Ao redor do nosso planeta existem milhares e milhares de quilômetros de litoral e cada um dos pontos do globo tem as suas peculiaridades. Para você ter uma ideia, só no Brasil existem aproximadamente 7.500 quilômetros de costa litorânea repartidos em 2.095 praias.

Com essa infinidade azul salgada presente na Terra, é natural que existam diversas opções para quem quer aproveitar a vida na beira de uma boa praia ao lado de uma cervejinha gelada e uma água de coco.

Por isso, neste artigo preparamos vamos dar uma volta pelo globo terrestre para conhecer as melhores praias do mundo. Quer saber quais são elas? Então, afivele os cintos de segurança e vamos decolar nessa aventura!

América do Sul

A América do Sul é um continente de cultura riquíssima e diversas paisagens diferentes. Mas, se tratando de praia, é inegável que as mais bonitas estão no Brasil, até porque o nosso litoral é o mais extenso dessa região. Confira agora algumas das mais belas costas do continente:

1. Baía dos Porcos

Com uma orla de apenas 100 metros de extensão, a Baía dos Porcos foi escolhida como a praia mais bonita do Brasil e, sem sombra de dúvidas, está entre as praias mais bonitas do mundo. Lá você vai encontrar um verdadeiro cenário de cartão-postal: águas cristalinas e piscinas naturais, cercadas pela beleza deslumbrante do Morro dois Irmãos.

Caso você seja um entusiasta do ecoturismo, a Baía dos Porcos é o lugar perfeito para dar um mergulho de snorkel e conhecer as perfeições submarinas da Ilha de Fernando de Noronha, com peixes, ouriços e estrelas-do-mar por todo lado.

Para chegar até lá, será necessário pegar um voo até Recife ou Natal, já que elas são as únicas cidades com voo direto para Noronha. Para chegar na Baía dos Porcos, você pode optar por seguir de buggy até a Praia Cacimba do Padre. De lá, seguirá por uma pequena trilha durante 5 minutos até chegar em uma das praias mais bonitas do mundo.

2. Itacoatiara

Nem só de Copacabana e Ipanema vive o Rio de Janeiro. Na verdade, existem diversas outras praias na cidade que, apesar de menos badaladas, são lugares belíssimos e extremamente indicados para quem quer curtir uma viagem com a família.

É o caso da praia de Itacoatiara, que fica localizada na cidade de Niterói. Apesar de não receber o mesmo volume de pessoas que as praias mais famosas do Rio, ela é o destino perfeito para famílias, surfistas e pessoas que gostam de uma aventura.

Sua orla tem uma grande faixa de areia e, ao redor, sua vista é presenteada com imponentes formações rochosas. Itacoatiara, que fica a 37 quilômetros de distância da capital carioca, tem mar agitado e por isso é bastante procurada para a prática do surf.

Além disso, o Costão, pedra de mais de 200 metros de altura, é um camarote vip para um pôr do sol de tirar o fôlego e, apesar do seu tamanho assustador, não é preciso ser nenhum especialista para chegar até o topo: existe uma trilha bem sinalizada e acessível, com duração de, aproximadamente, 30 minutos, que vai levar você para um dos mirantes naturais mais belos do Brasil.

3. Lagoinha do Leste

Parte do litoral de Florianópolis, Lagoinha do Leste é formada por uma faixa de areia branca e rica vegetação. Para chegar até lá, você vai precisar pegar uma embarcação ou se aventurar em trilhas íngremes que não são recomendadas para crianças. Apesar da dificuldade do acesso, tudo vai valer a pena quando você se deparar com os contrastes da natureza que fazem da Lagoinha do Leste um lugar mais do que especial: união de rio, mar, lago e matas, uma verdadeira maravilha da natureza.

4. Maragogi

Conhecida como o Caribe Brasileiro, Maragogi é um palácio de belezas naturais. O nome faz referência à famosa região da América Centrais graças às suas semelhanças: extensa faixa de areias claras, piscinas naturais, águas mornas e praticamente transparentes, de cores azul-turquesa e verde-esmeralda.

Um lugar de rica vida marinha e água cristalina é a combinação é a combinação dos sonhos para quem é fã de mergulho e quer conhecer mais sobre as maravilhas do mundo aquático.

