Você sabia que, em 2019, Cuiabá comemorou seu aniversário de 300 anos? Fundada em 8 de abril de 1719, a cidade ainda é pouco explorada pelos turistas brasileiros. Apesar disso, está repleta de atrações para quem gosta de passeios históricos e de relaxar em meio à natureza. Se você ainda não cogitou comprar uma passagem para Cuiabá, que tal rever sua lista de destinos das próximas férias?

A cidade, por si só, já é especial: está exatamente no centro da América do Sul, isso significa que as distâncias das extremidades leste, oeste, norte e sul se encontram exatamente sobre a capital mato-grossense. Além disso, oferece diversidade de museus, igrejinhas, um Centro Histórico com atrações culturais, feiras e parques. É também porta de entrada para outros passeios, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal do Mato Grosso.

Ficou curioso para descobrir mais sobre o destino? Confira nossa lista de atrações abaixo.

Por que conhecer Cuiabá?

Por ser uma cidade muito antiga, Cuiabá preserva uma arquitetura histórica deslumbrante, com construções tombadas, igrejas e casas que contam um pouco da história do Brasil. Essa arquitetura tipicamente colonial sofreu algumas alterações com o tempo, por conta do desenvolvimento econômico e do crescimento da cidade, mas desde a década de 1980 foram criadas ações para preservar esse patrimônio.

Aliado a todo o contexto histórico, a capital do Mato Grosso também é repleta de natureza, conhecida como “cidade verde” por causa do alto grau de arborização. Ao viajar para o destino, você também vai encontrar restaurantes diversificados, com ingredientes locais e pratos regionais, como o arroz de carne seca, farofa de banana, arroz com pequi e carne com banana verde. Deu água na boca, não é?

O que fazer em Cuiabá?

Elegemos uma lista de sugestões para você colocar no seu roteiro de férias. Dê uma olhada abaixo.

Museus

Museu do Morro da Caixa D’água

O museu funciona numa antiga caixa d’água, inaugurada ainda no século XIX, em 1882. Espaço de arte e cultura, oferece uma apresentação fotográfica da história de Cuiabá, além de obras de artistas que passam pela casa. Com entrada gratuita, funciona diariamente, das 8h às 17h, na Rua Comandante Costa, s/n, Centro Sul.

Museu do Rio e Aquário Municipal

Passeio tranquilo, para fazer enquanto estiver de bobeira pela cidade. O museu é pequeno e simples, e no aquário dá para encontrar alguns peixes da região. Ambos estão localizados na Avenida Beira-Rio, s/n, Porto. Funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Centro Histórico

O bacana de visitar uma cidade tão antiga como Cuiabá está em conhecer um pouco das atrações históricas da região. O Centro Histórico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e uma caminhada por ali é bacana para observar a arquitetura dos prédios mais antigos e visitar os museus da região.

Monumentos

Centro Geodésico da América Latina

O Centro Geodésico é oficialmente a identidade de Cuiabá — assim como o Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro. É bacana de passar por ali no caminho para outro passeio, pois o Geodésico constitui um monumento em meio a uma área urbana, não tem muito o que se fazer ao redor do local. O endereço é Rua Barão de Melgaço, Praça Moreira Cabral, Centro Norte.

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra conta um pouco da história da cidade a partir de sua movimentação religiosa, também parte da expansão colonial. Conta com algumas peças da época da escravatura. Localizado no mesmo edifício do Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, na Rua Clóvis Hugney, Praça do Seminário, 239. Funciona de segunda a sexta-feira, de 13h às 18h. O ingresso custa R$ 4.

Igrejas

Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho

Dizem que o Santuário foi inspirado na Catedral de Notre-Dame, em Paris. De fato, a arquitetura é exuberante. Considerada por muitos moradores a igreja mais bonita da cidade, fica na Praça do Seminário, s/n., Dom Aquino.

Igreja do Rosário e São Benedito

Ponto turístico imperdível, a Igreja do Rosário e São Benedito tem esse nome porque homenageia os santos, fato raro dentre as igrejas brasileiras. Está ligada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. Também tem outra curiosidade: foi construída sobre a mais produtiva mina de ouro da região, em 1730. Um dos cartões-postais da cidade, é considerada exemplar da arquitetura barroca no país. A construção fica na Praça do Rosário, no Centro. Aberta de de terça a sexta, de 15h às 17h para visitação.

