Localizado a cerca de 13 quilômetros do centro da cidade de Miami e 17 quilômetros de South Beach, no condado de Miami-Dade, o Aeroporto Internacional de Miami — Miami International Airport, ou MIA — é o principal ponto de chegada dos voos que partem de países da América Latina para os Estados Unidos.

Desembarcar no MIA é uma experiência única, especialmente para os brasileiros. Isso porque o aeroporto conta com uma infraestrutura completa e bastante diferente da maioria dos aeroportos do Brasil — até mesmo os mais bem equipados.

Vai fazer escala no aeroporto de Miami e tem algumas horinhas sobrando até o próximo voo? Então que tal dar uma volta pelas instalações do MIA? De lojas de grife a galerias de arte, descubra tudo o que o Miami International Airport tem a oferecer:

Aeroporto de Miami: estrutura e comodidade para os passageiros

Inaugurado no ano de 1928, o Aeroporto Internacional de Miami é um dos aeroportos com maior trânsito internacional dos EUA, junto aos aeroportos de Los Angeles e de Nova York, recebendo voos de países de todas as partes do mundo. Seu funcionamento é 24h e ele recebe aviões comerciais e de carga.

O MIA recebe voos de 60 companhias aéreas americanas e de outras partes do mundo. Sua posição geograficamente privilegiada faz com que ele receba voos de 148 destinos internacionais e 62 nacionais, com um tráfego anual de cerca de 40 milhões de passageiros.

Partindo do Brasil, atualmente, o aeroporto recebe voos diretos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Manaus e Salvador.

Infraestrutura

Para receber a enorme quantidade de voos diariamente, a estrutura de pouso do Aeroporto Internacional de Miami conta com 4 pistas de até 4000 metros.

Nos últimos anos, por conta do enorme movimento de passageiros internacionais, o MIA recebeu um grande investimento para obras de expansão e modernização.

O aeroporto conta com três terminais — o terminal sul, o central e o norte. Os terminais podem ser identificados por cores: a cor azul sinaliza o terminal norte, a amarela para o central e o vermelho para o terminal sul.

No total, há 120 pontos de embarque e desembarque de passageiros distribuídos entre os 6 saguões do MIA: o D, localizado no terminal norte; E, F e G, no terminal central; e os saguões H e J, no terminal sul.

Os terminais se localizam no segundo dos três níveis do prédio. No primeiro nível, estão localizados os pontos de táxi e micro-ônibus, da estação de ônibus comuns.

No segundo nível, além dos terminais, há os balcões das companhias aéreas para compra de passagens e check-in. No terceiro nível do aeroporto, localizam-se os estacionamentos, a central de aluguel de carros e a estação de trem que leva à estação central de Miami.

Transporte

Nas imediações do aeroporto, é possível encontrar mais de 14 empresas especializadas em aluguel de veículos. Outra opção para os passageiros é pegar um táxi até Miami. O trajeto até o centro da cidade, feito de carro, leva, aproximadamente, 20 minutos.

Há também a possibilidade de pegar micro-ônibus com destino a bairros de Miami, partindo diretamente da área de desembarque dos saguões D, E, F e H do aeroporto.

Além disso, os passageiros também têm a possibilidade de pegar o trem gratuito, com partida do terceiro nível dos terminais do aeroporto, com destino à estação central da cidade. De lá, é possível optar por trens, metrô ou ônibus.

Hospedagem

Para quem precisa passar a noite no aeroporto, há algumas opções de hotéis bastante confortáveis nas imediações do prédio, como o Sheraton Miami Airport, o Clarion Inn & Suites Miami Airport e o Crown Plaza Hotel Miami Airport.

Dentro do MIA, há o Miami International Airport Hotel, localizado no segundo nível do aeroporto. Além de instalações muito confortáveis, o hotel conta com um restaurante de frutos do mar e oferece a opção de estadia para pernoite ou day use, para quem deseja apenas passar o dia.

Funcionamento noturno

O aeroporto de Miami é muito bem equipado e com movimentação constante durante todas as horas do dia, devido ao seu funcionamento 24h.

Os terminais do aeroporto também funcionam 24h, porém, alguns setores de embarque permanecem fechados durante a madrugada. Portanto, quem planeja passar a noite por lá deve ficar atento ao horário em que as áreas são fechadas e reabertas.

