A tecnologia é uma ótima aliada para quem busca por informação, rapidez e precisão. E para os viajantes ela é uma ferramenta essencial, pois facilita o planejamento da viagem, a espera antes da decolagem, serve de entretenimento durante o voo e é útil até quando você chega ao seu destino.

Mas com tantas opções disponíveis na internet, como saber quais os melhores aplicativos para viagem, certo? Então, confira este texto, pois ele tem várias indicações!

Vantagens e benefícios de app de viagem

Seja em uma viagem de negócio ou de lazer, os aplicativos para viagem trazem muitas vantagens.

Eles podem ser usados em diferentes situações, como no planejamento, na sugestão de passeios e atrações e até descontos em hospedagens. Para descobrir quais deles serão mais úteis para você, acompanhe a nossa lista.

Antes do voo

Acompanhe!

1. Skyscanner

Adquirir um aplicativo de passagem aérea é o primeiro passo para economizar em viagens. O Skyscanner foi desenvolvido para organizar viagens por meio de pesquisas entre centenas de companhias aéreas e agências de viagem de todo o mundo.

Tudo isso em apenas um clique, numa fração de segundos. A ferramenta também rastreia a mudança de tarifas diariamente e informa com notificações.

Outra grande utilidade são os alertas de promoções relâmpago de companhias aéreas e agências de viagens. Dessa forma, você fica informado sobre as passagens aéreas mais baratas, economizando tempo e dinheiro.

Além disso, o Skyscanner também oferece o serviço de aluguel de carros, permitindo que o usuário selecione o tipo de veículo, combustível e características de preferência.

E por fim, o Skyscanner também funciona como aplicativo para reserva de hotel. Ele compara preços de milhares de hotéis convencionais, cama e café, pousadas e resorts em qualquer lugar do mundo.

2. Minhas despesas

Criar um orçamento para a viagem é muito importante para controlar os gastos e não ter surpresas depois.

Se você não tem habilidade com planejamento financeiro, utilize o aplicativo Minhas Despesas. Ele registra os pagamentos em alimentação, passagens, hospedagem e compras. Assim, você tem o controle total das suas finanças.

3. Google Trips

Para não fazer inúmeras anotações, que tal um aplicativo para montar roteiro de viagem? Assim você pode planejar a viagem em detalhes.

Com o Google Trips, você reúne todas as informações sobre as atrações, reservas de voos, veículos, hotéis e restaurantes, mapas e outros detalhes sobre o destino. Para isso, ele utiliza a base do Gmail.

O app salva as informações automaticamente e indica itinerários para dias inteiros ou apenas um turno.

Ele também sugere atividades e locais para visitar perto da sua localização e programações que estão acontecendo em tempo real. O melhor de tudo: o Google Trips funciona online e offline, além de ser gratuito.

4. Duolingo

Para conhecer ou praticar um idioma, você pode contar com o Duolingo. O aplicativo permite que você leia, escute e fale em diferentes línguas:

  • inglês;
  • espanhol;
  • francês;
  • alemão;
  • italiano.

Os exercícios funcionam como um jogo: conversação, compreensão, tradução e desafios de múltipla escolha. Com a correção automática, você já sabe se suas respostas estão certas.

Caso tenha alguma errada, o aplicativo informa a resposta correta e indica como você pode melhorar. Ele funciona como um videogame, com fases de evolução. À medida que você completa as tarefas, acumula pontos e avança de nível.

Ele não vai torná-lo fluente, mas com a prática você vai enriquecer a gramática e o vocabulário no idioma que desejar. Ele é gratuito e também tem um módulo voltado para quem deseja aprender a linguagem da paquera em idiomas diferentes.

5. XE Currency

Ao viajar para o exterior, você precisa converter seu dinheiro para a moeda local. O XE Currency faz isso gratuitamente, online e offline. Além da conversão de moedas, ele também possui ferramentas voltadas para economia e negócios.

Conectado à internet, o app faz a conversão em tempo real. Mas se desejar utilizá-lo sem conexão à internet, basta salvar as últimas taxas atualizadas que ele continua funcionando.

6. Hostelworld

Os viajantes que gostam de liberdade e praticidade costumam optar por hospedagem em hostel. Isso porque o lugar oferece uma estadia a baixo custo e proporciona a conexão entre os hóspedes com os quartos e espaços compartilhados.

