O Brasil é uma terra rica, não é mesmo? Por aqui, para a alegria de qualquer turista, nós podemos encontrar desde belas praias e paisagens naturais até importantes centros econômicos ou cidades que são lares de festivais culturais que retratam a história do país.

Uma dessas cidades é Campina Grande, um importante município localizado na Paraíba e de extrema relevância no Nordeste brasileiro, sobretudo devido a sua cultura e ao seu polo industrial.

Vai comprar passagem para Campina Grande e quer saber mais sobre um dos principais centros da região nordestina? Então, continue lendo este post e confira tudo a respeito dessa importante cidade!

Campina Grande

Nos primórdios, o território de Campina Grande servia de repouso para os tropeiros e, graças às atividades desse grupo, a pequena vila deu um enorme salto de desenvolvimento e se tornou um município em 1864.

De lá para cá, Campina Grande chegou a ser a segunda maior exportadora de algodão do mundo, já demonstrando a sua vocação comercial. Os tempos mudaram, e hoje a cidade se destaca como um importante centro universitário, além de um dos principais polos industriais da região Nordeste e o mais importante polo tecnológico da América Latina.

Localizada na Paraíba, Campina Grande fica a pouco mais de 100 quilômetros da capital do estado, João Pessoa, e sua região metropolitana é constituída, atualmente, por 17 municípios.

Melhores formas de chegar à cidade

A malha rodoviária de Campina Grande é composta pelas rodovias federais BR-104, BR-230, BR-412 e conexões entre a BR-230 e BR-104. Além delas, diversas outras estradas estaduais interligam o polo tecnológico com municípios vizinhos.

Entretanto, a melhor forma para se chegar lá é comprar passagem para Campina Grande e desembarcar na cidade via aérea. O Aeroporto de Suassuna, localizado a 7 quilômetros do centro, oferece uma boa infraestrutura, com linhas de ônibus e táxis para fazer a conexão dos turistas até a área mais movimentada do município.

Melhores épocas para visitar Campina Grande

Por estar localizada entre litoral e o sertão, Campina Grande tem um clima menos árido do que a maioria das cidades do interior da Paraíba. O fato de a cidade estar situada em um ambiente de altitude elevada também colabora com as temperaturas mais amenas no decorrer do ano.

Ao longo do ano, a temperatura na cidade varia entre 19°C e 32°C e raramente ultrapassa a casa dos 17°C e 34°C. Sendo uma cidade ideal para praticar atividades de clima quente, a melhor época para comprar passagem para Campina Grande é do início de agosto ao fim de novembro, quando o tempo está firme e agradável.

Principais atrações turísticas da cidade

Não podemos negar que o Nordeste brasileiro é um dos melhores destinos turísticos do Brasil graças às suas belíssimas praias, não é mesmo? Entretanto, o turismo nessa região não se restringe a apenas sol, sal e mar. Existem cidades nordestinas, como Campina Grande, que oferecem ótimas atrações turísticas alternativas à água salgada. Confira!

Açude Velho

Composto por uma área de mais de 47 mil metros quadrados, o Açude Velho fica localizado no centro de Campina Grande e sua construção é datada do ano 1830. Conhecido como a região boêmia da cidade, por lá estão instalados os melhores bares e restaurantes da cidade que agitam a noite paraibana.

Além disso, o principal cartão-postal de Campina Grande também é contemplado com belas obras de arte, incluindo o museu projetado por Oscar Niemeyer.

Pioneiros da Borborema

O monumento dos Pioneiros da Borborema é um ponto turístico que retrata a história de Campina Grande.

As estátuas instaladas representam o índio, símbolo da origem primitiva da cidade e sua determinação de luta; a catadora de algodão, que simboliza a força da mulher e a evolução industrial causada pelo ciclo algodoeiro e o tropeiro descreve a importância desse povo no comércio e na resistência do povo campinense.

Vila do Artesão

Se você quer comprar alguma lembrança para dar aos amigos ou a família quando voltar de Campina Grande, não deixe de incluir a Vila do Artesão no seu roteiro de viagem.

O local é ótimo para fazer compras de artesanato, já que reúne diversas lojas muito bem distribuídas e todas elas oferecem produtos de excelente qualidade.

Parque da Criança

O Parque da Criança é a maior área destinada à recreação de toda a cidade. Muito movimentado, principalmente, nos finais de tarde e começo da noite, ele é destino certo para turistas e moradores que querem passar algum tempo ao ar livre ou fazer exercícios físicos.

Por lá também acontecem várias apresentações de grupos de capoeira e, durante o período natalino, diversos corais de cantatas.

Melhores programas culturais de Campina Grande

Há quem compre passagem para Campina Grande para conhecer as atrações culturais da cidade. Se você é uma dessas pessoas, confira o que você vai encontrar por lá:

Sítio São João

Planejado pelo então vereador e dramaturgo João Dantas, o Sítio São João é palco do maior arraial de São João do mundo e atrai, literalmente, uma multidão de turistas durante as festividades juninas. Para você ter uma ideia da dimensão, Campina Grande costuma receber mais de 100 mil pessoas durante os dias de festa.

O Sítio São João faz menção à vida do sertanejo do século XIX e tem espaços como capela com imagens dos santos juninos, roçado de milho, bodega e diversas outras instalações típicas.

Se você pretende conhecer toda a autenticidade da região Nordeste, especialmente os costumes e a sonoridade, não deixe de visitar o Sítio São João.

Museu de Arte Popular da Paraíba

Situado no Açude Velho, o Museu de Arte Popular da Paraíba, também conhecido como Museu dos Três Pandeiros, é a última e belíssima obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Com toda sua genialidade, Niemeyer pensou a obra de modo a não prejudicar a visão do espelho d’água formado pelo açude, e as três edificações suspensas podem ser contempladas por todos os cantos, embelezando ainda mais o maior cartão-postal de Campina Grande.

Itens indispensáveis na sua mala para conhecer Campina Grande

Se você já comprou a sua passagem para Campina Grande e está prestes a fazer as malas, saiba que alguns itens são indispensáveis na sua bagagem já que o clima do Nordeste é bem definido e, principalmente, quente.

Portanto, use e abuse das roupas confortáveis quando estiver em Campina Grande e lembre-se de levar protetor solar para preservar a sua pele dos raios solares. Por mais que não seja uma cidade litorânea, o sol costuma aparecer frequentemente por lá.

Por fim, não se esqueça de conferir a previsão do tempo para o período da sua estadia na cidade. Ao saber quais serão as temperaturas que o esperam, você vai poder preparar melhor a sua mala.

E então, curtiu o artigo e quer ir conhecer a terra do maior arraial de São João do mundo? Então, entre em contato com a Azul e reserve já a sua passagem para Campina Grande!