Também chamada de Velho Mundo, a Europa é um continente que carrega grande importância histórica e cultural. Durante muitos anos, a região era dominada pelo Império Romano e não havia divisão entre os países.

Em decorrência disso, os romanos espalharam sua religião, costumes e hábitos pelo globo por meio das grandes navegações e conquistas de outros territórios. Com a descoberta de novos continentes, foi atribuída à Europa o status de velho continente por ser o berço da civilização ocidental.

Todo esse legado histórico se reflete nos principais pontos turísticos europeus. São museus, catedrais, palácios, parques e diversas belezas naturais que podem ser apreciadas por quem viaja para o destino mais visitado do mundo.

Pretende viajar para a Europa? Então conheça, neste texto, alguns dados e atrativos deste impressionante continente. Confira!

Curiosidades sobre a Europa

O continente europeu está situado no hemisfério norte do globo. São mais 738 milhões de habitantes falando 24 idiomas oficiais, dentre uma outra infinidade de dialetos.

Após o Acordo de Schengen, os voos entre 25 países passaram a não sofrerem mais controle nas fronteiras. Sendo assim, todos eles são considerados domésticos e você poderá viajar sem burocracias pelas nações mais visitadas do mundo.

Quer saber quais países fazem parte do continente? Existem diversas formas de dividi-los, sendo a mais comum a que se baseia em critérios culturais, econômicos e territoriais. Confira abaixo quais são estes estados com base nesta divisão:

  • países bálticos: Letônia, Estônia e Lituânia;
  • leste europeu: Armênia, Azerbaijão, Belarus, Eslováquia, Geórgia, Hungria, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia e Ucrânia;
  • península ibérica: Andorra, Espanha e Portugal;
  • península balcânica: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Grécia, Iugoslávia, Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia;
  • europa nórdica: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia;
  • europa central: Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Países Baixos, República da Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Reino Unido, San Marino, Suíça, San Marino e Vaticano.

A ilha mediterrânea de Malta também pertencente a Europa, estando localizada ao sul do continente.

Principais países e pontos turísticos

Confira!

Inglaterra

Ligada ao continente europeu por um túnel, a Inglaterra está localizada em uma ilha chamada Grã-Bretanha.

São mais de 900 quilômetros de litoral e atrações turísticas históricas que encantam seus milhares de visitantes. É no país, por exemplo, que se encontram 21 dos Sítios que são considerados Patrimônios da Unesco e 7 Cidades Patrimônio do Reino Unido. Demais, não? A colonização romana e o apreço pela monarquia transformam qualquer viagem pela região em uma verdadeira jornada pela Idade Média.

Mas se engana quem pensa que a região apenas respira história. Londres é uma cidade moderna, cosmopolita e que nunca dorme devido aos seus pubs sempre lotados. Conhecida por ser a cidade natal dos Beatles, Liverpool também atrai milhares apaixonados por música ou interessados na indústria fonográfica. Como você pode observar, a terra da rainha Elizabeth II é capaz de agradar a todos os gostos!

Big Ben, Londres

O Big Ben, sem dúvida, é o ponto turístico mais fotografado da Inglaterra. O famoso relógio está localizado na torre do Palácio de Westminster e anuncia as horas cheias desde 1859.

A construção de 96 metros de altura tem arquitetura neogótica e se destaca nos céus de Londres por sua silhueta inconfundível. O que poucos sabem, é que o local também é a sede do Parlamento Britânico. Portanto, aproveite a visita para assistir gratuitamente as seções do dia ou realizar um passeio guiado para saber mais sobre a importância dele para os ingleses.

Palácio de Buckingham, Londres

O Palácio de Buckingham é a residência oficial da monarquia britânica desde 1987, sendo assim, hoje é domicílio da Rainha Elizabeth II e seus descendentes ao trono.

A construção tem mais de 700 cômodos, porém apenas alguns salões são abertos para visitação no verão. Ainda sim vale muito a pena a visita! Na Queen’s Gallery os turistas podem apreciar toda a valiosa coleção de arte da rainha. Também é possível visitar os estábulos que abrigam os cavalos da guarda.

E é justamente a guarda real o ponto alto do passeio. A sua troca ocorre diariamente em frente ao Palácio e atrai diversas pessoas que podem ter o gostinho de assistir a uma cerimônia da realeza.

