A América Central sempre foi um destino um tanto quanto exótico e relativamente desconhecido, em especial para os brasileiros.

Porém, apesar de pouco popular, o continente é uma verdadeira festa para os olhos: paisagens belíssimas e uma natureza privilegiada dividem espaço com atividades culturais, atrações curiosas e uma diversidade sem igual.

Se tudo que você conhece sobre a América Central é a beleza de algumas praias e a existência de alguns vulcões, continue a leitura! Você vai se surpreender com tudo que esse roteiro pode oferecer. Das belezas naturais ao povo alegre e acolhedor, o continente é repleto de atividades turísticas para todos os gostos, bolsos e idades.

Para começar, que tal descobrir alguns motivos para incluir a América Central em sua próxima viagem de férias? Confira!

Por que viajar com a família para a América Central?

A América Central é um subcontinente composto por 20 países e um conjunto de ilhas, e seu potencial turístico cresce visivelmente. Boa parte de seu território é ocupado por montanhas, e alguns países possuem dois litorais, sendo banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

Mas além das atrações turísticas mais conhecidas, existem diversos motivos para escolher um dos países ou ilhas da América Central como seu próximo destino de viagem com a família. Confira:

É possível viajar gastando pouco

Se você procura destinos econômicos com o melhor custo-benefício possível, então precisa incluir esses países no seu itinerário:

  • Belize;
  • Costa Rica;
  • Honduras;
  • Nicarágua;
  • Panamá.

Apesar de pouco conhecidos, esses roteiros unem o melhor do turismo (praias lindas e praticamente desertas) com preços que cabem no bolso. Gastando pouco com hospedagem e alimentação dá até para estender a viagem por mais alguns dias, não é mesmo?

As praias e arquipélagos são perfeitos para crianças e casais

Quem está acostumado com as praias do Brasil vai se surpreender com o cenário paradisíaco das ilhas caribenhas.

Praias limpas, águas mornas e tranquilas e uma estrutura perfeita para receber viajantes são fatores que conquistam casais e famílias com crianças pequenas.

O idioma não oferece muita dificuldade

Inglês, francês, holandês e até algumas línguas indígenas são alguns dos idiomas falados na América Central. Porém, na maior parte dos países predomina o espanhol, um idioma com o qual os brasileiros têm uma certa familiaridade.

O continente é o berço da cultura maia

É impossível falar de turismo na América Central sem mencionar os sítios arqueológicos e as ruínas que são herança da cultura maia. Visitar esses lugares é como entrar na história e descobrir ainda mais sobre o modo de vida e os costumes desse povo.

Os países da América Central não exigem visto dos turistas brasileiros

Viajar sem burocracia é como um sonho para os turistas, e nesse critério os países da América Central saem na frente: brasileiros em viagens de turismo não precisam de visto!

Porém, vale lembrar que o passaporte (com validade mínima de 6 meses) continua sendo documento obrigatório para todos os destinos.

As atrações contemplam todos os gostos

A América Central é o destino perfeito para sua próxima viagem se você:

  • quer relaxar em praias com areia branquinha, mar azul e coqueiros a perder de vista;
  • busca contato com a natureza e prefere a simplicidade ao luxo;
  • quer se desconectar do resto do mundo e aproveitar o momento;
  • gosta de curtir a vida noturna e conhecer bares e restaurantes;
  • quer experimentar a tranquilidade de uma cidade pequena;
  • tem interesse em atividades radicais, como hiking em vulcões, tirolesas e trilhas;
  • quer conhecer cachoeiras e lagos de águas termais;
  • gostaria de experimentar a culinária típica caribenha, com influências europeias e indianas;
  • vai viajar sozinho, com amigos ou com a família.

Por isso, não importa se você prefere selecionar os lugares mais famosos ou escolher destinos pouco conhecidos dos turistas: incluir a América Central em seu roteiro de viagem é garantia de dias inesquecíveis para toda a família!

