Quem ama viajar está sempre ansioso pelo próximo destino. As emoções que sentimos quando embarcamos em uma nova aventura são momentos que ficam marcados para sempre.

Mesmo que seu sonho seja fazer uma viagem por semana, a realidade mostra que devemos esperar datas oportunas para criar asas e voar mundo afora. Quando temos pouco tempo para curtir a família, uma das saídas é apostar em destinos próximos, de preferência dentro do território brasileiro.

Uma das mais importantes cidades do interior de São Paulo, a cosmopolita Ribeirão Preto é um considerável polo econômico do país, mas que mantém o seu ar caipira, além de estar cheia de atrativos naturais e culturais encantadores.

Quer conhecer mais sobre esse destino? Neste artigo vamos falar sobre a história da cidade, bem como destacar quais são os seus 9 principais atrativos turísticos. A sua vontade será a de garantir a passagem para Ribeirão Preto agora mesmo. Acompanhe!

Conheça Ribeirão Preto

A cidade de Ribeirão Preto foi fundada em 1856, quando um grupo de fazendeiros da região doou terras para a construção de uma igreja em homenagem a São Sebastião. Devido ao solo fértil e ao clima excelente, a agricultura sempre foi o motor da cidade.

O desenvolvimento econômico fez aquela pequena vila do interior paulista prosperar. As exportações de café, principal produto comercial do Brasil no século XIX, trouxeram muita riqueza para a cidade, que hoje abriga centenas de indústrias, tem um comércio pulsante e uma vida social agitada, além, é claro, de uma atividade agropecuária líder em diversos setores.

Ribeirão Preto teve papel fundamental para o país na década de 1970, quando todo o planeta vivia uma crise com a falta de petróleo no mercado. Para mitigar os efeitos do desabastecimento de combustível, as fazendas da região se voltaram para o plantio de cana-de-açúcar. O álcool produzido nas usinas da cidade ajudaram a manter o Brasil em movimento.

Informações sobre Ribeirão Preto

A cidade de Ribeirão Preto, segundo o IBGE, tem mais de 590 mil habitantes. O município é o nono maior do Estado de São Paulo e tem o 24º PIB (conjunto de riquezas produzidas) do Brasil, o que proporciona ótimos índices de renda, qualidade de vida e desenvolvimento tecnológico.

Localizada a 315 quilômetros da capital paulista, Ribeirão Preto é cercada por três outras importantes cidades do interior: Araraquara, Franca e Barretos, todas dentro de um raio de cerca de 100 quilômetros de distância. Ribeirão também tem uma região metropolitana que engloba dezenas de pequenos municípios, que fazem parte da sua força produtiva.

A cidade é servida pelo Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto, que recebe voos diários vindos dos principais terminais brasileiros. O principal acesso terrestre a Ribeirão é feito pela Rodovia dos Bandeirantes, uma das melhores estradas do país.

Clima da cidade

Ribeirão Preto é conhecida pelo sol forte, que brilha o ano todo. No período mais quente (de outubro a abril), os termômetros passam fácil dos 30 graus. Nesses meses também são frequentes as chuvas, com maior intensidade entre dezembro e março.

Nos meses do inverno (entre junho e setembro), os dias chegam à casa dos 28 graus, mas as noites podem ser mais geladas, com temperaturas mínimas batendo os 13 graus. Nessa época, quase não chove.

Curta as principais atrações turísticas de Ribeirão Preto

Como importante centro econômico e cultural do interior do Estado de São Paulo, a cidade de Ribeirão Preto conta com uma ampla rede de entretenimento, que reúne atrações históricas, gastronômicas e muitas atividades ligadas às artes.

Conheça aqui os melhores pontos turísticos do município e saiba por que colocar cada um deles no seu roteiro de viagem para Ribeirão.

1. Mercadão Central

Poucos lugares revelam tanto sobre uma cidade e uma cultura quanto o mercado central. Ao visitar o Mercadão Central de Ribeirão Preto, que funciona há 118 anos, o turista vai conhecer os estabelecimentos que comercializam frutas, carnes, verduras, doces, bebidas, embutidos, queijos, especiarias, flores, frutos do mar, produtos naturais, artesanato e o que mais você puder imaginar.