Itália

O conceito de civilização ocidental que temos hoje é resultado da herança cultural greco-romana. Afinal, foi o Império Romano que espalhou essas civilizações por toda Europa, bem como pelas Américas. Isso explica o fato dos brasileiros identificarem-se tanto com o país.

Deseja curtir a natureza? A Itália é repleta de belezas naturais! Um litoral de águas azuis-turquesas, alpes para prática de esportes de inverno e parques nacionais com exuberante fauna e flora podem ser apreciados nas mais diversas cidades italianas.

A Itália também concentra 40% dos sítios inscritos no clube de Patrimônios da Unesco. São dezenas de sítios arqueológicos, igrejas, museus e monumentos históricos. Mas nem só de passeios culturais vive a região! A noite italiana é alegre e agrada aos perfis mais exigentes, havendo muitos lugares onde é possível ouvir música enquanto se degusta vinhos e as tradicionais massas italianas. Acompanhe abaixo algumas atrações que você não pode deixar de conhecer!

Coliseu, Roma

É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar do Coliseu de Roma. Um dos monumentos mais exuberantes, a construção também tem grande importância histórica para a humanidade.

Construída em 72 d.C. durante o Império Romano, a arena — atualmente aberta para visitação — era palco de sangrentas batalhas entre gladiadores, animais e até mesmo embarcações, uma vez que ela também poderia ser inundada. As lutas funcionavam como uma espécie de distração para população que vivia insatisfeita com os seus imperadores. Com a proibição da luta entre gladiadores em 404, o local se tornou atualmente um dos pontos turísticos mais visitados de toda Europa.

Museus do Vaticano, Cidade do Vaticano

A Cidade do Vaticano é, atualmente, o menor estado independente do mundo e a atual sede da Igreja Católica. Localizado na Itália e próximo à capital — Roma —, o acesso ao local se dá pela Praça São Pedro. Ao norte da praça é possível visitar o conglomerado de Museus do Vaticano que abriga a maior coleção de artes do mundo.

Parece exagero? Acredite, não é! São milhares de obras de arte que datam da Antiguidade à Renascença, como bustos dos deuses da Roma Antiga, pinturas de Rafael e Michelangelo, além da famosa Capela Sistina. No local também é possível visitar sarcófagos de santos e múmias do Egito Antigo. Imperdível, não é mesmo?

Portugal

Este pequeno país europeu está localizado na ponta ocidental da Península Ibérica e possui um pouco mais de 10 milhões de habitantes. Mundialmente conhecido por suas igrejas e castelos, Portugal também chama a atenção por ter seus costumes e tradições muito bem preservadas.

A região é um verdadeiro parque de diversões para os amantes das artes e história. Devido ao seu rico patrimônio, é possível visitar construções com influências árabes, mouras, celtas e até mesmo romanas. Tudo isso dentro de um único país!

Outro fator que atrai muitos visitantes a região é a culinária portuguesa. Com influências atlânticas e mediterrânicas, você pode encontrar pelas ruas de qualquer cidade restaurantes que servem os tradicionais pastéis de Belém, caldos ou bacalhoadas portuguesas. Quer viajar agora mesmo para lá? Então, confira abaixo alguns dos pontos turísticos mais procurados!

Torre de Belém, Lisboa

Se você está de passagem por Lisboa não pode deixar de fazer uma visita à Torre de Belém. Localizada às margens do rio Tejo, a fortificação era usada na defesa do acesso à cidade. Com o fim das guerras, a Torre foi perdendo sua função e hoje cumpre o papel de principal ponto turístico do país.

Sua magnífica construção tem estilo manuelino e toda sua estrutura faz referências navais e às conquistas portuguesas no Oriente Médio. Por dentro, ela é composta por 5 andares onde é possível encontrar a sala do governador, sala dos reis, sala de audiência e no último andar o visitante é presenteado com uma das vistas mais lindas da cidade de Lisboa.

Praia da Marinha, Algarve

Você sabia que Portugal tem em média 300 dias de sol por ano? Este fato, aliado ao clima ameno do país, faz com que ir à praia seja um dos programas preferidos dos portugueses.

E é na Região do Algarve — costa sul — que está localizada uma das mais belas praias portuguesas: a Praia da Marinha. Com uma água que varia em tons de verde e diversas falésias que proporcionam uma vista magnífica da costa, o local também abriga uma fauna marinha abundante. Estrelas-do-mar, ouriços e camarões, por exemplo, podem ser observados facilmente pelos praticantes de mergulho.

