Os aeroportos de Londres são locais de circulação de milhões de passageiros que buscam a cidade pelos mais diversos motivos. Além de ser um dos maiores centros de negócios do planeta, a capital inglesa oferece impressionantes monumentos históricos e intensa programação cultural, atrativos para visitantes do mundo inteiro.

Uma palavra define bem a cidade de Londres: grandiosa. Esse adjetivo se aplica também ao número de visitantes que não resistem ao apelo da metrópole inglesa: foram quase 20 milhões no ano de 2016, segundo o Escritório para Estatísticas Nacionais do Reino Unido.

Então, para receber tanta gente voando, um aeroporto só não basta. A capital inglesa conta com 6 principais, sem mencionar os menos conhecidos. Todos são bem estruturados e oferecem ligações por transporte público até o centro da cidade.

É hora de conhecer cada um deles com mais detalhes. Vamos?

Aeroporto de Heathrow (LHR)

O Heathrow é o maior aeroporto de Londres, um dos maiores do mundo e o mais movimentado da Europa. Está no sudoeste, a cerca de 24 quilômetros de distância, na zona 6 da cidade. Opera voos nacionais e internacionais.

A infraestrutura do Heathrow é completa. Veja exemplos do que você encontra por lá:

  • 5 terminais de embarque e desembarque;
  • centro comercial com todos os tipos de loja, incluindo as Duty Free, na área internacional;
  • casas de câmbio, caixas eletrônicos, correios, guarda-volumes;
  • wi-fi gratuito;
  • lanchonetes, cafeterias e restaurantes, desde os de fast food até os mais sofisticados;
  • farmácias, SPA, cabeleireiros, galerias de arte e capela para orações;
  • espaço para jogos e entretenimento infantil, além de fraldários nos banheiros;
  • acessibilidade para passageiros com mobilidade reduzida, como banheiros adaptados, cadeiras de rodas, vagas reservadas no estacionamento etc.

Para seu conforto, é possível encontrar acomodação até mesmo dentro do aeroporto. O Yotel Air London Heathrow, no terminal 4, oferece quartos-cabine com acesso à internet e todo o necessário para um sono confortável, além de lanchonete funcionando 24 horas.

Em um raio de 3 quilômetros, encontram-se hotéis das principais redes hoteleiras, como o Hilton, o Renaissance, o Radisson, o Hyatt, o Sheraton, o Marriott e o Sofitel, por exemplo. Entre as opções mais econômicas, há o Ibis, o easyHotel e o Heathrow Lodge, além de outros menos conhecidos. Quase todos oferecem serviços de shuttle ligando o hotel ao aeroporto.

Como chegar ao aeroporto de Heathrow?

Não só Londres, mas inúmeros outros destinos na Inglaterra ligam-se ao aeroporto por ônibus. A estação rodoviária fica localizada entre os terminais 2 e 3. As principais empresas da rota são a National Express e a easyBus.

De trem, pelo Heathrow Express, gasta-se de 15 a 20 minutos entre a estação de Paddington e o aeroporto. Os trens correm de 5h00 às 23h55.

Há também o Heathrow Connect, que liga Paddington ao aeroporto com paradas em Ealing Broadway, West Ealing, Hanwell, Southall, Hayes & Harlington, chegando aos terminais 1, 2 e 3. Para os terminais 4 e 5, há um serviço de transfer gratuito. O tempo de viagem é de cerca de 25 minutos.

Mais econômico que o trem, mas um pouco mais demorado, é o metrô. A linha Piccadilly liga o aeroporto ao centro de Londres e os trens correm em intervalos de poucos minutos, desde 5h10 até 23h45. Aos domingos, entre 5h50 e 23h30. De Piccadilly Circus, no centro, até Heathrow serão 50 minutos.

De táxi, a viagem vai durar cerca de uma hora. Antes de entrar, pergunte ao motorista quanto a corrida vai custar em média, pois este é o meio de transporte mais caro.

Aeroporto de Gatwick (LGW)

No sul de Londres, a 50 quilômetros do centro, Gatwick é o segundo maior aeroporto do Reino Unido. Extremamente movimentado, este aeroporto serve cerca de 200 destinos em 90 países do mundo. Gatwick possui 2 terminais, norte e sul, ambos com ótima infraestrutura.

Uma boa seleção de lojas, cafeterias, restaurantes e casas de câmbio, além de caixas automáticos e serviços de informações, está disponível tanto no terminal norte quanto no sul. Serviços de guarda-volumes também são encontrados nos 2 terminais.

