O período de férias escolares está chegando e você já começou a pensar na próxima viagem em família? Se você mal pode esperar para os aguardados — e merecidos — momentos de descanso, dá uma olhada nesse post: nós elencamos os melhores destinos 2019, ou seja, aqueles lugares que são tendência para turismo este ano.

E por que colocar um desses lugares na sua lista de desejos? Os locais que aqui listamos são uma combinação bacana de natureza exuberante, belas praias, cultura e histórias. São daqueles destinos que reúnem um combo de entretenimento, descanso, gastronomia, divertimento para os filhos e lazer para os pais. Confira abaixo!

Amazônia, Brasil

A região que chamamos de Amazônia abrange, na verdade, sete estados brasileiros: Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins. Neste post, vamos falar especificamente do Pará e do Amazonas, dois dos estados mais interessantes da região Norte. Eles são ricos em cultura, história e gastronomia, todos repletos de experiências inesquecíveis para guardar de lembrança das férias em família.

Por que visitar

Pará

O Pará, em especial a capital Belém, transforma toda a sua riqueza cultural em experiências únicas para quem o visita. Proporciona uma viagem que pode agradar a toda a família porque oferece atrações que vão desde passeios ao ar livre, em meio à natureza, até visitas a museus, passeios de barco, e, é claro, muita gastronomia típica do Norte do país.

Ingredientes marcantes, como o caldo de tucupi, e as cachaças feitas da folha de jambu — que dão uma sensação de dormência nos lábios e na língua — fazem parte da cultura local e tornam a experiência em gastronomia ainda mais rica.

Amazonas

Maior estado do país em extensão, o Amazonas concentra espaços de beleza natural preservada combinados a urbanização. Por isso, Manaus é um destino perfeito para quem deseja ficar mais em contato com a natureza e também ter estrutura para curtir a viagem com tranquilidade. Passeios de lancha, mergulhos no Rio Negro, visitação a museus e feirinhas de artesanato são um pouco do que você vai encontrar nesse destino exuberante.

Principais atrações

Pará

Um dos ícones de Belém cidade é o Mercado Ver-o-Peso, cujo prédio foi inaugurado em 1901, depois da primeira construção ter sido demolida ainda no século XIX. Os box que vendem camarão, frutas típicas, artesanato local e peças indígenas são um retrato da economia local, que vive do turismo. Além disso, é famoso pelo setor de barracas de banhos e cheiros, que são vendidas como poções para atrair prosperidade, amor, saúde.

Outros atrativos do destino são os passeios de barco pela orla do Rio Guamá, que entretêm os visitantes com shows de músicas e danças locais. Ah, e você também pode se maravilhar com a natureza no Mangal das Garças, um espetáculo de fauna e flora.

Amazonas

Entre as atrações mais incríveis, estão os passeios de barco pelo Rio Negro e Solimões. Do porto da cidade, saem embarcações que visitam praias ribeirinhas, onde é possível se refrescar, visitar uma aldeia indígena às margens do rio, e também visualizar o encontro das águas entre os dois, que acaba por formar o Rio Amazonas.

Se você também gosta de história, vale dar um pulo no Teatro Amazonas, localizado no centro da cidade. Com sua arquitetura imponente, característica da riqueza e desenvolvimento que marcou o Ciclo da Borracha, período em que Manaus viu sua economia florescer.

Curiosidades

Por ter sido uma das últimas regiões ocupada pelos colonizadores no país, a Amazônia ainda conserva muito dos traços de cultura indígena e belezas naturais, mesmo com o desmatamento crescente.

A floresta representa mais da metade de todas as florestas tropicais do planeta, e é responsável pela manutenção do ecossistema mundial. Por esse motivo, também é conhecida como “pulmão do mundo”. Estima-se que ela produza, sozinha, 20% do oxigênio disponível na Terra.

Capitólio, Minas Gerais

Outro Preto e Belo Horizonte são os destinos queridos de Minas Gerais, mas, a pouco tempo, turistas começaram a voltar os olhos também para Capitólio. O município é pequeno — tinha pouco mais de 8 mil habitantes no Censo de 2014 —, e foi emancipado a pouco tempo, em 1948. Famoso pelas cachoeiras e rios de águas cristalinas, atrai cada dia mais visitantes.

Por que visitar

Capitólio é um destino para quem gosta de ficar próximo à natureza, fazer trilhas, mergulhar em cachoeiras. Não tem muitos atrativos noturnos, por exemplo, por isso se você gosta de festas e restaurantes badalados, melhor buscar outro destino.

