A magia do cinema proporciona a oportunidade de viajar sem sair de sua cidade, mas ir pessoalmente conferir as locações de seus filmes preferidos é muito mais empolgante, concorda? Então, neste artigo, você vai poder escolher os melhores destinos para fãs de cinema e séries!

Faça as malas e prepare-se para seguir os passos de seus personagens favoritos. Nós vamos mostrar o caminho!

Melhores destinos na Europa

Você vai encontrar locações famosas espalhadas pelos cinco continentes. Vamos começar pela Europa, que é especialmente generosa quando se trata de escolher os melhores destinos para fãs de cinema e séries.

1. República Tcheca

Praga

Kafka (1992): esse filme intrigante sobre o famoso escritor Franz Kafka foi passado na capital tcheca e mostra várias imagens do castelo de Praga e da antiga ponte Carlos, sobre o rio Moldava, uma de suas das atrações mais visitadas.

Missão impossível (1996): o primeiro filme da conhecida série com Tom Cruise também tem cenas na ponte Carlos, em Praga, além de Londres e outras locações.

Minha Amada Imortal (1994): após a morte do compositor Beethoven, vivido por Gary Oldman, seu assistente vai em busca da Amada Imortal citada em uma carta. Filme sensível, belíssima trilha sonora com locações em Praga e Viena.

2. Inglaterra

Londres

Um lugar chamado Notting Hill (1999): Julia Roberts e Hugh Grant são as estrelas desse filme com locações no bairro londrino chamado Notting Hill. Ele é um modesto dono de livraria e ela é uma atriz famosa, que se encontram por acaso e se apaixonam.

Simplesmente Amor (2003): oito histórias de amor se entrelaçam em Londres, na época de Natal. O elenco reúne nomes famosos como Emma Thompson, Hugh Grant, Keira Knightley, Colin Firth e o nosso Rodrigo Santoro fazendo par com Laura Linney.

Harry Potter (2001-2011): os oito filmes baseados nos livros de J. K. Rowlings tiveram locações em Londres e vários outros lugares da Inglaterra. Na estação de trens King’s Cross, tire fotos na parede da plataforma 9 e ¾ (ou 9 e ½, na tradução brasileira), onde os bruxinhos embarcavam no expresso Hogwarts. Crianças e adolescentes vão adorar.

Bridget Jones (2001 – 2004 – 2016): três comédias românticas narrando as aventuras de uma britânica à procura do amor. O elenco traz Renée Zellweger, Hugh Grant e Colin Firth. Patrick Dempsey surge como um dos namorados dela no terceiro filme.

3. Hungria

Budapeste

Budapeste (2009): o filme brasileiro baseado no livro homônimo de Chico Buarque de Holanda, estrelado por Leonardo Medeiros e Giovanna Antonelli, mostra a bela capital da Hungria.

Uma rapsódia americana (2001): uma jovem húngara é abandonada ainda bebê pelos pais fugindo da Hungria comunista em 1950. Anos depois, já reunida com os pais nos Estados Unidos, ela luta para encontrar seu lugar no mundo. Com Nastassja Kinski e Scarlett Johansson.

4. Itália

Roma e costa amalfitana

Só você (Only you – 1994): Marisa Tomei e Robert Downey Jr. vivem uma deliciosa aventura romântica em terras italianas. Locações em Roma e na belíssima Costa Amalfitana, terminando em Positano.

Roma e Vaticano

Anjos e Demônios (2009): baseado no livro de Dan Brown, esse filme de suspense com Tom Hanks e Ewan McGregor tem cenas alucinantes nas ruas de Roma e do Vaticano.

Veneza

O turista (2010): Angelina Jolie e Johnny Depp estrelam esse filme de ação com belas locações em Veneza.

5. França

Paris

O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001): nessa deliciosa comédia romântica, Audrey Tautou vive Amélie, uma jovem garçonete do bairro de Montmartre que resolve mudar a vida das pessoas com pequenos gestos de gentileza.

Meia-noite em Paris (2011): nesse filme de Woody Allen, Owen Wilson é Gil, um roteirista de Hollywood que, em visita a Paris, volta no tempo até 1920 e encontra seus ídolos da cena artística da época.

6. Espanha

Barcelona

Vicky, Cristina, Barcelona (2008): Woody Allen homenageia a capital da Catalunha nesse filme estrelado por Scarlett Johansson, Javier Bardem e Penélope Cruz. Duas amigas americanas de férias em Barcelona se envolvem com um charmoso espanhol e sua ex-esposa meio maluca.

Madri

O diretor espanhol Pedro Almodóvar elegeu a cidade como cenário para vários de seus filmes. Duas ótimas sugestões: Mulheres à beira de um ataque de nervos (1990), que revelou Antonio Banderas, e Tudo sobre minha mãe (1999), com Cecilia Roth, Marisa Paredes e Penélope Cruz em papel secundário.

