O município de Cascavel, localizado na região oeste no Paraná, tem apenas 67 anos, pois fazia parte de Foz do Iguaçu. A emancipação recente ajudou a construir uma cidade planejada. O desenvolvimento foi calculado e rendeu bons resultados: bairros bem distribuídos, com ruas largas e bem arborizadas.

Bonita e organizada, a cidade é um excelente destino para quem busca por tranquilidade. E se você pretende viajar para Foz de Iguaçu, programe uma passagem para Cascavel, pois é perto e vale a pena conhecer. Veja o porquê na leitura deste texto!

História

O início de Cascavel foi marcado pela chegada dos índios caianguases e dos espanhóis, em 1557. Anos depois, o tropeirismo teve grande força de ocupação. Em 1910, a cidade passou a desenvolver a sua economia com a produção da erva-mate — esse período marca a chegada dos verdadeiros habitantes de Cascavel.

Tomou a estrutura de vila em 1928, quando foi criada a Encruzilhada dos Gomes, um território que reunia trilhas abertas por tropeiros, ervateiros e militares. O entroncamento permitiu o desenvolvimento do local e atraiu centenas de migrantes sulistas, de diversas origens: alemã, italiana, polonesa, ucraniana e cabocla.

Eles vinham de regiões cafeeiras e logo expandiram a economia com outras atividades: agricultura, exploração de madeira e criação de suínos. A vila tornou-se distrito em 1938 e conquistou a sua emancipação de Foz do Iguaçu em 1951.

Características

Atualmente, Cascavel é um polo universitário, tanto em número de estudantes de ensino superior quanto na quantidade de instituições de ensino. A produção agrícola continua em destaque, mas o comércio, a indústria, a medicina e a prestação de serviços estão a pleno vapor. Os eventos e feiras voltadas para atividades agrícolas e produção de vestuário e calçado aumentam o fluxo de visitantes.

Com mais de 300 mil habitantes e área de 2,1 milhões de km², a cidade está entre as mais populosas do estado do Paraná e da região sul. É a sede da Região Metropolitana de Cascavel e capital regional do oeste do Paraná. O município faz parte de um polo estratégico do Mercosul.

Localização

Cascavel fica na região oeste do Paraná, no terceiro planalto do estado. Está a apenas 140 quilômetros de distância da famosa Foz do Iguaçu. Até a capital Curitiba, são 491 quilômetros, e até a capital federal, a distância é de 1.457 quilômetros.

As estradas são bem sinalizadas e o maior atrativo da região é o Parque Nacional do Iguaçu e suas incríveis cachoeiras. Devido à sua localização geográfica, garantir uma passagem para Cascavel é ter a possibilidade de conhecer outros países, como Argentina e Paraguai.

Clima

O clima predominante na maior parte do ano é o subtropical úmido, com céu parcialmente encoberto e temperatura média de 19ºC. O verão deixa o clima mais morno e úmido, já o inverno é caracterizado pelo período curto e clima mais ameno.

Durante o ano, a variação é de 8ºC a 28ºC e raramente pode alcançar temperatura inferior a 2ºC ou superior a 32ºC, mas é possível. As chuvas são mais comuns durante os 31 dias ao redor de 14 de outubro, gerando acumulação de 183 milímetros.

Quando ir

Quem deseja fugir do frio e realizar atividades com o clima quente deve programar a viagem no período entre o início de março e o início de maio ou entre o final de outubro e meio de dezembro. Já para os amantes das temperaturas baixas, o mês de julho é o mais indicado.

Como chegar

Os principais meios de acesso ao município são o terrestre e o aéreo. Veja as diferenças!

De carro ou de ônibus

A rodovia principal é a BR-277, mas o trajeto também pode incluir a BR-467, BR-369, BR-163, PR-180 e PR-182. O Terminal Rodoviário de Cascavel fica no bairro Alto Alegre, na Avenida Assunção, e tem área de 10 mil m², com mais de 11 mil ônibus e cerca de 200 mil passageiros por mês.

De avião

Essa é a forma mais rápida, prática e confortável de chegar ao destino. As viagens são confortáveis e as companhias aéreas oferecem tarifas especiais para quem gosta de viajar com economia. Há voos diretos saindo de Curitiba, Campinas, Maringá e Dourados, além de voos com conexões ligando as principais cidades brasileiras.

Aeroporto

O aeroporto municipal de Cascavel (Coronel Adalberto Mendes da Silva) está localizado no bairro Santos Dumont. Ele está em fase de modernização e atende parte da mesorregião oeste, principalmente as microrregiões de Cascavel e Toledo.

Como preparar a mala

Invista em roupas leves e confortáveis: bermudas, camisetas e calças. Para os passeios, dê preferência a calçados como o tênis. No final da tarde e início da noite, o clima começa a esfriar, então coloque um agasalho ou casaco para proteger-se da temperatura.

Se possível, inclua uma capa de chuva e uma galocha. O protetor solar é indispensável, independentemente do destino. E não se esqueça da máquina fotográfica para registrar as belas paisagens da cidade.

Principais atrações

Cascavel tem ar de interior devido às suas diversas áreas verdes, com parques, lagos e fontes. Mas também existem espaços mais urbanos, como museus e atividades culturais. Veja algumas opções para incluir no seu roteiro!

Autódromo Internacional de Cascavel

A pista de alta velocidade tem 3.032 metros de extensão e o local é classificado como o 5º maior complexo automobilístico brasileiro, abrigando importantes competições nacionais, como a Stock Car. Foi nesse autódromo que surgiu a Fórmula Truck.

Calçadão

Praticar atividade física ao ar livre traz uma sensação de bem-estar e melhora a saúde. Por isso, não deixe de ir ao calçadão localizado no centro da cidade. Há diversos quiosques com revistarias, lanchonetes e sorveterias para descansar e repor as energias.

Catedral Nossa Senhora Aparecida

A igreja, construída em 1952, leva o nome da padroeira oficial do município. A arquitetura do templo chama bastante atenção: tem o formato de leque, representando o manto e a coroa da santidade.

Parque Ambiental de Cascavel

Os amantes da natureza não podem sair de Cascavel sem conhecer esse parque. Ele tem muitas árvores nativas, duas trilhas ecológicas e uma cachoeira. Também há um mirante e brinquedos.

Parque Ecológico Paulo Gorski

É um dos mais frequentados por moradores devido à ampla área de lazer: mirante, ciclovia, playground, pista de skate e área para ultraleve. É um passeio completo, pois o parque tem estacionamento e restaurante, além de ficar ao lado do Teatro Lago, que exibe ótimas apresentações.

Com tantas atrações, fica fácil decidir reservar uma passagem para Cascavel. Um destino para curtir com a família, em casal ou até para os mochileiros que fazem pausas de trabalho para viajar — ano sabático. E agora que você já conhece a história, o clima e as características da cidade, já pode incluí-la em um tour por Foz do Iguaçu e pela América do Sul.

Gostou da recomendação? Então, entre em contato conosco: teremos prazer em oferecer uma consultoria de acordo com os seus objetivos e necessidades.