Não importa que religião você siga, ou mesmo que não professe nenhuma, uma viagem espiritual é ideal para recarregar as energias e alimentar o corpo, a mente e o espírito.

Felizmente, o que não faltam são destinos ligados a roteiros espirituais, prontos para proporcionar uma atmosfera mística ao visitante em busca de experiências que transcendem o físico.

Cristãos, judeus, budistas, hinduístas, espíritas, muçulmanos ou pessoas interessadas em uma viagem espiritual, independentemente de religião, vão encontrar 12 ótimas sugestões de destino em nosso artigo. Leia, escolha o seu e prepare-se para a experiência que vai mudar a sua vida!

1. Kyoto, Japão

A cidade de Kyoto é vista como um dos maiores centros do zen-budismo no mundo. São cerca de 1600 templos, dos menores aos mais monumentais, que fazem da cidade o destino perfeito para quem busca um mergulho na espiritualidade.

A esplêndida arquitetura sagrada japonesa é ornamentada por belíssimos jardins, para o deleite dos olhos do corpo e da alma.

Grandes mestres zen-budistas percorreram os caminhos nas montanhas que circundam a cidade e você pode seguir os passos deles, passeando nos mesmos lugares.

Kyoto é um dos destinos preferidos e recomendados pela conhecida monja Coen, considerada uma das maiores autoridades em budismo no Brasil.

Entre as centenas de templos da cidade, destacam-se o famoso Kinkakuji, com sua imagem dourada espelhada nas águas do lago, além do Nanzen-ji, do Shokoku-ji, do Tenryu-ji e do Ginkakuji.

2. Índia

Quando se pensa em yoga e meditação, é inevitável que a Índia venha à mente como um dos principais destinos mundiais. Os ashrams indianos são centros espirituais que já atraíram visitantes famosos, como os Beatles em 1968. A experiência inspirou George Harrison a compor “My sweet lord” em homenagem ao Krishna, o deus do hinduísmo.

Os ashrams da Índia recebem visitantes para retiro espiritual, mas observe que alguns têm regras bem rígidas, inclusive de silêncio total durante a estada. Em Rishikesh, que foi o destino dos Beatles anos atrás, fica o Parmarth Niketan, às margens do rio sagrado Ganges, no qual se paga cerca de 8 dólares a diária em acomodação simples, com 3 refeições incluídas.

Ainda na Índia, dois destinos ligados ao budismo são imperdíveis para uma viagem espiritual:

  • Bodhgaya — lugar onde Siddhartha Gautama, o Buda, alcançou a iluminação sob a árvore sagrada bodhi, no ano 500 a.C;
  • Sarnath, ou Sarnate, perto de Varanasi — onde o Buda fez sua primeira pregação, depois de fundar a doutrina do budismo.

3. Jerusalém, Israel

Mesmo estando situada em zona de permanentes conflitos políticos e religiosos, Jerusalém é um dos destinos espirituais mais procurados por peregrinos do mundo inteiro. A cidade é considerada sagrada para 3 grandes religiões:

Cristianismo

Para os cristãos, Jerusalém é sagrada por ter sido o palco do padecimento e morte de Jesus Cristo. Lá, os viajantes percorrem o caminho de Jesus até o Calvário, a colina onde aconteceu a crucificação, e também visitam a Basílica do Santo Sepulcro, onde se encontra o túmulo de Jesus, segundo a tradição cristã.

Judaísmo

Judeus chegam à antiga capital do reino de Judá para visitar o local onde se situava o antigo Templo de Salomão. O Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, como os judeus preferem, é um trecho da muralha que circundava o Monte do Templo, considerado local sagrado de orações e de súplicas.

Islamismo

Para os muçulmanos, Jerusalém é o terceiro lugar mais sagrado do mundo, depois de Meca e Medina. Milhares deles buscam orar na mesquita de Al-Aqsa com sua impressionante Cúpula da Rocha, principalmente no mês sagrado do Ramadã.

4. Vaticano, Itália

Criado em 1929, o Vaticano é uma cidade-estado independente localizada no coração de Roma, na Itália, e constitui a sede da Igreja Católica Apostólica Romana. É o menor estado da Europa, com dimensões de apenas meio quilômetro quadrado e uma população fixa de cerca de mil habitantes.