Mas, para quem vai com a família, com certeza vai ter suas necessidades atendidas. Os passeios comportam muito bem a presença de crianças, e os mergulhos nas águas do Lago de Furnas, atração principal, costumam ser tranquilos.

Principais atrações

O passeio mais procurado é o Lago de Furnas, também conhecido como “Mar de Minas”. É um dos maiores lagos artificiais do Brasil, cercado por cânions e montanhas, que formam molduras geográficas na região.

A maioria dos passeios de barco parte do Rio Turvo, distante cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. Você pode optar pelas chalanas, geralmente, são mais lentas e o passeio dura de 3 a 4 horas, ou pelas lanchas, que costumam ser mais caras, mas percorrem o lago de forma mais rápida)

Outra sugestão imperdível é visitar o Mirante dos Cânions, que funciona diariamente das 9h às 17h. Dali, é possível visualizar todos os cânios do parque e tirar aquela foto clássica com os companheiros de viagem!

Agora, se você sonha com encontrar o paraíso perdido, está indo para o destino certo. É que o nome apelida um complexo de 18 piscinas naturais e 8 quedas d’água que atende a todas as famílias. O Paraíso Perdido de Capitólio fica a cerca de 40 quilômetros do centro da cidade, tem estacionamento no local e as indicações até cachoeiras são feitas por marcas vermelhas na trilha.

Curiosidades

Capitólio faz parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais que é composto também por outras cidades como Carmo do Rio Claro, Guapé, Ibiraci e Passos, próximas à região. Por isso, se estiver pensando em fazer uma viagem mais longa, vale dar uma olhada no que esses outros destinos têm a oferecer. Quem sabe você emenda passeios e acaba tendo uma experiência completa da região?

Fernando de Noronha, Pernambuco

Um dos destinos mais procurados do Brasil, Fernando de Noronha oferece paisagens exuberantes, natureza preservada, dias de sol regados a água cristalina, contato com a fauna local, gastronomia, descanso e lazer. Também tem opções para quem é fã de badalação: a presença de famosos e artistas faz da região uma das mais procuradas por quem gosta de festas e muitos (muitos!) flashes.

O arquipélago é formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica. Localizado no estado de Pernambuco, tem temperaturas quentes o ano inteiro. A época de chuvas se concentra entre fevereiro e julho, sendo abril o mês mais chuvoso.

Por que visitar

Como a maioria dos destinos litorâneos no Brasil, o encanto de Fernando de Noronha está nas paisagens naturais… Praias de areias branquinhas e águas azuis quase transparentes, passeios de barco e mergulhos. Mas ele tem sim um diferencial em relação a outros lugares: o extremo cuidado com a natureza e a preservação.

Ao sobrevoar o arquipélago, ainda no avião, você já consegue ter uma ideia dos encantos que vai encontrar. Até parece que a ilha nunca foi habitada, de tanto verde, água turquesa e vida animal presente. Além das fotografias maravilhosas, a melhor lembrança será dos dias que você passou nesse paraíso.

Principais atrações

Não vão faltar opções do que fazer. Por toda a ilha, são oferecidos passeios de barco que levam os turistas até os melhores locais para banho, no meio do mar. Você pode optar por embarcações maiores, com grupos de pessoas, ou até mesmo alugar uma canoa com os moradores locais para dar um passeio apenas com a família. Também pode optar pelos passeios de caiaque ou stand up paddle.

Ah, e se você gosta de ecoturismo, também pode se programar para mergulhar com instrutores e percorrer as trilhas locais. Só não esqueça de reservar alguns dias apenas para se jogar na areia e ficar relaxando. Afinal, as férias também servem para descansar a mente e o corpo.

Curiosidades

Todo mundo que visita o arquipélago tem que pagar uma taxa de permanência. Isso é fundamental para a preservação das paisagens naturais que você vai encontrar. O valor pago é calculado de acordo com o tempo de permanência na ilha. São R$68,74 por pessoa por dia de hospedagem, que podem ser pagos no aeroporto ao desembarcar ou pela internet.

Tudo isso contribui para garantir uma viagem dos sonhos a quem chega a ilha. E, claro, dar a sua contribuição é também uma forma de retribuir e conservar a região para as gerações futuras.

Havaí, Estados Unidos

Está nos seus planos fazer uma viagem internacional, mas você não se imagina indo para um lugar frio ou sem praia? O Havaí pode ser uma opção bacana. Com praias paradisíacas, florestas tropicais, montanhas e estrutura de gastronomia e hospedagem para visitantes e suas famílias, têm muito a oferecer. Confira!

