O Nordeste é conhecido principalmente por suas belas praias, pelas paisagens naturais maravilhosas e, claro, pela ótima receptividade de seus habitantes. Um dos destinos mais cobiçados é o Rio Grande do Norte, onde muitas pessoas procuram fazer a famosa viagem para Natal, já que essa cidade tem vários atrativos e merece atenção especial no planejamento do roteiro.

São inúmeras as possibilidades de passeios que encantam os turistas e fazem com que eles se apaixonem por Natal e pelos arredores. Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você precisa saber para curtir a viagem pela cidade e tirar o maior proveito possível. Vamos lá?

Quando ir a Natal?

De início, é necessário saber que o clima em Natal pode ser um pouco distinto do que as pessoas estão acostumadas a ver nas outras regiões brasileiras — em especial as épocas de chuva. O calor predomina o ano todo, mas não há chuvas em janeiro, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Já nos meses de fevereiro, março e agosto há possibilidades de chuva. Em abril, maio, junho e julho geralmente chove, fazendo com que a ida seja menos viável nessas épocas do ano.

Sendo assim, aproveite os meses sem chuva para fazer a viagem, pois certamente você vai encontrar um tempo muito bom para praia e para curtir a cidade. Devido às peculiaridades do tempo, é possível ir tanto em época de alta temporada do verão (dezembro e janeiro), quanto na baixa temporada (de setembro a novembro), quando os preços costumam ser menores.

Qual é o melhor lugar para se hospedar?

Quem vai para Natal geralmente não fica apenas na cidade, pois aproveita para conhecer todo o litoral do Rio Grande do Norte. Mas o lugar mais viável para se hospedar é a Praia de Ponta Negra, que fica a cerca de 40km do aeroporto, fazendo com que seja necessário se deslocar de carro ou de ônibus até lá.

Além de ser a mais conhecida, essa praia oferece diversas opções de bares, restaurantes, lojas, padarias e supermercados. Na região há também muitos hotéis, que vão desde os mais baratos até os luxuosos, ou seja, são diversas opções de hospedagem para os turistas.

Você vai encontrar um movimento maior em Ponta Negra, que conta com a presença de vários vendedores ambulantes, quiosques e barracas. Então, se está à procura de um lugar tranquilo, talvez não seja uma boa região para ficar. No entanto, há alguns atrativos, como o Morro do Careca, um dos cartões-postais da cidade que vale a pena ser visitado para tirar fotos e conhecer a linda vista.

Quais praias visitar em Natal e nos arredores?

Os turistas que optam pela viagem para Natal têm diversas alternativas de praias para visitar tanto no perímetro urbano quanto nos litorais norte e sul do estado. Afinal, os trajetos não são muito longos e dá para fazer passeios inesquecíveis em outros municípios em apenas uma semana. Portanto, fica a critério do viajante escolher o melhor roteiro e cair na estrada.

Praia dos Artistas

Uma das mais conhecidas da cidade, a Praia dos Artistas fica a apenas 5 minutos do centro de Natal. Além de ser um local de beleza natural encantadora, é ótimo para mergulhar e tomar um bronzeado.

Essa praia atrai turistas o ano todo e tem áreas ótimas para quem prefere maior tranquilidade.

Há muitos quiosques e barracas, mas também há algumas faixas de areia livres para um passeio de buggy, por exemplo. O mar nessa parte é calmo e é preciso apenas tomar cuidado com as pedras.

Praia do Forte

Para quem está interessado em conhecer pontos históricos e aproveitar a natureza, mesmo estando em área urbana, a Praia do Forte é que vai atender a esses desejos. Nela, está localizado o Forte dos Reis Magos e é onde você vai encontrar a vista mais bonita para assistir ao pôr do sol tranquilamente.

Praia da Redinha

A Praia da Redinha é a última do roteiro urbano de Natal e fica logo depois da Praia do Forte. Por isso, ela é muito frequentada pelos moradores. Ali fica localizada também a Ponte Newton Navarro, outro cartão-postal da cidade.

