Quando foi a última vez que você realmente viveu um momento único com o seu/sua parceiro (a)? Quando foi a última vez que vocês conversaram por horas e horas sem pensar nas obrigações? A rotina realmente reduz a oportunidade de olhar nos olhos. Por isso, programar uma viagem pode ser algo interessante. Se engana quem pensa que é necessário ir muito longe. Há diversos destinos românticos no Brasil.

A viagem tem o poder de conectar as pessoas de forma única. Isso acontece, pois quando estamos viajando ficamos mais abertos para o novo. Acabamos mais entregues ao momento e dispostos a viver cada minuto como se fosse o último, já que não sabemos quando teremos outra oportunidade de estar onde estamos.

Com isso, os casais acabam se conectando de forma profunda, algo que nem sempre é tão simples com a rotina do dia a dia. No entanto, é importante destacar que para vivenciar momentos tão incríveis, será necessário realizar uma boa programação para que tudo seja especial.

O primeiro passo, certamente, é a escolha do destino. O casal deve conversar para compreender o que realmente deseja vivenciar na viagem. Por exemplo, supondo que os dois tenham um perfil mais tranquilo e desejem algo mais próximo da natureza.

Nesse caso, é interessante priorizar destinos que possam oferecer isso. Ou seja, é necessário saber o que realmente os dois querem para escolher um destino que, de fato, possa suprir as demandas. Com isso, certamente, a viagem acontecerá com mais tranquilidade e não decepcionará.  

Para ajudar você na busca pelo lugar ideal, selecionamos alguns destinos românticos no Brasil que podem proporcionar excelentes experiências a dois. Confira!

1. Gramado (RS)

Caminhar pelas ruas de Gramado, no Rio Grande do Sul, é se sentir parte de uma cena de um filme romântico. Suas ruas repletas de flores coloridas se mesclam como a arquitetura alemã, o que faz com que a cidade tenha um charme muito especial.

A segurança de Gramado é outro ponto que deve ser levado em consideração. Por lá, as pessoas podem caminhar tranquilamente pelas ruas.

Esqueça a correria das grandes cidades, em Gramado a calmaria e a cordialidade prevalece. Inclusive, passeando pela cidade você perceberá que não há semáforos. Isso porque a preferência é do pedestre. Assim que você chega na faixa de pedestre, imediatamente, os carros param para oferecer passagem.

Além da tranquilidade e segurança, a cidade ainda conta com diversas opções de passeios. No Lago Negro, por exemplo, os casais apaixonados poderão passar uma tarde incrível próxima da natureza. Eles terão a possibilidade de andar de pedalinho no lago artificial, comer bem nos restaurantes ao redor do lago e fazer compras.

Após um passeio tranquilo, o casal poderá se divertir na neve — no Snowland, um parque temático muito divertido e que conta com diversas atrações. Além de lindas fotos, será possível deslizar por uma colina de neve e ainda se divertir fazendo bonecos de neve. Há outras opções de passeios em Gramado, como Mundo a Vapor, MiniMundo, Bondinho Aéreo e muito mais.

2. Monte Verde (MG)

Um chalé, um chocolate quente, seu parceiro (a) e na janela as paisagens da Serra da Mantiqueira. Esse é o clima que você encontrará em Monte Verde, localizada no estado de Minas Gerais.

O clima frio que prevalece o ano todo faz com que o destino seja procurado por casais que querem vivenciar uma experiência romântica mais europeia. As hospedagens contam com lareira e servem fondue, ou seja, a cidade é uma clássica opção para quem realmente quer viver momentos únicos a dois.

Se engana quem pensa que só de lareira e fondue vive Monte Verde. Por lá, há boas opções de ecoturismo. É possível, por exemplo, realizar trilhas na Serra da Mantiqueira. 

Uma das mais procuradas é a Trilha do Pinheiro Velho. Ela sai da avenida principal e vai até o antigo aeroporto do distrito. A caminhada é repleta de cenários lindos e, ainda, passa por árvores centenárias, como pinheiros de mais de 500 anos. 

Quem procura um pouco de adrenalina a dois pode aproveitar para visitar a Fazenda Radical, que conta com duas mega tirolesas, circuito de arvorismo, arco e flecha e muito mais.