No terminal norte, ainda há um espaço de entretenimento para crianças e quiosques para internet.

Se seu voo sai ou chega em Gatwick, você pode preferir um hotel lá mesmo, como o Sofitel London Gatwick ou o Hampton-Hilton,que se encontram no terminal norte. O Hilton London Gatwick localiza-se no terminal sul.

Em um raio de 3 quilômetros, há outras ótimas opções de hotéis, a maioria com serviço de shuttle de e para o aeroporto. Veja algumas sugestões e escolha:

  • o Premier Inn London Gatwick oferece 5 unidades hoteleiras por perto;
  • o Travelodge Gatwick Airport está a 1,5 km de distância;
  • o Holiday Inn London-Gatwick Airport também é boa escolha;
  • o Ibis Gatwick Airport é uma opção mais econômica.

Como chegar ao aeroporto de Gatwick?

O modo mais rápido é de trem pelo Gatwick Express, ligando a Victoria Station ao terminal sul com intervalos de 15 minutos, de 5h00 até 00h30. A viagem dura 30 minutos, sem paradas.

Pela Thameslink, há trens diretos entre o aeroporto e destinos como Blackfriars, Farringdon e a estação internacional de trens St Pancras, a cada 15 minutos.

Os trens Southern ligam o aeroporto à Victoria Station, passando por East Croydon e Clapham Junction.

Se preferir ônibus, a National Express sai a cada 30 minutos e gasta cerca de uma hora e meia entre a Victoria Station e Gatwick. Há também a empresa de baixo custo easyBus, ligando o aeroporto a Earl’s Court/West Brompton em cerca de uma hora de viagem.

O metrô não chega a Gatwick e os táxis são mais caros. Sempre peça uma estimativa de preço antes de embarcar.

Aeroporto de Stansted (STN)

Situado no nordeste de Londres, a 64 quilômetros do centro, Stansted é o terceiro aeroporto mais movimentado do Reino Unido e dos que mais crescem na Europa. É muito utilizado pelas companhias aéreas de baixo custo (low-cost), com predominância de voos para destinos europeus e no Mediterrâneo.

Assim como os outros, o aeroporto de Stansted oferece uma boa estrutura comercial, com lojas diversas, restaurantes, cafeterias, farmácias e até SPA. Para sua conveniência, você encontrará também casas de câmbio, caixas automáticos, guarda-volumes, correio, quiosques de internet e wi-fi gratuito por algumas horas.

Para os passageiros interessados em pernoitar no próprio aeroporto ou nas proximidades, a oferta de hotéis também é generosa: Hilton, Radisson Blu, Holiday Inn, Novotel, Travelodge, Ramada e Premier Inn são alguns deles.

Como chegar ao aeroporto de Stansted?

O metrô não chega até Stansted. Se você preferir o trem, o mais rápido é o Stansted Express, que sai da estação de Liverpool Street a cada 15 minutos, em uma viagem de cerca de 50 minutos.

O trem também conecta as principais cidades da Inglaterra ao aeroporto de Stansted. O ideal é comprar os bilhetes com antecedência, pela internet, pois o preço será mais alto no próprio dia do embarque. Se não comprar online, use as máquinas na estação ou procure o balcão de informações turísticas.

Se a escolha for ônibus, a National Express tem saídas da Victoria Coach Station durante 24 horas por dia, com várias paradas, como em Marble Arch, Liverpool Street, Whitechapel e Bethnal Green, entre outras.

O serviço expresso da easyBus é direto, ligando a Baker Street ao aeroporto de Stansted em uma viagem de uma hora e 15 minutos. Já a Terravision liga o aeroporto a 3 destinos: Victoria Station, Liverpool Street ou Stratford.

Aeroporto de Luton (LTN)

No noroeste de Londres, a cerca de 50 quilômetros de distância do centro, fica o aeroporto de Luton, por onde circulam cerca de 10 milhões de passageiros por ano. Esse é outro aeroporto muito utilizado pelas companhias aéreas de baixo custo que voam para destinos europeus, norte da África e Oriente Médio, o que o torna muito movimentado. É um aeroporto com estrutura básica e está passando por reformas até 2026.

Não há hotéis dentro do aeroporto de Luton, mas o Holiday Inn Express fica a cerca de 10 minutos de caminhada do terminal. Nas proximidades, ainda se encontram outros bons hotéis, como o Ibis, o Premier Inn, o easyHotel e o Hampton by Hilton Luton Airport.

