A tecnologia não para de evoluir e, enquanto isso, o mercado também passa por um período de competitividade cada vez maior.

O resultado? A inovação e a criatividade são, mais do que nunca, imprescindíveis para alcançar as altas e novas expectativas do público. Nesse contexto, saem na frente as empresas que investem em eventos corporativos criativos.

Dessa maneira, os eventos corporativos no Brasil mostram-se excelentes oportunidades tanto para empresários e gestores que buscam inspiração para seus próprios eventos quanto para o público, que pode ter acesso a uma experiência diferenciada e marcante.

Para que um evento corporativo seja verdadeiramente inesquecível e, com isso, cumpra com sucesso os seus objetivos, é preciso investir em processos e rotinas inovadoras, únicas e criativas. Com isso, a ocasião conseguirá não apenas conquistar e atrair os clientes e o público geral, mas também encantá-los e fidelizá-los.

E quais eventos fazem isso em nosso país? É o que você descobrirá neste post! A seguir, separamos uma lista com os melhores e mais imperdíveis eventos corporativos criativos, para você visitar e se encantar ou, até mesmo, se inspirar. São encontros que farão a diferença na sua vida e na sua carreira e que realmente abraçam o espírito da inovação.

Preparado? Então, continue a leitura e comece agora mesmo a se planejar para conhecer todos eles!

1. Savassi Festival — Belo Horizonte, MG

Um evento corporativo criativo precisa de muita grana, altíssimos investimentos em tecnologia e recursos gigantescos, certo? Errado! Ou melhor, nem sempre. Afinal, a imaginação é o limite e, mais do que ser criativo, é preciso saber o que fazer com a criatividade. É o caso do Savassi Festival, que acontece na capital mineira.

A ideia nasceu no Café com Letras, um dos bistrôs mais conceituados de Belo Horizonte. Além do aconchego característico e da excelente gastronomia, o estabelecimento também conquistou o público graças a sua livraria e ao espaço para shows, que recebe principalmente músicos de jazz. Com isso, o Café virou uma referência cultural na cidade.

Mas como conquistar um público ainda mais amplo? Com esse objetivo em mente, os donos do Café com Letras formaram uma parceria com o Instituto Cidades Criativas, dedicado a repensar o ambiente urbano. Assim, em 2003, nasceu o Savassi Festival, que começou na própria rua do bistrô, que fica no bairro que dá nome ao evento.

O Savassi Festival permitiu que o Café com Letras levasse tudo o que o estabelecimento valoriza e aquilo pelo que ele é mais conhecido — jazz, cultura, conforto — para as ruas de Belo Horizonte, contribuindo assim para o desenvolvimento cultural da cidade, para o resgate do espaço urbano e, é claro, atraindo ainda mais clientes.

Quinze anos depois, o Café com Letras segue firme e forte e o Savassi Festival se estabeleceu como o maior evento de jazz a céu aberto da América do Sul. Quer mais? O Savassi Festival já realizou duas edições em Nova York!

2. Rio2C — Rio de Janeiro, RJ

Depois de sete edições e com o título de maior evento da indústria audiovisual na América Latina, o badalado RioContentMarket mudou de cara e tornou-se o Rio Creative Conference, ou simplesmente Rio2C. O objetivo é levar os conceitos do evento para um público mais amplo, falando agora não apenas de cinema e televisão, mas também de música e inovação.

Outra diferença significativa é que, se o RioContentMarket recebia exclusivamente nomes da indústria, o Rio2C abre uma boa parte de suas atividades para o público geral. Com isso, quem está começando a trabalhar nessas áreas ou simplesmente interessa-se por tecnologia e inovação, por exemplo, também pode aproveitar um dos mais criativos eventos do país.

A primeira edição do recém-nascido Rio2C aconteceu em abril de 2018, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Além de empreendedores e gestores importantes do audiovisual, da música e da inovação, o evento reuniu também artistas e outros nomes que fazem a diferença nesses campos.

Alguns dos grandes focos da primeira edição do Rio2C foram a importância do empoderamento, da diversidade nas artes e da incrível possibilidade da cultura de dar espaço para vozes marginalizadas de maneira inclusiva. Atentos também a novas formas de entretenimento, a ocasião ainda falou bastante sobre eSports, games e webcelebridades.

