O verão já está aí, trazendo para os brasileiros a possibilidade de aproveitar o nosso belo litoral na estação mais quente do ano.

Ficar estirado na areia da praia depois de um mergulho no Oceano Atlântico recarrega as suas energias, pois os momentos de relaxamento e lazer que as viagens proporcionam fazem a vida valer cada segundo.

Um destino que atrai milhares de turistas de todo o mundo são os estados do Nordeste do Brasil, que têm as mais belas praias do país e vida natural exuberante.

A cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas, tem atrativos turísticos que vão muito além de sua maravilhosa orla, cujo mar tem cores inacreditáveis.

Sua história e cultura são ricas, com muitos pontos turísticos que remontam ao período colonial do país, além das mais variadas expressões artísticas típicas da região.

Está procurando o destino das suas próximas férias? Conheça aqui os 8 motivos para você reservar hoje mesmo a sua passagem para Maceió.

1. Aproveite as melhores praias urbanas do Brasil

É impossível negar que o litoral de Alagoas é privilegiado. Em pouco mais de 220 quilômetros, existem praias que parecem ter saído de um sonho.

Algumas delas têm areia bem clara e fofa, enquanto outras apresentam falésias altas e de cores avermelhadas.

O mar que banha Maceió e os municípios vizinhos têm águas cristalinas, embora sua coloração vista de fora varia entre o verde e o azul, transformando as paisagens em verdadeiras obras de arte.

Outro aspecto que diferencia a orla a de Maceió é que existem praias espetaculares mesmo na área urbana da cidade.

A praia Ponta Verde é um bom exemplo, que tem coqueiros espalhados ao longo da faixa de areia, que é bem macia.

Na maré baixa, as barreiras de corais formam piscinas naturais (conhecidas na região como galés), que são deliciosas para nadar e mergulhar.

A vida marinha nessas piscinas é encantadora, na qual os visitantes pode observar o espetáculo da natureza bem de perto e conhecer animais surpreendentes.

Em Ponta Verde existem muitas barraquinhas que vendem comida deliciosa típica do Nordeste, além de abrirem espaço para apresentações musicais de todos os estilos.

O forte dos cardápios para aproveitar a beira-mar são os peixes e outros frutos do mar, como camarão e a lula.

Aos domingos, a avenida que contorna a praia é fechada para os caros, proporcionando mais um ótimo espaço de lazer.

Na praia de Pajuçara, uma das principais de Maceió, o turista encontra um mar bem calmo, que é uma opção segura para a criançada se divertir na água.

Na maré baixa, as piscinas naturais atraem os aventureiros, que podem também fazer passeios de barco ou apenas apreciar um coco gelado na areia.

O calçadão de Pajuçara é animado o dia todo, na qual os locais praticam esportes e os quiosques são animados por música ao vivo e comida de primeira qualidade.

Fique de olho na programação cultural da cidade durante a sua visita, já que é comum ocorrerem festivais de artes durante o ano.

Quem gosta de sossego e de contemplar a natureza deve conhecer a praia de Ipioca, que fica um pouco mais distante do centro de Maceió.

Pegue uma espreguiçadeira com o comércio local e deite debaixo dos coqueirais. A vista é espetacular, com a faixa de areia branquinha e o mar de cor azul indescritível.

Nessa área também é possível mergulhar entre as galés ou apenas relaxar nas águas mornas dessa região do litoral do Brasil.

2. Faça passeios de um dia

Quem está de férias em Maceió aproveita as curtas distâncias para conhecer as cidades vizinhas da capital.

Tanto no sentido norte quanto no sul, a orla alagoana reserva encantos que valem qualquer viagem. É comum os turistas fazerem passeios de um dia, que muitas agências organizam todos os dias.

Um dos destinos mais procurados é a praia do Gunga, que tem acesso de barco saindo de Barra do São Miguel.

A praia reúne características que tornam esse lugar único, já que lá é possível encontrar um enorme coqueiral, falésias multicoloridas e a linda Lagoa do Roteiro.

Um dos passeios preferidos dos turistas é andar de buggy ou quadriciclo pelas formações rochosas e pela areia da praia.

As paisagens de cinema fazem a aventura um dos melhores momentos no litoral de Alagoas.

Na praia do Gunga existe uma ótima estrutura de alimentação e lazer, além de que suas águas são calmas e excelentes para um banho de mar.

Outra estrela da orla alagoana é Maragogi, que tem nas suas piscinas naturais um dos principais atrativos.