Como chegar ao aeroporto de Luton?

Não há metrô para Luton. A estação de trens mais próxima do aeroporto é a London Luton Parkway, ligada ao terminal por um shuttle em viagem de 10 minutos. Isso é importante lembrar: o trem não chega diretamente ao terminal, portanto considere o tempo que será gasto no shuttle, para não perder o voo.

Os trens da East Midlands e da Thameslink passam por várias estações no centro de Londres, tais como St Pancras, Blackfriars e Farrington. Do centro ao aeroporto, serão cerca de 40 minutos de trem, incluindo o tempo gasto no shuttle que liga a estação ao terminal.

Quem optar pelo ônibus encontrará várias opções:

  • a National Express oferece cerca de 75 saídas diárias e gasta uma hora e 15 minutos no trajeto centro-aeroporto e vice-versa. As paradas no centro são em Finchley Road, St John’s Wood, Marylebone, Portman Square, Golders Green e Victoria Station;
  • a easyBus tem paradas em Brent Cross, Finchley Road, Baker Street, Oxford Street/Marble Arch e Victoria Station;
  • a Terravision para nos mesmos locais da easyBus e os ônibus correm a cada 20 minutos em horário de pico;
  • a GreenLine 757 também faz a ligação entre Victoria e Luton.

Aeroporto de London City (LCY)

Entre os aeroportos da lista, esse é o menor e o mais central, situando-se a apenas 9 quilômetros do centro de Londres e a menos de 5 quilômetros de Canary Wharf. Possui apenas uma pista de 1500 metros e serve, principalmente, a executivos em viagens corporativas.

Algumas companhias aéreas que usam o London City são British Airways, Alitalia, Lufthansa, Swiss e CityJet, entre outras.

Como é um aeroporto pequeno, os procedimentos de embarque e desembarque são bem mais simples e rápidos do que nos outros aeroportos. Só possui um terminal, mas oferece as facilidades básicas, como lojas, restaurantes, cafés, casa de câmbio e guarda-volumes.

Por ser central, o London City conta com bons hotéis nas proximidades. Tanto os de cadeias populares, como o Ibis, o Travelodge e o Holiday Inn, quanto o DoubleTree e o Hampton, da rede Hilton, entre outros, são facilmente alcançáveis.

Como chegar ao aeroporto de London City?

Por sua localização vantajosa, o acesso por metrô e Docklands Light Railway (DLR) é fácil e rápido. Há uma estação DLR no próprio aeroporto, com ligações para paradas de metrô como Canning Town, Stratford e Bank.

Se preferir ir pela superfície, para admirar a cidade, também é possível chegar de ônibus urbano. Guarde os números: 473 ou 474.

Aeroporto Southend London (SEN)

Situado em Southend na foz do rio Tâmisa, a 64 quilômetros de Londres, esse pequeno aeroporto é usado pelas companhias de baixo custo em voos curtos para destinos europeus como França e Espanha.

Apesar das instalações modernas, é um aeroporto bem básico, com poucas opções comerciais.

Como opção de hospedagem, o Holiday Inn Southend encontra-se a uma curta caminhada do terminal.

Como chegar ao aeroporto de Southend?

Trens ligam a estação de Liverpool Street ao aeroporto diariamente, de 5h35 até 00h00. A viagem dura menos de uma hora e a estação do aeroporto fica bem em frente ao terminal. Os trens correm em intervalos de 20 minutos. Em horários de pico, a cada 10 minutos.

Quem preferir ônibus, terá de ir até o aeroporto de Stansted e depois utilizar o First Group X30 que vai para Southend a cada 30 minutos.

Qualquer que seja o aeroporto que você usar em sua viagem a Londres, é importante se programar com antecedência, para evitar atrasos e imprevistos. Use o site Transport for London para planejar a melhor forma de se deslocar.

Agora você já sabe que a infraestrutura aérea da capital inglesa é tão grandiosa quanto a cidade. Os aeroportos de Londres são confortáveis, funcionais e bem preparados para receber os milhões de visitantes que circulam pelo Reino Unido todos os anos. Ao reservar seu voo, é importante observar qual aeroporto da cidade será sua porta de entrada e saída.

Então, vai guardar essas informações úteis só para você? Seus amigos e seguidores também precisam conhecer os aeroportos de Londres. Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais!