A bela Região Sul do Brasil oferece uma grande diversidade de atrações para encantar os visitantes. São tantas que talvez você ainda não tenha pensado em reservar uma passagem para Passo Fundo e ir explorar essa cidade reconhecida oficialmente como a capital nacional da literatura.

Então, se ainda não conhece esse lugar, onde é forte a presença das tradições gaúchas, planeje uma viagem até lá. Nosso artigo vai apresentar ótimas razões para se encantar com uma visita a Passo Fundo. Boa leitura!

A história é heroica

Passo fundo surgiu no Planalto Médio e Alto Uruguai, na região usada como passagem e ponto de descanso de tropeiros e animais. Em algumas épocas do ano, devido às chuvas abundantes, o passo do rio era muito fundo. Por isso, o nome da cidade.

Nos tempos coloniais, o império português distribuía terras aos militares após prestarem serviços à Coroa. Foi assim que Manoel José das Neves, o paulista Cabo Neves, lá se instalou com a família e empregados, na fazenda Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Outras famílias chegaram ao local nos anos seguintes. A região experimentou um grande crescimento até o início das disputas da Revolução Farroupilha, pois quase levaram à dizimação total da população em 1843. No entanto, o povoado resistiu, se recuperou e foi elevado à condição de vila em 1857.

No final do século 19, o lugar assistiu a um dos embates mais sangrentos da história nacional, a Batalha do Pulador, durante a Revolução Federalista. Mais uma vez a cidade resistiu lutas, cresceu e se desenvolveu até comemorar o aniversário de 160 anos com muita festa, no ano de 2017.

A localização é privilegiada

A cidade está no norte do estado do Rio Grande do Sul. Em linha reta, a distância para Porto Alegre é de 228 quilômetros e para Curitiba, 443 quilômetros . Até São Paulo, são 780 quilômetros . Alguns dos municípios vizinhos são Coxilha, Mato Castelhano, Nicolau Vergueiro, Marau e Carazinho.

Passo Fundo está situada em um movimentado entroncamento de rodovias que ligam a Santa Catarina e a outros estados brasileiros. Por isso, se tornou ponto de passagem para os hermanos argentinos em busca do nosso litoral no verão.

Mesmo com todas as facilidades rodoviárias, o meio mais rápido de chegar até lá é comprar uma passagem para Passo Fundo e aterrissar no aeroporto Lauro Kortz, onde a Azul mantém voos regulares.

O clima é agradável

Na região, os verões são longos, úmidos e não muito quentes, e os invernos são curtos e não muito frios. As temperaturas anuais variam entre 10ºC e 28ºC e raramente descem para menos de 3ºC ou sobem para mais de 31ºC.

Para quem vai em busca de atividades ao ar livre, as melhores épocas para uma visita são de fevereiro a abril e de outubro a janeiro, quando chove menos e o céu não fica encoberto. Do fim de novembro até março, as temperaturas são mais elevadas.

Já decidiu qual será a melhor época para comprar sua passagem para Passo Fundo e descobrir os encantos da cidade? Então, é hora de saber mais sobre o que ver lá.

As atrações são variadas

A cidade reserva atrativos para todas as idades e gostos. Veja algumas sugestões do que você não pode perder:

Parque da Gare

Com a desativação da ferrovia, por volta de 1986, a antiga estação de trens foi transformada no Parque da Gare, um conjunto arquitetônico para abrigar uma estrutura de lazer e de esportes, espaços para exposições culturais e artísticas, anfiteatro, parque infantil, local para feiras e eventos etc.

Parte do complexo do parque, o prédio da Feira do Produtor, encontra-se entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Capitão Bernardo. Outro edifício é o prédio da biblioteca, ou o Prisma – Espaço Cultural da Gare. A passarela sobre o lago funciona como um mirante para apreciar as belezas do entorno.

Complexo Turístico da Roselândia

Essa área, localizada na Avenida Perimetral Sul, tem cerca de 200 hectares, onde se encontram atrações como:

  • sedes campestres de clubes privados;
  • centro de tradições gaúchas;
  • escola de equitação;
  • parque de rodeios com imensa área de mata nativa;
  • kartódromo etc.

Cervejarias

Passo Fundo é o lugar ideal para saborear excelentes cervejas, principalmente, as artesanais. Entre as cervejarias, destaca-se a Farrapos, dentro do Complexo Turístico da Roselândia, com capacidade para produção de 30 mil litros por mês de cerveja artesanal de alta qualidade.

Outra boa pedida é a Cervejaria ID, na Rua Doutor Vergueiro, onde se saboreia excelente culinária alemã, acompanhada de ótima cerveja artesanal. A trilha sonora é puro rock and roll.

Museu Histórico Regional e Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

O primeiro exibe um importante acervo de antropologia, arte indígena, fotografia, documentos históricos da região etc. Já o de Artes Visuais, reúne cerca de 150 obras da artista plástica que dá nome ao espaço, além de mais de uma centena de trabalhos de outros artistas. Ambos são imperdíveis.

Teatro Municipal Múcio de Castro

Localizado na Avenida Brasil, no prédio tombado da antiga Câmara dos Vereadores da cidade, o teatro tem cerca de 200 assentos. É um espaço confortável para terminar a noite e assistir a um bom espetáculo teatral ou outra atividade cultural.

A cidade é a capital nacional da literatura

Uma lei sancionada pelo governo em 2006 concedeu a Passo Fundo o título de capital nacional da literatura devido ao apoio às artes literárias. A cidade sedia, de dois em dois anos, a tradicional Jornada Nacional de Literatura, evento com os mais importantes autores da América Latina.

Além disso, ela patrocina outros eventos literários, como o Projeto Livro do Mês, no qual os autores debatem as obras com o público. Outras iniciativas são a Feira do Livro e o ônibus-biblioteca itinerante para levar os livros aos leitores das regiões mais distantes.

O Marco da Capital Nacional da Literatura, inaugurado em 2008, fica na Praça Armando Sbeghen e exibe a Árvore das Letras, o Monumento aos Tropeiros, um quiosque multimídia e uma estrutura de metal onde são colados trechos de obras literárias, trocados periodicamente.

Então, em sua visita, deixe espaço livre na mala, pois você vai querer comprar muitos livros para incrementar sua biblioteca e fazer com que a sua passagem para Passo Fundo seja ainda mais bem aproveitada. Para levar na mala? Separe roupas confortáveis, agasalhos e calçados apropriados para caminhar muito e explorar.

Não perca mais tempo e visite já o site da Azul para reservar sua passagem e voar com todo conforto!