Praia de Tabatinga

Para as famílias com crianças que buscam uma praia tranquila, a de Barra de Tabatinga é a ideal. Ela tem águas calmas e conta com estabelecimentos que atendem bem às necessidades dos turistas.

Outra atração são os golfinhos que costumam aparecer no final da tarde, sendo possível observá-los pelo chamado Mirante dos Golfinhos. Essa praia está localizada no litoral sul.

Praia de Pirangi do Norte

Localizada no município de Parnamirim, que fica na região metropolitana de Natal, a Praia de Pirangi do Norte é famosa pela reserva natural que a cerca. As águas nessa praia são tranquilas e de temperatura agradável, fato que atrai muitas pessoas para um mergulho.

Além disso, sua costa é composta por areias brancas e finas e o mar tem águas claras, encantando os turistas que buscam um lugar mais afastado da agitação urbana. Mesmo com todas essas características naturais, há restaurantes e quiosques próximos à praia que oferecem toda a estrutura necessária.

Praia do Cotovelo

Também situada em Parnamirim, a Praia do Cotovelo é diferenciada das demais devido à presença de grandes falésias e vários coqueirais que compõem a paisagem. Apesar de não haver muitas pousadas e hotéis nos arredores, a estrutura da praia é boa e há alguns restaurantes especialistas em comidas típicas do Nordeste, que conseguem tornar o passeio ainda mais saboroso.

Por isso, mesmo se hospedando em Natal, vale a pena visitar essa praia considerada exótica por sua natureza e que, além de tudo, é ótima para passeios em família. Afinal, opções para lazer não faltam.

Quais são os principais passeios?

Além de ter muitas praias e lugares bonitos para visitar em Natal, há passeios que fazem com que seja possível aproveitar ainda mais os atrativos. Saiba quais são eles!

Passeio de buggy em Genipabu

Se você quer conhecer o litoral Norte com bastante emoção, opte pelo passeio de buggy, que geralmente passa pelas dunas de Genipabu, Pitangui e Jacumã.

A diversão é completa: você pode tirar fotos, nadar no lindo Lago de Genipabu e andar de dromedário. Depois o bugueiro atravessa o rio de balsa para que você possa tomar um banho de mar e, logo em seguida, ele vai em direção às dunas, onde a aventura de fato acontece, pois é quando são feitas as manobras radicais com muita emoção. Por fim, há também paradas para “esquibunda” e tirolesa no caminho.

Logo, esta é uma experiência única que dura um dia inteiro, sendo praticamente obrigatória para quem vai a Natal.

Ida ao maior cajueiro do mundo

Localizado na Praia de Pirangi do Norte, a aproximadamente 12km de Natal, o cajueiro do lugar é considerado o maior do mundo. Ele chama a atenção por sua extensão, que é de cerca de 8,5km².

Como os galhos crescem para os lados, dão a impressão que são muita árvores que compõem o cajueiro, quando, na verdade, são apenas duas. Inacreditável, não é mesmo?

Depois de visitar o cajueiro, vale a pena passar na praia e tomar um banho de mar nesse lugar que também é muito famoso.

Pôr do sol no Iate Clube de Natal

Quem deseja contemplar um belo pôr do sol em Natal e se maravilhar com a linda vista do Rio Potengi pode aproveitar os encontros que acontecem no Iate Clube de Natal.

Ao som de um saxofonista, é possível curtir a paisagem com tranquilidade em um local onde vários turistas se reúnem para apreciar o projeto. É paga apenas uma pequena taxa na entrada do Clube para acompanhar o evento.

Mergulho em Maracajaú

Com o apelido de Caribe do Rio Grande do Norte, Maracajaú é uma vila do município de Maxaranguape e atrai muitos turistas devido à predominância da natureza exuberante. A Praia de Maracajaú está a uma distância de 55km de Natal, sendo um passeio em que você pode ir e voltar no mesmo dia.

Uma das maiores atrações é o mergulho nas águas cristalinas que, juntamente com os parrachos (conjunto de corais), deixa a paisagem ainda mais parecida com o Caribe. O passeio dura em média 2 horas e, nele, é possível fazer snorkeling ou o mergulho batismo — que é acompanhado por um instrutor e equipamentos profissionais, como cilindro, máscara e outros.