O Vaticano é um dos mais importantes centros de turismo religioso no mundo, oferecendo três principais atrações em seu reduzido território:

  • a magnífica Praça de São Pedro, circundada pelas colunas do artista do barroco italiano Gian Lorenzo Bernini, data do séc. XVII e pode comportar até 300 mil pessoas. É onde a multidão de fiéis se reúne aos domingos de manhã para receber a benção do Papa, que aparece na janela de seus aposentos;
  • a Basílica de São Pedro é o maior e mais importante templo do catolicismo no mundo. O corpo do apóstolo Pedro, o fundador da igreja cristã, está enterrado no subsolo da basílica. No interior do templo, destacam-se obras como a Pietá, de Michelangelo, o baldaquino de Bernini e a bela cúpula trabalhada por Michelangelo, Della Porta e Carlo Maderno;
  • os Museus do Vaticano, com seus corredores quilométricos que abrigam as obras de arte reunidas pela Igreja Católica, culminam na Capela Sistina, com o teto e o painel do Juízo Final pintados por Michelangelo.

5. Santiago de Compostela, Espanha

A capital da Galícia, no norte da Espanha, é o destino das romarias que percorrem os famosos Caminhos de Santiago. Para fazer a rota original, chamada de caminho francês, o peregrino começa na França, perto da fronteira espanhola, e percorre cerca de 800 quilômetros, a pé ou de bicicleta, para visitar a Catedral de Santiago, onde se encontra o túmulo do apóstolo Tiago.

Desde a época medieval, várias rotas eram usadas para a peregrinação, algumas mais extensas e outras mais curtas, como o caminho português, que começa no Porto e mede 230 quilômetros no total.

Para receber o certificado de peregrino em Santiago de Compostela, o peregrino deve percorrer pelo menos 100 quilômetros de um dos caminhos. Mas mesmo que seu objetivo não seja caminhar, uma visita à cidade com sua imponente catedral será uma viagem espiritual que vai marcar sua vida.

6. Fátima, Portugal

O complexo religioso da cidade de Fátima é procurado por católicos do mundo inteiro, interessados em visitar o local onde três crianças pastoras testemunharam as aparições de Nossa Senhora em 1917.

É fácil chegar a Fátima a partir de Lisboa ou do Porto, e a visita pode ser feita em um dia. O visitante poderá admirar, entre outros monumentos, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Capela das Aparições e a moderna Basílica da Santíssima Trindade, com a estátua do Papa João Paulo II.

O santuário é um dos principais destinos de peregrinação católica do mundo e recebe cerca de 6 milhões de visitantes por ano, o que já incluiu os papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

7. Lourdes, França

Conta a história que, em 1858, a Virgem Maria apareceu para uma menina muito pobre chamada Bernadette Soubirous em uma gruta da cidade francesa de Lourdes, situada a 850 km de Paris, e teria dito a ela: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Seguiram-se 17 aparições depois da primeira. O lugar começou a atrair peregrinos em busca da água milagrosa na Gruta de Massabielle para curar suas doenças, o que transformou Lourdes em um dos destinos religiosos mais importantes do mundo. A menina Bernadette foi reconhecida como santa pelo papa Pio XI, em 1933.

O corpo de Bernadette Soubirous, aparentemente intacto, pode ser visto em uma urna de cristal no Convento de Saint-Gildard, na cidade de Nevers, onde ela viveu os últimos anos de sua vida.

8. Assis, Itália

Essa pequenina cidade italiana na bela região da Úmbria foi o berço de dois dos santos mais cultuados da Igreja Católica: São Francisco e Santa Clara. Os peregrinos visitam a Basílica de São Francisco, a inferior e a superior, decoradas com afrescos sobre a vida do santo protetor dos animais, que abriu mão de uma vida confortável para se dedicar aos pobres.

A cripta subterrânea guarda o túmulo de São Francisco e expõe uma vitrine com tudo o que ele possuía de material: a túnica, o capuz, as sandálias e o livro de orações.

Não deixe de visitar, também, a Basílica de Santa Clara, que igualmente renunciou a uma vida abastada para se dedicar à espiritualidade.

Além da atmosfera mística da cidade, a paisagem da região de Assis é belíssima. No final do dia, vale a pena subir a colina para apreciar os últimos raios de sol banhando as igrejas de uma bela tonalidade rosada.