A cidade fica a cerca de 2 horas de Maceió, mas esse trajeto é compensado com algumas das praias mais belas do Brasil.

Quando a maré está baixa, os catamarãs saem em direção às galés, que guardam vida marinha impressionante em um mar de cor azul-turquesa inigualável.

A região é conhecida como Costa dos Corais, já que os seus recifes são abundantes e morada de centenas de espécies.

O mergulho nessas galés podem ser feitos com máscaras e snorkel, bem como com equipamentos profissionais, que dão maior alcance à aventura. Aproveite as novas tecnologias e faça belas fotografias do fundo do mar.

3. Conheça a história e a cultura de Maceió

Nem só de lindas praias Maceió está dotada. A cidade é um importante polo cultural do Nordeste, já que as tradições artísticas são preservadas e divulgadas amplamente.

Por meio de manifestações de música, dança, folclore e artesanato é possível conhecer as tradições locais.

Entre os folguedos mais apreciados pelos moradores e visitantes estão o Reisado, o Quilombo e o Fandango, entre muitos outros.

No centro histórico da cidade, que foi fundada em 1815, são realizados passeios guiados, nos quais são revelados detalhes sobre a arquitetura das construções do local, que remontam a um período anterior à oficialização de Maceió como importante polo econômico e cultural.

Vale a pena caminhar por entre os prédios históricos ao redor da Catedral Metropolitana, como o imponente edifício do Ministério da Fazenda.

Nessa mesma região fica o Museu Palácio Floriano Peixoto, uma importante edificação que já foi sede do Governo de Alagoas, tendo a sua construção iniciada em 1893.

Hoje o palácio abriga um importante acervo que conta a história do Estado e da cidade por meio de documentos, mobiliários e obras de arte.

O bairro Jaraguá é um dos mais antigos de Maceió, onde a história está presente em cada rua.

Por ali fica o porto, que conta muito sobre o desenvolvimento da cidade. Os seus casarões em estilo neoclássico lembram o tempo em que dali eram exportadas riquezas naturais do Brasil, como minerais e açúcar.

Nos anos 1990 muitas desses prédios históricos foram revitalizados, dando espaço para charmosos restaurantes, cafés, bares, animadas baladas e até galerias de arte.

Nessa área fica o Centro Cultural e de Exposições, que mantém uma agenda intensa com eventos, apresentações de teatro, shows e festivais de cinema.

O artesanato tem papel importante na formação cultural de Maceió. Esse tipo de arte emprega milhares de pessoas da região e movimenta a economia, já que as lembrancinhas estão entre os itens mais apreciados pelos turistas.

Existem diversos centros de produção e venda de artesanato na região metropolitana da capital, nos quais é possível encontrar produtos de ótima qualidade e preço, como as tradicionais rendas.

Os principais espaços de comércio são o Mercado do Artesanato, o Pavilhão do Artesanato de Pajuçara e o Centro de Artesanato Jaraguá. Aproveite o passeio na praia e conheça a Feirinha de Artesanato de Pajuçara.

4. Curta os pontos turísticos de Maceió

Além de curtir algumas horas de relaxamento nas praias de Maceió, o turista tem à disposição muitos pontos interessantes para conhecer na cidade.

Desde prédios históricos passando por igrejas, museus e monumentos, a capital de Alagoas está cheia de atrações para visitar.

Para saber mais sobre os antigos povos que habitavam o Brasil é importante visitar o Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, que fica no Centro.

O acervo da instituição contempla itens dos indígenas pré-descobrimentos, assim como peças militares da Guerra do Paraguai (1864-1870), objetos do período colonial brasileiro e ampla documentação histórica.

O Teatro Deodoro deve estar no roteiro dos amantes das artes. Esse belo edifício inaugurado em 1910 recebe muitas apresentações artísticas, como teatro e canto.

Essa sala de espetáculos em estilo neoclássico tem palco italiano e o seu teto é feito de bronze, com destaque para o seu lustre ornamentado.

Para quem quer fazer boas fotos da cidade deve subir na parte mais alta de Maceió e aproveitar a vista do Mirante São Gonçalo.

Em frente a uma antiga igrejinha, os turistas podem apreciar a paisagem, que alcança até o mar. Um dos locais mais fotografados pelas câmeras dos turistas é o letreiro “Eu Amo Maceió”, que fica de frente na ponta da praia Pajuçara.

Quem deseja aproveitar as belezas naturais da capital alagoana mais intensamente deve se aventurar num lindo passeio de bicicleta.