Por que visitar

Muitas pessoas ainda imaginam o Havaí como um local cheio de surfistas, praias rústicas com pouca ou nenhum conforto para os turistas e vulcões em erupção. Nada disso! O arquipélago, que é um dos estados norte-americanos, tem muito mais a oferecer. Formado por mais de 100 ilhas e ilhéus, apenas seis delas são possíveis de visitar: Big Island (Hawai’i), Kauai, Lanai, Maui, Molokai e Oahu.

O Havaí oferece uma mistura espetacular de natureza, cachoeiras, praias paradisíacas…junto a cidades, como Honolulu, que é a capital e a maior delas. É lindo!

Principais atrações

Se tudo o que você quer é curtir uma praia longe das preocupações, visite a praia de Lanikai, uma das melhores localidades para curtir a energia da ilha de Oahu. Dá pra passar o dia inteiro por ali, inclusive com as crianças, sem se preocupar.

A Baía de Hanauma, outro ponto inspirador para os turistas, é um lugar repleto de vida marinha, perfeito para explorar e mergulhar com seu snorkel. Aliás, vale ficar sempre com o equipamento a postos, na mochila ou na bolsa!

Curiosidades

Existem duas ilhas no Havaí que não podem ser visitadas: Kaho’olawe, um antigo alvo de teste de armas, e Ni’ihau, que pertence à marinha dos Estados Unidos.

Porto, Portugal

Portugal se tornou um dos destinos mais atrativos para visitantes de várias partes do mundo. Além de ser um país de fácil deslocamento — ele é pequeno em extensão, comparado a outros países do mundo, e conta com transporte público de qualidade, além de boas estradas —, oferece segurança e preços mais em conta quando comparado a outras nações europeias.

Além disso, para os brasileiros, tem um plus: a língua. A facilidade de comunicação com os moradores e também em serviços, hotéis e táxis pode ajudar a tornar a viagem mais acessível. Mas, por que escolher o Porto?

Por que visitar

Quando você pensa em vinhos portugueses, o que vem primeiro à cabeça? “Vinho do Porto”, certo? Pois é essa região mesmo que produz a famosa bebida. Por isso, você encontrará por lá as melhores caves para provar o vinho diretamente de seu país produtor. Além disso, o Centro Histórico — considerado Patrimônio Cultural da Humanidade — é um charme à parte, com suas casinhas antigas para você passear.

Principais atrações

Comece sua viagem passeando pelo centro histórico, começando pelo Terreiro da Sé. Da vista, você consegue vislumbrar boa parte da cidade, às margens do Rio Douro. Visite também a ponte D. Luiz I, a mais famosa da cidade, que foi projetada por um aluno de Gustave Eiffel — isso mesmo, aquele que construiu a Torre Eiffel, em Paris. Depois, siga para as caves para uma degustação de vinho do Porto. Não deixe de visitar também a Livraria Lello e a Foz do Douro, um dos bairros nobres da cidade.

Curiosidades

A cidade também passou por uma espécie de restauração. Antigamente, era considerada escura, mas aos poucos passou a reformular seus prédios e recantos e hoje se tornou quase que uma parada obrigatória para quem visita o país. A arquitetura combina elementos de estilos antigos, como o Gótico e modernos das construções mais recentes.

Cancún, México

A duas horas de voo da Cidade do México, capital do país, Cancún se destaca como um dos melhores destinos 2019 pela sua variedade de atrativos. Conseguiu preservar suas belezas naturais e também parte da história local antiga. São cerca de 22 quilômetros de praias de areia fina, combinadas a monumentos históricos, restaurantes badalados e hotéis com infraestrutura capacitada para receber muitos turistas.

Por que visitar

Palco de casamentos, de viagens entre amigos, de férias em família…Cancún é um dos destinos mais completos do mundo. Isso porque a cidade oferece atrações bastante diversificadas: tem praias de águas cristalinas, opções de hospedagens que cabem em todos os bolsos e orçamentos, baladas, uma rua cheia de lojas, restaurantes, mergulho com tubarões, descanso, lazer e tranquilidade.

Ou seja: se o que você quer é levar a família para um local de relaxamento, mas que também conte com alternativas de diversão, Cancún cumpre todos os requisitos!

Principais atrações

Para quem viaja com crianças, os parques aquáticos XCaret e Xel-Há são uma ótima pedida. Estão localizados em áreas de grande preservação ambiental. São baseados nos conceitos de ecoturismo, por isso você vai se deparar com atrações como mergulhar de snorkel nas águas cristalinas, se aventurar nos canais subterrâneos, andar de tirolesa, passear em boias gigantes e saltar em lagos refrescantes.