Há também os boxes que vendem lanches e refeições. Vale a pena saborear um pastel, que é bem sequinho e crocante. Essa variedade toda oferecida pelo Mercadão ainda conta com preços baixos e muita qualidade. (r. São Sebastião, 30 – Centro)

2. Choperia Pinguim

Quando alguém fala em Ribeirão Preto, é muito provável que a primeira referência que surja é a icônica Choperia Pinguim. A atração fica em um imponente prédio no centro da cidade e serve há mais de 80 anos um dos melhores chopes do Brasil: leve, sempre muito gelado e com o colarinho na medida certa.

O ambiente do Pinguim é bastante familiar e não é difícil ver grandes mesas com várias gerações celebrando animados happy hour. O local tem atendimento diferenciado, que faz o visitante se sentir parte da tradição. Experimente os salgadinhos, porções e outros deliciosos petiscos do cardápio, que também conta com refeições completas, inclusive no almoço. (r. General Osório com r. Álvares Cabral – Centro)

3. Jardim Japonês

Dentro do Bosque Municipal Fábio Barreto — uma bela área verde na região central de Ribeirão —, foi construído, com a ajuda da comunidade nipônica, um lindo jardim japonês semelhante aos encontrados na Terra do Sol Nascente. É uma delícia caminhar por entre lagos, pontes e quiosques — tudo obedecendo aos padrões de paisagismo nipônico.

Aprecie as flores ornamentais e os peixes em um espaço de muita tranquilidade e harmonia. A paisagem inspira os visitantes a fazer ótimas fotos, que depois vão ganhar muitas curtidas nas redes sociais. (r. Liberdade, s/nº – Campos Elíseos)

4. Theatro Pedro II

Inaugurado em 1930, o belo prédio do Theatro Pedro II já é uma atração à parte. O teatro é considerado um dos principais pontos de Ribeirão Preto e tem uma importante história no desenvolvimento da arte e da cultura na cidade.

Restaurado nos anos 1990 e hoje recebendo eventos artísticos todos os meses, o Pedro II é palco para apresentações de música clássica, balé, teatro, música popular, shows de comédia e espetáculos dos mais variados. Tem capacidade para mais de 1.500 pessoas e fica localizado bem ao lado do Pinguim, então, vale a pena combinar os dois passeios. (r. Álvares Cabral, 370 – Centro)

5. Museu da Imagem e do Som

Dedicado à preservação da memória audiovisual, o MIS de Ribeirão Preto guarda relíquias de diversos tempos. Os visitantes podem conhecer rádios antigos, equipamentos de filmagem, auto-falantes, fotografias, fitas de rolo e cassete, bem como uma ampla documentação histórica.

No local também ocorrem exposições temporárias e eventos sobre o tema comunicação. (Praça Alto de São Bento, s/n – Jardim Mosteiro)

6. Museu de Arte de Ribeirão Preto

Essa instituição cultural abriga exposições de arte contemporânea de artistas consagrados, mas também dá espaço para novos talentos. Os acervos contemplam telas, esculturas, instalações, livros, gravuras, colagens e muito mais.

O museu promove oficinas sobre diversos temas, que oferecem uma imersão no mundo artístico por meio de pinturas, coreografias e práticas de oratória. A entrada é gratuita. (r. Barão do Amazonas, 323 – Centro)

7. Catedral Metropolitana de São Sebastião

Localizada no Marco fundador de Ribeirão Preto, a bela Catedral de São Sebastião foi inaugurada, com o projeto atual, em 1954. Sua arquitetura mistura estilos clássicos e barroco, e a decoração em seu interior prima pela riqueza de detalhes.

Gaste alguns momentos admirando as pinturas, os altares, os vitrais e as portas feitas com folhas de bronze, que compõem um lindo acervo de arte sacra da catedral. (r. Florêncio de Abreu, S/N – Centro)

8. Park Gorilão

Alegria das crianças e dos adultos, esse parque de diversões oferece atrações para todas as idades, como os clássicos bate-bate, carrossel e roda-gigante. Os mais corajosos podem se aventurar nos tobogãs, no barco viking ou na montanha-russa.