Sevilha

Os fãs da série A Guerra dos Tronos não podem perder os jardins do Alcázar Real de Sevilha, que se transformaram nos jardins de Dorne, na famosa história de George R. R. Martin.

7. Croácia

Dubrovnik

Depois que serviu de cenário para a série A Guerra dos Tronos, essa cidade croata tem atraído milhares de turistas ávidos por conhecer King’s Landing, ou Porto Real, a capital dos Sete Reinos. Você pode percorrer a escadaria que a rainha Cersei desceu nua, em sua caminhada da vergonha.

8. Irlanda

Wicklow

P.S. Eu te amo (2008): Hilary Swank e Gerard Butler formam o casal romântico nesse belo filme que teve locações em vários lugares da Irlanda, principalmente no condado de Wicklow.

Dunluce Castle, Ballintoy Harbour, Dark Hedges, Castle Ward

Os fãs de A Guerra dos Tronos vão se esbaldar em cenários: perto de Belfast, na Irlanda do Norte, Dunluce Castle é o castelo dos Greyjoy na série; Ballintoy Harbour, que era o porto das Ilhas de Ferro; Castle Ward é nada menos que Winterfell. Dark Hedges, a estrada de faias retorcidas que levam a King’s Landing também está lá te esperando.

Locações nas Américas

9. Estados Unidos da América

Filadélfia

Filadelfia (1993): o premiado filme que deu o Oscar de melhor ator a Tom Hanks e o de melhor canção a Streets of Filadelfia, interpretada por Bruce Springsteen, foi um dos primeiros a abordar a questão da AIDS e da homofobia. Foi filmado na cidade homônima, nos Estados Unidos.

Rocky Balboa: o lutador de boxe vivido no cinema por Sylvester Stallone corre pelas ruas de Filadélfia e treina nas escadarias do Museu de Arte. Os outros filmes da série continuam a mostrar a bela cidade americana.

Nova Iorque

A metrópole é uma das queridinhas de Woody Allen e vários filmes dele tiveram locações na Big Apple, como Manhattan (1979), Noivo neurótico, noiva nervosa (1977), Melinda e Melinda (2004) e outros.

Sex and the city (1998 a 2004): quatro amigas vivem aventuras e desventuras tendo Nova Iorque como cenário principal. A série aborda as relações e o papel das mulheres na sociedade moderna.

Albuquerque – Novo México

Breaking Bad (2008 a 2013): imperdível, essa série americana conta a história de um químico brilhante e professor frustrado que recebe um triste diagnóstico médico. Visite a cidade de Albuquerque e conheça os lugares por onde passaram o personagem Walter White e seus parceiros na trama. Dá até para almoçar no famoso Los Pollos Hermanos, que era o restaurante de fachada do megatraficante de metanfetamina Gus Fring.

10. Argentina, Peru, Chile

Diários de Motocicleta (2004): dirigido pelo brasileiro Walter Salles, o filme narra a viagem de moto do jovem médico Che Guevara, vivido por Gael García Bernal. Locações em vários lugares do continente sul-americano, como os lagos andinos, Machu Picchu, e a mina de Chuquicamata no norte do Chile.

11. Brasil

Salvador

Dona Flor e seus dois maridos (1976 e 2017): a história da cozinheira baiana e seus dois maridos, escrita por Jorge Amado, teve a primeira versão com Sônia Braga e a segunda com Juliana Paes no papel da fogosa Dona Flor. Nos dois filmes, Salvador e o bairro histórico do Pelourinho aparecem como cenário principal.

Ó paí, ó (2007): divertida comédia brasileira com locações no Pelourinho, mostra as relações entre os moradores de um cortiço nos dias de Carnaval. Com Lázaro Ramos, Dira Paes, Wagner Moura e outros.

Rio de Janeiro

007 contra o foguete da morte (1979): o famoso agente secreto britânico, então vivido por Roger Moore, enfrenta o bandido de dentes blindados no bondinho do Pão de Açúcar.

Cidade de Deus (2002): com quatro indicações para o Oscar, o elogiado filme brasileiro mostra cenários deslumbrantes, como as praias do Rio de Janeiro, e também o contraste com os morros e favelas.

Rio (2011): essa premiada animação conta a história de Blue, a ararinha-azul em busca de uma namorada no Rio de Janeiro. Os cenários mostram imagens típicas do Rio, como os Arcos da Lapa, o bondinho de Santa Teresa e o animado carnaval.

