Está enganado quem pensa que é preciso ir muito longe para conhecer os melhores destinos do Brasil. É possível ter acesso a destinos completamente diferentes e inusitados sem sair do Brasil. Nos mais de 8 milhões de km² de extensão, podemos ver de tudo no país: praias paradisíacas para curtir o sol, serras incríveis para passar dias de inverno aconchegantes, espaços de natureza totalmente preservados e cidades modernas para fazer compras.

Como existem tantas opções, separamos aqui uma lista com alguns dos melhores destinos do Brasil, apenas para dar uma ideia da variedade encontrada no território nacional. Assim, fica mais fácil para você decidir o local da sua próxima viagem.

Há opções para todos os gostos. Basta entender suas preferências e estilo de viagem favorito para comprar as passagens e aproveitar as férias com tranquilidade e se divertir muito.

Confira agora alguns dos melhores destinos e escolha o seu, seja para viajar a dois, sozinho, em família ou com os amigos. Separamos por categoria para facilitar sua escolha e pesquisa.

Melhores destinos para quem gosta de sol

1. Fernando de Noronha

Você vai se apaixonar no momento em que colocar os pés em Fernando de Noronha. Conhecido como “a ilha da magia”, esse destino se tornou famoso não somente por suas belas paisagens paradisíacas, mas também pelo clima de paz e tranquilidade que está por toda parte.

Esta é uma escolha que vai agradar pessoas de todas as idades e que procuram todos os tipos de programa nas férias. Você poderá passar dias tranquilos em pousadas maravilhosas, fazer mergulhos com profissionais capacitados, se deliciar com a culinária da região ou simplesmente observar o mar azul cercado por pedras em uma visão única.

2. Fortaleza

Fortaleza é uma cidade que conta com praias brasileiras clássicas: muito sol, barraquinhas com comidas típicas, ambulantes, feirinhas e água fresca por todo lado. Excelente escolha de destino para o verão.

Quem realmente gosta do sol forte precisa conhecer a região. Afinal, algumas das praias consideradas como mais incríveis do Brasil estão lá. Jericoacoara, Canoa Quebrada e Cumbuco são apenas algumas das praias famosas que podem ser visitadas em sequência, por estarem muito próximas umas das outras.

Além disso, a cidade conta com o Beach Park, uma excelente opção para quem quer aproveitar o sol em um programa diferente, divertido e seguro com as crianças. O parque aquático é uma das atrações que vêm trazendo cada vez mais turistas, e faz valer cada centavo do ingresso.

3. Armação de Búzios

Fugindo um pouco das opções no Nordeste brasileiro, o Rio de Janeiro mostra que sua beleza não está apenas na capital. Armação de Búzios é um dos destinos mais procurados por quem mora no Centro-oeste do Brasil.

Os que visitam a região não podem deixar de assistir ao imperdível pôr do sol na Praia da Tartaruga, fazer uma caminhada leve e tranquila pela Praia da Ferradurinha e realizar um passeio de escuna para conhecer a maior parte das mais de 20 praias da cidade.

Este é um excelente destino para quem deseja fugir de praias lotadas e quer economizar bastante, sem que a qualidade da viagem seja prejudicada.

4. São Miguel dos Milagres

Uma cidadezinha no interior de Alagoas que vem chamando cada vez mais a atenção dos turistas. Essa é São Miguel dos Milagres, um destino bastante familiar que conta com programas para pessoas de todas as idades. Lá, é possível ter de tudo um pouco: curtir um dia de brincadeiras na praia, fazer passeios de barcos, conhecer o centro histórico da região e nadar com peixes em grandes piscinas naturais.

O ideal para quem escolhe esse destino é selecionar uma das pousadas à beira-mar, que têm o melhor custo-benefício da região no quesito conforto e proximidade dos pontos turísticos — além de serem gerenciadas por nativos capazes de orientar os visitantes a aproveitar a cidade da melhor maneira possível.

Para chegar lá, basta comprar uma passagem aérea para o Aeroporto Internacional de Maceió e escolher entre as opções para finalizar a viagem: ônibus ou transfer. O trajeto de uma cidade à outra dura cerca de 1h30.