Como é a gastronomia local e quais são os melhores restaurantes?

É praticamente impossível ir a Natal e não experimentar a comida típica do Nordeste que agrada a tantos paladares no Brasil e no mundo. Assim como é recheada de pontos turísticos e praias, a cidade conta com inúmeros bares e restaurantes para qualquer gosto.

Separamos alguns dos destaques para que você saiba onde encontrar a melhor comida. Veja:

Restaurante La Cachette

Para quem está à procura de pratos variados e simples ao mesmo tempo, o Restaurante La Cachette é uma opção que com certeza não decepciona seus clientes. Nele são ofertados inúmeros pratos à la carte, fondue e frutos do mar, e o melhor: com preços bem acessíveis.

Seu endereço é Av. Engenheiro Roberto Freire, 5070 – Ponta Negra.

Camarões Restaurante

Com 4 unidades espalhadas pela cidade (Natal Shopping, Midway Mall e duas em Ponta Negra), o Camarões Restaurante é um clássico em Natal, e quem vai não se decepciona com sua qualidade. O cardápio é bem variado, mas baseado em peixes e frutos do mar.

O restaurante é completo e você pode saborear as iguarias escolhendo a entrada, o prato principal e a sobremesa.

Tábua de Carne

Localizado em Ponta Negra, o restaurante Tábua de carne é considerado uma referência gastronômica não só em Natal, mas em todo o Rio Grande do Norte.

A comida servida é tipicamente nordestina, sendo o prato de destaque a carne de sol do Picuí. Mas você também pode experimentar um rodízio de carnes e diversos pratos regionais.

Cipó Brasil

Que tal optar por um ambiente agradável para comer uma pizza? O Cipó Brasil foi eleito a melhor pizzaria da cidade. Também localizada no bairro de Ponta Negra, a estrutura rústica do local oferece um clima agradável para jantar com os amigos ou com a família.

Mangai

Outro lugar famoso em Natal por oferecer comida típica do Nordeste é o Restaurante Mangai. Ele fornece pratos bem variados e que agradam ao gosto de muitos turistas e moradores. Ele está no Bairro da Lagoa Nova, quase vizinho ao de Ponta Negra.

Quais são os atrativos da cidade?

Praias, restaurantes, passeios pelas belas paisagens naturais… Parece não ter mais nada a fazer ali, certo? No entanto, Natal conta com outros pontos e atrativos turísticos excelentes.

Durante o dia, além de aproveitar as praias da cidade e dos arredores, você pode visitar o aquário. Nos tanques, você vai encontrar variadas espécies de peixes marinhos ou de rio, tartarugas, pinguins, hipopótamos e uma área dos tubarões, onde é possível até mesmo fazer mergulho.

Desde o centro da cidade até os pontos afastados, há feiras de artesanato onde são vendidos alimentos, roupas, enfeites e os mais diversos artefatos feitos pelos artesãos. Com isso, você contribui para o crescimento cultural e ainda garante as lembrancinhas para os que ficaram em casa. Vale a pena passar nas feiras no final da tarde e depois jantar ou fazer um lanche nas barracas que ficam lá dentro.

Durante a noite, você pode passear pela orla da praia e se sentar em algum dos bares para curtir a vista, escutar uma boa música e saborear as comidas e bebidas oferecidas, de alta qualidade.

Viagem para Natal

Portanto, fazer uma viagem para Natal é uma experiência única, da qual as pessoas certamente não se arrependem. Afinal, são inúmeros lugares incríveis e com tantas opções de lazer que é impossível não gostar.

Quem conhece, com certeza, fica com vontade de voltar. Dessa forma, aproveite nossas informações e tenha momentos inesquecíveis. Por meio de um bom roteiro, é possível curtir ao máximo essa aventura.

Gostou de saber tudo sobre Natal? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que outros amigos leiam e também tenham uma experiência incrível na cidade!