Que o nordeste brasileiro é rico em cultura, música, comidas típicas e festas tradicionais não é novidade para ninguém. Mas sabia que, além de Salvador, Recife e Fortaleza, existem outras cidades não tão conhecidas e que têm tudo para surpreender o turista? Pois é isso o que você descobre ao comprar a sua passagem para Petrolina!

Localizada no interior do estado de Pernambuco — a aproximadamente 700 km de Recife e a 500 km de Salvador —, a cidade conta com a bela paisagem do Rio São Francisco, opções originais de artesanato, vários museus e ainda gastronomia bem exótica. Ou seja, há diversão para toda a família!

Quer descobrir mais sobre um pedacinho especial do sertão e se preparar para comprar sua passagem para Petrolina? Então, leia este post até o fim e monte já o seu roteiro!

Informações sobre Petrolina

Com uma população de aproximadamente 300 mil habitantes, Petrolina está em posição estratégica no nordeste brasileiro em relação às capitais Recife, Salvador, Teresina e Fortaleza. Apesar de estar localizada no interior, a cidade já é a segunda mais populosa de Pernambuco e tem grande importância para o estado.

Existem muitas versões sobre a origem do nome Petrolina. Alguns afirmam que se trata de uma homenagem a Dom Pedro II e Dona Leopoldina. Outros dizem que remete a uma “pedra linda” que teria sido usada na construção da Igreja da Catedral. Há ainda a teoria de que dois moradores de nome Pedro e Lina teriam sido os primeiros habitantes da cidade.

O município faz divisa com outras importantes localidades, como Lagoa Grande, Afrânio e Juazeiro (localizada do outro lado da margem do Rio São Francisco, já no estado da Bahia).

Com clima semiárido, Petrolina pode ser visitada durante todo o ano, sendo que o período mais quente vai de setembro a abril. No auge do verão, os termômetros podem marcar 35 ºC, mas nada que a exuberância do Rio São Francisco não compense. De dezembro a março, também ocorrem chuvas típicas de verão.

A melhor forma de chegar até essa simpática cidade de Pernambuco é pelo aeroporto local, Senador Nilo Coelho, que a cada ano recebe mais pousos e decolagens.

7 principais atrações turísticas da cidade

As opções de diversão em Petrolina e nas proximidades são muito variadas, o que faz com que o turismo no local seja intenso e bem-estruturado. A seguir, você descobre o que não pode deixar de conhecer na sua visita à cidade!

1. Ilhas do São Francisco

A cidade de Petrolina não está localizada no litoral, mas há muita variedade de lazer no Rio São Francisco. Às margens, existem vários restaurantes, bares, sorveterias e opções para quem curte esporte e gosta de se divertir com as crianças.

Além disso, as Ilhas do São Francisco oferecem ótima gastronomia e um clima de sombra e água fresca perfeito para relaxar junto da família e dos amigos. Confira as mais frequentadas pelos turistas e moradores locais!

Ilha do Rodeadouro

Se você quer aproveitar o calor de Petrolina para dar um mergulho no rio, não pode deixar de conhecer a Ilha do Rodeadouro.

Essa é a pedida pra quem gosta de praticar esportes, passear de barco e apreciar um delicioso peixe assado na folha de bananeira ou um surubim na brasa. E você pode escolher entre as mais de 30 barracas gastronômicas e restaurantes distribuídos pelo local.

Com areia fina e de cor clara, a Ilha conta também com música ao vivo aos finais de semana e é ponto de encontro dos moradores tanto de Petrolina quanto de Juazeiro.

Ilha do Fogo

Agora, se a sua ideia é descansar em um local sem tanto agito e apreciar um lindo pôr do sol, vai adorar conhecer a Ilha do fogo. Mas não pense que vai encontrar um local vazio e paradisíaco. Por ser a ilha mais próxima de Petrolina, com acesso pela Ponte Presidente Dutra, o local é point aos finais de semana e feriados.

Mas fique atento com relação a alguns detalhes: veículos não são permitidos na região e não há estrutura de restaurantes e bares. Então, leve lanches e água para passar o dia curtindo a orla do Rio São Francisco.