O local ainda conta com boa estrutura de alimentação, cinema 7D, conjuntos de camas elásticas, piscina de bolinha, pistas de boliche e muitos outros jogos. O parque tem áreas exclusivas para festas de aniversário e outros eventos especiais. É possível comprar um passaporte que dá direito a todas as atrações, porém, também existe a opção de pagar de forma avulsa por cada brinquedo. (av. Presidente Kennedy, 1500 – Novo Shopping)

9. Parques e praças

Apesar de ser uma cidade grande, com muitas construções e vias asfaltadas, Ribeirão Preto tem uma enorme variedade de praças, parques e bosques. Essas áreas verdes são muito utilizadas pela população, que pode praticar exercícios físicos, andar de bicicleta, caminhar e até fazer um animado piquenique.

São áreas repletas de espécimes da fauna e da flora, que convivem na natureza em plena metrópole. Muitos desses locais são servidos de equipamentos de ginástica, brinquedos para a criançada e espaços de lazer para as famílias. Confira a seguir alguns dos melhores pontos para relaxar em Ribeirão:

  • Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto;
  • Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali;
  • Parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya;
  • Parque Municipal Morro de São Bento;
  • Jardim Suspenso – Ribeirão Shopping;
  • Parque das Artes;
  • Parque Tom Jobim;
  • Praça Omilton Visconde;
  • Praça XV de Novembro.

Prepare a bagagem de acordo com o clima da cidade

As peças de roupas escolhidas para compor uma mala para Ribeirão Preto devem ser leves e confortáveis. Os dias de verão são bem quentes, com a ocorrência de chuvas fortes nos fins de tarde. Por essas razões, os tecidos devem ser de secagem rápida para continuar os passeios sem paradas indesejadas. Caso o seu roteiro envolva caminhar muito pela cidade, use calçados macios e arejados, que não façam os seus pés sofrerem.

A forte exposição ao sol exige o uso contínuo de protetor solar, de preferência com alto fator de proteção. O recomendado é ingerir bastante água e usar chapéus para proteger a cabeça. Quem viaja com crianças deve redobrar a atenção com esses cuidados. Como no inverno os dias também costumam ser quentes, o uso do protetor solar é indispensável, inclusive em dias nublados.

Na época mais fria do ano (junho a setembro), o indicado é levar agasalhos para usar no período noturno, quando as temperaturas podem cair bastante. Embora o tempo esfrie, ainda é possível aproveitar dias ensolarados e muito agradáveis em Ribeirão Preto.

Cuidado com o tamanho das malas

Devido às mudanças nas regras para despachar as bagagens em voos comerciais, agora as empresas aéreas podem cobrar de forma avulsa pelos volumes levados no compartimento de carga. Ou seja: quanto mais malas o passageiro carregar, mais terá que pagar pelo transporte.

Confira junto à empresa, no ato da compra da passagem, se a tarifa escolhida inclui as franquias de bagagem. Caso o cliente queira adquirir esse serviço, pode procurar com antecedência no site das companhias, que costumam oferecer bons descontos para as reservas feitas antes do embarque. No balcão de check-in, esses valores tendem a subir.

Em geral, os volumes despachados devem ter até 23 kg e as dimensões máximas de 80 cm de comprimento, 50 cm de altura e 28 cm de largura. Quando a mala passa desses limites, o viajante deve pagar pelo excesso antes de embarcar. Essas taxas costumam ser caras, então, certifique-se do peso e do tamanho dos seus pertences antes de se apresentar no aeroporto.

Aproveite as facilidades da mala de mão

Quando a viagem é para um destino doméstico, como é o caso de Ribeirão Preto, os viajantes podem levar os seus pertences nas malas de mão, que devem pesar até 10 kg. A vantagem desse tipo de bagagem é que o seu transporte é gratuito, mas deve atender às medidas máximas de 35 cm de comprimento, 25 cm de largura e 55 cm de altura.

A mala de mão deve ser armazenada no compartimento logo acima dos assentos. Quando o volume exceder os limites de tamanho, os comissários de bordo podem solicitar o despacho da bagagem, gerando custos adicionais ao passageiro.

Garanta a sua passagem para Ribeirão Preto

Ficou com vontade de embarcar para o interior de São Paulo? Essa rica região do Estado tem muitas opções para os turistas aproveitarem dias incríveis. Sua família pode passar bons momentos de muita união e amor no coração do Sudeste.

Quer procurar por sua passagem para Ribeirão Preto agora mesmo? Entre no nosso site e veja as melhores ofertas para você realizar mais uma viagem dos sonhos!