Por fim, há outro passeio muito interessante na cidade: o tour da Fritz Cervejaria Artesanal. Durante o passeio, um mestre cervejeiro explicará o processo de produção da bebida e os visitantes são convidados a experimentar algumas cervejas.

3. Penedo (RJ)

Entre o Rio de Janeiro e São Paulo, está Penedo, uma cidade que está aos pés da Serra da Mantiqueira e que é muito procurada por casais que desejam vivenciar uma experiência romântica.

O charme da cidade é único e sua cultura é outro atrativo interessante. Ocorre que Penedo foi colonizada na década de 1920 e ainda hoje é a maior colônia de finlandeses fora do Sul brasileiro. Por lá, a população preserva a cultura e os costumes dos seus ancestrais.

Penedo se destaca por contar com uma boa rede hoteleira, opções variadas de restaurantes e lojas de artesanatos. No vilarejo, os visitantes podem aproveitar para conhecer a casa do Papai Noel, as lojas de artesanatos e o Museu Finlandês Dona Eva.

Os passeios em meio à natureza também se destacam. Por estar próximo da Serra, a cidade conta com lindas cachoeiras e trilhas. As cachoeiras que mais se destacam são Cachoeira de Deus, das Três Bacias e Três Cachoeiras.

4. Campos do Jordão (SP)

Conhecida como a Suíça brasileira, Campos de Jordão é uma cidadezinha charmosa localizada no estado de São Paulo. Ela é a cidade mais alta do país e justamente por isso que muitos casais vão até lá para aproveitar o friozinho, tomando um bom vinho e se hospedando em um charmoso chalé.

Um erro muito comum é que algumas pessoas acabam generalizando Campos do Jordão como comer e beber bem. Há muito mais do que isso por lá, como muitos lugares naturais que podem ser aproveitados pelos casais.

Por exemplo, um passeio pelo Horto Florestal é ideal não só para tirar boas fotos, mas também para entrar em contato com a natureza e passear tranquilamente de mãos dadas.

Além disso, outro ponto interessante é o jardim Amantikir, que é considerado pelos viajantes do TripAdvisor como a melhor opção do que fazer em Campos do Jordão. É um local que se destaca por proporcionar uma energia harmônica entre humano e natureza.

5. Petrópolis (RJ)

A história da cidade é curiosa. Ela foi erguida por Dom Pedro II que se irritava com o calor do Rio de Janeiro e queria um lugar na serra para passar o verão. Por conta disso, a atmosfera imperial é algo muito forte em Petrópolis ainda hoje. Há diversas construções que seguem firmes e que contam muito sobre a história da colonização.

Mas onde fica o romantismo? Bom, a cidade é repleta por lindas pousadas e uma gastronomia encantadora. 

Os casais podem aproveitar as belezas da cidade para conhecer o centro histórico, visitar o Vale do Amor, um santuário ao ar livre, e fazer um piquenique no gramado da Palácio Quitandinha. Além disso, é possível ver o pôr do sol no Parque São Vicente, degustar vinhos, assistir a um filme no cine Bauhaus e muito mais.

6. Holambra (SP)

Imagine visitar uma cidade repleta de flores? Muito romântico, não é mesmo? É justamente por isso que Holambra, no interior de São Paulo, é perfeita para os casais apaixonados. 

Ela é considerada a cidade das flores e, por isso, sua energia é realmente mágica. O apelido não vem por acaso, Holambra é considerada a maior produtora de flores do Brasil.

Os casais podem aproveitar para realizar uma visita à cidade e curtir boas experiências. Além de visitar as plantações de flores, é possível comer bem nos restaurantes e realizar passeios românticos em seus lagos e praças.

Um dos pontos preferidos dos casais é o Lago Vitória Régia. Por lá, os casais compartilham promessas de amor e selam os votos pendurando um cadeado, bem parecido com o da ponte Neuf, em Paris. O passeio ao Lago ainda pode contar com uma visita a uma das docerias para provar os famosos doces holandeses.