Tudo isso rendeu uma semana recheada de shows, palestras, mesas-redondas, sessões de pitching (para quem queria apresentar seus projetos e tentar vendê-los) e painéis com empreendedores, criadores e artistas do mundo todo. No mundo do audiovisual, a Rio2C recebeu doze pré-estreias de lançamentos latino-americanos e mundiais.

Para transformar tudo isso em realidade, uma das maiores inspirações do encontro foi o South by Southwest, conhecido também como SxSW.

Trata-se de um dos maiores eventos culturais do mundo que, com painéis, lançamentos de filmes e muitos shows, atrai pessoas de todos os cantos anualmente para a cidade de Austin, no Texas.

3. Hair Brasil —São Paulo, SP

Saindo um pouco do foco cultural dos eventos corporativos no Brasil mencionados até agora, temos o Hair Brasil, um dos maiores encontros dedicados ao mercado da estética e especialmente, como o nome indica, para os cuidados e embelezamento dos cabelos.

A feira conta com uma programação até que bastante tradicional, com seminários, workshops e estandes para as empresas da área divulgarem seus produtos. O que, então, torna-o um dos eventos corporativos criativos que merecem destaque? A importância que ele dá para a oferta de experiências para o público.

Quem participa do Hair Brasil sente na pele — ou melhor, nos fios! — o trabalho dos profissionais e das empresas envolvidas com o evento.

Os cortes feitos na hora são os mais populares, mas a feira ainda conta com maquiagens especiais, testes de produtos de beleza, massagens linfáticas e outros serviços de estética.

Além de pessoas que trabalham e se interessam pela indústria da beleza, tudo isso atrai também estudantes de cosmetologia e de estética do Brasil e do mundo, ansiosos para ficar por dentro das tendências e novidades do mercado, fazerem contatos e adquirirem muito conhecimento.

Com isso, podemos perceber que um atendimento diferenciado continua sendo fundamental para o sucesso de um evento — a diferença está na maneira com que esse atendimento é oferecido. Hoje, isso está bastante relacionado ao oferecimento de experiências diferenciadas para o participante, algo a que o Hair Brasil se dedica com força.

4. BlueHack — Curitiba, PR e outras cidades

Você sabe o que é um hackathon? O termo vêm de “hacker marathon”, ou, em bom português, maratona de hackers. E o maior evento desse tipo da América Latina é o BlueHack, organizado pela IBM, uma das maiores gigantes da computação.

Em 2018, o evento acontece em Curitiba, no Paraná, mas a maratona já passou por Rio de Janeiro, por São Paulo e por Hortolândia, no interior paulista. Há também edições no México e em diversas cidades dos Estados Unidos.

Mas o que exatamente acontece em um hackathon? O BlueHack reúne profissionais do mundo da informática que, durante o período de realização do evento, dedicam todos os seus esforços para encontrar soluções ou criar produtos inovadores. No caso do BlueHack, a maratona é competitiva: os hackers que alcançam os melhores resultados são premiados.

Por atrair os maiores e mais promissores nomes da indústria da informática, o BlueHack contribui para o fortalecimento do nome e da confiabilidade da IBM, que, assim, mantém seu status de gigante dos computadores. Enquanto isso, o público também é engajado, principalmente pelo lado competitivo do evento.

Mas o mais importante do BlueHack é o fato de que a maratona é uma verdadeira vitrine para os maiores talentos ali reunidos, que podem mostrar a que vieram e conquistar as atenções de possíveis contratantes. Para os empreendedores, o evento representa uma chance única de testar e aprimorar os seus produtos e programas antes do lançamento.

A própria IBM também beneficia-se desse aspecto. Durante o BlueHack, os participantes usam uma suíte de APIs desenvolvida pela empresa e, ainda, testam e propõem melhorias para o software de inteligência artificial da companhia. Ou seja, todos saem ganhando.

O hackathon, é claro, é um modelo exclusivo para as empresas de tecnologia. Entretanto, a ideia de organizar uma competição em torno da busca por melhorias e da realização de testes de produtos inovadores pode ser adotada por negócios de qualquer ramo. Trata-se de uma oportunidade única de captar novos talentos, engajar o público e apresentar novidades.