Em caso de cancelamentos de voo ou remarcação, em que os passageiros se vejam obrigados a passar a noite no local, o aeroporto costuma providenciar colchonetes e cobertores para maior conforto daqueles que não podem ou não querem arcar com hospedagem.

Para a alimentação, é possível encontrar alguns fast foods que têm funcionamento 24h nos saguões D, E, F e na área pública do aeroporto, localizada no segundo nível.

Serviços e comodidades

O Aeroporto Internacional de Miami conta com toda a estrutura para atender passageiros portadores de necessidades especiais, com rampas, elevadores e vagas especiais nos estacionamentos. Há também banheiros, telefones, táxis e micro-ônibus adaptados, além de área de higiene para cães-guia e cadeiras de rodas oferecidas pelas companhias aéreas.

O MIA oferece acesso à internet gratuitamente via wi-fi por 30 minutos. Além disso, é possível encontrar outros estabelecimentos com conexão grátis dentro das imediações do aeroporto ou pagar por mais tempo de acesso. Também é possível encontrar tomadas e entradas USB para recarga de celulares e tablets em vários pontos do aeroporto.

Os saguões contam com balcões de informações turísticas e informações gerais sobre os voos e sobre o aeroporto, que funcionam de 6h às 22h (horário local). Além disso, há telefones disponíveis e de uso gratuito para que os passageiros possam ter assistência e pedir informações.

Para quem deseja guardar as bagagens enquanto espera pelo próximo voo, o aeroporto oferece serviço de guarda-volumes das 5h às 21h. Portanto, quem deseja dormir no local deve fazer o check-in e despachar as bagagens antes desse horário, caso não queira carregá-la.

Algumas companhias aéreas também contam com salas vip que podem ser acessadas mediante pegamento. Elas são ideias para quem deseja mais privacidade e conforto, como banheiros maiores e até mesmo duchas para quem precisa tomar banho no período de espera.

Além disso, dentro do aeroporto, é possível encontrar casas de câmbio e caixas eletrônicos para saques e outros serviços bancários.

O que fazer no MIA: compras, relaxamento e diversão

O aeroporto de Miami conta com uma infinidade de lojas, restaurantes, bares e cafés, além de um spa e até mesmo uma galeria de arte para entreter os passageiros que passeiam pelo local.

Não sabe o que fazer enquanto espera o seu próximo voo no MIA? Abaixo, listamos as melhores opções de compras, relaxamento e diversão dentro e nas proximidades do aeroporto:

Compras

O Miami International Airport conta com uma enorme diversidade de lojas para todos os gostos, de bancas de revistas e livrarias a lojas de roupas de grife. Lá, você encontrará butiques de marcas famosas, como Calvin Klein, Hugo Boss, Montblanc e Ralph Lauren, por exemplo.

Quem busca um presente diferente, pode encontrar na loja da grife espanhola Desigual, roupas e acessórios coloridos e bastante diferentes, com peças únicas.

Para os fãs de cosméticos e maquiagens, há uma loja de produtos M.A.C e uma da marca Victoria’s Secret. Tem até uma loja dedicada apenas a escovas e acessórios de cabelo — a Bayside Brush.

Esqueceu-se de botar os tampões de ouvido ou o travesseiro de viagem na mala? A Brookstone conta com todos esses itens essenciais para o conforto em voos longos. E para quem precisa de produtos básicos de higiene pessoal, por exemplo, pode encontrar de última hora em uma das unidades da Air Essentials.

Os brasileiros que passeiam pelo aeroporto vão se surpreender ao se deparar com a Britto, uma loja toda dedicada aos produtos com estampas exclusivas do artista plástico de pop-art Romero Britto.

Nas galerias do aeroporto, também é possível encontrar uma loja exclusiva dedicada aos produtos da famosa marca de whisky Johnnie Walker. Para os fãs de basquete, a loja do time Miami Heat é um prato cheio, contando com produtos licenciados, uniformes, bolas e itens exclusivos para os torcedores.

Quem gosta de passar o tempo lendo pode encontrar bons livros, jornais e revistas nas livrarias Simply Books, Books & Books e também na Booklink & Cafe, com um bom café para acompanhar a leitura.