Durante a viagem vale a pena conhecer o Moinho Povos Unidos, que oferece uma bela vista da cidade. Fora todas as opções mencionadas, há agências que organizam diversos tours, como bicicleta, visita aos campos de flores entre outros.

7. São Miguel dos Milagres (AL)

Casais que amam praias vão se surpreender com o que São Miguel dos Milagres tem a oferecer. A cidade é repleta de paisagens paradisíacas, com águas claras, coqueiros e piscinas naturais que são formadas por corais. Por ser um destino relativamente pouco conhecido, é o lugar ideal para quem quer tranquilidade, mar, sombra e água fresca.

Considerado, pelos viajantes do TripAdvisor, o destino perfeito para o Dia dos Namorados, o lugar é realmente ideal para passear a dois. Suas praias têm diversas características, todas de uma beleza única. Não por acaso, o destino virou o local preferido de casamentos dos famosos.

Além das suas belezas naturais, as hospedagens dão um charme a mais. As pousadas são os destaques e proporcionam experiências ainda mais românticas, pois muitas têm a vista para o mar, com portas enormes de vidro e cortinas brancas, piscinas com espreguiçadeiras e muita decoração verde e, ainda, com opção de café da manhã na cama. Pode ficar mais romântico que isso?

Um bom roteiro pela cidade deve contemplar, certamente, a escolha de uma boa pousada e também visitas pelas praias de Barra do Camaragibe; Praia do Marceneiro; São Miguel dos Milagres e também a Praia do Toque.

8. Jericoacoara (CE)

Os apaixonados, com toda certeza, amaram ver o pôr do sol mais bonito do Brasil. Em Jeri, como é conhecida carinhosamente, as paisagens permitem que o casal passe dias únicos em meio às belezas estonteantes.

As redes instaladas em meio às águas azuis formam um cenário perfeito para tirar fotos e passar algumas horas contemplando a natureza. Por lá, os casais poderão visitar a Duna do Pôr do Sol, que é justamente o lugar ideal para apreciar a partido do astro-rei. 

Uma visita ao Parque Nacional de Jericoacoara também é uma excelente opção. O local tem o objetivo proteger os recursos naturais e tem um alto potencial turístico, um dos lugares preferidos dos turistas é a Pedra Furada. No parque, é possível realizar esportes radicais e curtir as praias.

Como programar uma viagem para destinos românticos no Brasil?

Chegou até aqui e acredita que já escolheu o destino para viajar a dois? Caso sim, saiba que é fundamental cuidar do planejamento para que tudo seja o mais próximo do perfeito possível. Pensando em ajudar, decidimos compartilhar algumas considerações.

Converse com o seu/sua parceiro (a)

Antes de programar a viagem, converse com o seu/sua parceiro (a). Entenda o que vocês esperam da viagem, liste os tipos de experiências desejadas. Isso ajudará a produzir um roteiro que agrade aos dois.

Reserva hospedagem com antecedência

Para evitar imprevistos, é interessante realizar a reserva da hospedagem com antecedência. Muitos destinos mencionados neste artigo são turísticos e podem apresentar alta lotação hoteleira. Sendo assim, a recomendação é não deixar para reservar de última hora.

Desenvolva um bom roteiro

Cada destino tem suas particularidades. Para uma viagem realmente completa, desenvolva um roteiro que contemple as características do destino e também que atenda as necessidades de cada um dos dois. A união: o que o destino pode oferecer com o que viajante está disposto a viver, é essencial para criar um roteiro harmônico.

Divida as despesas

Dividir as despesas pode ser uma boa solução para que não haja conflitos durante a viagem. Um pode querer gastar mais que o outro e isso pode acabar transformando a viagem em um pé de guerra.

Para finalizar, vale lembrar que viajar em casal nem sempre é só flores. Mas basta que a comunicação seja clara para que tudo ocorra bem. Dizer o que sente e respeitar o sentimento do outro é o ponto-chave para uma viagem tranquila.

Agora que você chegou até aqui, conhece bons destinos românticos no Brasil, o que acha de começar a programar sua viagem? Você pode começar, por exemplo, pela hospedagem. Leia nosso artigo sobre os 12 dos melhores resorts para conhecer no Brasil.

Qual a viagem ideal para sua famíliaPowered by Rock Convert