Para chegar em Maragogi, você pode partir das cidades de Recife ou de Maceió. O percurso dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos de carro e, com certeza, vale muito a pena.

5. Praia do Espelho

Uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho recebe esse nome graças às suas águas, tão transparentes que é possível enxergar o fundo do mar sem fazer o menor esforço e, nas marés baixas, reflete o céu azul de maneira única.

Com belíssimas falésias brancas e vermelhas ao longo da sua orla, a Praia do Espelho recebe visitantes do mundo todo e, por isso, oferece uma ótima estrutura aos turistas, com diversos bares, restaurantes, hotéis e até mesmo serviço de estacionamento.

Para até a praia, você vai precisar de comprar uma passagem de avião até Porto Seguro e de lá seguir rumo a Arraial d’Ajuda, que tem estrada direta até Trancoso.

América Central

A América Central tem uma das regiões litorâneas mais belas de todo mundo. Afinal de contas, é banhada pelo Oceano Atlântico e também pelo Pacífico. Além disso, é lá que se encontra o tão famoso e desejado Mar do Caribe. Confira algumas das mais belas praias da região:

6. San Blás

Localizado na costa do Panamá, o arquipélago de San Blás é um verdadeiro paraíso na Terra. Sendo uma ilha isolada de toda correria urbana, San Blás oferece aos turistas o descanso em praias tranquilas em meio a uma reserva indígena, proporcionando uma conexão profunda com a natureza.

O turismo em San Blás é controlado pelos índios Kunas, e a maioria das ilhas do arquipélago não oferecem energia elétrica e nenhum outro luxo. Inclusive, as hospedagens são feitas em cabanas construídas pelos próprios nativos, assim como a comida. Portanto, essa é uma viagem para quem quer realmente se desconectar do mundo moderno e apreciar a natureza ao lado da família.

7. Parque Manuel Antonio

Situado no litoral da Costa Rica banhado pelo Oceano Pacífico, o Parque Nacional Manuel Antonio é, sem sombra de dúvidas, o destino mais procurado de todo o país.

Além das suas praias de águas transparentes e areias brancas, o parque fica localizado no interior de uma reserva ecológica que é lar de uma enorme variedade de vegetação e fauna, o que torna a visita ainda mais interessante para os ecoturistas.

8. Ambergris Caye

Um destino que ainda é pouco procurado e costuma passar despercebido entre os brasileiros, Belize e suas praias são um dos mais belos lugares da América Central.

Toda a sua orla é repartida em belíssimas praias, mas dentre elas podemos destacar uma: a ilha de Ambergris Caye.

A ilha, que já foi escolhida entre os viajantes como a melhor do planeta, está entre os destinos preferidos dos atores de Hollywood, incluindo o galã Leonardo DiCaprio. Além disso, é na Ambergris Caye que fica o Grande Buraco Azul, um dos pontos de mergulho mais famosos do mundo.

Europa

Engana-se quem pensa que o turismo no Velho Mundo se resume apenas aos grandes e históricos centros urbanos. A Europa também tem algumas das praias mais bonitas do mundo. Confira:

9. La Concha

Uma das praias mais procuradas na Europa, a La Concha fica localizada em San Sebastián e é a praia urbana mais popular do país.

Ao longo da sua orla que, como o próprio nome diz, tem formato de concha, essa praia oferece aos turistas várias opções de bares e restaurantes e caso você esteja com viagem marcada para Europa e seja um amante da água salgada, La Concha é uma parada obrigatória.

10. Oludeniz

Com um cenário de deixar qualquer um de queixo caído, Oludeniz é uma das praias mais paradisíacas em todo planeta. Não é à toa que figura quase sempre entre as 5 praias mais bonitas do mundo.

Situada na costa da Turquia, Oludeniz tem uma beleza natural indescritível e praticamente intocada, uma vez que as construções são proibidas em grande parte da sua área.

11. Platja Gran

A orla mais famosa da cidade costeira de Tossa de Mar, na Espanha, Platja Gran é o destino certo para quem quer curtir uma das melhores praias do mundo e, de quebra, conhecer um pouco das cidades históricas medievais do Velho Continente.

A praia de Platja Gran tem no final da sua orla de 385 metros, literalmente, um castelo medieval, que, junto das suas muralhas, era um dos principais mecanismos de defesa da cidade contra o constante ataque de piratas.