Uma ciclofaixa vai da praia do Pontal da Barra até a Praia da Jatiúca, desvendando detalhes especiais de Maceió.

5. Saboreie os pratos típicos do Nordeste

A culinária do Nordeste é conhecida como uma das mais saborosas do Brasil. Em Maceió a tradição gastronômica não poderia ser diferente, com centenas de restaurantes que servem os pratos típicos mais apreciados pelos visitantes.

Uma das refeições mais pedidas é a peixada, que é sempre acompanhada de arroz e pirão. Outro campeão dos paladares de quem visita Alagoas é o caldinho de sururu, que é um saboroso molusco encontrado nos mangues da Maceió.

Essa iguaria é preparada com leite de coco, tomate e cebola, além de uma pimentinha para realçar o gosto e dar bastante energia.

A tapioca ficou popular no sul e sudeste do Brasil há pouco tempo, mas em Maceió esse petisco faz parte da cultura local.

Mesmo que existam as versões famosas por aqui, com os mais variados recheios, dos salgados aos doces, vale a pena experimentar a tapioca tradicional, que é preparada com coco natural e servida sem muita firula.

Existem barraquinhas que vendem essas delícias por toda a parte, das praias até as ruas mais movimentadas.

Alguns ingredientes estão presentes em todas as refeições dos alagoanos. Entre as mais comuns estão a mandioca, o queijo coalho e a carne seca.

Nas tradições vindas da época colonial, no trabalho no campo era comum os agricultores comerem alimentos ricos em calorias logo cedo, para assim ter energia suficiente para aguentar a labuta diária.

Esses hábitos se mantém até hoje, então, o turista não precisa se assustar quando encontrar esses itens no café da manhã em Maceió.

6. Desfrute da ótima rede hoteleira

Como a vocação para o turismo faz parte da alma de Maceió, a cidade tem à disposição dos visitantes uma ampla rede de hotéis, resorts, pousadas e hostels.

Os estabelecimentos trabalham duro para proporcionar os melhores serviços aos seus hóspedes, oferecendo estruturas completas para todo o tipo de lazer.

Nos grandes resorts, que são hotéis com facilidades de um clube à beira-mar, os turistas podem curtir os dias nas áreas de esportes, piscinas de diversas profundidades e formatos, hospedagem all inclusive (quando a diária cobre todas as refeições e bebidas consumidas), atividades para todas as idades, variedade de restaurantes, lojas, passeios, serviço de praia e por aí vai.

Existem também pequenas pousadas, algumas com o “pé na areia” na praia. Esses locais costumam ser mais simples do que hotéis, mas com todo o conforto e comodidades que podem existir.

Os mais jovens procuram muito por hostels, que têm as tarifas de hospedagem mais em conta. Em geral, esses albergues oferecem quartos coletivos, nos quais os viajantes dormem em beliches no mesmo ambiente que outras pessoas.

7. Divirta-se com as crianças

Maceió é um excelente destino para conhecer na companhia de crianças. A maioria das praias tem águas calmas e poucas ondas, além da profundidade ser rasa nos primeiros metros do mar.

Esse cenário é perfeito para os pequenos se aventurarem em mergulhos ou dar as primeiras braçadas para nadar com segurança.

A visita às galés introduz a criançada em um mundo completamente novo, no qual elas vão conhecer animais multicoloridos, em um contato direto com a natureza.

Pode ter certeza que essa experiência fica gravada na memória de uma criança para sempre.

Os que são mais “elétricos” vão adorar os passeios de buggy pelas dunas e falésias, quando os veículos atingem altas velocidades nesses terrenos acidentados.

Também é possível praticar muitos esportes aquáticos, navegar em barquinhos pelos corais e explorar os coqueiros que enfeitam as praias.

Fora a diversão no litoral, Maceió também conta com um ótimo circuito de atividades culturais, com visitas a prédios históricos, museus que desvendam o passado do Brasil desde os tempos coloniais e até assistir a manifestações artísticas, como danças, músicas e folguedos.

8. Garanta a sua passagem para Maceió

A linda capital de Alagoas tem as praias mais paradisíacas do Brasil. Nas suas próximas férias, embarque com a sua família nessa grande aventura na região Nordeste. Essa é uma viagem que tem tudo para ser a melhor de todos os tempos.

Quer garantir agora mesmo a sua passagem para Maceió? Acesse o nosso site e descubra como é fácil voar atrás dos seus sonhos.