13 lugares para conhecer na América Central

Confira alguns destinos que merecem entrar em sua próxima viagem em família:

1. Antígua, Guatemala

Uma verdadeira viagem ao passado: em Antígua, uma das cidades coloniais mais bonitas da América Central, o turista tem a sensação de estar voltando no tempo. A antiga capital do país é um dos destinos mais procurados por viajantes, que se encantam com as ruas de pedra e as casas coloridas totalmente restauradas para preservar a história do lugar.

Apesar de ter sofrido com terremotos e se encontrar rodeada por vulcões, a cidade tem uma estrutura completa para receber os turistas, em especial durante a Semana Santa, quando os moradores organizam desfiles e rituais festivos em frente à igreja La Merced.

2. Casco Viejo, Panamá

Nada melhor que um destino com uma história curiosa quando se está viajando com a família, não é mesmo? Casco Viejo foi fundada por moradores da Cidade do Panamá que escaparam de um ataque pirata em 1671! A região é composta por mais de 800 edifícios que refletem a diversidade cultural do país, com estilos arquitetônicos que vão do tradicional caribenho ao modernista.

Entre as principais atrações do local, estão a Plaza de La Independencia, no centro colonial, a Plaza Bolivar, rodeada por restaurantes e cafés e o Paseo de Las Veraneras, onde os turistas podem comprar artesanato e observar os navios no Canal do Panamá.

3. Caye Caulker, Belize

Localizada no mar caribenho, a ilha não é um dos destinos mais procurados pelos turistas, especialmente os brasileiros, mas quem conhece não se decepciona. O clima de tranquilidade contagia os visitantes, a começar pela total ausência de carros circulando pelas ruas de areia — o transporte é feito por bicicletas e carros de golfe.

A ilha oferece um ambiente descontraído, com boa gastronomia, música a todo momento e um povo hospitalar e caloroso. O charme tropical fica completo com as cabanas à beira-mar e com a frase pintada no chão que saúda os turistas: go slow — vá devagar.

4. Copán, Honduras

Não é à toa que esse Patrimônio da Unesco é considerado um dos mais bonitos do mundo maia. Totalmente restauradas, as ruínas contam com inúmeros desenhos e textos esculpidos nas pedras, que contam a história do local. É ali que se encontra também a mais longa inscrição do mundo maia, uma escada de 100 metros coberta por hieróglifos.

O trabalho de restauração das construções foi minucioso, já que boa parte delas estava comprometida por terremotos e inundações. Ao lado das ruínas fica o chamado Campo de Bola, um grande espaço aberto onde se praticava um esporte similar ao futebol.

5. Isla Ometepe, Nicarágua

Se você procura calma e tranquilidade para sua próxima viagem, esse é o destino perfeito. Essa ilha formada por dois vulcões (o Concepción, ativo, e o Madera, já extinto) fica dentro do segundo maior lago da América Latina e é mais indicada para quem quer fugir da agitação das grandes cidades.

Habitada desde 2 mil a.C., a ilha ainda guarda vestígios dos povos antigos em gravuras rupestres esculpidas em pedras escondidas pelo local.

É possível se hospedar em pequenos vilarejos e programar diversas atividades, de escaladas nos vulcões e passeios de caiaque a trilhas e banhos de cachoeira. Os macaquinhos acompanham os turistas, pulando de galho em galho durante as caminhadas pelo local.

6. La Fortuna, Costa Rica

La Fortuna é a prova de que é possível viajar para a América Central com a família e aproveitar tudo que a natureza tem de melhor sem gastar muito. Ao contrário do nome, o destino é um dos mais econômicos do país, e ainda oferece atividades variadas para agradar todos os gostos.

No centro da cidade, por exemplo, fica o vulcão Arenal, um dos mais ativos do país, onde é possível fazer hiking de intensidade leve. Para quem prefere relaxar, as fontes termais de Tabacón e a catarata La Fortuna são ótimas opções para toda a família.

7. Nassau, Bahamas

Entre as mais de 3 mil ilhas das Bahamas, Nassau é uma das mais procuradas, por possuir uma estrutura invejável para receber turistas de todo o mundo. Estabelecimentos de luxo, resorts e cassinos são comuns por ali, mas são as praias que mais chamam a atenção dos visitantes: as águas calmas e quase sem ondas são perfeitas para bebês e crianças.

