Minas Gerais é um estado com grande extensão territorial, muita história, cultura rica e gastronomia saborosa.

São tantas regiões e cidades com potencial turístico, que é preciso voltar ao estado várias vezes. Além da famosa capital, Belo Horizonte, existem outras cidades apaixonantes, com características bem peculiares.

Se você deseja conhecer uma cidade tranquila e charmosa, precisa garantir a sua passagem para Governador Valadares. Entenda melhor neste texto.

Características da cidade

Governador Valadares é a cidade polo da região do Vale do Rio Doce, localizada no leste do estado, fica a cerca de 320 quilômetros de Belo Horizonte. Devido ao seu potencial econômico, também é chamada de “princesinha do Vale”.

E uma das suas principais características, que atrai turistas de todo o mundo, são as belezas naturais, com destaque para o Pico do Ibituruna, com 1.123 metros de altitude. Devido ao pico, a cidade ganhou o título de “Plataforma do Voo Livre”.

História

O município já foi habitado pelos índios Botocudos e por Sebastião Mendes Tourinho, que chegou a procura de ouro e pedras preciosas.

Devido à facilidade em percorrer distâncias em menos tempo do que pela mata, os canoeiros deram início ao comércio — a via fluvial era o principal porto da região.

Com a subida do Rio Doce, a cidade passou a ser habitada pelos bandeirantes e comerciantes canoeiros vindos do Espírito Santo, no início do século XIX.

Além do transporte fluvial, a cidade destacou-se com a instalação da estação ferroviária. O meio de transporte foi fundamental para a chegada dos tropeiros, que atuavam na extração de madeira, criação de bovinos, extração de mica e pedras preciosas e construção da rodovia Rio-Bahia.

Somente em 1938, ao emancipar-se definitivamente, o município recebe o nome de Governador Valadares, em homenagem ao governador da época.

Economia

A economia é marcada por diferentes ciclos: madeira, pedras preciosas e semipreciosas e imigração.

Destes, o que apresenta maior tradição é a extração de minerais raros. Existem minas e pedreiras especializadas nesse serviço. São encontradas pedras como esmeraldas, turmalinas, rubelitas, topázios e águas-marinhas.

O mercado é tão aquecido que existem feiras e exposições voltadas para o comércio de pedras preciosas, como o “Brazil Gem Show”, que recebe visitantes do Brasil e do mundo.

No setor primário, destaca-se a agricultura; no secundário, vem a indústria; e no terciário, a prestação de serviços.

O município também se destaca como polo educacional do Vale do Rio Doce. Um de seus maiores investimentos é a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), fundada em 1967, com dois campus, duas bibliotecas e 24 cursos de graduação.

Vantagens de visitar o destino

O acesso facilitado se dá pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Companhia Vale do Rio Doce, pela rodovia Rio-Bahia (BR-116), BR-259 para quem vem de Vitória e Brasília e pela BR-381, que liga o município à capital Belo Horizonte e São Paulo.

Também é possível chegar à cidade por via aérea, pousando no Aeroporto de Governador Valadares. É uma ótima opção para viajar com a família e descansar em um feriado prolongado ou férias.

O clima é um dos atrativos, pois tem temperatura máxima de 30º C e mínima de 17º C. O melhor período para viajar é de maio a setembro, quando acaba a estação chuvosa (outubro a abril) e é possível refrescar-se nas cachoeiras.

Outros incentivos para conhecer a região são os eventos anuais, as feiras e as exposições temáticas. Confira os mais procurados.

  • Festa da Fantasia — uma das maiores do gênero no Brasil e a maior de Minas Gerais;
  • Gevê Folia — festa de carnaval fora de época, ocorre em abril;
  • Expoleste — maior feira empresarial do leste de Minas Gerais;
  • Expoagro — exposição agropecuária com leilões, rodeios, vaquejadas, concursos de animais e shows.

Atrativos turísticos

A natureza e a história são os principais motivos para conhecer Governador Valadares. Toda a beleza natural e os pontos culturais da cidade formam a dupla perfeita para conquistar qualquer perfil de viajante.

E o melhor: tudo isso está disponível em qualquer época do ano. Veja os principais atrativos para incluir no seu roteiro.

Esportes

Os amantes de futebol vão gostar de conhecer o Estádio José Mammoud Abbas, popularmente conhecido como “Mamudão”.

O time que representa o município no campeonato estadual é o Esporte Clube Democrata (Democrata/GV), um dos primeiros a serem treinados pelo técnico Wanderley Luxemburgo.

Pico da Ibituruna

A plataforma de voo livre no Pico da Ibituruna é a responsável pela chegada de praticantes do esporte: nacionais e internacionais.

A cidade sedia vários campeonatos a nível local e mundial. De lá também é possível praticar outras atividades, como rapel, trilha, motocross, escalada e mountain bike.

Mas a visita também é válida para quem não tem muita intimidade com o esporte: do topo é possível ter uma visão panorâmica de toda a região do Vale do Rio Doce, incluindo o seu leito, que está aos pés do pico. É o local ideal para contemplar o pôr do sol.

Turismo urbano

Quem não gosta de adrenalina, pode passear pelo bairro Ilha dos Araújos, que tem um calçadão para caminhadas e passeios de bicicleta.

E para entender melhor a arquitetura local, visite a Praça Serra Lima, que homenageia o homem que projetou a área central da cidade.

A visita pode ser de dia ou de noite, pois além das oitis (árvore predominante), há um chafariz com charmosa iluminação.

Não vá embora sem contemplar o Rio Doce e toda a sua imensidão. Ele pode ser visto de vários bairros e é margeado por árvores e grama.

Em alguns locais é possível ouvir o som emitido das pedras e contemplar pássaros, garças e outras espécies.

Turismo cultural

A história e costumes do município estão expostas no Museu Histórico de Governador Valadares.

Outro equipamento cultural para incluir no seu roteiro é o Teatro Atiaia. Também vale a pena conhecer a Praça da Estação e a Açucareira, tombada como patrimônio histórico da cidade.

Por fim, visite a Ponte do São Raimundo para visualizar a extensão do Rio Doce e da cidade ao fundo.

Se você gosta de artesanato e programas culturais, vá até a Praça dos pioneiros. O local é ponto de encontro dos moradores e turistas que gostam de apreciar pratos típicos e a Feira de Artesanato.

Turismo ecológico

O Parque Natural Municipal é uma ótima opção de lazer para a família. Tem playground para as crianças, trilhas ecológicas, exposições, horto, mirantes e auditórios para eventos.

Outro passeio imperdível para a família é tomar banho de cachoeira. As principais são: Cachoeira do Porto e Cachoeira Véu da Noiva.

Durante toda a sua estadia, você pode apreciar os deliciosos pratos típicos da culinária mineira e repousar nos melhores hotéis da cidade.

A tranquilidade e aconchego do município vão marcar a sua viagem. E se você ainda não conhece o destino, chegou a hora de garantir a sua passagem para Governador Valadares.

Escolha uma data, reserve o seu voo e aproveite as atrações da princesinha do Vale.

Qual a viagem ideal para sua famíliaPowered by Rock Convert