Ilha do Massangano

Para respirar cultura local, é só dar um pulo até a Ilha do Massangano, a maior da região e sede do Samba do Veio — grupo de dança e cânticos populares.

Se a sua viagem for no mês de junho, será o momento perfeito para conferir a procissão e as apresentações artísticas em comemoração ao Dia de Santo Antônio.

O acesso até a Ilha do Massangano é feito pela Estrada da Tapera, e o local também é muito procurado pelos amantes do camping.

Passeio fluvial

Se a sua estadia na cidade de Petrolina for breve e você tiver ficado com vontade de conhecer todas as ilhas, uma ótima opção é optar pelo passeio fluvial. A duração é de aproximadamente 5 horas (ida e volta) e a diversão é garantida com muita música, paisagens incríveis e pausas para mergulho e contemplação.

As barcas realizam uma rota turística saindo da Orla de Petrolina e em seguida passam pelas ilhas do Massangano, Maroto, Pantanal, Rodeadouro e Amélia.

2. Balneário das Pedrinhas

Se você tem curiosidade de conhecer uma tradicional vila de pescadores e de provar deliciosos pratos preparados com peixes de água doce, a nossa indicação é o Balneário das Pedrinhas.

O  ponto turístico fica a 30 km de Petrolina e é muito frequentado por quem não perde a oportunidade de se refrescar com um banho de rio.

Para curtir ainda mais o dia de passeio, uma ótima opção é conhecer o Mirante do Serrote do Urubu, ao retornar para Petrolina. A vista do pôr do sol no Rio São Francisco é de tirar o fôlego!

3. Vinícolas e fábricas de sucos

Se você pensa que no Brasil só há vinícolas no Sul, é hora de rever os seus conceitos, já que esse é um dos setores que mais movimentam a economia da região de Petrolina. Sorte dos turistas, que têm a opção de visitar as vinícolas, acompanhar o processo de produção das bebidas e ainda fazer degustações.

Uma das mais famosas é a Rio Sol. Localizada em Lagoa Grande, é referência nacional na produção de vinhos, espumantes e suco de uva. Mas se você é amante da bebida, não pode deixar de visitar também a Bianchetti (que produz, entre várias opções, os vinhos orgânicos), Terroir do São Francisco/Vinícola Garziera (considerada a mais bonita da região) e a Vinícola Terra Nova.

Também é possível conhecer as fazendas de frutas tropicais. A GrandValle, localizada em Casa Nova, no estado da Bahia, fica a 50 km de Petrolina e é uma fazenda de frutas que também produz suco 100% integral e natural. É um passeio que proporciona muito aprendizado, sendo perfeito para fazer com as crianças.

4. Museu Ana das Carrancas

As carrancas são um dos símbolos de Petrolina. Essas caras assustadoras tradicionalmente colocadas na frente das embarcações são produzidas por vários artesãos e comercializadas por toda a cidade.

A maior representante da região é a consagrada artista popular Ana Leopoldina, conhecida como Ana das Carrancas. Em seu trabalho, as esculturas feitas de barro e madeira são zoomórficas (uma mistura de animal e homem) e têm olhos vazados — uma forma que Ana encontrou de homenagear o marido cego.

A artista faleceu em 2008, mas as filhas tomam conta de seu patrimônio. Já os turistas e apreciadores de arte têm o prazer de poder visitar o Centro de Cultura Ana das Carrancas, um memorial com acervo diversificado e obras de Ana Leopoldina, de suas filhas e de outros artistas da região.

5. Oficina do artesão Mestre Quincas

Outro importante nome de Petrolina é Joaquim Correia e Lima, também conhecido como Mestre Quincas, considerado o primeiro artesão da cidade.

Na oficina que leva seu nome, vários artistas da região esculpem carrancas em madeiras, além de imagens de santos, figuras animais e personagens do sertão.

Quem visita o local, fundado em 1989, por 40 artesãos, pode conferir de perto como o minucioso trabalho é realizado e também adquirir esculturas a preços bem atrativos.

6. Museu do Sertão

Tem coisa mais emblemática do nordeste brasileiro do que as imagens de cangaceiro? Pois é esse tipo de registro histórico que o turista pode conferir no Museu do Sertão.