O aeroporto também conta com várias lojas com produtos de temática cubana, devido à forte influência da cultura dos imigrantes que faz parte da identidade da cidade.

O Bongos Cuban Cafe traz iguarias da culinária de Cuba; na Cuban Crafters, você encontra os tradicionais charutos cubanos; na loja da marca Cubavera, as coleções são inspiradas no estilo e na atmosfera de Havana.

Finalmente, para quem deseja comprar produtos importados sem impostos, vale a pena dar um pulinho no free shop! O aeroporto de Miami conta com várias lojas do Duty Free America nos saguões D, E, F, H e J.

Bares, restaurantes e cafés

O que não faltam são opções de lanches e refeições deliciosas para quem passa pelo aeroporto de Miami. Há uma enorme diversidade de cafés espalhados pelos terminais, como o tradicional Starbucks, o Café Versailles e o La Carreta.

Quem gosta de um bom hambúrguer americano pode se deliciar nos fast-foods já conhecidos dos brasileiros, como o Burger King e o McDonalds. Há também outros nomes famosos, como o TGI Fridays e o Subway, além das redes americanas Pizza Hut, Taco Bell e KFC, por exemplo.

O restaurante Viena é uma ótima pedida para quem não gosta de fast food, com opções de pratos mais sofisticados, drinks e uma boa carta de vinhos.

E que tal tomar um delicioso mojito enquanto espera seu voo? O Bacardi Bar serve o tradicional drink da cidade de Miami. E para quem prefere uma boa cerveja, há opções das cervejarias Heineken, Budweiser e Corona também no aeroporto.

Para a sobremesa, dê uma passadinha na sorveteria da Haagen-Dazs ou delicie-se com os tradicionais donuts americanos no Dunkin’ Donuts.

Lazer e relaxamento

Para quem viaja com a criançada, o aeroporto de Miami conta com uma área interativa dedicada aos pequenos, a Plane Fun, localizada no saguão E do aeroporto.

Mas não são apenas as crianças que se divertem no MIA: para os adultos, o aeroporto de Miami conta com exibições com obras de diversos artistas-plásticos

É possível encontrar quadros espalhados pelas paredes dos terminais do aeroporto e até mesmo uma galeria de arte dentro do aeroporto, com programações exclusivas e exposições inéditas.

Se você deseja tirar um tempinho para relaxar, há a opção de fazer uma boa massagem no Jetsetter Spa ou no XpresSpa, ou então aproveitar para se alongar e meditar na sala de Yoga do aeroporto, localizada no saguão H.

Os arredores do MIA

Caso haja muitas horas de escala, vale a pena dar uma volta nas imediações do aeroporto e conhecer os bairros próximos. Com mais tempo, dá até para conhecer algumas praias, como as da região de South Beach.

Perto do aeroporto, há uma grande área verde com 50 mil metros de extensão na Blue Lagoon Drive para relaxar. Já quem deseja fazer compras, o shopping center Dolphin Mall tem muitas opções de lojas e restaurantes a apenas 15 quilômetros de distância do aeroporto.

Outra boa opção para matar o tempo é jogar uma partida de golfe no Melreese golf Course ou aproveitar algumas horas de descanso no resort Trump National Doral.

Se for possível alugar um carro, há alguns famosos pontos turísticos a poucos minutos do aeroporto, como os bairros Flagami, Brownsville, Doral, Miami Springs e o imperdível Little Havana, o tradicional bairro dos imigrantes cubanos na cidade.

Para quem vai passar muitas horas ou mesmo ficar de um dia para o outro no MIA, é interessante baixar o aplicativo exclusivo do aeroporto. Nele, é possível consultar informações sobre os voos, navegar pelo mapa do aeroporto e descobrir quais são as lojas e restaurantes mais próximas de você. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Um dos maiores e mais completos aeroportos do mundo, o Miami International Airport oferece toda a estrutura de lazer e descanso com comodidade e conforto para quem precisa esperar algumas horas até o próximo voo. Aproveite o tempo livre para se divertir e explorar o aeroporto de Miami — mas fique de olho nos painéis para não perder a hora, hein?

E aí, gostou das sugestões de hoje? Então, aproveite para ler o nosso post com mais opções do que fazer na cidade de Miami!