Estamos todos precavidos, por causa do coronavírus. E com o isolamento social, os deliciosos passeios acabaram ficando para depois, não é mesmo? A solução, durante esse tempo, é viajar sem sair de casa.

O bom de fazer isso é que, além de ajudar a passar a quarentena de forma leve, você já pode anotar referências e preencher sua wishlist de lugares a conhecer. Assim, quando as coisas melhorarem, será mais fácil decidir seu próximo destino. Que tal? Acompanhe a leitura e descubra algumas ideias legais!

1. Livros

Leituras, filmes e séries são boas formas de viajar um pouco e manter a saúde mental. Ao ler, por exemplo, você se transporta a mundos envolventes, conhecendo cidades e países incríveis. Sem contar que o hábito otimiza todo o sistema cognitivo, aumentando sua inteligência.

Algumas inspirações são:

  • Um Lugar na Janela (Martha Medeiros): a cronista remete o leitor a locais como Santiago, Grécia e Japão. Um verdadeiro suspiro para quem gosta de unir leveza e conhecimento;
  • O Grande Bazar Ferroviário (Paul Theroux): o escritor americano relata sua viagem pela Ásia, passando por Índia, Malásia, Japão, entre outros. Ele faz uma descrição e análise profunda do que conhece e das pessoas com as quais se encontra;
  • O Diário de um Mago (Paulo Coelho): o autor conta sua peregrinação de três meses para Santiago de Compostela. É quase impossível alguém ler e não sentir vontade de ir também;
  • Mas Você Vai Sozinha? (Gaía Passarelli): com bom humor, essa escritora de viagens conta sobre suas andanças, além de dar ideias para conhecer lugares incríveis. Entre eles, estão Nova York, Califórnia, Veneza e Machu Picchu.

2. Filmes e documentários

Filmes e séries temáticos existem aos montes e, da mesma forma, conseguem nos transportar a destinos apaixonantes. Entre eles, você pode assistir a:

  • Sob o Sol de Toscana: a protagonista se divorcia e decide mudar radicalmente de vida. Ela, então, sai de San Francisco e compra uma casa rústica na Itália. As paisagens são inspiradoras;
  • Comer, Rezar e Amar: o filme é leve e tem a atuação de Julia Roberts. É também uma história de divórcio, que leva a protagonista a viajar por Itália, Índia e Bali;
  • Peru — Tesouro Escondido: o documentário está disponível na Netflix e revela as maravilhas do local.

3. Cursos online

Destinos do exterior fazem seu coração bater mais forte? Uma forma de viajar sem sair de casa é se matricular em cursos online de idiomas, que tenham bastante conversação e facilitem a troca de experiências com outras pessoas.

Muitos deles são ministrados por professores de outros países, deixando você em mais proximidade à cultura nativa. Dá para se comunicar com pessoas em Nova York, Amsterdã, Califórnia, entre outros lugares.

4. Pratos típicos

Qual culinária faz você sentir que vale a pena cada centavo gasto? Italiana? Mexicana? Francesa? Indiana? Por que não planejar finais de semana deliciosos e tentar pratos típicos, com direito a bebidas, músicas e adereços temáticos?

São diversas possibilidades e a internet está aí para ajudar em todos os detalhes! Entre algumas ideias de inspiração, você pode se aventurar a fazer:

Qual destino combina mais com você?Powered by Rock Convert
  • chilli com sour cream, cheddar, nachos e uma cerveja mexicana;
  • pizza de massa caseira e um delicioso vinho italiano;
  • ratatouille, boeuf bourguignon, creme brulée e um vinho francês.

5. Vídeos no YouTube

Muitos blogueiros de viagem contam suas aventuras em vídeos, que ficam disponíveis no YouTube. São pessoas talentosas produzindo conteúdo por lá, e vale a pena dar uma chance, se até agora você não se deixou envolver pela plataforma. Algumas ideias são:

  • We Love: o casal mostra os diversos lugares incríveis pelos quais já passou. A qualidade das filmagens faz todo mundo querer entrar na mala com eles;
  • Num Pulo: frequentemente, o casal lança vlogs de locais que conheceram pelo mundo. Ainda tem várias viagens nacionais;
  • Louco Por Viagens: o protagonista, como o nome sugere, é fanático por visitar lugares interessantes. A experiência dele em viagens levará você a ter boas vivências nos vídeos.

6. Perfis no Instagram

Influenciadores brasileiros fazem sucesso nessa rede social ao mostrar fotos impecáveis e contar um pouco das experiências obtidas em cada lugar. Os perfis costumam ser bem organizados, inclusive com stories fixos, que mostram um pouco de cada cidade brasileira ou país.

Além disso, há muitas recomendações sobre pontos turísticos, alimentação e formas de curtir sem precisar gastar muito. Bons perfis para seguir são:

  • Mundo sem Muros: você verá fotos bonitas e conteúdos diferenciados, que despertam novas perspectivas sobre os lugares;
  • Um Viajante: com imagens e textos inspiradores, o blogueiro faz você viajar sem sair de casa e se encantar a cada momento;
  • Janelas Abertas: os conteúdos são cheios de reflexões. A blogueira faz viagens solo e ensina a ser turista consciente.

7. Fotos antigas

Aqueles amantes de viagens costumam ter a memória do celular cheia ou o desktop todo bagunçado, com tantas fotos dos lugares pelos quais passaram. Uma ideia, então, é unir o útil ao agradável: você libera espaço no aparelho e salva os seus álbuns na nuvem.

Essa é uma forma de fazer algo relaxante na quarentena e sentir certa nostalgia dos melhores momentos vividos. Uma sugestão é separar os arquivos não só pelos nomes de cidades ou países, mas também por ano e mês. Isso vai facilitar quando você for procurar por uma foto específica.

8. Visitas virtuais a museus

Uma forma de viajar mais ficando em casa e afastar qualquer tédio, é visitar museus virtuais. Com a ajuda do Google Arts & Culture, você consegue conhecer em torno de 500 museus e galerias, desde os famosos aos menos conhecidos.

Além de conhecer muita coisa, aprende a cultura local e nem precisa se preocupar com refeições caras! Aproveite para explorar bem o site e encontrar as opções que mais se encaixem em seu estilo. Como sugestões, podemos citar:

  • Museu Van Gogh, em Amsterdã;
  • British Museum, em Londres;
  • Musée d’Orsay, em Paris.

9. Blogs de viagem

Outra opção é passear por blogs de viagem, ler os relatos e sentir um pouco das emoções de cada blogueiro. Você vai se deparar com lugares incríveis e pouco conhecidos, fugindo do senso comum. Alguns exemplos:

  • Lalá Rabelo: conheça um pouco de locais paradisíacos como Jamaica, Croácia, Grécia e Tailândia;
  • Vamos Pra Onde: o blog é bem organizado e dá indicações do que fazer e comer em cada lugar;
  • Sthe On The Road: com experiência em viagens incríveis, a blogueira faz você conhecer um pouquinho de cada lugar.

Bem, como você viu, existem várias formas de viajar sem sair de casa. Aliás, o primeiro passo para uma viagem incrível é pesquisar bem sobre o destino e entender mais a cultura local. Que tal pegar muitas ideias bacanas e começar a planejar o próximo passeio?

Gostou do conteúdo? Siga-nos em nossas redes — Facebook, Instagram, Twitter — e acompanhe de perto mais informações interessantes!