Feira de Santana está situada a 108 quilômetros de distância de Salvador e é sede da maior região metropolitana do interior do nordeste. Devido à sua estrutura, também é considerada capital regional. A cidade é bastante desenvolvida em comércio, cultura e entretenimento.

Há diversos teatros e museus para visitar, além das casas de shows, bares e baladas que animam os amantes da vida noturna. Mas o que esperar dos atrativos turísticos na sua passagem para Feira de Santana? Veja neste texto!

História da cidade

A origem de Feira de Santana se deu no século XVIII, com a chegada do casal Domingos Barbosa e Ana Brandoa. Eles construíram a Fazenda Santana dos Olhos D’água e uma capela em homenagem a São Domingos e Santana. Com a construção religiosa, a população cresceu e iniciou o desenvolvimento de um povoado. Na época, o comércio era realizado por meio de permuta em uma feira que tornou-se tradição.

O local era parada obrigatória de tropas e viajantes que percorriam a estrada real de Capoeiruçu. Essa movimentação e o ritmo crescente da cidade fez o povo reivindicar a criação de um município. E assim surgiu a cidade Feira de Santana, atualmente, a segunda mais populosa do estado e do interior nordestino: são 145 anos de história.

Localização

Feira de Santana está no centro-norte baiano, no agreste nordestino. É um destino que se encaixa em qualquer viagem pela Bahia. Está a 300 quilômetros de Lençóis, cidade sede da Chapada Diamantina; a 194 quilômetros de Morro de São Paulo, a 145 quilômetros da Praia do Forte e apenas 108 quilômetros da capital Salvador. Ou seja, dá pra unir mais de um destino na mesma viagem.

Clima

O clima predominante em Feira de Santana é o semiárido quente. Porém, as regiões sudeste e sul apresentam clima tropical semiúmido. A variação de temperatura acontece devido às massas de ar quente vindas do Atlântico e às massas de ar frio vindas do sul do Brasil.

No verão, o clima é quente e seco, alcançando 37ºC e mínimas entre 20 e 23ºC. Já no inverno fica frio e chuvoso, com máxima de 26ºC e mínima de 12ºC. Consulte a previsão do tempo para organizar a sua mala de acordo com a condição climática e prepare a sua passagem para Feira de Santana.

Como chegar

A melhor forma de acesso a Feira de Santana é de avião. Como a cidade tem aeroporto próprio — Governador João Durval Carneiro —, fica mais cômodo para deslocar-se até o local de hospedagem. Ele fica na região nordeste do município e o acesso é feito pelo Anel Rodoviário, no trecho leste-norte. O aeroporto fica a 12 quilômetros de distância do centro e apresenta boa infraestrutura aos passageiros: sala de embarque e desembarque, lanchonete, estacionamento, sala vip, táxi e outros serviços.

Cultura

As manifestações populares fazem parte da rotina dos feirenses. Se você gosta de agito, esse é o destino correto, pois tem festa o ano todo. Além da festa tradicional de carnaval que acontece em fevereiro, o município tem carnaval fora de época entre os meses abril e maio. As festas religiosas em homenagem a São José e São Pedro comemoram-se durante o mês de junho.

A cultura local mostra a sua força em agosto, com a caminhada do folclore. O evento reúne diversas manifestações da cultura popular regional: bumba meu boi e samba de roda. No mês de setembro acontece a Expofeira, uma exposição agropecuária bastante aguardada pelos moradores.

Principais atrações

Parque Municipal Erivaldo Cerqueira

O Parque Municipal ou Parque da Lagoa, como é popularmente chamado, é o local ideal para praticar atividade física ao ar livre. Com vegetação exuberante ao redor da lagoa, o parque também abriga diversos animais: patos, marrecos e pássaros. Há uma pista de 450 metros de extensão para a prática de corrida e de caminhada, além de uma academia ao ar livre.

É uma boa programação para a família, pois tem parque infantil e há muita área verde para piqueniques. Os bancos e quiosques convidam à permanência por mais tempo. O lugar também oferece segurança: é cercado e tem postos da guarda municipal no entorno.

Mercado de Arte Popular

O lugar impressiona mesmo do lado de fora: a arquitetura neoclássica chama a atenção de quem passa pela Avenida Getúlio Vargas. Inaugurado em 1914 pelo coronel Bernardino da Silva Bahia, o Mercado de Arte Popular de Feira de Santana é um ponto turístico que precisa estar no seu roteiro. Ele fica no centro da cidade e tem fácil acesso.

Lá você vai encontrar peças de roupas, bijuterias, esculturas, artesanato em couro e palha, bordados, comidas típicas e demais itens da cultura nordestina. Além de conhecer mais sobre os costumes locais, é ideal para comprar lembranças para amigos e familiares.

Passeios culturais

Observatório Astronômico Antares

Se você tem muita curiosidade vai gostar de conhecer esse lugar. Além de conhecer mais sobre a astronomia, o visitante pode até ouvir uma conversa com astronautas que estão no espaço. Também é possível entrar em contato com telescópios e programas criados em centros espalhados pelo mundo e pela Nasa.

No auditório climatizado há um telão onde são exibidos os trabalhos de observação realizados pelos astrônomos. E, além disso, o visitante tem acesso a uma biblioteca especializada no tema. O observatório é controlado pela Universidade Estadual de Feira de Santana e fica no bairro Jardim Cruzeiro.

Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira possui um acervo de 54 pinturas de artistas contemporâneos da Bahia. Constantemente realiza exposições e lançamentos de obras. Está localizado no centro de Feira de Santana, no mesmo prédio onde funcionava o Museu Regional. Está aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Além desse, existem outros equipamentos culturais e artísticos que valem a visita:

  • Museu Casa do Sertão e Centro de Estudos Feirenses;
  • Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo;
  • Museu Regional de Arte de Feira de Santana.

Orientações para a viagem

Viu como esse destino tem muito a oferecer? Lembre-se de organizar a sua mala de acordo com as necessidades do lugar: inclua filtro solar e roupas confortáveis. E leve companhia, pois a alegria e a hospitalidade dos baianos conquistam qualquer visitante. Seguindo as nossas orientações você tornará a sua passagem para Feira de Santana ainda mais agradável!

Tem alguma dúvida sobre a cidade ou deseja mais informações? Entre em contato conosco!