Também faz parte dos atrativos da cidade os parques arqueológicos de Tulum e Chichén Itzá, com ruínas de encher os olhos. A área é reconhecida como Patrimônio Cultural da Unesco desde 1988. Prepare os celulares, pois os registros fotográficos são imperdíveis!

Curiosidades

Você sabia que não importa o quão quente esteja a temperatura, a areia de Cancún nunca fica quente. Isso mesmo! Como ela é formada por corais esmagados, que não absorvem o calor, ela nunca esquenta, diferentemente da areia comum. Os turistas costumam ficar encantados com essa combinação: dias quentes, areia em temperatura agradável, e águas cristalinas para se banhar.

Cancún também abriga o maior museu de arte submerso do mundo. Mais de 500 esculturas que beneficiam a vida marinha estão debaixo das águas.

Grécia

A Grécia pode ser uma boa opção para quem quer viajar para a Europa e não pretende gastar todas as economias em uma única ocasião, já que em alguns lugares aceita-se dólar. Os preços costumam ser um pouco menores quando comparados a outros países do continente. Quer ver boas dicas do que fazer nesse paraíso? Confira, abaixo, nossas sugestões.

Por que visitar

Além do fator “preço” que comentamos no item acima, visitar a Grécia encanta os turistas também pelo povo hospitaleiro, que costuma ser caloroso com os turistas que chegam ao local. Você vai se sentir em casa na maior parte do tempo, o que vai deixar sua viagem ainda mais tranquila. Também é perfeito para todos os gostos: casais, crianças com filhos pequenos, famílias sem filhos, grupos de amigos…Em Atenas, dá para vivenciar toda a história do país, e nas ilhas você encontra restaurantes, praias e festas.

Os melhores meses para visitar a Grécia são maio e junho, na primavera de lá, e setembro e outubro, já no outono. No verão, principalmente nos meses de julho e agosto, as temperaturas podem chegar a quase 40 graus. Além do desconforto térmico (especialmente para quem viaja com crianças, que costumam sofrer mais com o calor), os lugares ficam lotados.

Principais atrações

Em Atenas, capital da Grécia, você vai vivenciar a história do continente europeu. Coloque na sua listinha de locais a serem visitados: a Acrópole, que fica a 150 metros acima do nível do mar e pode ser vista de toda a cidade; o Partenon, o templo de Zeus Olímpico e o Estádio Panatenaico, que data de 566 a.C.

Praias

Estamos falando de um país inteiro com uma costa de mais de 15 mil quilômetros, então você provavelmente terá que fazer algumas escolhas na hora de programar o roteiro. Com essas dicas, vamos ajudá-lo a selecionar algumas cidades gregas para passar suas férias. Entre os destinos imperdíveis, estão a Ilha de Mykonos, famosa pela arquitetura de casinhas brancas retas que contrastam com o céu azul da cidade.

Santorini definitivamente está entre os melhores destinos 2019 e também não pode passar batido — uma das ilhas mais populares do arquipélago, recebe dezenas de turistas todos os anos. As atrações locais são curtir a cidade: passear pelas ruelas, provar da gastronomia mediterrânea, assistir ao pôr do sol único, apreciar a arquitetura e visitar uma das vinícolas locais.

Curiosidades

Dizem que a Grécia é o berço da civilização ocidental. De fato, muito do conhecimento acumulado pelas nações do Ocidente veio de lá, com os filósofos gregos como Platão, Aristóteles, Sócrates, e outros. O teatro, da forma como o conhecemos hoje, teve origem na Poética, de Aristóteles, um livro que falava sobre como os gregos deveriam representar nas tragédias e comédias da época — dá para perceber que o destino é história pura!

Gostou dos melhores destinos 2019? Planeje sua viagem

Agora que você está por dentro dos melhores destinos 2019, falta só planejar sua viagem. O primeiro passo é reservar as passagens para você e sua família. A companhia aérea deve ser pesquisada com antecedência para evitar problemas. Busque sempre empresas conhecidas, de confiança, que vão garantir uma viagem confortável.

Decidida a companhia, hora de programar os melhores horários de voos. Para quem viaja com crianças a destinos internacionais, vale pensar em trechos diretos, se possível, assim você evita cansaços desnecessários como sair a toda hora de aviões ou correr por aeroportos.

E os preços? Na hora de comprar passagens aéreas, você pode recorrer a ferramentas de busca de promoções, ou comprar com milhas. Assim, consegue pagar mais barato e guardar suas economias para gastar durante a viagem. Depois, é só escolher a melhor época do ano e marcar seu passeio! Já está ansioso para colocar um desses destinos nas próximas férias? Então confira horários de voos aqui!