Para não perder muito tempo pedindo indicações e pesquisando em diferentes sites, você conferir todas essas informações em um único lugar: o app Hostelworld.

Com ele, você pode fazer reserva em 36 mil propriedades de 170 países. Você têm acesso a fotos, avaliações, preços, disponibilidades e informações extras. Apesar de carregar o termo Hostel no nome, a ferramenta também mostra alguns hotéis e pousadas.

7. Worldpackers

Os viajantes que gostam de trocar experiências, ter uma ligação maior com a cultura local e ainda economizar na estadia fazem muito uso do worldpackers. Ele conecta viajantes e anfitriões do mundo todo para viabilizar essa conexão.

Por exemplo, você pode usar alguma habilidade sua pela hospedagem. Com algumas horas de dedicação, você ganha a estadia e a experiência de trabalhar viajando.

É possível trabalhar em hostels, Organizações Não-Governamentais (ONGs), projetos ecológicos, escolas, projetos sociais e para famílias.

O estabelecimento informa qual a habilidade que precisa e os dias e horários de dedicação. Ele também informa quais benefícios oferece: quarto individual ou quarto da equipe, lavagem de roupas, refeições, desconto em restaurantes, pub crawls e muito mais.

Alguns estabelecimentos oferecem ajuda de custo em dinheiro, mas são poucos. Entretanto, essa é uma forma de viajar economizando, fazer novas amizades e explorar um destino de forma mais intensa. Há opções para todo o mundo, então vai ser fácil definir o próximo destino.

8. Airbnb

Quem viaja em grupo ou deseja uma estadia mais reservada pode optar pelo Airbnb. Ele conecta viajantes e proprietários de imóveis para oferecer uma hospedagem mais personalizada e econômica.

O valor é definido pela quantidade de hóspedes e pode ser rateado entre eles. Entretanto, apenas um entra em contato com o proprietário e realiza o pagamento.

Existe a opção de alugar um espaço inteiro (casa ou apartamento) ou apenas um quarto. No caso do quarto, você compartilha o imóvel com o próprio proprietário e utiliza as áreas comuns. Para auxiliar na escolha, observe as fotos e as avaliações dos anfitriões.

9. ClickBus

Se o seu mochilão tiver muitas paradas ou destinos interligados e o trajeto escolhido for o ônibus, instale o ClickBus no seu smartphone. Ele reúne diversas companhias do Brasil e compara os preços das passagens.

Comprando pelo app, você evita filas e deixa a viagem mais dinâmica. A ferramenta é ideal para agendar uma passagem rodoviária ou para comprar o bilhete de uma viagem de emergência.

10. Infraero Voos Online

Se a maioria das suas viagens for de avião, utilize o Infraero Voos Online. Ele informa os horários de chegada e partida dos aeroportos brasileiros.

Também calcula a distância entre a localização do passageiro e o aeroporto. A ferramenta é útil para visualizar se o seu voo está no tempo previsto, atrasado ou cancelado.

Durante a viagem

Veja!

11. Trip Advisor

Montar um roteiro de viagem requer tempo e muita pesquisa. Para facilitar esse processo, você pode consultar o TripAdvisor.

Ele pontua diversos estabelecimentos turísticos, como hotéis, restaurantes e atrações. Além da nota e das estrelas, os usuários podem fazer comentários, detalhando melhor a sua opinião.

Com as avaliações, você já têm uma noção sobre o que vai encontrar no local. Assim fica mais fácil decidir onde ir, economizando o tempo e diminuindo as chances de frustração.

12. Google Translate

Ao viajar para o exterior, é recomendado que você tenha fluência ou pelo menos conhecimento intermediário no idioma local.

Um curso e a prática facilitam muito para melhorar a leitura, escrita e o diálogo em outra língua. Mas mesmo assim, pode surgir alguma dúvida sobre a pronúncia ou grafia de uma palavra específica. Nessas situações, você pode contar com a ajuda do Google Translator.

O aplicativo ajuda a traduzir palavras e frases, facilitando a leitura de cardápios, placas e folders. Você também pode usá-lo para captar um som e identificar qual o idioma. E caso esqueça como é a pronúncia de uma palavra, basta ativar a tradução de voz que o app reproduz a palavra em áudio.