Parques e natureza

Parque Mãe Bonifácia

Ideal para quem viaja com crianças, é ótimo para fugir do calor de Cuiabá. De fácil acesso, oferece estrutura com banheiros, bebedouros e pistas para caminhada. Localizado na Avenida Miguel Sutil, em Duque de Caxias, tem espécies de plantas típicas do cerrado. Boa pedida para uma tarde de lazer e relaxamento em família.

Vida noturna

Bar do Azeitona

No centro da cidade, o Bar do Azeitona reúne conforto e tranquilidade para saborear petiscos e curtir um clima mais tranquilo. Fica na Praça Popular e permanece aberto até as 2h.

Volumoso

O Volumoso reúne gastronomia e artesanato, uma ótima pedida. No lugar, que fica no Sesc Arsenal (Rua Treze de Junho, 315), você encontra tapiocas, doces regionais e pratos típicos, todos com tempero de dar água na boca. Funciona das 18h às 22h e a entrada é gratuita. Aqui você também encontra lembrancinhas de artesanato para presentear amigos e familiares.

Ditado Popular

Assim como o Azeitona, o Ditado Popular também fica na Praça Popular, mas tem outra proposta. Toca música sertaneja e serve comida regional, ou seja, é ideal para entrar no clima da cidade. Aliás, vale a pena circular pela Praça Popular e dar uma boa olhada nas atrações que ficam por ali.

Mais opções

Casa do Artesão

A Casa do Artesão é outro desses espaços que só uma visita já encanta os olhos. A arquitetura (tanto a externa quanto a do ambiente interno) impressiona e a manutenção da casa está em dia, o que deixa o espaço super bem cuidado.

No subsolo, você encontrará um acervo bem preservado e organizado de trabalhos manuais indígenas e peças antigas. Localizado na Rua 13 de junho, 315, Porto. Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h15min, e aos sábados, das 8h30min às 13h15min.

Arena Pantanal

Se você é fã de futebol, vale a pena reservar um espaço da sua agenda para conhecer a Arena Pantanal, um dos estádios da Copa do Mundo. A arquitetura diferenciada, em formato mais retangular, destaca-se em meio aos estádios tradicionais, que são arredondados. O endereço é Avenida Agrícola Paes de Barros, Verdão.

Onde se hospedar?

Como a cidade ainda não é tão turística, o custo de hospedagem costuma ser mais baixo, quando comparado a destinos mais tradicionais, como Rio de Janeiro, por exemplo. Por isso, vale a pena investir em um hotel bem localizado, já que os valores são mais em conta. Conheça alguns bairros bacanas para você se hospedar com sua família abaixo.

Centro

Região com maior oferta de hotéis, o centro de Cuiabá é considerado uma das melhores localidades para quem visita a cidade a passeio. É o bairro mais histórico e onde se concentram os pontos turísticos, além de ter estrutura com variedade de bares e restaurantes de todos os tipos.

Bairro Popular

Bem valorizado na cidade, o Bairro Popular abriga a Praça Popular, de que falamos aqui nesse post. É uma região conhecida pela vida noturna agitada, e também oferece opções de bares e restaurantes.

Hotel Fazenda Mato Grosso

Se você quer ficar um pouco mais longe do agito e em contato maior com a natureza, vale dar uma olhada no Hotel Fazenda Mato Grosso. Como o próprio nome já diz, é um hotel fazenda dentro da cidade. Fica a 6 quilômetros do centro ou 20 minutos de carro.

Como é a gastronomia local?

Com raízes nas cozinhas portuguesa e espanhola, africana e indígena, a culinária de Cuiabá também agregou ingredientes nativos da região, no modo de preparar e de elaborar os sabores nos pratos. Isso levou à formação de uma gastronomia bem temperada e sedutora ao paladar e olfato.

Um dos principais ingredientes da região é o pequi, fruta que dá sabor aos pratos e enriquece com cor preparos à base de frango ou arroz. O arroz de pequi é um dos mais famosos da cozinha cuiabana. Além disso, ingredientes que aparecem em diversos pratos e restaurantes são a mandioca, manga, caju, peixes frescos, especialmente o pacu, e charque.