Melhores cidades para quem adora dias frios

5. Gramado

Gramado é conhecida por seu clima aconchegante durante os dias frios. A cidade é repleta de atrações que podem ser aproveitadas mesmo nas baixas temperaturas do inverno. Apesar de sua alta temporada ser no período das festas de fim de ano, sua beleza pode ser testemunhada durante qualquer estação.

Além de visitar as famosas fábricas de chocolate e provar os deliciosos cafés oferecidos a cada esquina, todo viajante tem como parada obrigatória o Lago Negro, o Mini Mundo e o Parque do Caracol.

Um dos passeios que chamam mais atenção atualmente é o Snowland, o primeiro parque de neve indoor da América Latina, que oferece atividades radicais para esquentar o corpo.

Gramado é, sem dúvidas, uma das viagens de inverno preferidas dos brasileiros.

6. Campos do Jordão

Encontrar um pedacinho da Europa no Brasil. Essa é uma frase que representa a sensação exata de um turista ao chegar em Campos do Jordão e se ver em um lugar completamente diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Com pouco mais de 50 mil habitantes, a cidade do interior de São Paulo se tornou sinônimo de descanso e tranquilidade para os brasileiros que procuram férias em um destino alternativo, tranquilo e menos badalado.

A fábrica de chocolate e a de cerveja são pontos turísticos obrigatórios, pois transmitem exatamente o clima da cidade, que também é conhecida como a Suíça brasileira.

7. Canela

Não se esqueça do casaco ao visitar a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. No inverno, as temperaturas chegam a 8°C, podendo causar leves geadas. Mas não se desanime, pois o frio é uma das características mais marcantes da cidade e, por isso, todo o roteiro turístico é pensado para continuar funcionando mesmo com o termômetro lá embaixo.

Escolhendo esse destino, é interessante se hospedar em hotéis com decoração característica, para viver a experiência da cidade por completo. Já durante o dia, é possível fazer passeios de diferentes tipos, como visita ao Reino do Chocolate, Museu de Cera, o parque de diversões do Mundo a Vapor e muito mais.

8. Treze Tílias

Treze Tílias é um município de Santa Catarina totalmente inspirado na arquitetura Austríaca. Esqueça a viagem de carro, pois este é um destino que foi feito para se aproveitar caminhando com bastante calma e curtindo a paisagem.

Você vai encontrar parques extensos para sentar, montar um bom piquenique e fazer brincadeiras com as crianças durante toda a tarde. Além disso, também vai se deparar com charmosos cafés espalhados por toda a cidade, onde vai poder se deliciar com o chocolate quente típico da região. Um excelente programa para as férias de inverno, certo?

Não deixe de visitar o Museu Municipal Andreas Thaler, conhecido como o Castelinho de Treze Tílias, onde é possível ver de perto como era a vida dos imigrantes tiroleses que vieram para o interior do Brasil no início do século XX.

Melhores destinos brasileiros para quem quer se aventurar

9. Bonito

Considerada o centro do ecoturismo do Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito surpreende os visitantes por suas belezas naturais e pela diversidade de atividades oferecidas. É possível fazer de tudo um pouco, desde um momento relaxante na Gruta do Lago Azul até um dia inteiro de trekking no Parque das Cachoeiras.

Ao visitar a região, o mais interessante é economizar no hotel, buscando apenas um espaço confortável para dormir e se alimentar, e investir todo o dinheiro da viagem em passeios com uma das várias empresas de turismo espalhadas pela cidade. É importante se certificar de que as atividades estão sendo realizadas com segurança para garantir a diversão durante as férias.

Além disso, vale a pena lembrar que os passeios de ecoturismo são uma excelente opção para quem quer viajar gastando pouco e ter uma experiência diferenciada.

10. Jalapão

Essa é uma viagem para quem se considera um real amante da natureza. Na região em que o município de Jalapão está localizado não há grandes cidades, o sinal do celular dificilmente vai funcionar e a maior parte das pousadas e hotéis oferece um ambiente rústico — sem televisão, internet ou qualquer outro eletrônico que possa prejudicar a experiência. Mas não se preocupe, nenhum desses itens vai fazer falta diante das paisagens espetaculares desse destino.

Os programas mais populares entre os turistas são a caminhada para assistir ao pôr do sol na Pedra Furada, passear de buggy nas dunas, flutuar em um do fervedouros, as trilhas na Serra do Espírito Santo e a prática de rafting em uma das várias cachoeiras da região.