Com essas ferramentas, você aprende rápido ou relembra um termo específico. Ganhe tempo e melhore a sua comunicação interagindo com a cultura local!

13. Snapseed

Viagem e fotografia são duas palavras que combinam muito. Em tempos de redes sociais, mais ainda.

Há quem leve câmera profissional e quem prefira a praticidade de levar o próprio celular. Independentemente do meio, o resultado das fotos pode ser melhorado com um programa de edição. O Snapseed é um dos mais populares nesse quesito.

Ele é simples de usar, tem um visual limpo e objetivo, além de várias funcionalidades para melhorar as suas fotografias. Você pode deixar a imagem mais nítida, dar profundidade, colocar filtros, ajustar as cores, aplicar colagens, texto e muito mais. Em poucos minutos você vai transformar as suas fotos.

14. AroundMe

Caminhar ou mesmo dirigir em uma cidade sem conhecê-la bem pode dar trabalho. Para não perder horas no trânsito ou trafegar por um caminho perigoso, opte pela orientação do AroundMe. A partir da geolocalização ele indica o melhor trajeto para encontrar estabelecimentos e serviços.

Encontrar uma cafeteria, um posto de gasolina ou um salão de beleza é fácil e prático com a ajuda do AroundMe. Se você ficar doente e precisar de um medicamento específico, o app indica a farmácia mais próxima de você.

15. Waze

O waze é um dos aplicativos de trânsito mais utilizados no mundo todo. Além dos mapas, ele cria rotas atualizadas em tempo real indicando o caminho mais livre de trânsito. Ele fornece informações extras, como a existência de radares, acidentes ou problemas nas vias.

A colaboração entre os usuários é o principal diferencial da plataforma. Você pode reportar qualquer alteração no trânsito e ajudar outros motoristas a encontrarem o melhor caminho.

Para quem gosta de viajar por várias cidades de carro, esse app é imprescindível, pois além de indicar o trajeto por meio de GPS ele também dá detalhes sobre as alterações na estrada, limite de velocidade e radares.

16. Tinder

Viajar e fazer amizades é muito divertido, mas algumas pessoas têm dificuldades em conhecer outras pessoalmente.

Seja por timidez ou por logística, esse problema pode ser solucionado com o Tinder, um aplicativo desenvolvido para conectar pessoas. Cada usuário tem um perfil com nome, fotos e informações pessoais: profissão, idade, gosto musical e autodescrição.

O app pode ser usado para fazer amizades e até para a paquera, o objetivo é você quem define. Os perfis vão aparecendo na tela e você desliza para a direita caso tenha interesse e para a esquerda se não gostar. Quando a curtida é recíproca, os dois perfis recebem uma notificação e podem conversar.

17. ifood

Ter fome no meio da noite ou mesmo indisposição para se deslocar até um restaurante não é problema.

Com o ifood, você tem um leque de estabelecimentos, com seus cardápios e preços. Após selecionar o pedido, você escolhe a forma de pagamento e depois é só esperar pela entrega.

O app proporciona conforto e atendimento personalizado, além de oferecer diversas opções: cozinha mexicana, japonesa, francesa, brasileira, portuguesa, italiana, vegetariana e outras. A partir da sua localização ele vai listar as opções e promoções para suas refeições.

18. Netflix

Assistir a filmes e a séries ficou muito mais fácil com a Netflix. Ela funciona como uma locadora digital, em que você escolhe o que deseja assistir on demand.

Com a assinatura mensal você tem acesso ilimitado a diversas produções de entretenimento. É uma ótima forma de passar o tempo em aeroportos e voos. Também existe a opção de baixar o conteúdo para assistir offline.

19. Spotify

Música é boa o tempo todo. Em viagens, ela é uma ótima companhia. Para não precisar baixar diversos arquivos, você pode apenas instalar o Spotify e ter acesso a uma variedade de músicas e podcasts. Crie a trilha sonora da sua viagem e aproveite!

Tecnologia como aliada

O mundo digital está em constante evolução e novidades surgem a cada momento. Além dos aplicativos para viagem, você pode utilizar os serviços de entretenimento das companhias aéreas e até o mapa colaborativo com as senhas de wi-fi de aeroportos de todo o mundo criado pelo engenheiro Anil Polat. Com esses recursos, sua viagem será muito mais proveitosa!

Gostou da lista? Então compartilhe nas suas redes sociais.