Pratos à base de pescado

A variedade de peixes da região pode ser percebida nas combinações de pratos à base de pescado. Alguns dos mais tradicionais são:

  • moqueca cuiabana;
  • caldo de piranha;
  • caldeira de bagre;
  • dourado ou piraputanga na folha de bananeira;
  • piraputanga na brasa;
  • pacu assado;
  • arroz com pacu seco;
  • mojica de pintado (filé de pintado, misturado com mandioca, picada da mesma forma).

Farofa Maria Isabel e outras delícias

Outra tradição local que você vai se deliciar ao conhecer é a Farofa Maria Isabel, feita com banana da terra. Tem também o Furrundu, doce preparado com rapadura, canela e mamão verde, a paçoca de pilão feita com charque. Doces de caju, bolo de arroz local, e o licor de pequi complementam essa rica cozinha.

Confira alguns dos pratos típicos da culinária cuiabana:

  • arroz com pequi;
  • costela passada ao sol com pequi e arroz;
  • carne com banana verde;
  • carne seca com abóbora madura;
  • mojica de Pintado;
  • Bolo de Arroz (doce);
  • Biscoito Tradicional de Milho (doce).

Quais outros passeios posso fazer na região?

Quer viajar para Cuiabá, mas está com receio de ficar limitado aos passeios na cidade? Nada disso! O município é próximo de, pelo menos, três outros destinos incríveis: Chapada dos Guimarães, Pantanal do Mato Grosso e Bom Jardim, um distrito de Nobres (município próximo), conhecido pelo ecoturismo. Saiba mais sobre essas localidades logo abaixo.

Chapada dos Guimarães

Considerado um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães fica a 70 quilômetros de Cuiabá e tem mais de 32 mil hectares de terra protegida. Neste passeio, você vai encontrar paisagens fascinantes, trilhas e cachoeiras de água gelada — vale a pena pegar um carro para conhecer o local.

Pantanal do Mato Grosso

Existem várias formas de acessar a região que percorre o Pantanal brasileiro, e uma delas pode ser pela Transpantaneira, estrada de chão que corta o Pantanal do Mato Grosso, tem quase 150 quilômetros de extensão e é um dos atrativos turísticos da região. Confira com guias locais qual a melhor forma de fazer o percurso e encarne o aventureiro.

Nobres e Bom Jardim

Bom Jardim é um distrito de Nobres, município próximo a Cuiabá, que começa a despontar agora como um destino de ecoturismo brasileiro. Por lá, a atração principal é o Aquário Encantado, piscina natural com calcário presente nas rochas de onde brota a água. Por esse motivo, a água está sempre cristalina, com os raios solares batendo na superfície, o espetáculo está garantido.

Como é o clima em Cuiabá?

Apesar de ser famosa por seu forte calor, Cuiabá também registra temperaturas baixas. No outono e no inverno, os termômetros podem chegar a 10 °C, devido às frentes frias que vêm do sul do país. Esse tipo de frio pode durar apenas um dia ou até uma semana, e geralmente ocorre durante a madrugada. O calor tende a ser predominante, e a temperatura média em Cuiabá gira em torno dos 26 °C.

As chuvas ocorrem nos meses de outubro a abril, enquanto que no resto do ano, entre maio e setembro, o tempo costuma permanecer seco. A temperatura máxima pode chegar aos 40 °C nos meses mais quentes.

Como chegar?

A maneira mais rápida, prática e barata de chegar a Cuiabá é de avião. O principal aeroporto de Mato Grosso é o Aeroporto Internacional de Cuiabá, que fica no município de Várzea Grande. Fica a uns 30 minutos do centro de Cuiabá.

Ah, e aqui vai uma sugestão extra! Você já pode aproveitar para começar seu passeio turístico por ali: dentro do saguão estão expostas duas obras de arte que representam as belezas do pantanal: um quadro do pintor Clóvis Irigaray e um quadro de Daniel Dorileo.

Onde encontrar passagem para Cuiabá?

O que você achou das nossas sugestões para conhecer a capital do Mato Grosso? Em uma viagem em família, ela tem muito a oferecer: parques, natureza, dias tranquilos, lazer e diversão. Agora quer encontrar sua passagem para Cuiabá? Clique aqui e confira o voo ideal para você e sua família!