Filmagens na Ásia

12. Índia

O exótico hotel Marigold (2011): um grupo de aposentados britânicos se reúne para uma viagem à Índia, por diferentes motivos, e acabam participando da vida do dono do hotel. O elenco excelente traz nomes como Maggie Smith e Judi Dench.

13. Jordânia

Petra

Indiana Jones e a última cruzada (1989): Sean Connery e Harrison Ford são pai e filho nessa aventura do famoso Indiana Jones com impressionantes locações em Petra, na Jordânia.

14. Tailândia

Bangkok e Koh Phi Phi

A praia (1999): em um hotel de Bangkok, o personagem de Leonardo DiCaprio recebe um mapa para uma ilha paradisíaca e passa por maus pedaços para chegar até lá. A famosa praia mostrada no filme fica em Koh Phi Phi.

15. Japão

Tóquio

Lost in Translation (2004): lançado no Brasil com o título de Encontros e Desencontros, o filme mostra a relação entre os personagens de Scarlett Johansson e Bill Murray. A direção é de Sofia Coppola, filha de Francis Ford Coppola, e foi filmado em Tóquio.

16. China

Kashgar

O caçador de pipas (2007): apesar de a história do escritor Khaled Hosseini se passar em Cabul, no Afeganistão, o filme teve locações na China, em Kashgar. A amizade dos dois meninos afegãos foi filmada na cidade chinesa por suas similaridades culturais e geográficas com o Afeganistão e o Paquistão.

Cenários na África

17. Quênia

Entre dois amores (1986): Meryl Streep e Robert Redford foram dirigidos por Sydney Pollack neste belo filme com locações no Quênia. O filme ganhou 7 Oscars, incluindo o de melhor filme, melhor fotografia e melhor direção.

18. Marrocos

Casablanca (1942): este é bem velhinho, mas é um clássico do cinema e obrigatório para os cinéfilos. Além de trazer os ícones Ingrid Bergman e Humphrey Bogart, mostra Casablanca ainda sob domínio francês.

Roteiros para cinéfilos na Oceania

19. Austrália

Um grito no escuro (1988): Meryl Streep e Sam Neill interpretam um casal australiano que vai com os filhos visitar o famoso rochedo Ayers Rock, quando seu bebê desaparece misteriosamente. Por sua atuação no filme, a atriz ganhou a Palma de Ouro em Cannes, em 1989.

Piquenique na montanha misteriosa (1975): um grupo de estudantes visita Hanging Rock, conhecida formação rochosa australiana, mas três delas e uma professora desaparecem misteriosamente. As imagens são esplêndidas.

20. Nova Zelândia

O Senhor dos Anéis (2001 – 2002 – 2003): a famosa trilogia de J. R. R. Tolkien (bem como a sequência O hobbit) teve mais de 150 locações nas ilhas norte e sul da Nova Zelândia. Os cenários incluem lugares como Queenstown, Matamata, Waikato, Wellington, as montanhas de Canterbury etc. A vila dos hobbits é uma das atrações mais visitadas e fica a 160km de Auckland, em Matamata.

As crônicas de Nárnia (2005): quatro irmãos entram em uma passagem secreta no fundo do guarda-roupa e vão parar no mundo encantado de Nárnia. Grande parte das filmagens aconteceu na Nova Zelândia, mas houve locações também no Reino Unido, na República Tcheca e na Polônia.

O piano (1993): outro clássico imperdível para fãs de cinema, o filme traz no elenco Holly Hunter, Harvey Keitel e a jovem Anna Paquin, que levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante com apenas 11 anos de idade. A praia de Karekare, em Auckland, ficou famosa depois do filme.

Para terminar, uma curiosidade

Pensou que a gente não ia incluir um filme com locações na Antártica na nossa lista? Pois incluímos sim. É pouco provável que você decida fazer um tour pelo continente gelado, mas saiba que o filme South of Sanity (2012), uma ficção de terror, foi totalmente filmado lá.

É a história de um grupo isolado em uma estação remota, perseguido por um assassino. E agora, fugir para onde? Veja o trailer do filme no YouTube.

A equipe toda foi composta de biólogos marinhos, geólogos e outros funcionários de uma empresa britânica em serviço na Antártica.

Viajar já é bom, mas fica ainda melhor quando você segue os passos de seus personagens favoritos nas locações espalhadas pelo mundo. Depois de ler nossas 20 sugestões, cabe a você escolher seus roteiros para percorrer o mundo mágico da ficção. Qualquer que seja seu orçamento de viagem, é possível escolher um dos destinos de nossa lista e se divertir!

Os melhores destinos para fãs de cinema e séries!

Gostou da nossa lista dos melhores destinos para fãs de cinema e séries? Forme um grupo para a aventura. Compartilhe o nosso artigo em suas redes sociais e convide os amigos para uma viagem!