Quem tem espírito de viajante está sempre disposto a embarcar para novos destinos, não importa a distância. E para a alegria dos que estão em busca de uma direção inédita, felizmente o Brasil é um país de enorme diversidade turística e oferece cidades para todos os gostos.

No coração do Rio Grande do Sul, por exemplo, está localizada Santa Maria. Um município de ares cinematográficos situado em um vale cercado por sinuosos montes verdejantes e de enorme importância para o estado gaúcho.

Quer saber mais sobre a cidade antes de comprar a sua passagem para Santa Maria? Então, continue lendo este artigo e descubra tudo que a cidade tem para oferecer a você!

A história de Santa Maria

Inicialmente ocupada por índios das tribos minuano e tapes, a cidade de Santa Maria foi fundada graças a uma discordância territorial envolvendo os portugueses e espanhóis. A comissão estabelecida para demarcar o limite entre as terras dos dois países se dividiu e uma delas montou seu acampamento no local que hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade: a Praça Saldanha Marinho.

Desde então, Santa Maria passou de acampamento a povoado, distrito, vila e, por fim, em 1858, foi emancipada politicamente e se tornou cidade. A sua origem militar perdura até hoje, já que o município continua sendo lar de uma das maiores guarnições do Exército Brasileiro. Além disso, a cidade tem uma das melhores universidades do país e referência em ensino superior, a UFSM — Universidade Federal de Santa Maria.

Melhores formas de chegar em Santa Maria

A malha rodoviária de Santa Maria é composta por quatro principais rodovias: a BR-158, BR-392, BR-287 e a estrada estadual RS-287. De modo geral, a chegar até a cidade por via terrestre não é tão simples, já que existem obras e buracos na grande maioria dos trechos destacados.

Por isso, a melhor maneira para se chegar lá é comprando uma passagem para Santa Maria e desembarcar no aeroporto da cidade. O aeroporto passou por um processo de municipalização recentemente e deixou de ser uma base aérea comandada pela Aeronáutica para se tornar uma pista de pouso para voos comerciais.

Localizado a 12 quilômetros do centro de Santa Maria, o aeroporto é situado nas proximidades da Universidade Federal de Santa Maria os voos são diretos para Porto Alegre.

Melhores épocas para visitar a cidade

Por estar localizada na região Sul do Brasil, Santa Maria tem um clima mais frio do que a grande maioria dos outros municípios brasileiros. O fato de a cidade estar localizada em um ambiente com alterações significativas de altitude também faz com que o clima seja mais ameno ao longo do ano.

Por lá, a temperatura varia entre 10°C e 31°C e raramente os termômetros ultrapassam a casa dos 3°C e 35°C. Se você está em busca de praticar atividades de clima quente, a melhor época para comprar a sua passagem para Santa Maria é do início de março ao meio de maio, ou do fim de setembro ao meio de dezembro.

Durante esses meses, a temperatura está firme e agradável, ideal para você aproveitar as atrações de ecoturismo de Santa Maria.

Principais atrações turísticas de Santa Maria

Durante o período de desenvolvimento do país, o Rio Grande do Sul foi diretamente influenciado pelo grande contingente de imigração europeia naquela região. Por isso, quem pretende se aventurar por cidades como Santa Maria, vai encontrar bem mais do que o turismo ecológico proporcionado pelas belas paisagens do estado. Confira!

Calçadão Salvador Isaia

Local onde antigamente era a Rua do Comércio, o Calçadão Salvador Isaia é um dos principais pontos de encontro de Santa Maria e por lá estão instalados diversos bares, cafés, restaurantes e estabelecimentos comerciais.

Recentemente, o Calçadão foi redesenhado e teve a sua estrutura totalmente modernizada para receber os turistas que compram passagem para Santa Maria.

Basílica Medianeira

Atualmente, um dos principais pontos turísticos da cidade, a Basílica Medianeira foi idealizada em 1935 e inaugurada somente 50 anos depois. Uma das belezas do templo religioso são os seus belos vitrais, que fazem menção a várias cenas bíblicas.

Vila Belga

A Vila Belga é um charmoso vilarejo construído nas proximidades da Estação Ferroviária de Santa Maria, composto por 84 casas de arquitetura eclética e onde moravam os funcionários da empresa que exploravam a linha férrea.

A Vila foi tombada em 1998 pelo patrimônio estadual e é considerada uma das riquezas arquitetônicas de Santa Maria.

Praça Saldanha Marinho

O maior símbolo de Santa Maria, a praça Saldanha Marinho é também a principal praça da cidade, já que foi palco da fundação da cidade no passado.

Ela fica localizada no centro da cidade, próxima a outros pontos turísticos, como a Rua do Acampamento e o Calçadão Salvador Isaia.

Programas culturais da cidade

Para quem comprou passagem para Santa Maria para conhecer mais sobre a cultura da cidade, confira quais são as principais atrações que você vai encontrar por lá:

Theatro Treze de Maio

Inaugurado em 1890, o Theatro Treze de Maio já foi sede de jornal, fórum da cidade e até biblioteca pública. Atualmente, após uma série de reformas iniciada em 1992, o Theatro hoje é aberto ao público e recebe espetáculos de dança, música e obras teatrais.

Memorial Mallet

Um misto de mausoléu e museu, o Memorial Mallet expõe um riquíssimo acervo que retrata a história do Regimento da Artilharia e de seu patrono, Marechal Emílio Luiz Mallet.

Entre as peças em demonstração estão armamentos utilizados na Guerra do Paraguai, além de armas da I e II Guerra Mundial.

Planetário da UFSM

Inaugurado em 1971, o Planetário da UFSM foi o primeiro do Rio Grande do Sul e o primeiro a ser construído dentro de uma universidade brasileira.

O prédio ainda conta com um museu interativo, localizado no segundo piso, que retrata um pouco da história da astronomia por meio de dispositivos interativos.

Itens indispensáveis na bagagem de quem vai a Santa Maria

Caso você já esteja com sua passagem para Santa Maria em mãos, chegou a hora de fazer as malas e para isso é importante que você saiba o que não pode faltar na sua bagagem.

No geral, o clima das cidades gaúchas é mais frio do que a grande maioria dos municípios brasileiros. Por isso, na hora de escolher quais roupas levar, use e abuse daquelas que vão manter você aquecido e confortável durante a sua estadia em Santa Maria.

Além disso, vale conferir com antecedência a previsão do tempo para o período das suas férias na cidade. Ao ter conhecimento sobre as projeções de quais serão as temperaturas que o aguardam, você vai poder escolher melhor as roupas e acessórios que você vai levar dentro da mala.

O que você achou do nosso artigo? Ficou animado para ir conhecer o Rio Grande do Sul? Então, não perca tempo. Entre agora na Azul e compre já a sua passagem para Santa Maria!