estar em contato com o verde. O local é tombado como patrimônio histórico da cidade.

Para incentivar a qualidade de vida entre a população e os visitantes, o parque é sede de diversas atividades culturais, físicas e ambientais. Além disso, há uma extensa e gratuita programação com muita música, teatro, cinema e arte.

Memorial Aeroespacial Brasileiro

É claro que uma das principais atividades da cidade não poderia ficar de fora! O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) foi criado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, localizado em São José dos Campos, e reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor.

O MAB nasceu para contar essa história e registrar a importância do trabalho do Departamento, promovendo assim o incentivo ao estudo e à pesquisa na área. O espaço traz um acervo completo distribuído em diferentes ambientes: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

Museu do Folclore

O Museu do Folclore pode ser visitado gratuitamente e conta com exposições, brinquedoteca e biblioteca. Ele fica dentro do Parque da Cidade. Então, não deixe de visitá-lo para conhecer mais sobre a cultura e as origens das tradições brasileiras.

Para complementar a experiência, a equipe do Museu do Folclore incentiva os visitantes a estabelecerem relações entre o que é visto e as vivências, experiências de vida, aspectos culturais e referências particulares de cada um. Uma exploração fascinante!

Viu só? Comprar uma passagem para São José dos Campos é abrir caminho para experiências ao ar livre, culturais e tecnológicas inesquecíveis. Você vai adorar se aventurar por uma das cidades mais importantes de São Paulo.

Então, comece agora mesmo a preparar a sua viagem! Visite o nosso site e fique atento às melhores opções para conhecer São José dos Campos.