Abrigando mais de 3 mil peças, incluindo móveis, armas, documentos e objetos de figuras importantes da região, o espaço conta com várias galerias de visitação: Acervo Arqueológico; Fauna e Flora; Casa Sertaneja; Jardim Sertanejo; Cultura e Economia; Petrolina Ontem; Religiosa; Galeria dos Prefeitos.

Inaugurado em 1973, o espaço tem entrada gratuita. Recentemente, também ficou disponível a opção de visitação virtual.

7. Monumento da integração

Simbolizando a união dos povos e o crescimento de Petrolina, o Monumento da Integração foi inaugurado em 1975 e é um dos principais cartões-postais da cidade. A obra é do engenheiro Luiz Carlos Nascimento Passos.

Trata-se de um conjunto de 14 colunas de concreto, representando os maiores bairros da cidade, na época da inauguração. Outra conotação para o Monumento é a da diversidade étnica, representada pelas distintas cores dos pilares.

Sem dúvidas, é um local que deve ser visitado, tanto para registro histórico quanto para guardar uma foto especial da cidade. À noite, a iluminação artificial confere uma atmosfera ainda mais especial à obra.

Sugestões de outros passeios em Petrolina e região

Como você percebeu, as opções de lazer e cultura em Petrolina e região são variadas e agradam a todos os públicos. Mas há muito mais a conhecer nessa cidade do sertão pernambucano.

Não pode ficar fora do seu roteiro, por exemplo, um passeio pela Rua Barbosa Lima, também conhecida como Petrolina Antiga. Para os amantes de cultura e história, as construções do século 20 são imperdíveis.

A região também merece destaque pelos símbolos religiosos. A Catedral do Sagrado Coração de Jesus é um bom exemplo. Com estilo neogótico, conta com 57 incríveis vitrais franceses.

Se puder esticar um pouco mais a viagem, experimente fazer a travessia de barquinha de Petrolina para Juazeiro. Apesar de durar apenas cerca de 5 minutos, o passeio (que, na verdade, é um meio de transporte do povo local) proporciona uma vista diferenciada do Rio São Francisco, principalmente se o trajeto for feito à noite. Nessa travessia, também é possível ver bem de perto a estátua Mãe d’Água, de Lêdo Ivo, artista plástico de Juazeiro.

A vegetação da região, predominada pela caatinga, e as lindas paisagens atraem ainda apreciadores do turismo de ecoaventura. Trekking, cross country e mountain bike são algumas das modalidades praticadas por moradores locais turistas. Esportes aquáticos, como canoagem e natação, também podem ser praticados em diversos locais.

Gastronomia local

Talvez você não saiba, mas o carro-chefe da culinária de Petrolina é a carne de bode. Inclusive, o complexo gastronômico onde a iguaria é mais apreciada é conhecido como Bodódromo!

Além dessa variedade exótica, outra carne também muito consumida é a de carneiro, que geralmente vem acompanhada de arroz, feijão verde, pirão e mandioca (ou macaxeira).

Outros típicos pratos da gastronomia nordestina também não ficam de fora dos restaurantes de Petrolina. Alguns exemplos são carne de sol, queijo coalho, tapioca, cuscuz, buchada, sarapatel e baião de dois.

Como você viu, Petrolina é uma cidade do interior de Pernambuco que merece receber a cada ano ainda mais visitantes. Seja se divertindo às margens do Rio São Francisco, experimentando a gastronomia local ou apreciando o riquíssimo artesanato da região, certamente essa será uma viagem que ficará para sempre na sua memória e na de sua família.

Portanto, se você procura um local rico em cultura, natureza e opções de lazer, não deixe de comprar a sua passagem para Petrolina agora mesmo. Está esperando o que para começar a montar o roteiro das suas próximas férias? Comece já a se preparar para curtir o melhor de Pernambuco, um dos estados mais queridos do Brasil!

E na hora de escolher a companhia aérea, não se esqueça da Azul. Levamos você até Petrolina com muita comodidade e conforto. Faça agora mesmo a sua reserva!