11. Pico da Ibituruna

Está enganado quem pensa que a rota turística de Minas Gerais só tem cidades históricas e culinária típica. No Pico da Ibituruna, localizado na cidade de Governador Valadares, é possível encontrar tudo isso e muito mais!

A 1.123 metros de altitude, você vai ter acesso a uma série de atividades radicais para sair da rotina, curtindo uma paisagem de tirar o fôlego. Hospede-se em uma das várias pousadas ou hotéis da região e saia bem cedo para aproveitar o melhor que a cidade tem para proporcionar.

Lá, você vai encontrar opções de passeios voltados para o turismo ecológico, além de escalada, tirolesa e arvorismo. Experimente o voo livre, oferecido por profissionais com autorização no alto do pico, seja paraglider ou asa-delta. Também é interessante se programar para fazer sua visita quando estiverem acontecendo campeonatos profissionais.

12. Chapada dos Guimarães

Entre mirantes e cachoeiras, a Chapada dos Guimarães é um destino que não pode faltar na lista de quem ama aventuras. Uma das regiões mais procuradas do Mato Grosso, o parque nacional conta com uma vegetação típica do Cerrado e é repleto de opções de locais para visita.

Entre as principais atrações estão cavernas, lagoas, cachoeiras, paredões e uma infinidade de opções de trilhas que levam os turistas para alguns dos lugares mais belos do mundo.

Essa é uma excelente opção de viagem para quem procura um destino com um grupo de amigos, pois a diversão e a tranquilidade são garantidas nos passeios.

Melhores opções de destinos históricos do Brasil

13. Ouro Preto

Tradicional cidade de Minas Gerais, Ouro Preto é uma parada obrigatória para quem passa pelo estado. Localizada a apenas 96km de Belo Horizonte, a região foi palco de fatos marcantes para a história do Brasil e continua fazendo sucesso, atraindo a atenção de brasileiros e estrangeiros.

Quem passa por lá não pode deixar de se deliciar com alguns dos pratos mais tradicionais do estado em um dos vários restaurantes espalhados pelo centro histórico. Frango com quiabo, feijão-tropeiro e arroz com pequi são alguns dos pratos famosos que todo turista precisa experimentar.

Já no que diz respeito aos passeios, algumas possibilidades mais procuradas são: Mirante do Morro São Sebastião, Praça Tiradentes, Museu da Inconfidência e a Feira da Pedra de Sabão.

14. Petrópolis

Se você deseja ter uma experiência de imersão total na história do Brasil, visite Petrópolis. A cidade oferece cenários incríveis para registrar momentos durante as férias, além de uma série de passeios culturais para aprender um pouco mais sobre a origem do nosso país de uma forma dinâmica e divertida.

A Cidade Imperial pode ser visitada tanto em uma longa viagem quanto em um passeio do tipo “bate e volta”, com um roteiro reduzido, se você estiver passando pelo Rio de Janeiro. Não deixe de conferir alguns pontos turísticos, como o Palácio de Cristal, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Museu de Cera, o Palácio Quitandinha e o Museu Imperial.

15. Porto Seguro

Localizada no Nordeste brasileiro, a cidade de Porto Seguro foi palco de alguns dos acontecimentos mais importantes da história do Brasil, principalmente no momento do descobrimento do país e durante o governo de Portugal.

A região em que aconteceram os primeiros contatos entre o povo europeu e os nativos brasileiros hoje conta com uma série de pontos turísticos. Neles, é possível aprender mais sobre a origem do nosso país enquanto se aprecia uma paisagem indescritível do litoral do estado da Bahia.

Se optar por esse destino, não deixe de visitar alguns locais tradicionais, como a Passarela do Descobrimento, o centro histórico e o Arraial D’Ajuda. Também é possível ir até algumas aldeias indígenas que permanecem na região, sempre com a autorização e orientação de profissionais que atuam de forma legalizada na cidade.

Essa é uma excelente combinação para quem deseja relaxar e pegar uma praia, sem perder a oportunidade de aprendizado e enriquecimento cultural.

Gostou das indicações das melhores destinos do Brasil?

Não deixe de curtir a página da Azul no Facebook para continuar descobrindo novas possibilidades de viajar pelos melhores destinos do Brasil e do mundo!