Também não faltam opções de lazer para os mais velhos, de parasail, passeios de jet ski a mergulho e canoagem.

8. Puerto Plata, República Dominicana

Se o país é conhecido por seus resorts all inclusive, Puerto Plata não fica atrás, oferecendo opções de hospedagem com o melhor custo-benefício da região.

As atrações do local são perfeitas para casais e famílias com crianças: passeios de barco, excursões, visitas ao forte e um trajeto de teleférico agradam turistas de todas as idades.

9. Roatan, Honduras

Quem busca opções econômicas de passeios não se decepciona em Roatan. O local oferece uma ampla estrutura de lazer para os turistas, incluindo passeios de barco, mergulho, com e sem cilindro, banho de cachoeiras e muito contato com a natureza.

Em alguns locais mais afastados das multidões, os viajantes podem observar de perto a fauna local e até nadar com os golfinhos.

10. San Blás, Panamá

O arquipélago de San Blás é um conjunto de 365 ilhas com enorme potencial turístico — mesmo sem grandes luxos, o local recebe milhares de visitantes todos os anos.

Um dos maiores atrativos do local é justamente sua proposta de fazer o turista se desconectar do resto do mundo. Por isso, é praticamente impossível encontrar wi-fi em qualquer parte das ilhas.

Felizmente, isso não parece fazer falta quando se está cercado por águas tão transparentes que é possível observar pequenos peixes e estrelas-do-mar por toda a parte. Outra curiosidade interessante para os viajantes é que San Blás é o lar dos índios Kuna Yala, uma tribo que mantém vivas suas tradições até hoje.

11. Tikal, Guatemala

Um dos maiores legados arqueológicos dos Maias, Tikal é uma pequena cidadela localizada no meio das florestas tropicais. Suas ruínas incluem construções imponentes, como a Pirâmide do Mundo Perdido e o Templo do Grande Jaguar, além de casas e palácios de menor porte.

Não é raro se deparar com animais passeando tranquilamente pelo local, de macacos e pássaros a pacas e até pumas. A praça principal também é palco de celebrações religiosas dos descendentes do povo maia em datas comemorativas.

12. Varadero, Cuba

O balneário de Varadero está entre os destinos mais procurados do país, e o motivo não poderia ser outro: são 25 quilômetros de praias belíssimas, com água cristalina em tons de turquesa e longas faixas de areia branca. Varadero é bastante conhecida na rota turística por seus hotéis e resorts, que atraem famílias de turistas durante todo o ano.

Nesses estabelecimentos, além do serviço 4 ou 5 estrelas, os hóspedes podem aproveitar o acesso a trechos exclusivos das praias com tranquilidade e segurança.

13. Zaguates, Costa Rica

Nas montanhas de Herédia, próximo à capital da Costa Rica, fica uma enorme fazenda que abre suas portas para visitação apenas duas vezes por mês. A grande atração do local não é a belíssima paisagem ou o contato com a natureza, ainda que esses fatores sejam bastante apreciados pelos turistas.

O que realmente atrai milhares de visitantes todos os anos são os mais de 700 cachorros que moram no local. Criado para se tornar um santuário para cães abandonados, o Território de Zaguates é administrado por um casal e sobrevive com auxílio de voluntários.

Durante a visita o turista pode conhecer e brincar com cachorros de diversos tamanhos e raças diferentes, todos muito bem cuidados e extremamente dóceis.

Nem sempre é possível encontrar um destino de férias com atrações para a toda a família. Porém, a América Central conta com locais perfeitos para crianças, jovens e adultos, com estrutura privilegiada para turistas de todo o mundo.

Em qualquer um desses lugares, é possível apreciar um visual deslumbrante e aproveitar os momentos em família para descansar e recarregar as energias. Além disso, com um pouco de planejamento, a experiência de viagem se torna ainda mais econômica e prazerosa.

E você, já conhece algum desses destinos da América Central? Qual deles mais chamou a sua atenção? Deixe seu comentário!