Espetáculos culturais atraem a atenção de muitas pessoas, divertindo e proporcionando momentos para desfrutar em família ou com os amigos. Com a pandemia, no entanto, muitos desses eventos acabaram sendo interrompidos, especialmente para evitar aglomerações.

Isso não significa que você não possa aproveitar transmissões de óperas e teatros do conforto do seu lar. A quarentena é uma oportunidade para assistir a espetáculos famosos de grandes companhias, tal como o Ballet Bolshoi e o Grupo Corpo.

Por conta do limite de lotação, distância e dificuldade para conseguir ingressos, assistir online é a maneira mais acessível para a população desfrutar dessas obras, garantindo entretenimento de qualidade e cultura.

Quer saber quais são as suas opções? Então, fique conosco!

Espetáculos da Broadway

Quem nunca quis assistir a um espetáculo da Broadway, não é mesmo? Para a alegria geral, o site da Broadway HD disponibilizou sete dias de acesso gratuito para desfrutar de grandes apresentações diretamente de casa.

Apesar de não constar aqueles espetáculos mais famosos, ainda existem ótimas opções para explorar. Para garantir o acesso, é preciso se cadastrar no site.

Quem também está disponibilizando o conteúdo da companhia é a Universal, no canal do YouTube The Shows Must Go On! Vale a pena checar.

Dança

Para quem gosta de apreciar a arte da dança e contemplar os mais belos ballets, algumas companhias estão organizando cronogramas para compartilhar apresentações, números e espetáculos inteiros para que você possa assistir do conforto da sua casa, em segurança.

Ballet Bolshoi

Na Rússia, o Teatro Bolshoi de Moscou já transmitiu virtualmente algumas das suas principais performances e outros conteúdos interessantes, que ficaram disponíveis para o público durante a pandemia. Aqui no país, a Escola Bolshoi Brasil também está postando seus espetáculos no YouTube, um material que vale a pena ser visitado.

Grupo Corpo

Você gosta de dança contemporânea? Então, vai adorar acompanhar as apresentações do Grupo Corpo, uma companhia brasileira cheia de talento. Seu conteúdo está disponível durante o período de pandemia para que você se desligue um pouco das preocupações e desfrute um momento de arte, entretenimento e leveza. Uma boa pedida, não é mesmo?

A programação inclui a divulgação de dois espetáculos semanais. Para conferir as apresentações, basta seguir as instruções fornecidas pelo próprio grupo no site.

Orquestra

As orquestras também têm se organizado em meio à pandemia para que os grandes fãs não fiquem tanto tempo longe das apresentações. Em alguns casos, elas transmitem espetáculos prontos e, em outros, fazem arranjos com os músicos em apresentações mais intimistas.

Filarmônica de Berlim

Uma das companhias que liberou apresentações online foi a Filarmônica de Berlim, mediante a utilização do cupom BERLINPHIL, no site oficial. São 30 dias de acesso gratuito a diversos conteúdos.

Qual destino combina mais com você?Powered by Rock Convert

Os conteúdos incluem grandes maestros e solistas, mais de 40 transmissões ao vivo, entrevistas e documentários feitos pela companhia. Ela é considerada uma das melhores orquestras do mundo, especialmente pela qualidade do seu sistema de som.

Ópera

A música clássica reagiu rapidamente às interrupções em razão do coronavírus. Antes mesmo que os artistas populares começassem a se mover em direção às lives, tanto os teatros de ópera quanto os grupos de câmara e orquestras já tinham elaborado suas temporadas virtuais de apresentações.

MET Opera

Se você quer aproveitar o melhor da Metropolitan Opera, diariamente, a companhia está compartilhando uma série de atrações em seu site oficial. Os acessos podem ser feitos entre 20h30 e 19h30 do dia seguinte.

Com diferentes temáticas e sequências especiais, o público poderá aproveitar tudo de forma gratuita. Quem quiser, também poderá fazer doações para ajudar o grupo e os artistas que fazem parte dele.

Royal Opera House

Com a série #OurHouseToYourHouse, o Royal Opera House abriu virtualmente as portas para três grandes espetáculos previstos para o dia 13 de junho. Enquanto o edifício físico está fechado para o público, os organizadores reúnem todo o talento da companhia combinado em dança, música, diretores artísticos, diretores musicais, além dos de ópera e ballet.

Além disso, o grupo está disponibilizando seus conteúdos pelo canal do YouTube e pela página do Facebook. Você não vai perder, vai?

Teatro

Assim como as demais modalidades artísticas, o teatro também teve que reagir à pandemia e encontrar soluções para se manter presente na vida das pessoas. Com transmissões dos espetáculos de maior impacto, ele visita muitas casas durante o isolamento social.

Melhores do Mundo

Para quem procura uma opção ainda mais leve e descontraída, a companhia de comédia Os Melhores do Mundo está disponibilizando seu conteúdo online e garantindo boas risadas para o público. O grupo cancelou seus espetáculos presenciais e investiu nos vídeos para compartilhar sua arte para dar suporte ao distanciamento social.

Todas as terças, quintas e sábados, a companhia tem disponibilizado novos espetáculos na sua página no Facebook. Não precisamos nem mencionar o quanto essas apresentações ajudam a enfrentar os momentos de tensão que vivemos, não é?

Cirque Du Soleil

Quem também está estimulando as pessoas a recorrerem a opções de entretenimento em casa é o Cirque Du Soleil. Muitos dos seus conteúdos estão disponíveis online para os fãs. Os materiais não se limitam apenas aos vídeos do espetáculo: a companhia também oferece vídeos de maquiagem, tutoriais e diversos outros atrativos para passar o tempo.

Para quem tem crianças em casa, existe um conteúdo criado especificamente para esse público. Por isso, não deixe de visitar o site e conferir as atrações!

Marquee TV

Outra opção que reúne dança, ópera e teatro é a Marquee TV, que está fazendo o maior sucesso entre os fãs dessas artes. Com um conteúdo amplo e diversificado, ela é considerada a Netflix artística da quarentena. O público tem direito a 30 dias de acesso gratuito para desfrutar de apresentações que vão do Ballet Bolshoi ao Royal Shakespeare Company.

A arte é alimento para a alma e apesar de, por enquanto, não ser possível viajar e visitar os grandes espetáculos, eles ainda podem ser fonte de inspiração, entretenimento e cultura. Certamente, assistir a essas obras online não é a mesma experiência de presenciá-las ao vivo. Mas, ainda assim, vale a pena conferir e se divertir.

Se você gosta de artes e cultura, não fique apenas com as transmissões de óperas e teatros. Confira os principais destinos culturais e artísticos para visitar depois da pandemia!