A cidade berço de São Francisco e Santa Clara está a 184 km de distância de Roma e a 174 km de Florença e pode ser visitada em uma viagem de bate e volta.

9. São Thomé das Letras, MG

Entre os destinos brasileiros para uma viagem espiritual destaca-se a pequena e mística cidade de São Thomé das Letras, no interior mineiro. Sua fama não se liga a nenhuma religião específica, mas quem busca paz e misticismo em meio à natureza encontrará lá o seu destino ideal.

Acredita-se que as pedras de quartzito, abundantes na região, possuem propriedades esotéricas e energizantes, e que o lugar atrai objetos voadores não-identificados (OVNIs). Muitas pessoas também afirmam que há uma passagem secreta por uma gruta, que liga São Thomé a Machu Picchu, no Peru.

De qualquer modo, não importa em que você acredite, a atmosfera mística da cidade, a beleza da serra e das cachoeiras estimulam a comunhão com a natureza e com o divino.

10. Aparecida, SP

Nessa cidade paulista, encontra-se a impressionante Catedral-Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo católico do país: seu interior comporta 45 mil pessoas. A basílica é tida como a segunda maior do mundo, perdendo em tamanho apenas para a de São Pedro, no Vaticano.

O lugar recebe cerca de 12 milhões de romeiros todos os anos, que chegam a Aparecida para venerar a imagem retirada das águas do Rio Paraíba por pescadores. Hoje, ela é a santa padroeira do Brasil.

No subsolo do santuário, os peregrinos deixam objetos, fotos, cartas e testemunhos de graças alcançadas, que ficam expostos na Sala das Promessas, também conhecida como Sala dos Milagres.

Aparecida fica a 190 km de distância da cidade de São Paulo e a 270 km do Rio de Janeiro. Já foi visitada por 3 papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

11. Juazeiro do Norte, CE

Os romeiros buscam a terceira maior cidade do Ceará pela devoção ao Padre Cícero, que chegou a ser excomungado pela Igreja Católica e só foi perdoado pelo Vaticano em 2015.

O amado Padim Ciço, como é chamado pelos mais humildes, foi figura influente na sociedade, na política e na religião de sua época. Sua fama se espalhou depois que deu a comunhão a uma beata e a hóstia se transformou em sangue na boca dela, relato que gerou polêmica na Igreja Católica, mas despertou a devoção do povo.

Com isso, as romarias a Juazeiro do Norte atraem cerca de dois milhões e meio de peregrinos por ano. Em uma pesquisa de 2001, Padre Cícero foi escolhido pela população do estado como o “Cearense do Século”.

Para chegar a Juazeiro do Norte, você pode ir de avião até Fortaleza e depois seguir de carro ou de ônibus até a terra do Padre Cícero, que fica a 490 km de distância.

12. Abadiânia, GO

Há mais de trinta anos, os seguidores da doutrina espírita se dirigem a Abadiânia, no interior de Goiás, na região centro-oeste, em busca do centro de cura espiritual Casa de Dom Inácio de Loyola. Lá, cerca de 5 mil pessoas, muitas estrangeiras, são atendidas gratuitamente pelo médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus.

Apesar de ser encarado por muitos com ceticismo, o médium de Abadiânia é procurado por personalidades brasileiras e estrangeiras, que almejam a cura física e espiritual. Ele se tornou conhecido internacionalmente depois que tratou a atriz Shirley MacLaine de um câncer no abdômen, em 1991, e hoje é procurado por gente de países como a Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Índia, entre muitos outros.

A cidade de Abadiânia é atravessada pela BR-060 e oferece estrutura turística simples, para receber os romeiros que chegam de todos os cantos do país e do mundo. Os aeroportos mais próximos são o de Brasília, a 103 km de distância, e o de Goiânia, a 91 km.

Agora que você viajou pelos destinos sugeridos pelo nosso artigo, já pode escolher seu preferido e fazer as malas. Aproveite intensamente sua viagem espiritual e volte para casa com as energias renovadas para enfrentar os desafios da vida real.

Esperamos que você tenha gostado de nossas sugestões. Lembre-se de compartilhar nosso artigo em suas redes sociais, pois seus amigos também vão gostar!