5. youPix Festival — São Paulo, SP

Não dá para falar de eventos criativos e inovadores são falar do youPix Festival, que anualmente movimenta a capital paulista com o melhor da internet brasileira. E o melhor: é tudo gratuito e aberto ao público geral!

O evento é formado por workshops, palestras e outros bate-papos focados em redes sociais, internet e conteúdo audiovisual para a web. Os participantes também compartilham experiências sobre como marcar presença nas redes sociais, como ganhar dinheiro com a internet e como a tecnologia ajuda quem quer abrir seu próprio negócio.

Além disso, são distribuídos prêmios para os melhores blogueiros, YouTubers, twitteiros e outras personalidades que movimentam a internet no Brasil. Tudo isso atrai centenas de webcelebridades, empreendedores do mundo digital e, é claro, fãs e interessados na cultura da web brasileira.

Criado em 2006, o youPix enxerga a internet como uma ferramenta de diversidade e de autoexpressão, onde todo mundo que quiser pode alavancar sua voz e fazer a diferença. Não é à toa que o slogan oficial da empresa é “we love creators”, ou “nós amamos criadores”, e que eles estão sempre antenados às mudanças e tendências desse mundo.

Fora dos palcos do evento, a youPix ainda organiza cursos, oferece consultoria e desenvolve projetos sociais. Isso é que é acreditar e investir no potencial transformador da web!

6. Campus Party — São Paulo, SP e outras cidades

Assim como o BlueHack, o Campus Party é outro evento tão grande e atrativo para o público que, além da sede principal, em São Paulo, o encontro acontece também em outras cidades do país, como Brasília e Salvador.

O Campus Party chama a atenção por ser uma referência em tecnologia, inovação e cultura geek, ou seja, o evento é perfeitamente alinhado com os interesses de seu público-alvo. Inaugurado em 2008, o encontro tem uma edição oficial todos os anos, que acontece em São Paulo, e outros eventos menores realizados país afora ao longo dos meses.

Em todos eles, acontece a apresentação de novos produtos e de tendências. Os participantes também podem curtir workshops e palestras e ficar cara a cara com personalidades do mundo da tecnologia e profissionais representando grandes empresas, startups promissoras e empreendimentos locais desse mercado.

Grande parte da diversão fica também por conta dos campuseiros, os aficionados pelo evento que acampam na sede do encontro para viver uma experiência intensa e não perder nenhum segundo do Campus Party.

A ocasião é tão relevante para a tecnologia brasileira que muitas empresas e startups organizam viagens de incentivo para que seus colaboradores possam participar do Campus Party. Afinal, além do entretenimento, o encontro é uma oportunidade incrível de fazer networking, ficar por dentro do que vem por aí e até mesmo fechar negócios.

7. BIG Festival — São Paulo, SP

A indústria de games, em uma escala global, é gigantesca. No Brasil, o setor ainda encontra-se em crescimento, mas as oportunidades e novidades são promissoras. Por isso, nada melhor do que encerrarmos nossa seleção de eventos corporativos criativos com o BIG Festival, o primeiro festival independente dedicado aos games na América Latina.

Esqueça os jogos produzidos por grandes nomes da indústria. Aqui, os holofotes pertencem às obras de pequenas empresas, igualmente sensacionais, mas que, quase sempre, não conseguem competir de igual para igual dentro do mercado e entre os jogadores.

O BIG Festival distribui prêmios para o melhor jogo, o jogo revelação, o melhor game play e a melhor arte, entre outras categorias. Além disso, é claro, o evento torna-se um palco imperdível para networking, troca de ideias, divulgação de tendências e novidades. É, ainda, uma oportunidade para os fãs terem um contato direto com as empresas e criadores que admiram e para ficarem sabendo, antes de todo mundo, o que vai bombar entre os games.

Viu só? Não faltam opções imperdíveis de eventos corporativos criativos no Brasil. É verdade que a maioria deles se concreta na capital paulista, mas há também opções em outras cidades e, além disso, os encontros atraem pessoas de todos os cantos. Portanto, não deixe de conhecer os que mais interessam a você.

E se você gostou das nossas sugestões, compartilhe este post nas suas redes sociais e apresente os eventos que selecionamos para seus amigos e seguidores!