França

Localizada na parte ocidental da Europa, a França é o destino mais visitado do mundo. Não é para menos! O país — também conhecido pela moda e cultura — possui atrativos turísticos para todas idades, gastronomia refinada e belas praias no seu litoral.

Altamente industrializada, a França tem seu passado marcado por sucessivas guerras e invasões, o que a torna uma nação importante no desenvolvimento da civilização ocidental. Em decorrência disso, a região herdou um riquíssimo — e muito bem preservado — patrimônio arquitetônico e cultural que pode ser apreciado pelos turistas, tais como igrejas, palácios, museus e praças históricas.

Quer saber quais são as atrações mais visitadas? Confira abaixo!

Torre Eiffel, Paris

A Torre Eiffel sem dúvida é o maior símbolo da capital francesa. Construída em 1889 para comemorar o centenário da Revolução Francesa, a torre possui 325 metros de altura e conseguiu se manter como construção mais alta do mundo até 1930. Demais, não?

Porém, a beleza do monumento não se limita ao que é visto por fora. O último andar é aberto para visitação, portanto não deixe de ir e observar uma das vistas mais lindas de Paris. Caso queira tornar a experiência ainda mais especial, os demais andares contam com restaurantes que também proporcionam belas imagens da cidade-luz.

Palácio de Versalhes, Versalhes

Localizada na cidade de mesmo nome, o Castelo de Versalhes era a antiga residência do rei Luís XIV. O palácio possui salas repletas de obras de arte e móveis antigos que pertenciam à família real.

O ponto alto do passeio fica por conta da exuberante Galeria dos Espelhos. Com 73 metros de comprimento, o espaço é todo decorado com lustres de cristais, ouro e 375 espelhos que chegam a confundir a percepção dos mais desatentos.

Pelo lado de fora, outro espetáculo aguarda dos visitantes: os Jardins de Versalhes. São 800 hectares de plantas, estátuas de mármore e fontes. Também é possível alugar um barquinho e remar pelos tanques onde o rei encenava batalhas navais. Imperdível!

Espanha

Conhecer o país que junto a Portugal forma a Península Ibérica é uma oportunidade imperdível para aqueles que viajam pela Europa. Afinal, poucos destinos além da Espanha conseguem reunir atrativos turísticos tão diversos, como castelos medievais, parques, espetáculos de dança, praias etc.

Não é tão incomum que um brasileiro se sinta em casa quando está na Espanha. Além da similaridade dos idiomas, a terra de Picasso e Dali é colorida, alegre e acolhedora como o Brasil. É uma nação que mistura influências culturais de diversos povos — como celtas, árabes e romanos — ao mesmo tempo que preservam as suas tradições regionais.

Sagrada Família, Barcelona

Localizada em Barcelona, a Sagrada Família é o monumento mais famoso da capital catalã. A catedral foi desenhada pelo renomado arquiteto Antoni Gaudí e teve o projeto interrompido em 1926 devido ao seu falecimento.

Mesmo inacabada, a Sagrada Família é uma igreja exuberante — com estilo neogótico — que atrai turista de todas as partes do globo. Para desenhar o interior, Gaudí buscou inspiração nas árvores e criou colunas em formato de tronco, o que dá a sensação do templo ser um enorme bosque de pedra. Não deixe de subir uma das oito torres disponíveis para contemplar Barcelona do alto. A vista é incrível!

Parque del Retiro, Madri

Não é à toa que este local seja conhecido popularmente como o pulmão de Madri. Com uma gigantesca área verde, fontes, estátuas e canteiros floridos, o parque é um verdadeiro oásis no meio da metrópole espanhola.

O local conta ainda com um grande lago artificial que já foi utilizado para pesca, competição de natação e até mesmo encenações de batalhas navais. Atualmente, ele é utilizado para o lazer dos turistas. Por isso, pode alugar um barquinho com remo e desfrutar de um delicioso passeio com a família. Imperdível!

Como você pode observar a Europa reúne atrativos turísticos capazes de agradar aos mais diferentes gostos e idades. Além disso, a proximidade territorial entre os países torna possível conhecer mais de uma região em uma única viagem. Está esperando o que para arrumar as malas?

Gostou de saber mais sobre a Europa? Então continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Férias no Leste Europeu: alguns lugares para visitar” e conheça mais encantos do Velho Mundo!