África

Quando pensamos em turismo na África, logo nos vem à cabeça safáris, não é verdade? Pois saiba que o continente africano tem muito mais para oferecer. Veja:

12. Clifton Beaches

Clifton Beaches, localizada na Cidade do Cabo, é uma das praias mais visitadas da África do Sul. A costa encantadora é, na verdade, um conjunto de quatro praias separadas por belas formações rochosas de granito puro.

Além disso, Clifton Beach é um dos pontos mais ricos da cidade, onde são construídos alguns dos imóveis mais caros (e belos) da África do Sul.

13. Praia de Bazaruto

Sabe aquelas orlas que não são muito conhecidas, mas poderiam facilmente estar entre as praias mais bonitas do mundo? Pois bem, é o caso da Praia de Bazaruto, em Moçambique.

Pouco conhecida, principalmente entre os brasileiros, Bazaruto é o lugar perfeito se você deseja se desconectar do mundo para curtir suas férias em um lugar paradisíaco. Além disso, vale lembrar que a língua nativa de Moçambique é o português, portanto, você pode viajar despreocupado com possíveis barreiras linguísticas.

14. Paje Beach

Outro lugar paradisíaco do continente africano é Paje Beach, em Zanzibar, Tanzânia. Dona de um visual encantador e extremamente natural, as águas mornas e cristalinas da praia fazem dela o lugar ideal para quem gosta de pescar, mergulhar e relaxar.

Apesar de não ser um país muito conhecido, a Tanzânia, principalmente em Paje Beach, oferece aos turistas uma ótima estrutura, com diversos hotéis e resorts de luxo.

Oceania

Por mais que a Oceania seja um continente distante para quem vive no Brasil, todo tempo gasto dentro de um avião é recompensado quando as belezas das praias oceânicas entram em cena. Confira:

15. Bondi

Considerada há anos como uma das praias mais bonitas do mundo, Bondi é uma mistura exótica que só se vê na Austrália.

A infraestrutura de um país de primeiro mundo que a praia oferece, desde banheiros e chuveiros até churrasqueira, se mistura com a beleza natural das areias brancas e águas azuis e com a diversidade do povo que a frequenta, que vai de turistas e famílias até surfistas de todas as partes do mundo.

16. Bora Bora

A Polinésia Francesa é um conjunto de ilhas belíssimas e, dentre elas, está a Ilha de Bora Bora, um dos destinos mais procurados no mundo, principalmente pelos casais apaixonados em busca de fazer uma viagem romântica.

Dona de um formato diferente, com uma ilha central cercada de vários motus (pequenas ilhotas), Bora Bora é uma lagoa de águas azul-turquesa, transparentes e calmas em pleno mar aberto, onde é possível se hospedar em bangalôs logo acima da água e oferecidos por resorts de luxo.

Ásia

Por mais que não sejam as atrações turísticas mais buscadas em uma viagem à Ásia, por lá também existem algumas das praias mais bonitas do mundo:

17. Patong Beach

Uma das praias mais badaladas da Tailândia, Patong Beach é um ótimo lugar para quem quer conciliar o relaxamento de dia na praia e a agitação da vida noturna.

A praia de Patong fica localizada na região central de Puket e oferece aos turistas uma ótima infraestrutura, com restaurantes, barracas, hotéis e resorts de luxo.

18. Maya Bay

Maya Bay é, sem sombra de dúvidas, a praia mais famosa de todo continente asiático. Ela fica situado em Koh Phi Phi, na Tailândia, um dos cenários naturais mais exuberantes e incomuns do planeta.

A orla de Maya Bay é cercada por paredões rochosos intactos e cobertos por vegetação. Soma-se a isso um mar esverdeado, de água cristalina, e a areia branca e pronto, você estará em meio a uma das praias mais bonitas do mundo.

Ao redor do planeta existem praias para diferentes tipos de pessoas e gostos, e em cada uma delas você vai encontrar belezas inigualáveis. Fato é que quanto mais você toma conhecimento das maravilhas naturais da Terra, mais você vai querer conhecer as praias mais bonitas do mundo.

Agora que você já viu algumas das praias mais bonitas do mundo, confira o nosso artigo e conheça o litoral brasileiro de norte a sul!